Uma Teia de Famílias


Manoel Fernandes de Aguiar [Parents] was born on 2 Mar 1813 in Pombal no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 10 Mar 1813 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He married Maria Joaquina do Arco da Calheta in 1832 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos dez dias do mês de março de mil outto centos e treze, annos eu o p(ad)re João Jose da Costa e Andrade vigário desta igreja parochial de São Bras do Arco da Calheta, baptizei, fiz os exorcismos e pus os santos oleos a MANOEL que nasceo a dous do prezente mês filho de JOÃO F(E)R(NANDE)S DE AGUIAR, natural desta freg(uesi)a e de sua mulher FRANCISCA DE GOUVÊA natural da freguesia da Ponta do Pargo e nesta moradores no Pombal, foi padrinho o João Manoel P(e)r(eyr)a de Freytas que comigo asignou este termo. Era ut supra. O Vig(ário) João Jose da Costa e Andrade. Manoel P(e)r(eyr)a de Freytas.

Maria Joaquina do Arco da Calheta was born in 1812/1814 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Manoel Fernandes de Aguiar in 1832 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.


Francisco Fernandes de Aguiar [Parents] was born on 22 Nov 1815 in Pombal no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 28 Nov 1815 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He married Maria Rosa do Arco da Calheta in 1843 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte e outto dias do mês de novembro de mil outto centos e quinze, annos eu o p(ad)re Manoel Jose Barbeito cura desta parochial igreja de São Bras do Arco da Calheta, baptizei, fiz os exorcismos e pus os santos oleos a FRANCISCO que nasceo a vinte e dous do dito mês filho de JOÃO F(E)R(NANDE)S DE AGUIAR, natural desta freg(uesi)a e de sua mulher FRANCISCA DE GOUVÊA natural da freguesia da Ponta do Pargo e nesta moradores no Pombal, foi padrinho o r(everen)do vigário desta freg(uesi)a o p(ad)re Joam Jose da Costa e Andrade que comigo asignou este termo. Era ut supra. O cura Manoel Jose Barbeito. O vigário João Jose da Costa e Andrade.

Maria Rosa do Arco da Calheta was born in 1815/1820 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Francisco Fernandes de Aguiar in 1843 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.


Francisco Vieira was born in 1823/1828 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He died in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married Balbina Jacinta da Silva in 1848 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Balbina Jacinta da Silva [Parents] was born in Nov 1831 in Pombal no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 24 Dec 1831 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Francisco Vieira in 1848 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos vinte e coatro dias do mês de dezembro de mil oitto centos e trinta e hum annos, eu o padre Carlos Borromeu de Freitas vigário desta parochial igreja de São Bras do Arco da Calheta, nella fiz os exorcismo, pus os santos óleos e baptizei a BALBINA que nasceo no último mês passado, filha de GREGÓRIO JANUÁRIO DA SILVA, natural de Calheta, e de sua m(ulh)er MARIA MAGDALENA DE GOUVEA, natural desta freguesia e moradores no Pombal, foi madrinha Francisca Roza do Espítio Santo e padrinho José Francisco Maciel da Silva que comigo este termo assignou. Era ut supra. O vigário Carlos Borromeu de Freitas. José Francisco Maciel da Silva.


Antonio da Silva [Parents] was born on 12 Mar 1838 in Pombal no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 5 Apr 1838 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He married Maria Joaquina do Arco da Calheta in 1876 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos sinco dias do mês de abril de mil oitto centos e trinta e outo annos, eu o Padre Carlos Barromeu de Freitas vigário desta parochial igreja de São Bras do Arco da Calheta, nella fiz os exorcismo, pus os santos óleos e baptizei a ANTONIO que nasceo a doze do mes pasado, filho de GREGÓRIO JANUÁRIO TELLO, natural da Calheta, e de sua mulher MARIA MAGDALENA, natural desta freguesia e moradores no Pombal, foi padrinho Antonio Agostinho de Souza que comigo este termo assignou. Era ut supra. O vigário Carlos Barromeu de Freitas. Antonio Agostinho de Souza.

Maria Joaquina do Arco da Calheta was born in 1845/1850 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Antonio da Silva in 1876 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.


Fernando Gomes Barbio [Parents] was born on 9 Sep 1841 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 23 Sep 1841 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He married Maria Mendes on 27 Oct 1873 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte e tres dias do mês de setembro de mil oitto centos e coarenta e hum annos, eu o padre Carlos Barromeu de Freitas vigário desta parochial igreja de São Bras do Arco da Calheta, fiz os exorcismo, pus os santos óleos, e baptizei a FERNANDO que nasceo a nove do dito mês, filho de FRANCISCO GOMES BARBIO, de sua molher ROSA DE JESUS, naturais desta freguesia e moradores nas Florenças, foi padrinho Rofino Ricardo Texeira que este termo comigo assignou. Era ut supra. vigário Carlos Barromeu de Freitas. Rufino Ricardo Teixeira.

