Uma Teia de Famílias


Fernão Fogaça [Parents] was born about 1375 in Portugal. He married Leonor de Portugal.

Foi Senhor de Odemira.

Leonor de Portugal was born about 1375 in Portugal. She married Fernão Fogaça.

They had the following children:

  M i Diogo Fogaça

Lourenço Anes Fogaça was born about 1350 in Portugal. He married Leonor Fogaça.

Leonor Fogaça was born about 1340 in Portugal. She married Lourenço Anes Fogaça.

Consta que seria filha de Álvaro Vasques de Pedra Alçada e de Violante Soares de Albergaria, esta última filha de Lopo Soares e de Maria de Vasconcelos, mas estes foram contemporâneos da própria Leonor, impendido que também sejam seus avós. Fim de Linha.

They had the following children:

  M i Fernão Fogaça

Álvaro Vasques de Pedra Alçada was born about 1330 in (...), Portugal. He married Violante Soares de Albergaria.

Violante Soares de Albergaria [Parents] was born in 1339/1343 in Albergaria, Distrito de Aveiro,Portugal. She married Álvaro Vasques de Pedra Alçada.


Garcia de Eça [Parents] was born about 1405 in Portugal. He married Joana de Albergaria.

(De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Camaras). Foi alcáide-mór de Muge.

Joana de Albergaria was born about 1405 in Albergaria, Distrito de Aveiro,Portugal. She married Garcia de Eça.

They had the following children:

  F i Maria de Eça

Fernando de Portugal [Parents] was born in 1378 in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal.

Other marriages:
de Avalos, Isabel

Descende do Rei dos Reis Dario I, de Carlos Magno, de Fernando I de Leão, de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, de Hugo Capeto, de William I o Conquistador da Inglaterrae de Afonso Henriques de Portugal.

He had the following children:

  M i Garcia de Eça

MARTIM Leme [Parents] "O Moço" was born in 1455/1460 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. He died after 1500 in Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA Adão in 1484/1487 in (Igreja da Câmara de Lobos).

Por uma carta de recomendação do infante o duque D. Fernando (Senhor da Ilha da Madeira) à câmara do Funchal, passou em 1483 para aquela ilha. Deveria ser bastante jovem - já que o seu jovem pai havia combatido ao lado de D. Afonso V na tomada de Arzila em 1463. Certamente casou-se logo que chegou a Ilha da Madeira e lá no Funchal.
Diz Clode (1952, tto Leme) "António de Leme teve outros filhos um de nome Martim de Leme que chamavam o moço para o distinguir de seu tio, irmão de seu pai. Há também que diga que este Martim de Leme era irmão de António de Leme, e filho bastardo de Martim de Leme e de Leonor Rodrigues, o qual com outros irmãos legitimou El-Rei D. Afonso V no ano de 1464. Martim de Leme parece ter nascido em Flanders e que depois de viver em Portugal e exercer elevados cargos palatinos na sua patria é que passou a viver na Ilha da Madeira por 1483, trazendo uma carta de recomendação do Infante D. Fernando à Câmara do Funchal. Casou com Maria Adão, filha de Adão Gonçalves Ferreira, em tto de Ferreiras, de quem houve geração". Casou-se com Maria Adão (Clode, 1952), filha de Adão Gonçalves Ferreira.
As datas e ordens de nascimento dos filhos são meramente conjecturais.

MARIA Adão [Parents] was born in 1455/1460 in Funchal, Ilha da Maderia, Portugal. She married MARTIM Leme in 1484/1487 in (Igreja da Câmara de Lobos).

Descende do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

They had the following children:

  M i ANTÃO Leme
  M ii Pedro Leme was born in 1487/1490 in Funchal, Ilha da Maderia, Portugal.
  F iii Leonor Leme
  F iv Antonia Leme
  M v João Leme was born in 1493/1498 in Funchal, Ilha da Maderia, Portugal.

Citado em Da Silva Leme (Genealogia Paulistana, v2, tto Leme) como sendo filho de Martim Leme.
  M vi Aleixo Leme was born in 1495/1500 in Funchal, Ilha da Maderia, Portugal.

