Uma Teia de Família


Afonso Dinis [Parents] was born about 1240 in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal. He died after 1310. He married Maria Pais Ribeira.

Descende de Carlos Magno, Fernando I de Castela e Leão, de Hugo Capeto, de William I o Conquistador da Inglaterra e de Afonso Henriques de Portugal

Maria Pais Ribeira [Parents] was born about 1255. She married Afonso Dinis.

Foi 15ª senhora da Casa de Sousa. Descende de Carlos Magno de Fernando I de Castela e Leão, Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  M i Pedro Afonso de Sousa
  M ii Diogo Afonso de Sousa
  M iii Rodrigo Afonso de Sousa

Rex Portucale AFONSO III de Portugal [Parents] was born on 05 May 1210 in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal. He died on 16 Feb 1279 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. He was buried in Monastério de Alcobaça. He married Maria Peres Enxara.

Other marriages:
bint Aloandro, MADRAGANA
de Castela, BEATRIZ

Afonso III, apelidado de O Borgonhês ou ainda o Reformador, foi o segundogênito de Afonso II, sucedendo ao trono a seu irmão Sancho II em 1248. Viveu na França, onde se casou (oo~1238) com Matilda II de Bolonha. Em 1246, com a excomunhão de seu irmão, marchou para Portugal gerando uma guerra civil que só terminou com o exílio de Sancho e posterior morte em Toledo. Para ocupar o trono, separou-se de sua esposa e casou-se (oo1253) com Beatriz de Castela (Zaragoza 1242/4, Alcocer 27.X.1303), filha ilegítima de Afonso X de Castela.
Em 1254 assitiu a reunião das Cortes em Leiria e ditou leis que evitavam que alta classe abusasse da população. Fundou diversas cidades e reorganizou a administração pública. Combateu os muçulmanos que ainda viviam no sul de Portugal e conquistou o Algarve. Com a conquista de Faro (1249), Portugal foi o primeiro foi primeiro país da completar a Reconquista. A conquista do Algarva gerou problemas políticos com Castela, que considera este território como seu. Mas em 1267 (Tratado de Badajoz) ficou determinado que fronteira entre os dois reinos seria o Rio Guadiana. Em 1255 transferiu a capital de Portugal de Coimbra para Lisboa. Em 1258 fez um grande levantamento patrimonial (Inquirições Gerais) a fim de saber que terras haviam sido tomadas da Coroa pela nobresa. Faleceu em 1279 e foi enterrado no Monastério de Alcobaça, onde também foi enterrada Beatriz.
Afonso III também teve por amantes Madragana bint Aloandro, filha do alcaide mouro de Faro e Maria Peres de Enxara. (fonte: wikipedia.org)

Descende de Carlos Magno, Fernando I de Castela e Leão, de Hugo Capeto, de William I o Conquistador da Inglaterra e de Afonso Henriques de Portugal

Maria Peres Enxara died in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. She married Rex Portucale AFONSO III de Portugal.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i Afonso Dinis

Rex Portucale AFONSO II de Portugal [Parents] "O Gordo" was born on 23 Apr 1185 in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal. He died on 25 Mar 1223 in Santarém, Distrito de Santarém, Portuga. He was buried in Mosteiro de Alcobaça. He married URRACA de Castela in 1208.

AFONSO II, apelidado de O Gordo, foi o terceiro rei de Portugal, sucedendo a seu pai por morte deste. Os cinco primeiros anos de seu reinado foi marcado por conflitos entre ele e suas irmãs Mafalda, Teresa e Sancha que havia herdado propriedades no centro do país, e que Afonso queria reaver. Sob seu governo Portugal recebeu as primeiras leis escritas visando temas como propriedade privada, direito civil e cunhagem de moeda. Foi ele quem inalgurou a reunião das Cortes. Fez um grande levantamento da situação jurídica (1220) das grandes propriedades. Externamente, não contestou as fronteiras da Galícia e de Leão e não se preocupou em expandir seu reino em direção ao Algarve. Mandou exércitos para combater ao lado dos castelhanos, aragoneses e franceses contra os muçulmanos. Se aproximou da curia romana com objetivo de que esta reconhecesse os direitos de Portugal como país independente. Apesar desta aproximação externa, internamente entrou em conflito com clero de quem exigia receber parte das receitas, e que acabou por leva-lo a exomunhão. Sua obesidade e possível lepra culminaram por leva-lo a uma morte precoce. (fonte: wikipedia.org).

Descende de Carlos Magno, Hugo Capeto e de Afonso Henriques de Portugal.

URRACA de Castela [Parents] was born in 1186 in Reino de Castela, Espanha. She died on 03 Mar 1220 in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal. She was buried in Mosteiro de Alcobaça. She married Rex Portucale AFONSO II de Portugal in 1208.

Descende de Carlos Magno, Fernando I de Castela e Leão, de Hugo Capeto, e de William I o Conquistador da Inglaterra.

They had the following children:

  M i Rex Portucale AFONSO III de Portugal

Rex Portucale SANCHO I de Portugal [Parents] was born on 11 Nov 1154 in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal. He died on 26 Mar 1211 in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal. He married DULCE Berenguer in 1175.

