Uma Teia de Famílias


GONÇALO Pero was born about 1250 in Distrito do Porto, Portugal. He married URRACA Martins.

Fim de Linha.

URRACA Martins [Parents] was born about 1250 in Medas em Gondomar, Distrito do Porto, Portugal. She married GONÇALO Pero.

They had the following children:

  M i MARTIM Sanches da Medas

MARTINS Sanches das Medas was born about 1220 in Medas em Gondomar, Distrito do Porto, Portugal. He died after 1245 in Distrito do Porto, Portugal. He married DÓRDIA Nunez de Aguiar.

Martin Sanches se distinguiu na Batalha do Porto, onde o Rei D. Sancho II de Portugal tentou manter a Coroa, em Agosto de 1245 e ficou para a história como a "Lide de Gaia". (fonte: wikipedia.org)

DÓRDIA Nunez de Aguiar [Parents] was born about 1220 in Aguiar de Sousa em Paredes, Distrito do Porto, Portugal. She married MARTINS Sanches das Medas.

They had the following children:

  F i URRACA Martins

NUNO Martins de Aguiar [Parents] was born about 1195 in Aguiar de Sousa em Paredes, Distrito do Porto, Portugal.

He had the following children:

  F i DÓRDIA Nunez de Aguiar

JORGE de Mendonça was born about 1420 in (...), Portugal.

Fim de Linha.

He had the following children:

  F i ANA Gonçalves de Mendonça

Gaspar Carneiro [Parents] was born in 1495/1500 in Ponta da Garça na Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel dos Açores, Portugal. He married Catarina Dias.

Gaspar Carneiro, que casou com uma filha de João do Porto, chamada Catarina Dias, natural da ilha da Madeira, de que houve estes filhos:
O primeiro, que faleceu solteiro nas Índias de Castela,
O segundo, Diogo Afonso, que casou com Bartoleza Pais, filha de João de Teves,
O terceiro, Pero Furtado, que casou com Maria Soares, filha de Gaspar do Monte, o Moço, e neta de Gaspar do Monte, o Velho,
O quarto, Gaspar Carneiro, que faleceu frade de S. Domingos, em Coimbra,
Houve mais Gaspar Carneiro quatro filhas:
A primeira, Guiomar Roiz, que casou com Vicente Anes, da casta dos Giraldos, gente honrada, que vieram do Algarve, de que houve muitos filhos e filhas;
A segunda, Antónia Carneira, casou com João Esteves, viúvo, de que houve dois filhos e uma filha, um chamado Pedro Carneiro, casou com uma filha de João Jorge, o Moço, da vila de Água do Pau; o outro, chamado Manuel Carneiro, casou na cidade da Ponta Delgada com uma neta de Bertolameu Afonso Cadimo; outra, a que não soube o nome, casou com Bertolameu Afonso Giraldo, morador nos Mosteiros, de que tem duas filhas e um filho;
E Branca Roiz, quarta filha de Gaspar Carneiro, casou com Álvaro Roiz, viúvo, de que houve filhos e filhas. (fonte: Saudades da Terra, IV, cap VI)

Catarina Dias [Parents] was born in 1495/1500 in (...), Ilha da Madeira, Portugal. She married Gaspar Carneiro.


Sebastião Afonso da Costa Cogumbreiro [Parents] was born in 1510/1515 in Ponta da Garça na Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel dos Açores, Portugal. He married Maria Viana Pavão.

O quarto filho de Diogo Afonso, chamado Sebastião Afonso, casou com uma filha de André Manuel Pavão, da vila de Água do Pau, de que houve quatro filhas: as três faleceram solteiras e estão enterradas na ermida da Madre de Deus, que ordenou fazer seu avô Diogo Afonso da Costa; a outra casou com Sebastião Barbosa, filho de Estevão Nogueira e neto de Sebastião Barbosa da Silva, o Velho; outro filho de Sebastião Afonso casou com Maria de Froes, filha de Manuel de Froes, escrivão de Vila Franca; outro filho, chamado Aleixos Furtado de Mendonça, está na Mina. Este Sebastião Afonso, sendo, depois de muito velho, eremitão nas Furnas, teve um galo que pelejava cruamente com os homens que lhe cantavam como galo, ferindo-os com o bico e esporões, com tanta braveza, que não se podendo com um pau, uma vez, defender dele um homem, chamou “aque (sic) Delrei” sobre ele, arrancando a espada, com que ainda se não pudera valer, se outros os não apartaram, acudindo ao arruído. (fonte: Saudades da Terra, IV, cap VI)

Maria Viana Pavão [Parents] was born in 1510/1515 in (...), Ilha de São Miguel dos Açores, Portugal. She married Sebastião Afonso da Costa Cogumbreiro.


André Manoel Pavão was born about 1470.

He had the following children:

  F i Maria Viana Pavão

Pedro Afonso de Aguiar [Parents] was born in 1491/1496 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He married Antonia Leme.

Seu nome aparece na petição de justificação feita por Pedro Leme em São Vicente ao desembargador Brás Fragoso (2 de Outubro de 1564), tronco dos Lemes do Brasil (Da Silva Leme, v2, tto Lemes cintando Pedro Taques).

Antonia Leme [Parents] was born in 1491/1494 in Funchal, Ilha da Maderia, Portugal. She married Pedro Afonso de Aguiar.

Em De Noronha (Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Aguiares) consta que Antonia era filha de Antão Leme, aqui seu irmão mais velho, e Catarina de Barros.

They had the following children:

  M i Antônio Leme de Aguiar
  F ii Maria Leme was born about 1517 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal.

S.g. (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Aguiares).

ÁLVARO de Ornelas de Saavedra [Parents] was born about 1458 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. He died on 11 Jan 1526 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. He married Constança de Mendonça de Vasconcelos in 1480/1485 in Lisboa.

Other marriages:
Fernandes de Abreu, BRANCA

(De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Aguiares; Andradas do Arco; Barros; Clode, Registro Genealógico de Famílias ..., 1952 p 236; PL vol. III p 361 tto Ornelas; NFP vol. I p184, tto Andrades Freires & Vol. VII p 637 tto Ornelas). Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela, de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

Constança de Mendonça de Vasconcelos [Parents] was born in 1460/1465 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. She died in 1497/1502 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. She married ÁLVARO de Ornelas de Saavedra in 1480/1485 in Lisboa.

They had the following children:

  F i Bárbara de Mendonça e Vasconcelos was born in 1482/1487 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal.
  M ii Mem de Ornelas e Vasconcelos
  M iii Álvaro de Ornelas e Vasconcelos was born in 1488/1493 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal.
  F iv Isabel de Vasconcelos was born in 1491/1496 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal.
  M v João de Ornelas de Vasconcelos

Jerônimo de Ornelas de Abreu [Parents] was born in 1515/1520 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1563 in Ilha da Madeira, Portugal. He married Catarina de Barros.

Foi administrador da capela de Santo Antonio da Sé do Funchal e tirou brasão de armas e justificou a sua ascendência em 1563 (Clode, Registro Genealógico de Famílias ..., 1952, tto Ornelas; De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Barros).

Catarina de Barros [Parents] was born about 1522 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She married Jerônimo de Ornelas de Abreu.

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index