Uma Teia de Famílias


LOURENÇO Pires de Távora [Parents] was born about 1330 in Távora em Tabuaço, Distrito de Viseu, Portugal. He died after 1367 in Távora em Tabuaço, Distrito de Viseu, Portugal. He married ALDA Gonçalves de Morais.

Lourenço Pires (*) viveu no tempo de D. FERNANDO I de Portugal (*1345, r1367, +1382). (fonte: SousasDoPrado.pdf in doria.genealogias.org)

(*) Descende de Lourenço Pires de Távora, Senhor de Paradela, e Guiomar Rodrigues da Fonseca. Algumas fontes o colocam como filho deste último Lourenço, o que é cronológicamente impossível.

ALDA Gonçalves de Morais [Parents] was born about 1330 in Portugal. She died after 1360 in Távora em Tabuaço, Distrito de Viseu, Portugal. She married LOURENÇO Pires de Távora.

They had the following children:

  M i PEDRO Lourenço de Távora

GONÇALO Rodrigues de Morais was born about 1300 in Portugal. He married ESTEFÂNIA Soares.

ESTEFÂNIA Soares was born about 1300 in Portugal. She married GONÇALO Rodrigues de Morais.

They had the following children:

  F i ALDA Gonçalves de Morais
  M ii Martim Gonçalves de Morais

MARTIM Gomes Lobo was born about 1370 in (...), Distrito de Bragança, Portugal.

Martim Gomes Lobo foi doutor em leis, Ouvidor-Geral da casa ducal de Bragança, judaizante. (fonte: SousasDoPrado.pdf in doria.genealogias.org)

He had the following children:

  F i ISABEL Pinheiro

LOPO de Sousa [Parents] was born about 1450 in Mortágua, Distrito de Viseu, Portugal. He died after 1500 in Distrito de Bragança, Portugal. He married BEATRIZ de Albuquerque.

Lopo de Sousa foi aio de d. Jaime (*1479, +1532.IX.20), Quarto Duque de Bragança, senhor da Vila Pouca e do Prado e alcaide-mór de Bragança. (fonte: SousasDoPrado.pdf in doria.genealogias.org)

Descende de Carlos Magno, Fernando I de Castela e Leão, Ramiro II das Astúrias, Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, de William I o Conquistador da Inglaterra e de Afonso Henriques de Portugal.

BEATRIZ de Albuquerque [Parents] was born about 1470 in Porto, Distrito do Porto, Portugal. She died after 1500 in Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. She married LOPO de Sousa.

Descende Rei dos Reis Dario I, de Carlos Magno, de Fernando I Rei de Leão e Castela, de Ramiro II Rei de Leão e Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, de Hugo Capeto,de William I o Conquistador da Inglaterra e de Afonso Henriques Rei de Portugal.

They had the following children:

  M i MARTIM Afonso de Sousa

JOÃO Rodrigues de Sá [Parents] was born about 1430 in Porto, Distrito do Porto, Portugal. He died before 1511 in Porto, Distrito do Porto, Portugal. He married JOANA de Albuquerque.

João Rodrigues de Sá foi um cavaleiro da casa do rei, sucedeu a seu pai como alcaide do Porto e recebeu todas as propriedades que este tinha da coroa de juro e herdade (carta régia de 16.VI.1449). Sob AFONSO V participou na Batalha de Alfarrobeira (20.V.1449), onde morreu seu pai. Recebia as rendas dos pescadores de Matosinhos e Leça. Foi senhor do morgado de Sever. Foi senhor da Quinta de Canidelo. Em 1458 participou da conquista de Alcácer-Ceguer, sendo comandante de uma nau construída no Porto que acediou Alcácer no ano seguinte. Recebeu a jurisdição civil e criminal do julgado de Bouças. Por sua participações revelevantes, a coroa lhe garantiu diversas beneçes pecuniárias além de muitas propriedades. Em 1463 recebeu o juro e herdade da terra de Aguiar de Sousa (Porto), foi patrono de Igreja de São Martinho de Lordelo (1466), recebeu o condado de Maçarelos de São João da Foz (1469). Sob d. JOÃO II foi vedor da fazenda do Porto e fronteiro-mór da região de Entre-Douro e Minho. Faleceu septuagenário em data anterior a 1511. (fonte: A Batalha de Alfarrobeira. Antecedentes e Significado por Humberto Baquero Moreno, 1980, Coimbra).

Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela e Leão, de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

JOANA de Albuquerque [Parents] "A visigoda" was born about 1430 in Portugal. She married JOÃO Rodrigues de Sá.

Descende Rei dos Reis Dario I, de Carlos Magno, de Fernando I de Leão, de Ramiro II de Leão, de Hugo Capeto, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, de William I o Conquistador da Inglaterra e de Afonso Henriques de Portugal.

They had the following children:

  F i BEATRIZ de Albuquerque

MARTIM Afonso de Sousa [Parents] was born in 1490/1495 in Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. He died on 26 Jul 1571 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. He was buried in Convento de São Francisco de Lisboa.

