Uma Teia de Família


FRANCISCO Ferreira [Parents] was born in 1657 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, PortugaI. He was christened on 08 Sep 1657 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died after 1681 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married ISABEL Rodrigues in 1678/1679 in (Igreja de São Brás do Arco da Calheta).

Batismo (L2-A f136) # Enos oito dias do mês de setembro de mil seis sentos e sincoenta e sette annos, eu Francisco de Almeida, vigário baptizei a FRANCISCO filho de FRANCISCO FERREIRA e de MARIA FERNANDES, foi padrinho Roque Cabral Catanho, que comigo vigário assignou este termo, era asima // o vigário Francisco de Almeida // Roque Cabral Catanho.

ISABEL Rodrigues was born in 1655/1660 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, PortugaI. She died after 1681 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married FRANCISCO Ferreira in 1678/1679 in (Igreja de São Brás do Arco da Calheta).

They had the following children:

  M i FRANCISCO Ferreira

FRANCISCO Pires [Parents] was born in 1669 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 06 Jan 1669 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died after 1718 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA Nunes in 1693/1694 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-B f54v) (*) # Em os ditos seis dias do mez de janeiro de seis centos e sessenta e nove annos eu o padre Ignacio Barboza da Sylva cura nesta igreja de Sam Braz do Arco baptizei a FRANCISCO filho de FRANCISCO PIRES e de sua molher IZABEL LUIZ foi padrinho o reverendo padre Pedro Gomez Maciel que comigo assignou este termo era ut supra \\ O padre Ignacio Barboza da Sylva \\ O padre Pedro Gomez Maciel.

(*) Filiação sugerida.

MARIA Nunes [Parents] was born in 1669 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 28 Apr 1669 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died on 01 Dec 1718 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married FRANCISCO Pires in 1693/1694 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-B f59v) (*) # Em os vinte e outo dias do mez de abril de mil seiscentos sessenta e nove annos eu o padre Manoel Teixeira vice vigario em esta igreja de Sam Braz do Arco baptizei a MARIA filha de MANOEL DIAS DA CRUZ e de sua mulher FRANÇISCA NUNES foi padrinho Francisco da Mata que comigo assignou este termo era ut supra \\ O padre Manoel Teixeira Pereyra \\ De Francisco da Mata huma cruz.

(*) Filiação sugerida com base no sobrenome da mãe de Maria.

Óbito (L2 f106) # Em o primeiro de outubro de mil, e sete centos e dezoito anno, tendo recebido na infirmidade os sacramentos faleceu MARIA NUNES minha fregueza mulher de FRANCISCO PIRES, foy sepultada em cova de frabrica desta igreja de Saõ Braz do Arco fez seu testamento aprovado pello tabeliam Bento de Azevedo na forma seguinte: Item sendo Deus servido de me levar para si quero que meu corpo seja envolvido em hum lençol de linho, e sepultado em a igreja de Saõ Braz donde sou fregeza em huma cova da fabrica, e se lhe dara a esmolla custumada, e me acompanhara o meu reverendo vigario, e cura com mais [duas linhas borradas] algum que me acompanha (...), se lhe deixo de esmola dois mil reis em acompanhara mais a confraria do Santissimo de que (...) com as insignias necessarias, e se lhe dara de esmolla dois tostois, e me acompanhará mais duas confrarias a de Nosa Senhora do Rozario, e a das Almas, e lhe deram e cada hua de esmollas duas moidinhas, e que que se me mandem dizer por minha alma as tres misas da RAinha findo ao dia de meu falecimento se foram horas e nam sendo ao outro dia seguinte, e quero, que se me digam mais por minha alma trinta, e tres misas rezadas dittas huma vez só, se dara de esmolla cem reis, e se me mandara fazer hum officio de laudos, e se dara a oferta costumada, e sem madaram dizer mais duas misas rezadas dittas huma vez só, hua por meu pay, e outra por minha mae, e de se mandaram dizer mais duas misas rezadas, hua a Nosa Senhora da (...), e outra a Nosa Senhora do Livramento, dittas huma vez só, e dara meu testamenteiro o que puder convir (?). Declaro que sou cazada com FRANCISCO PIRES, de que tenho sete filhos, a saber, sinco filhas e tres filhos. Desde a minha terça as minhas sinco filhas MARIA, ANA, DOMINGAS, THOMAZIA e IZABEL (...) repartirem (...) se dara a cada hua dellas (...) estado, com quanto nam tiverem com o seu pae os quinhoes dos que solteiras (...) e sendo caso, que seu pay morra, sendo ainda alguma das dittas minha filhas solteiras, logo tomaram para asim do que lhe couber da ditta terça, e morrendo alguma abintestado, ficara o que lhe tocar as que vivas foram, e peço ao ditto meu marido FRANCISCO PIRES, queira ser meu testamenteiro, e fazer por mim, o que por meu pedido ficar. Declaro que qualquer das dittas minhas sinco filhas, que houver estado, tomando pose do que lhe couber da ditta minha terça dizer hua misa rezada por minha alma ditta hua so vez e isto he o que contem, de que fiz este termo que asigno, dia, mez, e anno, ut supra. \\ O vigario Antonio Ferreira Rezende.