Other marriages:
Pais Ribeira, MARIA

SANCHO I cognominado o Povoador, foi batizado com o nome de Martinho, posteriormente trocado por Sancho quando ocupou o trono português por morte de seu irmão d. Henrique. Foi armado cavaleiro em 1170 em Badajoz (Andaluzia). Casou-se com Dulce Berenguer (Barcelona *1160, Coimbra +1198.IX.01) afim de garantir o apoio da coroa aragonesa. Em 1178 venceu os mouros na Batalha do rio Guadalquivir em Sevilha. Em 1185 foi coroado rei por morte de seu pai. A partir daí passou a se concentrar em expandir seu reino em direção. Em 1189, com ajuda dos cruzados, conquistou Silves. Sancho concedeu várias cartas de foral principalmente nas regiões de Beira e Trás-os-Montes: Gouveia e Covilhã em 1186, Viseu e Bragança em 1187 e Guarda (1199) entre outras. Este espírito empreendedor lhe garantiu a alcunha de O Povoador. Foi um poeta e incentivador da cultura e enviou estudantes a França. Foi enterrado no Mosteiro de Santa Cruz (Coimbra). (fonte: wikipedia.org).

Descende de Carlos Magno.

DULCE Berenguer [Parents] was born in 1160 in Barcelona, Cataluña, Espanha. She died on 01 Sep 1198 in Coimbra, Portugal. She married Rex Portucale SANCHO I de Portugal in 1175.

Descende de Carlos Magno e Hugo Capeto.

They had the following children:

  M i Rex Portucale AFONSO II de Portugal

Pedro Anes de Portel [Parents] was born about 1235. He died in 1311. He married Constança Mendes de Sousa.

Descende de Ramires II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

Constança Mendes de Sousa [Parents] was born about 1235 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. She died in 1298 in Santarém, Distrito de Santarém, Portugal. She married Pedro Anes de Portel.

Descende de Carlos Magno de Fernando I de Castela e Leão, Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  F i Maria Pais Ribeira

João Pires de Alboim [Parents] was born about 1210. He died on 15 Mar 1285. He married Marinha Afonso de Arganil.

Foi senhor de Portel. Descende de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

Marinha Afonso de Arganil [Parents] was born about 1210. She married João Pires de Alboim.

They had the following children:

  M i Pedro Anes de Portel

Afonso Pires de Arganil died in Portugal. He married Velasquita de Zamora.

Fim de Linha.

Velasquita de Zamora died in Portugal. She married Afonso Pires de Arganil.

They had the following children:

  F i Marinha Afonso de Arganil

MEM Garcia de Sousa [Parents] was born about 1210 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. He died in 1275 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. He married TERESA Anes de Lima about 1235.

Mem Garcia de Sousa foi tenens (1235-36) na região de Trás-os-Montes e em Panóias (1250-55). Participou na reconquista do Algarve sob ALFONSO III. (fonte: wikipedia.org).

Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela e Leão, Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

TERESA Anes de Lima [Parents] was born about 1215 in Ponte de Lima, Distrito de Viana do Castelo, Portugal. She died in 1275 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. She married MEM Garcia de Sousa about 1235.

Descende de Carlos Magno.

They had the following children:

  F i MARIA Mendes de Sousa
  F ii Constança Mendes de Sousa

GARCIA Mendes de Sousa [Parents] was born about 1175 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. He died on 29 Apr 1239 in Alcobaça, Distrito de Leiria, Portugal. He was buried in Mosteiro de Alcobaça. He married ELVIRA Gonçalves.

Garcia Mendes de Sousa viveu nos reinados dos reis D. Sancho I, D. Afonso II e de D. Sancho II de Portugal. Foi senhor de Vila de Maçada (Distrito de Vila Real) e foi enterrado no Mosteiro de Alcobaça, onde deve ter falecido. (fonte: wikipedia.org).

Descende de Carlos Magno, Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

ELVIRA Gonçalves [Parents] was born about 1190 in Toronho, Reino da Galícia, Espanha. She died on 16 Jan 1245 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. She married GARCIA Mendes de Sousa.

Descende de Carlos Magno de Fernando I de Castela e Leão, Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  M i MEM Garcia de Sousa
  M ii João Garcia de Sousa

MENDO Gonçalves de Sousa [Parents] "O Sousão" was born about 1140 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. He died in 1192 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. He married MARIA Rodrigues Veloso about 1170.

Mendo Gonçalves, dito o Sousão, foi alferes-mór (1173-6) e majordomus-mór (1186-92) e de SANCHO I de Portugal. Combateu na conquista de Silves e também foi patrono do Mosteiro de Pombeiro (Felgueiras) e Senhor de Sousa. (fonte: wikipedia.org).

Descende de Carlos Magno, Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

MARIA Rodrigues Veloso was born about 1150 in Portugal. She died after 1180 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. She married MENDO Gonçalves de Sousa about 1170.

Fim de Linha.

They had the following children:

  F i Urraca Mendes de Sousa
  M ii GARCIA Mendes de Sousa
  F iii GUIOMAR Mendes de Sousa

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index