Uma Teia de Família


Manoel Calaça [Parents] was born in 1634/1639 in Porto Santo, Ilha de Porto Santo, Portugal. He died after 1706 in Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married Isabel de Andrada on 26 Jan 1659 in Igreja de São Pedro.

Casamento (L94 f34) # Em os vinte e seis dias do mes de jan(ei)ro de 1659 de l(isen)ça do (...) r(everen)do (...) cura nesta igr(ej)a de Saõ Pedro corridos os banhos sem impedimeto recebi e dei as benças a M(ANO)EL CALAÇA f(ilh)o de M(ANO)EL CALAÇA e de sua m(olh)er M(ARI)A F(E)R(NANDE)S naturais da ilha de Porto Santo, com ISABEL DE ANDRADE f(ilh)a de M(ANO)EL DE ANDRADE, e de sua m(olh)er ANNA DA COSTA def(un)ta desta freg(uesi)a foraõ t(estemunh)as M(ano)el de Castro, e Fran(cis)co F(e)r(nande)s Capittaõ que comigo assinaraõ, dia, mes e anno ut supra. O cura M(ano)el (...). Fran(cis)co F(e)r(nande)s. M(ano)el de Castro.

Isabel de Andrada [Parents] was born in 1634/1639 in São Pedro, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1706 in Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Manoel Calaça on 26 Jan 1659 in Igreja de São Pedro.

They had the following children:

  M i Francisco de Andrada

Francisco Gonçalves was born about 1645 in Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1706 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married Isabel Pereira on 11 May 1671 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

Casamento (L533A f75) # Em os 11 dias do mez de maio de 1671 eu vig(ar)io M(ano)el Gomes (...) recebi nesta igr(ej)a da villa da Calheta (...) sem impedimento em ambas as freguesias (...) apregoados na forma do sag(rado) conc(ilio) tr(i)d(entino) recebi a [FR(ANCIS)CO G(ONÇA)L(VE)S] [viuvo] da freguesia de Nossa Senhora da villa do Estreito cõ ISABEL P(EREI)RA f(ilh)a de FRAN(CIS)CO SARDINHA lavrador e de sua m(olh)er FR(ANCIS)CA PRETA defunta desta freguesia (...). Antonio Farinha Preto.

Isabel Pereira [Parents] was born in 1644/1646 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1706 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Francisco Gonçalves on 11 May 1671 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

They had the following children:

  F i Ana dos Santos

Diogo Luís Maciel [Parents] was born on 19 May 1726 in Canhas, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 26 May 1726 in Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Canhas. He married Antonia Rosa Cabral on 14 Mar 1754 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L8 f221v) # Em os 26 de mayo de 1726 nessa igreja baptizei, e puz os santos oleos a DIOGO que nasceo em 19 do ditto mez filho do alferes JOZEPH LUIZ MACIEL, e de MARIA TEIXEIRA DE ANDRADA foi padrinho o capittam Diogo de Bitancour que comigo asignou. \\ O vigario Simaõ Martins de Araujo \\ Diogo de Betencourt Athouguia.

Antonia Rosa Cabral [Parents] was born in 1730/1735 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Diogo Luís Maciel on 14 Mar 1754 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.


Antonio João Luís Maciel [Parents] was born on 31 May 1728 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 07 Jun 1728 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He married Francisca Xavier on 07 Jul 1755 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L4 f47) # Em os 7 de junho de 1728 eu o vigario abayxo asignado baptizei, e puz os santos oleos a ANTONIO JOAÕ que nasseu em 31 de mayo filho de JOZEPH LUIZ MACIEL e de sua molher MARIA TEIXEIRA DE ANDRADA netto pela parte paterna de MANOEL LUIZ MACIEL, e de sua molher ANTONIA MANOEL DE FLORENÇA e pela materna netto de MANOEL FERREIRA JARDIM e de sua molher MARIA TEYXEIRA. Foi padrinho o cappitam Diogo de Bittencourt, que comigo asignou este termo fiz hoje, era mez, e anno ut supra \\ Diogo Bittencourt e Athoughia \\ O vigario Manoel da Costa Barretto

Francisca Xavier [Parents] was born in 1730/1735 in Maçapez no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Antonio João Luís Maciel on 07 Jul 1755 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.


MANOEL Luís Maciel [Parents] was born in 1657 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 21 Jul 1657 in Igreja do Espírito Santo da Calheta. He died before 1716 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married ANTONIA Manoel de Florença in 1678/1679 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (58APEF f68v).