They had the following children:

  F i Maria Nunes was born in 1695 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 06 Feb 1695 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos seis dias do mês de fevereiro do anno de (mil) seisentos e noventa e sinco, em minha lisença baptizou baptizou o reverendo padre Joam Ribeiro Serram a MARIA filha de FRANCISCO PIRES e de sua molher MARIA NUNES foi seu padrinho, digo foi eu o padre vigário Bento Gomes Ferreira padrinho, e reverendo padre asignou comigo dia, mês, e anno ut supra. O vigário Bento Gomes Ferreira // O padre Jaom Ribeiro Serram.
  M ii Sebastião Pires was born in 1697 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 20 Jan 1697 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos vinte dias do mês de janeiro do anno de mil seisentos e noventa e sete, eu Bento Gomes Ferreira baptizei nesta igreja de Sam Bras do Arco a SEBASTIAM filho de FRANCISCO PIRES e de sua molher MARIA NUNES foi seu padrinho Miguel Nunes da Costa que comigo asignou dia, mês, e anno ut supra. O vigário Bento Gomes Ferreira // Miguel Nunes.
  M iii Domingos Pires was born in 1698 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 14 May 1698 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Eno quatorse dia do mês de mayo do anno de mil seisentos e noventa e oito, eu o padre Joam Ribeiro Serram cura nesta igreja de Sam Bras do Arco baptizei a DOMINGOS filho de FRANCISCO PIRES e de sua molher MARIA NUNES foi seu padrinho Manoel Nunes da Costa que comigo asignou hoje dia, mês, e anno ut supra. O cura padre Joam Ribeiro Serram// Manoel + Nunes.
  F iv ANA DOS RAMOS Nunes
  F v Domingas Nunes was born on 23 Sep 1703 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 01 Oct 1703 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Eno primeiro dia do mes de Outubro de mil sete sentos e tres eu Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja de Sam Bras do Arco baptizei a DOMINGAS filha de FRANCISCO PIRES e de sua mulher MARIA NUNES foi seu nascimento em vinte e três de setembro do dito anno e foi seu padrinho Miguel Nunes da Costa que comigo asignou dia mês e anno ut supra // Miguel Nunes da Costa// o vigário Bento Gomes Ferreira.
  F vi Tomásia Nunes was born on 03 Nov 1708 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 06 Nov 1708 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos seis dias do mes de novembro de mil sete sentos e outo eu Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja de Sam Bras do Arco baptizei a THOMAZIA filha de FRANCISCO PIRES e de sua mulher MARIA NUNES nasceu esta menina aos três dias do dito mês e foi seu padrinho José da Silva del Rey que comigo vigário asignou dia mês e anno ut supra // o vigário Bento Gomes Ferreira // José da Silva Reys.
  F vii Isabel Nunes was born on 19 Jun 1713 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 22 Jun 1713 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos vinte e dois dias do mes de junho de mil sete sentos e treze eu Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja baptizei a ISABEL filha de FRANCISCO PIRES e de sua mulher MARIA NUNES e nasceu esta menina em dezanove dias do dito mês de junho e foi seu padrinho o padre cura João Ribeiro Serram e que comigo vigário asignou dia mês e anno ut supra // o vigário Bento Gomes Ferreira, o cura João Ribeiro Serram.

