Uma Teia de Família


EGAS Pires Coronel [Parents] was born in 1146 in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. He died in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. He married INÊS Martins Anaia.

Egas Pires nasceu em Sequeira em 1146 (?), mas tinha origem aragonesa. Em 1175 foi a Corte do Reino de Aragão, acompanhando a princesa D. Dulce Berenguer de Barcelona até Portugal, para que ela pudesse se casar com o futuro rei de Portugal, D. Sancho I (*1154,+1212). Foi o primeiro da sua linhagem a utilizar a alcunha “de Sequeira” e isso aconteceu quando em 1176 adquiriu os terrenos, juntamente com sua mãe, em São Julião de Sequeira, herdades foreiras que não pagavam foro à Coroa e "honravam" Martim Viegas. Sua esposa Inês Martins de Anaia nasceu em Sequeira (*1150/5). fontes: Figuras históricas de Portugal in Wikipedia.org e Portal da Freguesia de Sequeira.

INÊS Martins Anaia was born about 1150 in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. She died in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. She married EGAS Pires Coronel.

They had the following children:

  F i Maior Viegas Coronel
  M ii RAIMUNDO Viegas

PEDRO Coronel was born about 1130 in Reino da Itália. He died in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. He married JUSTA Pais in 1140/1145 in (Sequeira).

Cavaleiro medieval de origem italiana que veio para Portugal como companheiro de armas de D. Afonso Henriques (1109-1185) e combateu ao seu lado nas lutas contra os mouros. Distingui-se ao lado de D. Sancho I (1154-1212), futuro rei, nas guerras da reconquista.

JUSTA Pais [Parents] was born about 1130 in Condado Portucalense. She died in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. She married PEDRO Coronel in 1140/1145 in (Sequeira).

Aparece em documentos datados de 1132 e 1151 e em seu testamento, datado de finais do século XII, deixou vários bens a São Pedro de Coimbra. Ficou viúva e se casou com Soeiro Paes Amado.

They had the following children:

  M i EGAS Pires Coronel

PAIO Guterres da Cunha [Parents] was born about 1100 in Gasconha, França. He died after 1147 in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. He married MÓR Rendulfes.

Paio Guterres (*1100/5) nasceu em Gasconha, França e passou para o Condado Portucalense juntamente com o seu pai, D. Guterre, quando este acompanhou o Conde D. Henrique de Borgonha, na sua vinda para as terras da Lusitânia (1096).
Esteve por mais de uma vez em locais de guerra contra os mouros, envolvendo-se no combate de defesa do Castelo de Leiria quando este foi atacado pelas forças mouras. Lutou combate da Tomada de Lisboa (1º de Julho de 1147 até 25 de Outubro), tendo aqui importante papel ao quebrar, com cunhas de ferro, a porta da cidade. Foi graças a este ato de bravura que o rei D. Afonso Henriques pode entrar por essa porta juntamente com parte do seu exército e recebeu o apelido de Da Cunha. Numa outra versão mais româtica e ao gosto da época, conta que, quando as forças sitiadas viram a bandeira de D. Afonso hasteada numa das torres das muralhas, esta não se segurava devido à força do vento, com receio de que esta caísse, o que seria uma derrota perante os mouros, D. Paio, mesmo debaixo de uma chuva de flechas inimigas, segurou a bandeira e lhe teria metido duas cunhas de forma a que esta se aguentasse apesar do vento. A este feito terá dito o "El-Rei: “A cunha, a cunha”!, ficando o apelido. Posteriormente passou para Sequeira, em Braga, onde deve ter se casado com Mor Randulfes e onde faleceu. (fonte: Figuras históricas de Portugal in Wikipedia.org).

MÓR Rendulfes was born about 1100 in Distrito de Braga, Portugal. She died in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal. She married PAIO Guterres da Cunha.

Fim de Linha.

They had the following children:

  F i JUSTA Pais
  M ii FERNÃO Pais da Cunha

GUTERRE da Gasconha was born in 1060 in Gasconha, França. He died in Sequeira, Distrito de Braga, Portugal.

Nobre francês nascido na Gasconha (*1055/65) e que acompanhou o Conde Dom Henrique de Borgonha quando este recebeu o condado Portucalense, de Afonso VI de Leão e Castela, em 1096. (fonte: wikipedia.org). Fim de Linha.

