Uma Teia de Família


GONÇALO Mendes de Sousa [Parents] was born in 1120 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. He died on 25 Mar 1190. He married URRACA Sanches.

Other marriages:
Viegas, DÓRDIA
Goldares, GOLDORA

Descende de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

URRACA Sanches [Parents] was born about 1120 in Celanova, Reino de Galícia, Espanha. She married GONÇALO Mendes de Sousa.

Descende de Carlos Magno.

They had the following children:

  M i MENDO Gonçalves de Sousa

GONÇALO Pais [Parents] was born about 1160 in Toronho, Reino da Galícia, Espanha. He married XIMENA Pais.

XIMENA Pais [Parents] was born about 1160 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She married GONÇALO Pais.

Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela e Leão, Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  F i ELVIRA Gonçalves

PAIO Soares de Maia [Parents] was born about 1100 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. He died in 1129 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. He married CHAMOA Gomes.

Paio Soares foi um nobre português e um importante personagem na corte do conde Henrique de Borgonha. Em 1097 foi majordomus de Henrique e alferes de Teresa de Leão (1124). Também foi alcaide de Montemor (1099) e de Maia (1110-28). (fonte: wikipedia.org).

Descende de Fernando I de Leão, Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

CHAMOA Gomes [Parents] was born about 1120 in Celanova, Reino de Galícia, Espanha. She died after 1150 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She married PAIO Soares de Maia.

Descende de Carlos Magno.

They had the following children:

  F i MOR Pais de Bravães
  M ii PERO Pais de Maia
  F iii XIMENA Pais

SOEIRO Mendes [Parents] "O Bom" was born about 1050 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. He died in 1108 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. He married GONTRONDE Moniz de Touro.

Soeiro Mendes foi o protetor de Teresa de Leão e o mais categorizado auxiliar do Henrique de Borgonha, Conde de Portugal, ficando encarregado de o substituir, na qualidade máxima do Condado Portucalense, durante as suas longas ausências. (fonte: wkipedia.org).

Descende de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

GONTRONDE Moniz de Touro [Parents] was born about 1060 in Bierzo, Espanha. She died after 1100 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She married SOEIRO Mendes.

Foi neta de Fernando I de Leão.

They had the following children:

  F i GODO Soares
  M ii PAIO Soares de Maia

GOMEZ Nunes de Pombeiro [Parents] was born about 1070 in Celanova, Reino de Galícia, Espanha. He died after 1141 in Cluny, Saône-et-Loire, França. He married ELVIRA Peres de Trava about 1117.

Gomes Nunes foi um conde galego que atuou nas cortes dos reis AFONSO HENRIQUES de Portugal e ALFONSO VII de Castela. O seu centro de poder foi o vale do Minho (Portugal) na região da diocese de Tui. Ficou ao lado de ALFONSO VII de Castela quando da guerra de sucessão contra sua mãe D. Urraca e ALFONSO I de Aragão. Comandou a fortaleza de São Cristovão (1110-1) em nome do conde Henrique de Portugal. Foi majordomus deste rei (1112-4) e depois conde (1115). No ano seguinte voltou para a Galícia para atuar na guerra civil. Em 1117 suprimiu um revolta em Santiago de Compostela e foi alcaide de Talavera da la Reina (1118). Em 1120 voltou a Portugal, onde permaneceu até 1125. Foi tenens de Toroño (1129-31) e em 1138 governava Tui, onde tinha o título de comes Tudensis (conde de Tui). Por volta de 1139 apoiou AFONSO HENRIQUES de Portugal, que invadiu a Galícia. Este apoio levou ao exílio de Gomes, que morreu na Abadia de Cluny na França. (fonte: wikipedia.org).

ELVIRA Peres de Trava [Parents] was born about 1100 in Reino da Galícia, Espanha. She married GOMEZ Nunes de Pombeiro about 1117.

Descende de Carlos Magno.

They had the following children:

  F i CHAMOA Gomes
  F ii TERESA Gomes

MUNIO Moniz was born about 980. He married MUNIADONA Moniz.

No Geneall.net, consta como sendo filho bastardo de Fernando I de Castela e Leão, um total absurdo pela cronologia. Fim de Linha.

MUNIADONA Moniz was born about 980. She married MUNIO Moniz.

Fim de Linha.

They had the following children:

  F i GONTRONDE Moniz

PEDRO Froilaz de Trava [Parents] was born about 1075 in Laxe, Galícia, Espanha. He died in 1128 in Galícia, Espanha. He was buried in Catedral de Santiago de Compostela. He married MAIOR ARMENGOL de Urgel.

Other marriages:
Froilaz, URRACA

Pedro Froilaz foi conde de Trava (Galícia) e tutor (1107) do futuro rei ALFONSO VII de Castela. A partir de 1107 assina como Conde da Galícia (Comes Gallecie). Em 1108 fez uma doação ao Mosteiro de Caaveiro. Apoiou os interesses de Alfonso VII contra dona Urraca, mãe do jovem rei, que havia se casado com ALFONSO I de Aragão. No início de 1110, as tropas castelãs, leonesas e aragonesas derrotaram as tropas de Pedro na batalha de Monterroso. Mas três meses depois conseguiu expulsar o exército invasor. Também pactuou com o conde Henrique de Portugal contra Alfonso I de Aragão. Finalmente, conseguiu coroar o rei-menino em Santiago de Compostela (17.IX.1111). Entre 1111 e 1116 ainda teve de enfretar Alfonso I e desavenças com a nobresa. A paz só foi alcançada quando dona Urraca reconheceu os direitos sucessórios de seu filho, que foi reconhecido como rei de Leão e Castela na cidade de Toledo (1117). (fonte: wikipedia.org).

MAIOR ARMENGOL de Urgel [Parents] was born about 1080 in Urgel, Cataluña, Espanha. She married PEDRO Froilaz de Trava.

Descende de Carlos Magno. Em (wikipedia.org verbete Pedro Froilaz de Trava) consta que era se chamava Mor/Maior Rodrigues e era filha de Rodrigo Moniz, filho do Conde Munio Rodrigues, e de Jimena Ordonhes.

They had the following children:

  F i ELVIRA Peres de Trava
  F ii Toda Peres de Trava

FROILA Vermudez [Parents] was born about 1045 in Região da Costa da Morte, Galícia, Espanha. He died in 1091 in Cospeito, Galícia, Espanha. He was buried in 1091 in Mosteiro de San Martiño de Xubia. He married ELVIRA de Faro.

Froila Vermudez foi um nobre galego conde Trava (Galícia), e primeiro membro conhecido da casa de Traba, originária de Traba na Consta da Morte (Galícia). Lutou contra os muçulmanos e faleceu em Cospeito (Galícia), sendo enterrado no Mosteiro de San Martiño de Xubia.

ELVIRA de Faro was born about 1045 in Galícia, Espanha. She married FROILA Vermudez.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i PEDRO Froilaz de Trava

VERMUDO Froilaz [Parents] was born about 1020 in Galícia, Espanha. He married LUPA Rodriguez.

LUPA Rodriguez was born about 1020 in Galícia, Espanha. She married VERMUDO Froilaz.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i FROILA Vermudez

FROILA Rodriguez [Parents] was born about 1000 in Galícia, Espanha. He married IÑIGA Gonzalez.

Foi Conde.

IÑIGA Gonzalez was born about 1000 in Galícia, Espanha. She married FROILA Rodriguez.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i VERMUDO Froilaz

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index