Uma Teia de Famílias


EURICO de Nobrega "O Conquistador" was born about 1005 in Condado Portucalense. He died in Nobrega em Vila Verde, Distrito de Braga, Portugal.

Foi Senhor de Vila Verde e capitão que tomou dos mouros o Castelo de Nobrega no tempo d D. AFONSO I Henriques. Graças a este feito, recebeu o sobrenome de Nobrega e a alcunha de O Conquistador. Também usou o título de Senhor de Vila Verde.

He had the following children:

  F i GUIOMAR Mendes

MENDO Alão died about 1040 in Distrito de Bragança, Portugal. He married ARDZRUNI de Vaspukaran.

D. Mendo Alão foi um cavaleiro medieval que viveu na região de Bragança, contemporâneo do Rei D. Afonso VI de Castela. Segundo o Livro Velho de Linagens era clérigo, muito provavelmente no mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs, e engravidou uma princesa arménia de nome Ardzruni quando esta ficou instalada no dito mosteiro, indo em peregrinação a Santiago de Compostela. Mendo Alão poderia ser baseado na raridade do patronímico Alanus, filho de Alano de Nantes, Quinto Conde de Nantes, que fugiu da Bretanha para Leão e possível fundador do mosteiro de São Salvador de Castro de Avelãs. Sua mãe seria uma filha do Conde Odoarius, Presor em Chaves, que também pode ter fundado o Mosteiro de Castro de Avelãs.

ARDZRUNI de Vaspukaran was born about 1000 in Vaspukaran, Armênia. She died in Distrito de Bragança, Portugal. She married MENDO Alão.

Princesa armenia da dinastia Ardzruni, que pode ter sido filha de Seneqerim Ioan (*960,+1027) último rei de Vaspurakan. Segunda a lenda, ela foi raptada quando vinha a Santiago de Compostela em peregrinação com seu piedoso pai, cujo longínquo reino de Vaspurakan estava sob ameaça iminente de invasão de bárbaros.

They had the following children:

  F i OUROANA Mendes
  M ii FERNÃO Mendes

FAFES Sarrazins [Parents] was born about 1020 in Batalha de Águas de Maia, Distrito de Coimbra, Portugal. He died in 1071 in Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal. He married OUROANA Mendes.

Fafes Sarrazins (*1015/25,+1071) nasceu em Águas de Maia (Distrito de Coimbra) e exerceu o cargo de Alcaide (Tenens) do Castelo de Lanhoso até sua morte.

OUROANA Mendes [Parents] was born about 1020 in Distrito de Bragança, Portugal. She died in Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal. She married FAFES Sarrazins.

They had the following children:

  M i GODINHO Fafes

SARRACINO Fafes [Parents] was born about 980 in Guimarães, Distrito de Braga, Portugal. He died in Batalha de Águas de Maia, Distrito de Coimbra, Portugal. He married GODO Moniz.

GODO Moniz [Parents] was born about 1000 in Viegas, Coimbra, Portugal. She died in Batalha de Águas de Maia, Coimbra, Portugal. She married SARRACINO Fafes.

They had the following children:

  M i FAFES Sarrazins

MONIO de Viegas "o Velho" died in Viegas, Coimbra, Portugal.

He had the following children:

  F i GODO Moniz

FAFILA Lucides [Parents] was born about 940 in Guimarães, Distrito de Braga, Portugal.

He had the following children:

  M i SARRACINO Fafes

LUCIDIO Alvites [Parents] was born in 910 in Guimarães, Distrito de Braga, Portugal.

Aparece documentado entre os anos de 926 e 968 em Guimarães.

He had the following children:

  M i FAFILA Lucides

ALVITO Lucides [Parents] was born in 880 in Guimarães, Distrito de Braga, Portugal.

He had the following children:

  M i LUCIDIO Alvites

LUCIDIO Vimaranes [Parents] was born about 860 in Guimarães, Distrito de Braga, Portugal. He married GUDILONA Mendes.

Lucídio Vimaranes (etimologicamente, «filho de Vímara»), sucedeu a seu pai à frente do condado de Portucale, instituindo-se assim uma dinastia condal que governaria a região até 1071.

GUDILONA Mendes was born in 862 in Distrito de Braga, Portugal. She married LUCIDIO Vimaranes.

Segundo o historiador Almeida Fernandes, ela seria filha de Hermenegildo Guterres, conde de Coimbra e de Ermesenda Gatones, mas não há documentação que comprove esta hipótese. (fonte: Wikipedia.org).

They had the following children:

  M i ALVITO Lucides

EGAS Gomes de Sousa [Parents] was born about 1035 in Ribavizela em Felgueiras, Distrito do Porto, Portugal. He was buried in Mosteiro de Pombeiro de Ribavizela. He married GONTINHA Gonçalves.

Foi um nobre do Condado Portucalense e o primeiro da sua linhagem a usar o apelido Sousa. Foi senhor das Terras de Sousa, de Novelas e de Felgueiras. Exerceu o cargo de governador de toda a comarca de Entre Douro e Minho. Foi capitão-general, e como tal em combate venceu o rei de Tunes, num combate junto à cidade de Beja. Esse ato valeu-lhe o acrescento ao seu brasão, do epíteto: "Bastões de Aragão", das quatro luas crescentes que o dito rei de Tunes trazia nas suas bandeiras. Foi enterrado no Mosteiro de Pombeiro. (fonte : Wikipedia.org).

GONTINHA Gonçalves [Parents] was born in 1038/1039 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She married EGAS Gomes de Sousa.

Descende de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  M i MEM Viegas de Sousa

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index