He had the following children:

  M i PAIO Guterres da Cunha

JOÃO Fernandes [Parents] was born about 1150 in Quinta do Paço de Urgezes em Guimarães, Distrito de Braga, Portugal. He married MARIA Soares de Sousa.

Other marriages:
Moniz Varela, MARINHA

Descende de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

MARIA Soares de Sousa [Parents] was born about 1150 in Santa Cruz de Riba Tâmega (Amarante), Distrito do Porto, Portugal. She married JOÃO Fernandes.

Other marriages:
Duer, EGAS

They had the following children:

  F i MARIA Anes
  F ii Teresa Anes

FERNÃO Peres [Parents] was born about 1130 in Quinta do Paço de Urgezes em Guimarães, Distrito de Braga, Portugal. He married USCO Godins.

Senhor de Melo, fidalgo e cavaleiro medieval do Reino de Portugal. (fonte: wikipedia.org)

USCO Godins [Parents] was born about 1140 in Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga, Portugal. She married FERNÃO Peres.

Descende de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  M i MARTIM Fernandes
  M ii JOÃO Fernandes

SOEIRO Mendes de Sousa [Parents] "o grosso" was born about 1105 in Santa Cruz de Riba Tâmega (Amarante), Distrito do Porto, Portugal. He died in 1137 in Santa Cruz de Riba Tâmega (Amarante), Distrito do Porto, Portugal.

Soeiro Mendes de Sousa (*1105/110,+1137), foi natural de Santa Cruz de Riba Tâmega, apelidado de o Grosso, participou ativamente na Batalha de São Mamede (24.VI.1128), ao lado de D. Afonso Henriques. (fonte : Wikipedia.org e geneall.net)

He had the following children:

  F i MARIA Soares de Sousa

PERO Fromarigues [Parents] was born about 1090 in Quinta do Paço de Urgezes em Guimarães, Distrito de Braga, Portugal.

Senhor de Melo, fidalgo e cavaleiro medieval do Reino de Portugal, que viveu na Quinta do Paço de Urgezes, localizada na freguesia de Urgezes, próximo à actual cidade de Guimarães. (fonte: wikipedia.org)

He had the following children:

  M i FERNÃO Peres
  M ii PAIO Peres

PAIO Viegas Dade was born about 1180. He died after 1240 in Santarém, Distrito de Santarém, Portugal.

Foi Alcáide de Santarém e Leiria (c1240). Fim de Linha.

He had the following children:

  M i MARTIM Pais Dade

PERO Mendes de Aguiar [Parents] was born about 1145 in Aguiar de Sousa em Paredes, Distrito do Porto, Portugal. He died before 1212 in Aguiar de Sousa em Paredes, Distrito do Porto, Portugal. He married ESTEVAINHA Mendes de Gundar.

Other marriages:
Unknown

Pero Mendes de Aguiar viveu ainda uma parte da sua vida no tempo do reinado de D. Afonso Henriques (1109-1185) e outra no tempo de D. Sancho I (1154-1212). Casou com D. Estefânia Mendes de Gondar, filha de D. Mendo de Gondar, um dos capitães que vieram com o Conde D. Henrique para este reino, e de sua mulher D. Goda. O seu nome aparece a confirmar a doação que D. Afonso Henriques faz, ao mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, da igreja de Leiria em 4 de Abril de 1142 (D.M.P., Documentos Régios, VOL.I, Tomo I, Doc. nº 3.). D. Pedro e sua mulher tiveram quatro filhos: Martim Pires de Aguiar, D. Urraca, D. Dordice e D. Maria.

fonte: O MORGADO E A CASA DA SILVA (BARCELOS) SUBSÍDIOS PARA A SUA HISTÓRIA (PARTE 1) por Adélio Torres Neiva (Missionário do Espírito Santo) - Publicado em “Barcelos Revista”

ESTEVAINHA Mendes de Gundar [Parents] was born about 1177 in Gundar, Distrito do Porto, Portugal. She married PERO Mendes de Aguiar.

They had the following children:

  F i DÓRDIA Pais de Aguiar
  F ii URRACA Pires de Aguiar

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index