FRANCISCO Ferreira [Parents] was born in 1626/1631 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1660 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, PortugaI. He married MARIA Fernandes on 24 Aug 1651 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Casamento (L1030 f27) # Enos 24 dias do mês de agosto de mil seis sentos e sincoenta e hum annos, eu Francisco de Almeida, vigário desa igreja de Sam Bras, recebi e dei as bênçãos depois de corridos os banhos na forma costumada a que não houve empedimento a FRANCISCO FERREIRA, filho de CATHARINA RODRIGUES, fregueses do Espírito Santo da villa da Calheta, com MARIA FERNANDES, filha de MANOEL FERNANDES, defunto, e de CA(THA)RINA FERNANDES, sua molher, desta freguesia de Sam Bras; foram testemunhas Ignacio Cabral Catanho e Diogo Martins e outros que foram presentes que comigo vigário asignaram este termo; era ut supra // Francisco de Almeida // Ignácio Cabral Catanho // Diogo Martins.

MARIA Fernandes [Parents] was born in 1632 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, PortugaI. She was christened on 15 Aug 1632 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died after 1660 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, PortugaI. She married FRANCISCO Ferreira on 24 Aug 1651 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L1 f224v) # Hoje 15 dias do mês de agosto de (mil) seis sentos e trinta e dous annos baptizei eu Nicolau Homem cura no Arco Igreja de Sam Bras do Arco a MARIA filha de MANOEL FERNANDES de sua molher CATARINA FERNANDES foi padrinho Sebastiam Marques // Sebastiam Marques // o padre Nicolau Gonçalves.

They had the following children:

  M i Manoel Ferreira was born in 1654 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, PortugaI. He was christened on 08 Jan 1654 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-A f109) # Enos outo de janeiro de mil seis sentos e sincoenta e quatro annos, eu Francisco de Almeida vigário baptizei a MANOEL, filho de FRANCISCO FERREIRA e de sua digo, de MARIA FERNANDES foi padrinho Joseph Fernandes que commigo, vigário asignou este termo // Francisco de Almeida // Jose Fernandes.
  M ii FRANCISCO Ferreira
  M iii André Ferreira was born in 1660 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, PortugaI. He was christened on 04 Dec 1660 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-A f154v) # Enos quatro dias do mes de dezembro de mil seis sentos e sessenta, eu Francisco de Almeida vigário baptizei a ANDRE, filho de FRANCISCO FERREIRA e de sua molher MARIA FERNANDES foi padrinho Manoel Gonçalves Pinheiro que commigo, vigário asignou este termo // Francisco de Almeida // Manoel Gonçalves Pinheiro.

FRANCISCO Pires [Parents] was born in 1630 in Lombo do Atouguia na Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 09 May 1630 in Igreja do Espírito Santo da Calheta. He died after 1669 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married ISABEL LUÍS Rodrigues Teixeira on 06 Jul 1659 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L5 f123v) # Em os nove de maio de (1)630 eu Martim Teix(ei)ra de Ossuna benefficiado nesta igreja de l(icen)ça do r(everen)do vig(a)r(i)o baptizei FR(ANCIS)CO filho de FR(ANCIS)CO PI(RE)S morador na Atougia, e de ANTONIA DIAS sua molher foraõ padrinhos Domigos de Souza e Maria de (...).Domigos de Souza. Martim Teix(ei)ra de Ossuna.

