Uma Teia de Família


DOMINGOS Colaço died after 1533 in Ribeira Seca em Machico, Ilha da Madeira, Portugal.

He had the following children:

  M i FRANCISCO Gonçalves

PEDRO Gonçalves died after 1533 in Ribeira Seca em Machico, Ilha da Madeira, Portugal.

He had the following children:

  F i INÊS Ferreira

ESTEVÃO Nunes [Parents] was born in 1640/1645 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1690 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He married Clara Gonçalves on 06 Jul 1681 in Igreja de São Martinho.

Other marriages:
Gonçalves, ESPERANÇA

Primeiro casamento (L241 f4) # Em os 17 de janeiro de (1)665 eu Manoel do Couto Cardozo de licença do r(everen)do p(adr)e (...) Nogueira recebi na Irmida de Mossa Se(nho)ra de Nazareth a ESTEVAÕ NUNES filho de BERTOLOMEU LOPES e de HELENA RO(DR)I(GUE)S da freguezia de C(amara) de Lobos com ESPERANÇA G(ONÇA)L(VE)S filha de BELCHIOR G(ONÇA)L(VE)S e de ANTONIA G(ONÇA)L(VE)S corridos os banhos na forma hordinaria tes(temunh)as (...) Dom José de Saá Dom Bartolomeu e a todas pessoas (...) este assinaraõ. Manoel do Couto Cardozo. Dom Joze de Saa. Bartolomeu de Saa.

Segundo casamento (L241 f22v) # Em os seis dias do mez de julho de mil seis centos, e outenta e hum eu vig(ai)ro do gl(orio)so S(aõ) Martinho da minha licença (...) o vig(ai)ro Pedro Gonçalves de Aguiar recebeu a ESTEVAÕ NUNES veuvo de ESPERANÇA GOMES com CLARA G(ONÇA)L(VE)S viuva de P(EDR)O FERNANDES ROCHA todos desta freg(uezi)a (...) na foram costumada (...) achavam se prezentes (...) Manoel Rodrigues (...) \\ O vig(ai)ro Pedro G(onça)l(ve)s de Aguiar \\ (...).

Clara Gonçalves [Parents] was born in 1647/1652 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She married ESTEVÃO Nunes on 06 Jul 1681 in Igreja de São Martinho.

Other marriages:
Fernandes Rocha, Pedro

They had the following children:

  M i Estevão Nunes was born in 1683 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 28 Jan 1683 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L3 f78) # Em os vinte, e oito dias do mez de jan(ei)ro de mil seis centos e oitenta e trez annos eu Joam de Barcos vig(ai)ro nesta igr(ej)a do mar(tir)e S(aõ) Martinho baptizei, e puz os sanctos oleos a ESTEVAÕ filho de ESTEVAÕ NUNES, e de sua molher CLARA GONSALVES meus freguezes foi padrinho Pedro Carvalho de Valdavesso morador na cidade freguezia de S(aõ) P(edr)o, de q(ue) fiz este termo, que com o dito padrinho assiney dia, mez, e anno ut s(up)ra \\ O vig(ai)ro Joam de Barcos \\ Pedro Carvalho Valdavesso.

Pedro Fernandes Rocha [Parents] was born in 1647/1652 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He died in 1674/1675 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He married Clara Gonçalves on 25 Apr 1672 in Igreja de São Martinho.

Clara Gonçalves [Parents] was born in 1647/1652 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She married Pedro Fernandes Rocha on 25 Apr 1672 in Igreja de São Martinho.

Other marriages:
Nunes, ESTEVÃO


Pedro Fernandes died before 1672 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He married Maria Luís.

Maria Luís died before 1672 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She married Pedro Fernandes.

They had the following children:

  M i Pedro Fernandes Rocha

Jorge Anes died before 1672 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He married Guiomar Gonçalves.

Guiomar Gonçalves died after 1672 in São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She married Jorge Anes.

They had the following children:

  F i Clara Gonçalves

MARTIM Afonso de Sousa [Parents] was born in 1490/1495 in Vila Viçosa, Distrito de Évora, Portugal. He died on 26 Jul 1571 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. He was buried in Convento de São Francisco de Lisboa. He married Ana Pimentel in 1526/1530 in Igreja de Salamanca.

Other marriages:
Unknown

Martim Afonso de Sousa foi senhor do Prado e de Alcoendre e alcaide-mór de Bragança, sob o duque Teodósio I. Desejoso de aventuras, largou os seus confortáveis cargos e foi para Salamanca (Castela). Lá viveu quatro anos e se casou com Ana Pimentel, irmã do marquês de Tavara. Em 03 de Dezembro de 1530 partiu para o Brasil numa armada de quatro naus enviada por d. JOÃO III com a finalidade de por padrões de posse em toda a área da bacia do Prata.
Em fins de 1531 quase morreu afogado na foz do Rio da Prata após sua nau ter naufragado. Voltou para a região de Santos, onde em 22 de janeiro de 1532 fundou a primeira vila do Brasil, São Vicente, o mártir. Para a fundação da cidade contou com o apoio de dois naufragos, João Ramalho e Antônio Rodrigues, que eram amigos dos caciques Tibiriça e Caiubi. Em 22 de Agosto de 1532 fez a primeira eleição popular do Novo Mundo. Em outubro do mesmo ano, recebeu o comunicado de que o rei havia dividido o território brasileiro em capitanias hereditárias, recebendo Martim 100 léguas, que partia de São Vicente em direção a norte (terminando aproximadamente na foz do Rio Macaé).
Em fins de 1533 foi nomeado capitão-mór das Índias, defendeu a feitoria de Diu contras os muçulmanos e hindus e combateu corsários. Em 1542 foi nomeado vice-rei das Índias. Possivelmente retornou a Portugal em 1545. Foi senhor Alcoentre, comprado ao marquês de Vila Real, criou o morgado e foi donatário das capitanias de Santa Ana e São Vicente no Brasil. Faleceu em Lisboa e foi enterrado em Convento de São Francisco de Lisboa. (fonte: wikipedia.org).