ANTONIA Manoel de Florença [Parents] was born in 1660/1665 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died on 10 Nov 1716 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married MANOEL Luís Maciel in 1678/1679 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Óbito (L2 f82) # Em os dez dias do mez de novembro de mil e sete centos, e dezaseis faleceu ANTONIA MANOEL viuva de MANOEL LUIS MACIEL, tendo recebido em sua infirmidade os sacramentos neçesarios. Foi sepultada em cova sua nesta igreja de Sam Braz sendo o seu corpo envolto em hum habito do seraphito Saõ Francisco. Fez seu testamento na forma seguinte.

Deixo que me digam item sendo cazo que Deus seja servido de me levar meu corpo sera sepultado na igreja do Senhor Saõ Braz do Arco donde sou fregueza em hua cova, que he a cova dos Florenças donde meu marido se enterrou, naõ estando pejada com falta em hua da fabrica. Deixo, que que me acompanhe o reverendo vigario, e cura com mais oito padres de fora. O meu corpo sera envolto em hum habito de Saõ Francisco de burel. Peso, e rogo aos senhor provedor, e mais irmaos me seguirem vir acompanhados com a sancta bandeira, e mais insignias, para o que deixo para os padres della dois mil reis, e quando naõ queiram vir, se me diram em missas por minha alma e ao reverendo capellam quatro centos reis. Intem me acompanharem todos as cruzes, das confrarias desta igreja, e se lhes dara de esmolla cento, e vinte; e a confraria do Sanctisimo Sacramento lhe deixo de esmolla duzentos reis; e a confraria de Jezus dou outros duzentos reis para que para que me vam acompanhar com as sua insignias e as demais confraria cento, e secenta como atraz digo. Deixo que por minha alma se faça hum officio de nove liçois, e de oferta hum cruzado. Item quero que aos pobres, que acompanham meu interro, se lhes de de esmolla a cada hum dez reis huma so vez.

Quero, que se me diguam por minha alma as tres misas da Paxam de Christo senhor logo no dia do meu faleçimento, e nam sendo horas o dia seguinte, aonde quer, que meu testamenteiro quizer, e pellos padres, que lhe sinhaver. Item deixo por minh alma quinze mil reis em misas rezadas dittas hua so vez, e dittas pelos padres que meu testamenteiro quizer dittos logo dentro em quinze dias, e deixo mais tres misas por meu pai DOMINGOS DIAS, e duas pella alma de minha may, e asim mais trinta, e sinco misas por minha alma dittas logo no dito mes asima. Declaro dittos hua so vez e pagas a antaõ, os quais misas dittas, quero que sejam, e se tiraraõ da minha terça, a qual dotei a meu genro ANTONIO DE AMIM BARRETO, e della rezervei vinte mil reis, para misas, que saõ as que tenho declarado as quais vinte mil reis entreguera o ditto ANTONIO DE AMIM dentro em o ditto mes a meu testamenteiro para mandar dizer as dittas misas, e naõ entregando no ditto mez depois de meu falecimento, quero, e he minha vontade, que he apartes no apozento tanta, quanta partes basta para os dittos vinte mil reis, para os dito meu testamenteiro os pague como tambem o que dever que meu testamenteiro bem sabe a quem.

Como tambem devo a Saõ Roche e Saõ Braz quatro mil reis, que saõ os que meu marido deixou em seu testamento, que me tocaõ os dittos quatro mil reis, como tambem devo aos estanqueiro da Magdalena sette toneis de tabaco que mandei tomar por meo filho, e a Manoel da Costa duas saias de bacta, e hum manto que emporta em treze mil reis pouco mais ou menos. Declaro que os bens que meu filho JOZEPH LUIS seguem em que com (...) saiu muito seus, e naõ deve nada ao cazal por quanto os comprou com o seu dinheiro, e (...) elle se governou que sempre governava. (...)os antes se medigo dos dittos bens sempre comi de lhes, e das novidades fui senhora, e com elles se veste, e governa, comprando, e vendendo como he publico. Declaro, que do dotte que tenho feito a meu genro ANTONIO DE AMIM esta de tudo entrege, pago, e satisfeito, e somente selhe resta hum leito, e trez tamboretes, e duas almofadinhas, e hum gibam de ceda, e hua gineira (?) alva, he o digo, e o que lhe toca dos moveis que lhe tocas digo que lhe deixei de minh mae hua de que viese herdar. Declaro, que lhe dexei a minha terça, a qual tomei neste apozento e na a metade da caza em que vivo, o qual terça digo o qual se lhe forme todos os bens asim o moveis, como de sois com a parte, que lhe tocar para a banda do noroeste, em mais bens, que ficarem, pagos minhas dividas, e legados, se repartiram entre os tres meus filhos para os dois que tem seus dotes entrem com seus dotes por cada hum levar o que quiser lhe tocar e por (...) esta minha cedula de testamento for feita e achada. E mais naõ continha o ditto testamento que o que pertencese o que me reparto e fica o ditto testamento na maõ de JOZEPH LUIZ MACIEL, testamenteiro e filho de defunta de que fiz este termo era ut supra \\ O vigario Antonio Ferreira Rezende.