Casamento (L1030 f54) # Enos seis dias do mês de Julho de seis centos e cincoenta e nove annos Recebeuo Reverendo vigário Francisco de Almeida e deu as bençoens depois os banhos corridos a que nam houve empedimento nesta Igreja a FRANCISCO PIRES filho de FRANCISCO PIRES e sua m(olh)er ANTONIA DIAS com IZABEL LUIS filha de JOAM RODRIGUES TEIXEIRA e de sua molher MARIA DE CANHA, já defunta, desta freguesia e o dito da freguesia do Espirito Santo da vila da Calheta foram testemunhas o Padre Antonio Gonçalves da Matta e o Alferes Rafael Esteves Florença com o dito vigario asignaram era ut supra Rafael Esteves Florença, o vigário Francisco de Almeida, o Padre Antonio Gonçalves da Matta.

ISABEL LUÍS Rodrigues Teixeira [Parents] was born in 1633 in Massapez no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 05 May 1633 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died after 1669 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married FRANCISCO Pires on 06 Jul 1659 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L1 f228) # Em sinco de mayo de mil e seis sentos e trinta e tres eu vigario abaicho asignado bauptizei IZABEL filha de JOAM RODRIGUES e de MARIA DE CANHA no Maisapez foram padrinhos Pedro Fernandes e Izabel Luiz que comigo asignou // De Pedro Fernandes huma cruz // Lopo Pardo de Osuna.

They had the following children:

  F i Maria Luís was born in 1660 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 05 Apr 1660 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-A f150v) # Em os sinco dias do mez de abril de mil seis centos e secenta annos eu Francisco de Almeida viguario, baptizei a MARIA filha de FRANCISCO PIRES, e de usa molher IZABEL LUIZ foi padrinho o reverendo padre Miguel Ferreira Jardim que comigo viguari asignou este termo; era ut supra \\ O viguario Francisco de Almeida \\ Miguel Ferreira Jardim.
  F ii Isabel Pires was born in 1662 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 18 Mar 1662 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-B f9) # Em os dezouto dias do mez de março de mil seiscentos sessenta e dous annos baptizou o reverendo vigario Francisco de Almeida a IZABEL filha de FRANCISCO PIRES e de sua molher IZABEL LUIZ foi padrinho o reverendo padre Miguel Ferreyra Jardim, que com o reverendo vigario asignou este termo era ut surpa \\ O padre Miguel Ferreira \\ O vigario Francisco de Almeida.
  F iii Madalena Pires was born in 1665 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 04 Oct 1665 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-B f30v) # Em os quatro dias do mez de outubro de mil seis centos e secenta e cinco annos baptizou o reverendo vigario Francisco de Almeida baptizou MAGDALENA filha de FRANCISCO PIRES, e de sua molher IZABEL LUIZ foram padrinhos Francisco de Vasconcellos que comigo aqui assignou este termo, era ut supra \\ O vigario Francisco de Almeida \\ Francisco de Vasconcellos da Sylva.
  M iv FRANCISCO Pires

MANOEL Dias da Cruz was born in 1625/1630 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1669 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, PortugaI. He married FRANCISCA Nunes in 1648/1649 in (Igreja de São Brás do Arco da Calheta).

FRANCISCA Nunes was born in 1625/1630 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1669 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, PortugaI. She married MANOEL Dias da Cruz in 1648/1649 in (Igreja de São Brás do Arco da Calheta).

They had the following children:

  M i Manoel Dias was born in 1650 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 26 Apr 1650 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died before 1650 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal.

