Uma Teia de Famílias


FÁFILA Lucides [Parents] was born about 1080 in Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal. He died after 1115 in Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal. He married DÓRDIA Viegas.

Nobre medieval português que foi o Quarto Senhor e governador das terras de Lanhoso, Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga entre os anos de 1110 a 1115. (fonte: Figuras históricas de Portugal in Wikipedia.org)

DÓRDIA Viegas [Parents] was born about 1080 in Vasconcelos, Distrito de Braga, Portugal. She married FÁFILA Lucides.

Foi Sra. Quinta de Sequeiros. NGEDM-vol. II-pg. 9; TSIT-pg. 15

They had the following children:

  M i EGAS Fafes
  M ii GODINHO Fafes

MEM Moniz de Ribadouro [Parents] was born about 1100 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. He married GOTINHA Mendes.

Other marriages:
Gonçalves, Cristina

Também conhecido como Mem Martins de Ribadouro foi irmão de D. Egas Moniz, o aio e um rico-homem do Condado portucalense, e tal como o seu irmão provém da linhagem dos Ribadouro uma das cinco grandes famílias condais de Entre-Douro-e-Minho durante o século XII. (fonte: Wikipedia.org)

Descende de Ramires II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

GOTINHA Mendes [Parents] was born about 1100 in Ribavizela em Felgueiras, Distrito do Porto, Portugal. She died before 1130 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. She married MEM Moniz de Ribadouro.

They had the following children:

  F i OUROANA Mendes

LUCÍDIO Godins [Parents] died in Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal.

Lucídio nasceu em Póvoa de Lanhoso, onde foi oTerceiro Senhor, distrito de Braga e viveu durante o governo do conde D. Henrique. Foi quem que mandou realizar a criação da coutada de Fontarcada, onde o seu pai mandara erguer o Mosteiro Beneditino de São Salvador (1067), atualmente em ruínas, restando apenas a Igreja de Fontacarda. (fonte: Wikipedia.org)

He had the following children:

  M i FÁFILA Lucides

EGAS Viegas was born about 1040 in Vasconcelos, Distrito de Braga, Portugal. He married SANCHA Mendes.

SANCHA Mendes was born about 1040 in Vasconcelos, Distrito de Braga, Portugal. She married EGAS Viegas.

NFP-vol. I-pg. 231 (Alcoforados); NFP-vol. III-pg. 87 (Briteiros). Consta que seria filha de Mem Pires Logos e Marinha Gomes Guedeão, mas a cronologia não permite tal filiação, já que este casal viveu na primeira metade do século XII.

They had the following children:

  F i DÓRDIA Viegas

MONIO Ermiges [Parents] was born about 1040 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. He died in 1107 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. He married OUROANA de Ribadouro.

Nobre do Condado Portucalense e detentor do Senhorio feudal de Ribadouro em Baião (Distrito do Porto). Descende de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova. (fonte: Figuras históricas de Portugal in Wikipedia.org)

OUROANA de Ribadouro was born about 1060 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. She married MONIO Ermiges.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i EGAS Moniz
  M ii MEM Moniz de Ribadouro

MEM Viegas de Sousa [Parents] was born about 1085 in Ribavizela em Felgueiras, Distrito do Porto, Portugal. He died in 1130 in Santa Cruz de Riba Tâmega, Distrito do Porto, Portugal. He married TERESA Fernandes.

Mem Viegas de Sousa (+1130) nasceu no Concelho de Fregueiras e viveu no período que da transformação do condado Portucalense para o Reino de Portugal. Governou a vila de Santa Cruz de Riba Tâmega e foi castelão do Castelo de Santa Cruz de Riba Tâmega. Foi Senhor de Sousa, título este que deu origem ao sobrenome Sousa, um dos mais comuns em Portugal e no Brasil. Faleceu, possivelmente, em Santa Cruz. (fonte: Wikipedia.org e geneall.net). Descende de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

TERESA Fernandes was born about 1085 in Marnel em Águeda, Distrito de Aveiro, Portugal. She married MEM Viegas de Sousa.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i SOEIRO Mendes de Sousa
  F ii URRACA Mendes de Sousa
  F iii GOTINHA Mendes
  F iv CHAMOA Mendes de Sousa
  M v GONÇALO Mendes de Sousa

ERMIGIO Viegas [Parents] was born in 1020 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. He died in 1047 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. He married UNISCO Pais.

Ermigio Viegas (*1020,+1047) nasceu em Riba Douro em Baião (Distrito do Porto) (fonte: Figuras históricas de Portugal in Wikipedia.org). Descende de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

UNISCO Pais was born about 1020. She married ERMIGIO Viegas.

They had the following children:

  M i MONIO Ermiges

GODINHO Fafes [Parents] died after 1067 in Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal. He married GUIOMAR Mendes.

Godinho Fafes foi natural de Póvoa de Lanhoso (Distrito de Braga) em Portugal, onde foi o Segundo Senhor de Lanhoso. Em 1067 deu início à construção do Mosteiro beneditino de São Salvador ou Mosteiro de Fontarcada, onde atualmente se encontra a Igreja de Fontarcada, na freguesia homônima em Póvoa de Lanhoso. Casou-se com Guiomar Mendes nascida no Castelo de Nobrega em Vila Verde (Distrito de Braga) e filha do famoso Eurico de Nobrega, o Conquistador. (fonte: Figuras históricas de Portugal in Wikipedia.org)

GUIOMAR Mendes [Parents] was born about 1040 in Nobrega em Vila Verde, Distrito de Braga, Portugal. She died in Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal. She married GODINHO Fafes.

They had the following children:

  M i LUCÍDIO Godins

PEDRO Anes de Cardos [Parents] was born about 1260. He married JOANA Gomes do Lago.

JOANA Gomes do Lago [Parents] was born about 1270 in Palmeira, Distrito de Braga, Portugal. She married PEDRO Anes de Cardos.

Descende de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  F i MARIA Pires

RAIMUNDO Viegas [Parents] was born about 1180 in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. He died in 1252 in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. He married MARIA Anes Raimundo in 1205/1210 in (Sequeira).

Raimundo Viegas de Sequeira (*1180/5,+1152) foi o segundo Senhor de Sequeira (Distrito de Braga) e esteve ao serviço de duas casas reais peninsulares, mais especificamente da Casa Real Portuguesa e da Casa Real de Castela. Como Cavaleiro combateu na tomada da cidade de Sevilha aos mouros (1248) onde se destacou militarmente. O rei, como compensação, lhe deu novas terras no novo território conquistado. Casou-se com Maria Anes Raimundo (*1187/93) viúva de Vasco Afonso, senhor da Torre de Rabelo. (fonte: Figuras históricas de Portugal in Wikipedia.org)

MARIA Anes Raimundo was born in 1187/1193 in Condado Portucalense. She died in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. She married RAIMUNDO Viegas in 1205/1210 in (Sequeira).

They had the following children:

  F i MARIA Raimundo Viegas de Sequeira

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index