Uma Teia de Família


EGAS Gomes de Sousa [Parents] was born about 1035 in Ribavizela em Felgueiras, Distrito do Porto, Portugal. He was buried in Mosteiro de Pombeiro de Ribavizela. He married GONTINHA Gonçalves.

Foi um nobre do Condado Portucalense e o primeiro da sua linhagem a usar o apelido Sousa. Foi senhor das Terras de Sousa, de Novelas e de Felgueiras. Exerceu o cargo de governador de toda a comarca de Entre Douro e Minho. Foi capitão-general, e como tal em combate venceu o rei de Tunes, num combate junto à cidade de Beja. Esse ato valeu-lhe o acrescento ao seu brasão, do epíteto: "Bastões de Aragão", das quatro luas crescentes que o dito rei de Tunes trazia nas suas bandeiras. Foi enterrado no Mosteiro de Pombeiro. (fonte : Wikipedia.org).

GONTINHA Gonçalves [Parents] was born in 1038/1039 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She married EGAS Gomes de Sousa.

Descende de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  M i MEM Viegas de Sousa

AFONSO Garcia [Parents] was born about 1040 in Reino das Astúrias, Espanha.

Foi um nobre do Reino das Astúrias e viveu em meados do século X. No site Geneall.net. teria sido filho de outro Garcia Afonso, mas que viveu cerca de duas geraões antes. Fim de Linha.

He had the following children:

  M i GARCIA Afonso

GARCIA Afonso died after 954 in Reino das Astúrias, Espanha.

Garcia Afonso nasceu no antigo reino das Astúrias e foi primo do rei D. Ordonho III (*925,+956) de Leão numa doação de 954 que fez à Igreja de Santiago de Compostela. (fonte: Abranches de Soveral, Manuel: Os Portocarreiro ou Portocarrero in Ascendências Visienses. Ensaio genealógico sobre a nobreza de Viseu. Séculos XIV a XVII, Porto 2004, Vol. II, CUNHA).

He had the following children:

  M i AFONSO Garcia

GOMES Echigues [Parents] was born about 1010 in Felgueiras, Distrito do Porto, Portugal. He died about 1080 in Felgueiras, Distrito do Porto, Portugal. He was buried in Mosteiro de Pombeiros em Felgueiras. He married GONTRONDE Moniz.

Foi um rico-homem e pessoa de muita autoridade no reinado de D. Fernando I de Leão e Castela. Possivelmente era natural de Felgueiras (Distrito do Porto) e no ano de 1050 foi nomeado governador com a denominação de “imperator” da comarca de Entre-Douro-e-Minho. Exerceu o cargo de meirinho de Portugal na Corte do rei Fernando I e esteve presente quando das Cortes de Guimarães, ocorridas em 1049 como um dos grandes de D. Fernando I e da rainha D. Sancha I de Leão. Foi sob a sua ordem que se procedeu à fundação do Mosteiro de Pombeiro onde se encontra sepultado. (fonte: Wikipedia.org)

GONTRONDE Moniz [Parents] was born about 1010. She married GOMES Echigues.

No Geneall.net, consta que foi neta Fernando I Rei de Castela e Leão, um total impossibilidade cronológica.

They had the following children:

  M i EGAS Gomes de Sousa
  F ii SANCHA Gomes

GONÇALO Trastamires [Parents] was born about 1005 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. He died on 01 Sep 1039 in Avioso em Maia, Distrito do Porto, Portugal. He married MÉCIA Rodrigues.

Other marriages:
Sisnandes, UNISCOS

Foi o 4° Senhor da Maia e um dos conquistadores do Castelo de Montemor-o-Velho de que foi governador e fronteiro-mor. Veio a falecer em Avioso, durante um combate em defesa do Castro de Santa Maria de Avioso. Descende de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

MÉCIA Rodrigues was born about 1005 in Distrito do Porto, Portugal. She married GONÇALO Trastamires.

They had the following children:

  F i GONTINHA Gonçalves

GOMES Mendes Guedeão [Parents] was born about 1075 in Chaves, Distrito de Vila Real, Portugal. He died after 1152 in Chaves, Distrito de Vila Real, Portugal. He married MOR Gomes.

Other marriages:
Mendes de Sousa, CHAMOA
Unknown

Mem Guedaz Guedeão nasceu em Chaves (Distrito de Vila Real), herdando, por ser o primogênito, o morgadio de seus pais e quem deu continuidade à família e se encontra documentado entre os anos 1121 e 1130. Em vida foi governador das terras de Celorico de Basto e Panoias (1132-1139) e recebeu de D. Afonso Henriques o couto do Mosteiro de São Miguel de Refojos de Basto por “que lo amo porque me fostes sempre fiel”. Doou um cálice de prata dourada, atualmente no Museu Machado de Castro em Coimbra, ao mosteiro de Refojos e onde está inscrito a data mais elevada de sua existência: 1152. Serviu como intermediário e garante do pacto de fidelidade entre D. Teresa e sua irmã D. Urraca I de Leão e Castela. Frequentou a comunidade do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas em Tarouca, de que se fez familiar. (fonte: wikipedia.org)

MOR Gomes [Parents] was born about 1110 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She married GOMES Mendes Guedeão.

Descende de Fernando I, de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  F i MARINHA Gomes Guedeão

PAIO Peres Romeu was born about 1080 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. He married GODO Soares.

No Geneall.net. consta que foi filho de Pedro Turtezendes e de Toda Ermiges, mas que viveram cerca de um século antes. Fim de Linha.

GODO Soares [Parents] was born about 1080 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She died in 1133 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She married PAIO Peres Romeu.

Descende de Fernando I, de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  M i SOEIRO Pais Mouro
  F ii MOR Gomes

MEM Guedaz Guedão [Parents] was born about 1045 in Toledo, Espanha. He died in 1103 in Chaves, Distrito de Vila Real, Portugal. He married SANCHA Mendes Calvo.

SANCHA Mendes Calvo [Parents] was born about 1045 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. She married MEM Guedaz Guedão.

They had the following children:

  M i GOMES Mendes Guedeão

GUEDA Mendes [Parents] "O Velho" died in Toledo, Espanha.

D. Gueda, Mendes, foi filho de D. Mendo Gomes, muçarate de Toledo, antes da restauração desta cidade pelo Rei D. Afonso VI de Leão. O Conde D. Pedro chama-o Velho e o Frei António Brandão Gueda Mendes diz que foi testemunhada pela doação que D. Afonso Henriques (1109-1185) fez da Terra de Regalados à Sé de Braga, em 1180.

fonte: O MORGADO E A CASA DA SILVA (BARCELOS) SUBSÍDIOS PARA A SUA HISTÓRIA (PARTE 1) por Adélio Torres Neiva (Missionário do Espírito Santo) - Publicado em “Barcelos Revista”

He had the following children:

  M i MEM Guedaz Guedão

MENDO Moniz was born about 1015 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal.

He had the following children:

  F i SANCHA Mendes Calvo

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index