Maria Mendes [Parents] was born in 1831 in Lombo da Atouguia na Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Fernando Gomes Barbio on 27 Oct 1873 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

A noiva moradora dos Florenças, onde vivia sozinha.


João Gomes Barbio [Parents] was born on 25 Feb 1822 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 6 Mar 1822 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died after 1866 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Brasil. He married Maria de Jesus Fernandes Lopes on 4 Nov 1850 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Other marriages:
Gonçalves Perrigil, Joaquina de Jesus

Batizado # Enos seis do dito mês de março de mil oitto sentos e vinte dous, eu o p(a)dre Manoel Jose Barbeyto cura desta parochial ig(rej)a de São Bras do Arco da Calheta nela fiz os exorcismos baptismo e pus os santos óleos a JOAM nascido a vinte e sinco dias do mês de Fevereiro do presente anno, filho de ANTONIO GOMES BARBIO e de sua molher QUITÉRIA DE JESUS naturais desta freg(uesi)a e moradores nos Florenças foi padr(inh)o Pedro Gomes Barbio que comigo asignou este termo. Era ut supra. O cura Manoel Jose Barbeyto. Do padr(inh)o Pedro + Gomes Barbio.

Foi agricultor no Arco da Calheta e em 1867 ainda morava nos Florenças.

Maria de Jesus Fernandes Lopes [Parents] was born in 1814 in Ponta do Pargo, Ilha da Madeira, Portugal. She died on 10 Oct 1866 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Brasil. She married João Gomes Barbio on 4 Nov 1850 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Other marriages:
Gonçalves Canivete, João


JORGE Gonçalves Serra was born about 1505 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1562 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He married ISABEL Figueira in 1530/1535 in Igreja de Nossa Senhora da Graça de Câmara de Lobos.

ISABEL Figueira was born about 1505 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She died on 29 Sep 1562 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She married JORGE Gonçalves Serra in 1530/1535 in Igreja de Nossa Senhora da Graça de Câmara de Lobos.

Óbito (L1 f2v) # Aos vinte e nove dias do mez de setembro de mil quinhentos e secenta e dois annos faleceu IZABEL FIGUEIRA molher de JORGE GONSALVES DA SERRA, e se mandou enterrar em Nossa Senhora da Graça, e como de feitoa a lei (se tomou), em huma cova que mandou compra (...), e foi confessada e commungada, fez testamento em que deixou por seu testamenteiro PERO GONSALVES seu genro, ao notario que fez o testamento (...) Pero Lopes, por assim ser verdade asignei aqui // Gonsalo de Aguiar.

They had the following children:

  F i ANA Gonçalves Figueira
  M ii João Gonçalves Figueira
  M iii JORGE Gonçalves Figueira
  F iv Maria Figueira de Chaves

João Gonçalves Figueira [Parents] was born in 1538/1541 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He died in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He married Isabel Gonçalves in 1562/1563 in Igreja de Nossa Senhora da Graça de Câmara de Lobos.

Isabel Gonçalves was born in 1540/1545 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She died in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She married João Gonçalves Figueira in 1562/1563 in Igreja de Nossa Senhora da Graça de Câmara de Lobos.

They had the following children:

  M i Domingos Gonçalves Figueira was born in 1564 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 1 Oct 1564 in Igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito de Câmara de Lobos.

Batismo (L1a f3v) # Ao primeiro dia do mez de outubro da era de mil e quinhentos e secenta e quatro annos baptizei eu Gonsalo de Aguiar cura de Nossa Senhora da Graça a DOMINGOS filho de JOAÕ GONSALVES FIGUEIRA e de (ISABEL) GONÇALVES sua molher ,e os padrinhos foraõ Luiz Gonsalves, Jordaõ Luiz e madrinha Luzia Dias, por ser verdade asignei aqui Gonsalo de Aguiar. Jordão Luiz huma cruz.
  M ii Francisco Gonçalves Figueira was born in 1566 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 15 Oct 1566 in Igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito de Câmara de Lobos. He died in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal.

Batismo (L1a f10v) Padrinhos: André Ribeiro, Fernam Alves e madrinha Dona Maria esposa de Mem Rodrigues.
  F iii Aldonça Gonçalves Figueira was born in 1569 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 6 Mar 1569 in Igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito de Câmara de Lobos. She died in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal.