Batismo (L2-A f86v) # Em os vinte e seis dias do mez de abril de ceis centos e sincoenta annos, eu Francisco de Almeida viguario, baptizei a MANOEL filho de MANOEL DIAS e de sua molher FRANCISCA NUNES, foi padrinho Leonardo d'Athoguia, e madrinha Aldonça Rodrigues que comigo viguario assignou este termo; era asima. De Leonardo d'Athoguia huma cruz \\ Francisco de Almeida.
  M ii Domingos Dias was born in 1652 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 28 Oct 1652 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-A f101v) # Em os vinte e outo dias do mez de outubro de seis centos e cincoenta e dous annos baptizou o reverendo viguario Francisco de Almeida, a DOMINGOS filho de MANOEL DIAS DA CRUZ, e de sua molher FRANCISCA NUNES, foi padrinho Balthezar Doromar Caldas que asignou este termo com o dito viguario, era asima. Balthazar Doromar Caldas.
  M iii Antonio Dias was born in 1655 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 10 Jun 1655 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-A f120) # Em os dez dias do mez de junho de ceis centos e sincoenta e sinco annos, baptizou o reverendo viguario Francisco de Almeida a ANTONIO filho de MANOEL DIAS DA CRUZ; e de sua molher FRANCISCA NUNES, foi padrinho Manoel da Silva que com o dito viguario asignou \\ De Manoel da Silva huma cruz, o viguario Francisco de Almeida.
  F iv Maria Nunes was born in 1658 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 03 Mar 1658 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died in 1658 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal.

Batismo (L2-A f139) # Em os tres dias do mez de março de mil ceis centos e sincoenta e outo annos eu Francisco de Almeida viguario baptizei a MARIA filha de MANOEL DIAS DA CRUZ, e de sua molher FRANCISCO NUNES, foi padrinho Manoel da Silva que comigo viguario asignou este termo, era acima \\ O viguario Francisco de Almeida, de Manoel da Silva.
  M v Manoel Dias was born in 1666 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 07 Jan 1666 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L2-B f33) # Em os sette dias do mez de janeiro de mil seiscentos sessenta e seis annos baptizou o reverendo vigario Francisco de Almeida a MANOEL filho de MANOEL DIAS DA CRUZ, e de sua molher FRANÇISCA NUNES foi padrinho Antonio Gonsalves Tristam que com o dito reverendo vigario assignou este termo era ut supra \\ Antonio Gonsalves Tristam \\ O vigario Francisco de Almeida.
  F vi MARIA Nunes

MANOEL Fernandes Mascotto [Parents] was born in 1681 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 28 Dec 1681 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died after 1729 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married ANDRESA DOS SANTOS Dias in 1701/1703 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte e oito dias do mês de dezembro de mil seisentos e oitenta e hum annos, nesta igreja de Sam Bras do Arco eu o vicevigario Bento Gomes Ferreira batizei a MANOEL filho de PEDRO FERNANDES, e de sua molher MARIA DOS REIS foi seo padrinho o capittam Henrique Monis Meneses que comigo asignou dia, mês, e anno era ut supra. O vicevigario Bento Gomes Ferreira // Henrique Monis Meneses.

ANDRESA DOS SANTOS Dias [Parents] was born in 1678/1683 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1729 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married MANOEL Fernandes Mascotto in 1701/1703 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Nota: Provavelmente Andresa dos Santos tenha sido adotada, já que não encontrei a certidão dela na Paróquia de São Brás do Arco da Calheta.

They had the following children:

  M i JOÃO Fernandes Mascotto
  M ii Manoel Fernandes Mascotto was born on 04 Mar 1708 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 11 Mar 1708 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos onze dias do mês de março do anno de mil sete sentos e outo eu o padre cura Joam Ribeiro Serram cura nesta igreja baptizei sub conditione a MANOEL filho de MANOEL FERNANDES MASCOTO e de sua mulher ANDRESA DOS SANTOS nasceu este menino a quatro do dito mês foi seo padrinho o reverendo vigário Bento Gomes Ferreira que nos asignamos ambos dia mês e anno // Vigário Bento Gomes // o cura Joam Ribeiro Serram.
  F iii Maria Fernandes Mascotto was born on 04 Oct 1710 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 12 Oct 1710 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos doze dias do mês de outubro do anno de mil sete sentos e dez eu Bento Gomes Ferreira vigário nesta igreja de Sam Bras do Arco baptizei MARIA filha de MANOEL FERNANDES MASCOTO e de sua mulher ANDRESA DOS SANTOS nasceu este em quatro do dito mês foi seo padrinho o reverendo padre Bento Ferreira de Lira que comigo asignou dia mês e anno ut supra // vigário Bento Gomes Ferreira // o padre Bento Gomes Ferreira.
  M iv José Fernandes Mascotto was born on 27 Oct 1713 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 01 Nov 1713 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos primeiro dias do mês de novembro do anno de mil sete sentos e treze eu Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja parochial baptizei JOSÉ filho de MANOEL FERNANDES MASCOTO e de sua mulher ANDRESA DOS SANTOS e nasceu este menino em vinte e sete do mês de outubro e foi seo padrinho o cappitam Francisco Fernandes Ramos que comigo vigário asignou dia mês e anno ut supra // O vigário Bento Gomes Ferreira // Francisco Fernandes Ramos Maciel.
  F v Clara Fernandes Mascotto was born on 08 Aug 1717 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 16 Aug 1717 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos dezasseis dias do mês de Agosto do anno de mil sete sentos e dezassete eu Antonio Ferreira Resenda vigário nesta parochial de Sam Bras do Arco da Calheta, digo Antonio Ferreira Resenda vigário nesta parochial de Sam Bras do Arco da Calheta nella baptizei e pus os santos óleos a CLARA que nasceu em outo dias do mesmo mês filha de MANOEL FERNANDES MASCOTO e de sua mulher ANDRESA DOS SANTOS todos desta mesma freguesia e foi padrinho o morgado Joam do Loreto Cardoso de que fiz este termo que comigo asignou era ut supra // vigário Antonio Ferreira Resenda // Joam do Loreto Cardoso.

BERNARDO Gonçalves Junqueira [Parents] was born in 1680 in Faias no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 30 Jan 1680 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died after 1729 in Faias no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA DA LUZ Fernandes Medeiros in 1699/1700 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f76v) # Enos trinta dias do mês de janeiro de mil seisentos e oitenta annos, nesta igreja de São Bras eu o vicevigário Mathias Ferreira da Silva Ferreira baptizei a BERNARDO filho de MANOEL GONÇALVES e de MARGARIDA GONÇALVES foi padrinho Joam Rodrigues que comigo asignou este termo era ut supra. O vicevigário Mathias Ferreira da Silva // Joam Rodrigues.

Origem da Alcunha Junqueiro Esta alcunha vem da palavra Junco, ou campo de juncos, referente a planta junco (gênero Juncus), que nasce em campos, geralmente, alagados, e tem o formato de haste. Possivelmente, Bernardo poderia lidar com esta planta para a confecção de algum objeto, já que esta é muito utilizada para tecer cestos, esteiras e assentos de cadeira. No passado, usava-se a medula dos caules para fazer pavios de velas.

MARIA DA LUZ Fernandes Medeiros [Parents] was born in 1676 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 12 May 1676 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died after 1729 in Faias no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married BERNARDO Gonçalves Junqueira in 1699/1700 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos douse dias do mês de mayo de mil seisentos e setenta e seis annos, eu o padre Mathias Ferreyra da Silva e o reverendo vigário doutor Amaro Gomes Correa baptizou a MARIA filha de MANOEL FERNANDES MIDEIROS e de sua molher MARIA RODRIGUES: foi padrinho Antonio de Abreu Azevedo que comigo asignou este termo era ut supra. O padre Mathias Ferreyra da Silva // Antonio de Abreu Azevedo.