They had the following children:

  M i JOSÉ Luís Maciel
  F ii Maria Luís Maciel was born in 1684 in Arco da Calheta, Ilha Madeira, Portugal. She was christened on 15 Apr 1684 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f111) # Em os quinze dias do mes de abril do anno de seis centos e outenta e quatro nesta igreja de Sam Braz, eu vigario Bentto Gomes Ferreira bautizei a MARIA filha de MANOEL LUIS MACIEL e de sua molher ANTONEA MANOEL DE FLORENÇA foi seu padrinho Nuno Gonçalves Pais que comigo asignou dia, mes, e anno // O vice viguario Bentto Gomes Ferreira // Nuno Gonsalves Pais.

MANOEL Ferreira Jardim [Parents] was born in 1659/1664 in Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. He died before 1721 in Seixal, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA Teixeira on 22 Apr 1684 in Igreja da Sé do Funchal.

Casamento (L55 f66) # Em os 22 dias do mez de abril de 1684 eu Ruy Gomes da Sylva cura nesta Sé recebi matrimonialmente a MANOEL FERREIRA JARDIM ourives, filho de ANTONIO LOPES JARDIM e de sua molher ISABEL FERREIRA da freguezia d’esta Sé com MARIA TEIXEIRA filha de ANTONIO GOMES, e de sua molher CATHARINA CORREA da freguezia do Spirito Santo da vila da Calheta; os quais foraõ dispensados em os banhos pello reverendo provizor, que depois so lhe correraõ sem empedimento. Foraõ testemunhas o padre Manoel Martins, Sebastião Gomes Brazaõ, que comigo assinaraõ o dito que escrevi \\ Sebastiaõ Gomes Brazaõ \\ Ruy Gomes da Sylva.

No casamento do neto de Manoel (Diogo) consta que eram naturais do Funchal.

MARIA Teixeira [Parents] was born in 1659/1664 in Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1721 in Seixal, Ilha da Madeira, Portugal. She married MANOEL Ferreira Jardim on 22 Apr 1684 in Igreja da Sé do Funchal.

They had the following children:

  F i MARIA Teixeira de Andrada
  M ii Manoel Ferreira Jardim was born on 03 Aug 1700 in Seixal, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 15 Aug 1700 in Igreja de Santo Antão do Seixal.

Batismo (L3 f11v) # Em os 15 dias do mez de agosto de 1700 annos eu o vigario desta igreja baptizei e puz os santos oleos a MANOEL filho de MANOEL FERREIRA JARDIM e de sua molher MARIA TEIXEIRA a qual criansa nasceo em tres do prezente foi padrinho o Cappitam Cabo Manoel de Agiar e Siqueira de que fiz este termo oje dia mez era ut supra \\ O vigario Francisco Pestana \\ Manoel Aguiar e Siqueira.

FABIÃO Gomes [Parents] was born in 1585/1590 in Ponta Delgada, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1644 in Ponta Delgada, Ilha da Madeira, Portugal. He married LEONOR Fernandes on 28 Aug 1610 in Igreja do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada.

Casamento (L607 f117v) # Em os vinte e oito dias de agosto de mil seiscentos e dez annos, eu Sebastião Gomes vice vigario nesta igreja do Bom Jesus recebi em facie da igreja a FABIÃO GOMES filho de RAFAEL GOMES, e ANNA DE MIDEIROS, já defunta, com LEONOR FERNANDES filha de MANOEL FERNANDES magro, e ANTONIA VAZ, por lhes não sahir impedimento algum, sendo lhes primeiro corridos os banhos conforme ao sagrado concílio tridentino, testemunhas, que presentes estavão Leonardo d`Ornellas Travaços, e Francisco Gonçalves da Camera, e outras muitas pessoas, e por verdade me assino aqui, hoje dia, mês, era ut supra. Leonardo d`Ornellas Travaços == Francisco Gonçalves da Camera == Pedro Pestana == Diogo Ferreira == de Bastião Gomes.

LEONOR Fernandes [Parents] was born in 1585/1590 in Ponta Delgada, Ilha da Madeira, Portugal. She died before 1644 in Ponta Delgada, Ilha da Madeira, Portugal. She married FABIÃO Gomes on 28 Aug 1610 in Igreja do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada.