Batismo (L1a f17v) # Padrinho Antonio Caldeira e madrinha Joana Botelho mulher de Afonso Fernandes fregueses de Câmara de Lobos.
  F iv Maria Gonçalves Figueira was born in 1570 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 14 Dec 1570 in Igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito de Câmara de Lobos. She died in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal.

Batismo (L1a f26) Padrinho João das Ancas, alcaide e madrinha Beatriz Rodrigues mulher de Manoel Ribeiro.

João Anes was born in 1540/1545 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He married Maria Figueira de Chaves in 1563/1564 in Igreja de Nossa Senhora da Graça de Câmara de Lobos.

Maria Figueira de Chaves [Parents] was born in 1542/1545 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She married João Anes in 1563/1564 in Igreja de Nossa Senhora da Graça de Câmara de Lobos.

They had the following children:

  F i Isabel Anes was born in 1565 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal.
  F ii Aldonsa Anes was born in 1568 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal.
  F iii Maria Anes was born in 1570 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal.

JORGE Gonçalves Figueira [Parents] was born in 1540/1543 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He died on 14 Mar 1579 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He married Felipa Fernandes in 1562/1563 in Igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito de Câmara de Lobos.

Other marriages:
Rodrigues, ISABEL

A identidade de seus pais é desconhecida (Clode 1952, tto Figueiras, Menezes Vaz 1964, tto Bezerras Figueiras), mas creio que foi filho de Jorge Gonçalves da Serra e Isabel Figueira, cujos filhos usaram o sobrenome Gonçalves Figueira e foram seus contemporâneos. Jorge seria irmão de minha ancestral Ana Gonçalves Figueira, esposa de Bento, fazendo destes últimos parentes em 2o grau de consanguinidade. A sua primeira núpcia certamente foi com Felipa Fernandes.

Casamento (L329 f87v) # Enos treze dias do mes de julho da era de 1573 eu gonçalo daguiar vig(a)rio de nosa s(e)ñora da graça recebi recebi JORGE G(ONÇA)L(VE)S veuvo fregues da dita igreja IZABEL RO(DR)I(GUE)S filha de RODRIGO ANES CAMAXO e de sua molher IZABEL G(ONÇA)L(VE)S testemunhas q(ue) prezentes foram Diogo d’Ornellas [Melchior] G(onça)l(ve)s Fr(ancisc)o de (....) d’Ornellas Sebastiaõ Gomez e por (....) por verdade desa assinei aqui. (....).

Óbito (L1 f4) # Em catorze dias do mez de março de mil e quinhentos setenta e nove faleceu nesta freguezia de Nossa Senhora da Graça JORGE GONSALVES FIGUEIRA, confessado e commungado, e fez testamento, o qual fez o notario da Camara de Lobos que chamaõ Antonio Garcia, e mandou se enterrar em Nossa Senhora da Graça do Estreito sobre Camara de Lobos, e por verdade aqui asignei hoje vinte e nove de março da sobreditta era // Simaõ Machado.

Felipa Fernandes was born in 1540/1543 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She died in 1568/1569 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She married JORGE Gonçalves Figueira in 1562/1563 in Igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito de Câmara de Lobos.

They had the following children:

  F i Catarina Gonçalves Figueira was born in 1564 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 16 Apr 1564 in Igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito de Câmara de Lobos.

Batismo (L1a f2v) # Aos dezaseis dias do mez de abril da era de mil quinhentos secenta e quatro annos baptizei eu Gonsalo de Aguiar cura de Nossa Senhora da Graça, a CATHERINA filha de JORGE GONSALVES sua molher, e os padrinhos foraõ Manoel Rodrigues, e Izabel Godinha, e Joana Fernandes molher de Bastiaõ Gomes; e por asim ser verdade asignei aqui, Gonsalo de Aguiar // Manoel Rodrigues huma cruz.
  F ii Helena Gonçalves Figueira was born in 1566 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 15 Jul 1566 in Igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito de Câmara de Lobos.

Batismo (L1a f10) # Aos quinze dias do mes de julho de mil quinhentos e secenta e seis annos baptizei eu Gonsalo de Aguiar cura de Nossa Senhora da Graça, a ELENA filha de JORGE GONSALVES e de FELIPA FERNANDES, e o padrinho foi Antonio Cabral e madrinhas foraõ Anna Jorge molher de Bastião Fernandes, o pedreiro, e Aldonça Gomes filha de Manoel Affonço todos freguezes da ditta igreja, e por ser verdade asignei aqui // Gonsalves de Aguiar.

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index