Other marriages:
Pimentel, Ana

Martim Afonso de Sousa foi senhor do Prado e de Alcoendre e alcaide-mór de Bragança, sob o duque Teodósio I. Desejoso de aventuras, largou os seus confortáveis cargos e foi para Salamanca (Castela). Lá viveu quatro anos e se casou com Ana Pimentel, irmã do marquês de Tavara. Em 03 de Dezembro de 1530 partiu para o Brasil numa armada de quatro naus enviada por d. JOÃO III com a finalidade de por padrões de posse em toda a área da bacia do Prata.
Em fins de 1531 quase morreu afogado na foz do Rio da Prata após sua nau ter naufragado. Voltou para a região de Santos, onde em 22 de janeiro de 1532 fundou a primeira vila do Brasil, São Vicente, o mártir. Para a fundação da cidade contou com o apoio de dois naufragos, João Ramalho e Antônio Rodrigues, que eram amigos dos caciques Tibiriça e Caiubi. Em 22 de Agosto de 1532 fez a primeira eleição popular do Novo Mundo. Em outubro do mesmo ano, recebeu o comunicado de que o rei havia dividido o território brasileiro em capitanias hereditárias, recebendo Martim 100 léguas, que partia de São Vicente em direção a norte (terminando aproximadamente na foz do Rio Macaé).
Em fins de 1533 foi nomeado capitão-mór das Índias, defendeu a feitoria de Diu contras os muçulmanos e hindus e combateu corsários. Em 1542 foi nomeado vice-rei das Índias. Possivelmente retornou a Portugal em 1545. Foi senhor Alcoentre, comprado ao marquês de Vila Real, criou o morgado e foi donatário das capitanias de Santa Ana e São Vicente no Brasil. Faleceu em Lisboa e foi enterrado em Convento de São Francisco de Lisboa. (fonte: wikipedia.org).

Descende Rei dos Reis Dario I, de Carlos Magno, de Fernando I Rei de Leão e Castela, de Ramiro II Rei de Leão e Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, de Hugo Capeto,de William I o Conquistador da Inglaterra e de Afonso Henriques Rei de Portugal.

He had the following children:

  F i ISABEL Lopes de Sousa

FERNÃO de Sá [Parents] was born in 1395/1400 in Porto, Distrito do Porto, Portugal. He died on 20 May 1449 in Alfarrobeira em Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. He married FELIPA da Cunha about 1320.

Fernão de Sá foi camareiro-mór de D. DUARTE e D. AFONSO V (Menezes Vaz, 1960, pg 218). Foi alcaide-mor do Porto e senhor de Sever.

FELIPA da Cunha [Parents] was born about 1410 in Basto, Distrito de Braga, Portuga. She died after 1430 in Porto, Distrito do Porto, Portugal. She married FERNÃO de Sá about 1320.

Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela e Leão, de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  M i JOÃO Rodrigues de Sá

GIL Vaz da Cunha [Parents] was born in 1370/1375 in Tábua, Distrito de Coimbra, Portugal. He died after 1410 in Basto, Distrito de Braga, Portuga. He married ISABEL Pereira.

Foi senhor da terra de Basto e comendador de Pinheiro. (fontes: geneall.com e A Batalha de Alfarrobeira. Antecedentes e Significado por Humberto Baquero Moreno, 1980, Coimbra).


Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela e Leão, de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

ISABEL Pereira [Parents] was born in 1370/1375 in Distrito de Portalegre, Portugal. She married GIL Vaz da Cunha.

Descende de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  F i FELIPA da Cunha

LUÍS Álvares Pais was born about 1400 in Portugal. He married TERESA de Albuquerque.

Foi mestre sala de D. AFONSO V.

TERESA de Albuquerque [Parents] was born about 1410 in Chaves, Distrito de Vila Real, Portugal. She married LUÍS Álvares Pais.

Descende Rei dos Reis Dario I, de Carlos Magno, de Fernando I de Leão, de Hugo Capeto, de Ramiro II de Leão, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, de William I o Conquistador da Inglaterra e de Afonso Henriques de Portugal.

They had the following children:

  F i JOANA de Albuquerque

GONÇALO Vaz de Melo [Parents] was born about 1362 in Chaves, Distrito de Vila Real, Portugal. He married ISABEL de Albuquerque.

Gonçalo Vaz foi terceiro senhor da Castanheira, Povos e Cheleiro. Descende de Carlos Magno, de Fernando I Rei de Leão e Castela, de Ramiro II Rei de Leão, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, de Hugo Capeto e de Afonso Henriques Rei de Portugal.

ISABEL de Albuquerque [Parents] was born about 1380 in Tábua, Distrito de Coimbra, Portugal. She married GONÇALO Vaz de Melo.

Descende Rei dos Reis Dario I, de Carlos Magno, de Fernando I de Leão, Ramiro II Rei de Leão, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, de Hugo Capeto, de William I o Conquistador da Inglaterra e de Afonso Henriques de Portugal.

They had the following children:

  F i TERESA de Albuquerque

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index