ANTONIO Leme [Parents] was born in 1437/1442 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal.

Antonio Leme seguiu para a África - a mando de seu pai - para lutar ao lado de D. Afonso V, onde muito se distinguiu na tomada de Arzilla e Tanger em 1463. Por estes serviços o rei D. Affonso o legitimou e o fez fidalgo de sua casa, conferindo-lhe o foro de cavaleiro e, mais, fez-lhe mercê de poder usar das armas dos Lemes sem diferença. O mesmo concedeu a seus descendentes de legítimo matrimônio, o que consta da carta de 12 de novembro de 1471 registrada na Torre do Tombo.
O seu primitivo apelido em Flandres era Lems, que significa argila ou grêda (barro fino e delicado), com o que esta família quis salientar a sua nobreza entre os seus compatriotas. (Da Silva Leme, v2, tto Lemes).
O brasão de armas dos Lemes é o seguinte: em campo de ouro, cinco melros de preto, em santor, sem pés nem bicos; por timbre um dos melros do escudo em uma aspa de ouro.

He had the following children:

  M i MARTIM Leme

MAERTEM Lem [Parents] was born in 1385 in Brugge, Vlaanderen, Bélgica. He died in 1471 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. He married LEONOR Rodrigues.

Maertem Lems (Martim Leme/Lemos) passou a Portugal por causa do comércio e se estabeleceu em Lisboa. Foi tão magnânimo e de tal modo dedicado ao engrandecimento deste reino, que montou por sua conta uma urca (ou charrua) e nela mandou a seu filho Antônio Leme com vários homens de lança e espingardas, a auxiliar a expedição do rei D. Affonso em 1463 contra os mouros na África. Em recompensa, o rei o tomou por fidalgo de sua casa (Da Silva Leme, v2, tto Lemes). Não casou - talvez por ser protestante o que o impediria de entrar numa igreja catolica - a não ser que se convertesse. Porém, teve filhos com Leonor Rodrigues, mulher solteira legitimados em 1464 por D. Affonso V (ANTT, Livro das Legitimações, II, fls. 151).
Em Clode (1952, tto Leme) dá a entender que Maertem teve seus filhos em Flandres e não em Lisboa. Mantive a opção pela segunda, seguindo Da Silva Leme (Genealogia Paulistana, v2, tto Lemes), já que seria mais razoável pensar que Maertem sé casou com uma lisboeta já em Portugal.

LEONOR Rodrigues was born about 1400 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. She married MAERTEM Lem.

They had the following children:

  M i ANTONIO Leme
  M ii Luís Leme was born in 1440/1445 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. He died before 1563 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal.

Possivelmente faleceu sem geração antes de 1563, já que o seu pai apenas enviou seu irmão mais velho, Antonio, e o mais novo Martim para combater na África.
  F iii Catarina Leme
  M iv Martim Leme "O Velho" was born in 1445/1450 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal.

Foi gentil homem na câmara do imperador do sacro império romano germânico Maximiliano I de Habsburgo (*Wiener Neustadt 1459.III.22, r1508, +Wels 1519.I.12) e combateu na África ao lado de seu irmão Antonio (Clode, 1952, tto Leme).
  F v Maria Leme
  M vi Rodrigo Leme was born in 1449/1452 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal.

Sem geração (Da Silva Leme, v2, tto Lemes).

WILLEM Lem [Parents] was born about 1365 in Sint Winoksbergen em Bergues, Nord-Pas-de-Calais, França. He died in 1440 in Brugge, Vlaanderen, Bélgica.

He had the following children:

  M i MAERTEM Lem
  M ii Carl Lem was born in 1386/1389 in Brugge, Vlaanderen, Bélgica.

BOUDEWIJN Lem [Parents] was born about 1330 in Brugge, Vlaanderen, Bélgica. He married CLAIRE van Beernem.

CLAIRE van Beernem [Parents] was born about 1330 in Beernem, Bégica. She married BOUDEWIJN Lem.

They had the following children:

  M i WILLEM Lem

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index