They had the following children:

  M i Bernardo Gonçalves was born in 1700/1701 in Faias no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal.
  F ii MARIA DE JESUS Gonçalves
  F iii Antonia Gonçalves was born on 26 Oct 1705 in Faias no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 30 Oct 1705 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos trinta do mês de outubro de mil sete sentos e sinco eu padre Joam Ribeiro Serram cura desta igreja de Sam Bras baptizei a ANTONIA filha de MANOEL GONÇALVES, digo, BERNARDO GONÇALVES e de sua mulher MARIA DA LUZ e nasceu em vinte e seis de outubro do dito anno foi padrinho o Antonio Splanger da Camara que comigo asignou hoje, dia, mês e anno ut supra // Antonio Splanger da Camara // o cura Joam Ribeiro Serram.
  F iv Leonarda da Luz Gonçalves was born on 05 Nov 1709 in Faias no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 13 Nov 1709 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos treze do mês de novembro de mil sete sentos e nove eu padre Joam Ribeiro Serram cura desta igreja de Sam Bras baptizei a LEONARDA filho de BERNARDO GONÇALVES e de sua mulher MARIA DA LUZ e nasceu em vinte e cinco do dito mes foi padrinho o Capittam Antonio Splanger da Camara que comigo asignou hoje, dia, mês e anno ut supra // Antonio Splanger da Camara // o cura Joam Ribeiro Serram.
  M v Manoel Gonçalves was born on 19 Apr 1712 in Faias no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 27 Apr 1712 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos (vinte e) sete dias de abril do anno de mil sete sentos e douze eu Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja de Sam Bras baptizei MANOEL filho de BERNARDO GONÇALVES JUNQUEIRA e de sua mulher MARIA DA LUZ e nasceu em dezanove do dito mês foi seo padrinho o reverendo padre André Spendolla que comigo vigário asignou hoje, dia mês e anno ut supra // O vigário Bento Gomes Ferreira // o Beneficiado André Spendolla.
  M vi Antonio Gonçalves was born on 22 Sep 1715 in Faias no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 28 Sep 1715 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte e oito dias do mês de Septembro do anno de mil sete sentos e quinze eu o padre cura José de Abreu Florença cura desta igreja baptizei e pus os santos óleos a ANTONIO filho de BERNARDO GONÇALVES e de MARIA DA LUZ a qual nasceu aos vinte e dois dias do dito mês e anno foi padrinho o cappitam Luis de Albuquerque de que fiz este termo que comigo asignou era ut supra // Luis de Albuquerque de Freitas // o cura José de Abreu Florença.
  M vii Francisco Gonçalves was born on 30 Jun 1720 in Faias no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 06 Jul 1720 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos seis do mês de julho de mil sete sentos e vinte eu o padre Antonio Ferreira Resenda vigário nesta parochial de Sam Bras do Arco da Calheta nella baptizei a FRANCISCO que nasceu em trinta do mês próximo pasado filho de BERNARDO GONÇALVES e de sua mulher MARIA DA LUZ, meos fregueses e moradores nos Fayas foi seo padrinho o reverendo padre Francisco Homem de El Rey que comigo asignou este termo era ut supra // O vigário Bento Gomes Ferreira // o padre Bento Ferreira de Lira.

LUÍS Gonçalves do Pinheiro [Parents] was born in 1666 in Pico em Canhas, Ilha Madeira, Portugal. He was christened on 26 Feb 1666 in Igreja da Nossa Senhora da Piedade de Canhas. He died on 16 May 1742 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married ÂNGELA de Sousa in 1700/1701 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Em os 26 dias do mes de fevereiro de (1)666 eu o p(adr)e Sebastiaõ Marques coadjutor nesta igr(ej)a bautizei e a LUIS e Francisco ambos gemeos filhos de P(ER)O G(ONÇA)L(VE)S do Piquo e de sua molher MARIA FRAN(CIS)CA e fiz os mais exorcismos necesarios foi padrinho M(ano)el Lopes da Silva freguez da Madelana de que fiz este termo e que asinou o padrinho no dia, mes, era ut supra. M(ano)el Lopes da Silva. p(adr)e Sebastiaõ Marques.