They had the following children:

  F i Ana de Medeiros was born in 1611 in Ponta Delgada, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 07 Apr 1611 in Igreja do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada. She died before 1623 in Ponta Delgada, Ilha da Madeira, Portugal.
  F ii Maria de Medeiros was born in 1612 in Ponta Delgada, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 26 Dec 1612 in Igreja do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada.
  M iii Rafael Gomes
  M iv Manoel Gomes was born in 1621 in Ponta Delgada, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 01 Jan 1621 in Igreja do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada.
  F v ANA de Medeiros
  M vi Cristovão Gomes
  M vii Domingos Gomes was born in 1633 in Ponta Delgada, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 20 Feb 1633 in Igreja do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada.

FRANCISCO Gomes [Parents] was born in 1612/1613 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1671 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married LEONOR Rodrigues in Dec 1636 in Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Canhas.

Casamento (L476 f46v) # Enos (...) dias do mês de [dezem]bro de (1)636 annos depois de serem corridos os banhos na forma do sagrado concilio tridentino FRANCISCO GOMES f(ilh)o de ANTONIO RO(DR)I(GUE)S de ANNA F(E)R(NANDE)S já defuntos fregueses que forão do Espírito Santo da villa da Calleta com LEONOR RO(DR)I(GUE)S f(ilh)a SEBASTIAÕ RO(DR)I(GUE)S já defunto e de sua mulher ISABEL F(E)R(NANDE)S deste freguesia e naõ lhe saindo impedimento algü; Eu Antonio F(e)r(nande)s que (ordenei) nesta igreja de Nossa Senhora da Piedade do Lugar dos Canhas os recebi a porta della por serem meus freugeses testemunhas que forão prezentes M(ano)el F(e)r(nande)s de Ponte, Pero F(e)r(nande)s Gualho e Joam P(erei)ra todos desta freguesia q(ue) asinaraõ comigo oje dia e hera asima. Antonio F(e)r(nande)s. Manoel F(e)r(nande)s Ponte. Pero + F(e)r(nande)s - João P(erei)ra.

LEONOR Rodrigues [Parents] was born in 1616/1618 in Canhas, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1671 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married FRANCISCO Gomes in Dec 1636 in Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Canhas.

They had the following children:

  M i FRANCISCO Rodrigues Jardim
  M ii Antonio Rodrigues was born in 1642 in Canhas, Ilha Madeira, Portugal. He was christened on 19 Mar 1642 in Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Canhas.

Batismo (L2 f9v) # Em dezanove dias do mes de março de 1642 eu Ant(oni)o de Moares F(errei)ra vig(a)r(i)o desta igr(ej)a de Nossa S(enho)ra da Pied(ad)e de Canhas bautizei ANT(ONI)O f(ilh)o de FR(ANCIS)CO GOMES, e de sua molher LEONOR RO(DR)I(GUE)S foi padr(inh)o Domingos Lopes dAzeredo, e M(ari)a G(onça)l(ve)s molher de (...) meos freguezes e por verd(ad)e assinamo. Ant(oni)o de Morais F(errei)ra. Domingos Lopes de Azeredo.
  M iii Domingos Rodrigues was born in 1643/1648 in Calheta, Ilha Madeira, Portugal.

Nota: Foi padrinho de batismo de Domingos (F1.N7).
  F iv Isabel Rodrigues was born in 1647/1652 in Calheta, Ilha Madeira, Portugal.

Nota: Foi madrinha de batismo de Domingos (F1.N7).
  M v Pedro Rodrigues was born in 1657 in Calheta, Ilha Madeira, Portugal. He was christened in Jun 1657 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

Batismo (APEF58 f68v) # Padrinho foi Manuel Fernandes Serrão.

LEONOR Rodrigues was born about 1620 in Canhas, Ilha Madeira, Portugal. She died after 1671 in Canhas, Ilha da Madeira, Portugal.

She had the following children:

  F i MARIA Rodrigues

ANTONIO Rodrigues was born about 1575 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He died before 1636 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married ANA Fernandes in 1611 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

Casamento (ADF59 97v) # 1611 (....) Ele viúvo, da freguesia de São Brás do Arco; ela filha de ESTÊVÃO RODRIGUES.

ANA Fernandes [Parents] was born in 1585/1587 in Ribeira de São Bartolomeu na Calheta, Ilha Madeira, Portugal. She died before 1636 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO Rodrigues in 1611 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

They had the following children:

  M i FRANCISCO Gomes
  F ii Maria Fernandes was born in 1615 in Calheta, Ilha Madeira, Portugal. She was christened on 20 Apr 1615 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

Batismo (58APF f24) # Os pais «andão pera se casar». Padrinho André Fernandes, filho da casa da Atouguia.

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index