Descende Rei dos Reis Dario I, de Carlos Magno, de Fernando I Rei de Leão e Castela, de Ramiro II Rei de Leão e Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, de Hugo Capeto,de William I o Conquistador da Inglaterra e de Afonso Henriques Rei de Portugal.

Ana Pimentel was born in 1500/1505 in Salamanca, Reino de Castela, Espanha. She died after 1544 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. She married MARTIM Afonso de Sousa in 1526/1530 in Igreja de Salamanca.

Foi ela quem em 1534 ordenou a introdução do gado vacum na capitania de São Vicente e que em 1544 revogou a ordem de seu esposo que proibia a entrada de europeus no campo de Piratininga.


Dionísio da Costa was born in 1585/1590 in (São Paulo, São Paulo, Brasil). He married Isabel da Motta in 1605/1610 in (Santos).

Isabel da Motta [Parents] was born in 1582/1583 in São Paulo, São Paulo, Brasil. She married Dionísio da Costa in 1605/1610 in (Santos).


João Moreira de Godoi [Parents] was born in 1590/1595 in Santana do Parnaíba, São Paulo, Brasil. He died before 1668 in São Paulo, São Paulo, Brasil. He married Eufêmia da Costa Motta in 1620/1625 in (Santos).

Eufêmia da Costa Motta [Parents] was born in 1583/1584 in São Vicente, São Paulo, Brasil. She died in 1668 in São Paulo, São Paulo, Brasil. She married João Moreira de Godoi in 1620/1625 in (Santos).

Testamento # Em nome da Santíssima (...). Aos 27-2-1678 eu, Euphemia da Costa , doente em uma cama, faço este meu testamento. Encomenda a alma. Rogo ao reverendo Padre Antonio Lopes Cardoso e ao Capitão Lourenço Castanho Taques queiram ser meus testamenteiros. Meu corpo será sepultado na igreja do seráfico São Francisco. Ordena missas. Declaro que fui casada com João de Godoy que Deus haja de quem tive dez filhos digo nove a saber, Jorge Moreira, Frei Balthazar do Rosário, Antonio de Godoy, Gaspar de Godoy, o Padre Pedro de Godoy, Balthazar de Godoy vivos, os mortos o padre João de Godoy, o padre Francisco de Godoy, Fernando de Godoy, mais duas filhas vivas a saber Maria Colassa casada com Antonio Garcia, Izabel de Godoy com Diogo de Lara e Sebastiana de Godoy já defunta casada com Antonio Cardoso. Declaro que minhas filhas estão inteiradas de seus dotes e somente devo a Diogo de Lara trinta e tantos mil réis pouco mais ou menos. Devo ao capitão Pedro Taque de Almeida o que contar de uma escritura que lhe passe.. Declaro que fiz patrimônio a meu filho o padre Pedro de Godoy. Declaro que tenho alguns bens assim moveis como de raiz. O remanescente de minha terça deixo a minha neta Maria de Lara filha de Diogo de Lara. Roguei a Lopo Rodrigues este por mim fizesse e como testemunha assinasse, nesta vila de são Paulo em os vinte e sete de fevereiro de mil e seiscentos e setenta e oito anos. Lopo Rodrigues \\ Joachim de Godoy \\ Pedro Simões da Costa \\ Lourenço Castanho Taques \\ Mathias Machado \\ Paulo Rodrigues Ribeiro \\ Gabriel de Mariz \\ Manuel Castanho. \\ Cumpra-se como nele se contem São Paulo 27 de fevereiro de 1678. \\ Franco


Pedro Manhães Barreto [Parents] was born in 1674 in Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil. He died on 31 Mar 1713 in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. He married Benta Pereira de Sousa in 1695/1700 in (Igreja de São Salvador de Campos).

Benta Pereira de Sousa [Parents] was born in 1674/1675 in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. She died on 10 Dec 1760 in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil. She was buried on 10 Dec 1760 in Capela da Fazenda do Colégio em Goytacazes. She married Pedro Manhães Barreto in 1695/1700 in (Igreja de São Salvador de Campos).

Segundo a história local em 1748 liderou uma revolta contra o 3° Visconce de de Asseca (Diogo Correia de Sá), donatário da capitania da Paraíba do Sul. A origem da revolta foram os pesados impostos impingidos à população e aos constante derrespeito aos limites de terras que esta família há 100 anos amealhava para si em prezuízo dos latifundiários locais. Ao lado de Benta estava sua filha Mariana que também participou da revolta que durou alguns anos. Por este ato foi cognominada “A heroína de Campos”.

They had the following children:

  M i Manoel Manhães Barreto was born in 1697/1700 in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.
  M ii João Alves Manhães Barreto was born in 1699/1702 in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.
  F iii Páscoa Barreto de Sousa was born in 1702/1705 in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.
  F iv Mariana Barreto de Sousa
  M v Francisco Manhães Barreto was born in 1707/1710 in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index