Óbito (L3 f 151v) # Em os dezaseis dias do mez de maio de mil setecentos de quarenta e dous annos faleceo com todos os sacramentos de bem morrer LUIS GONÇALVES DO PINHEIRO viuvo que ficou de ANGELLA DE SOUSA meo freguez, está sepultado nesta igreja em cova de fabrica; fez seo testamento approvado pello tabaliaõ de nottas da vila de Ponta do Sol Paulo Joaõ Ferreira, em que despoem o seguinte: Deixo que sendo Senhor servido de me levar desta vida prezente quero que meo corpo seja sepultado na igreja do Senhor Sam Braz do Arco da Calheta donde sou freguez em cova da fabrica pella naõ ter minha de que se dará a esmolla costumada e envolto em hum habito de picote do sagratico padre Sam Francisco dos que custaõ a esmolla custumada, e me acompanhaõ da minha caza à sepultura seis padres a sabe o meo reverendo vigario e o padre cura, e maes quatro padres que fazem os seis, e em falta da qualquer dos meos reverendos parochos virá otro qualquer que encha o computo dos seis dando se lhe a esmolla costumada, e quero que no dia de meo falecimento sendo horas se digaõ por minha alma seis missas da Paxam, e naõ tendo horas no dia seguinte dandoce a esmolla custumada, e declaro que sou irmaõ das confrarias a saber de Jezus, e Nossa Senhora do Rozario, e Santissimo Sacramento, e as Almas pesso e rogo aos thezoureiros e mais irmaõs acompahem meo corpo com a pompa custumada; deixo por minha alma sinco trintarios de missas rezadas e ditas por húa só vez dentro em anno, e meio aonde quer que o meo testamenteiro mais conveniencia tiver, e assim mais deixo pellas almas de meos defuntos seis e pellas almas do fogo do progatorio duas missas todos rezadas e ditas por húa só vez. Declaro que todos os meos filhos quando cazarem todos levaraõ o que tinhaõ agenciado no cazal asim legados, como diseraõ e nesta forma quero e he minha vontade de que asim os cazados como os que estão em caza saiam para fora dos bens do cazal com todas as suas agencias, e havendo algum que o inpugne se avaliaraõ o que cada hum levou, e entrará ao monte, e lhe ficará à conta de suas legitimas e tudo quanto prometido de dote aos meos genros e filho de de tudo então entregues, excepto o meo genro futuro JOSÉ RODRIGUES RANTOIA que falta para se encher do escrito que lhe fiz do prometimento; e pagas minhas dividas e legados tudo o mais que ficar liquido se reparta entre todos irmanmente sendo do bom como do meo; e pesso e rogo a meo filho JOÃO GONÇALVES, e a meo filho digo, e a meo genro futuro JOZE RODRIGUES RANTROIA que por serviço de Deus, e por me fazer merce queira aseitar trabalho de serem meos testamenteiros para fazerem comprir meos legados, o que eu por lhes fizerem serviso posse pagando se lhe o seo trablalho; e naõ continham mais nada o dito testamento que aqui pertença, a que nele me reporto. Arco da Calheta era ut supra. \\ Receby o testamento de LUIZ GONÇALVES DO PINHEIRO. O tabaliam Paulo Joaõ Ferreira \\ O vigario Joze de Freitas Souza.

ÂNGELA de Sousa [Parents] was born in 1670/1675 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died on 06 Apr 1742 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married LUÍS Gonçalves do Pinheiro in 1700/1701 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Óbito (L3 f157) # Em os seis dias do mez de abril de mil sete centos e quarenta e dous annos faleceo com todos os sacramentos de bem morrer ANGELLA DE SOUSA minha fregueza mulher de LUIS GONÇALVES DO PINHEIRO está sepultado em cova de frabrica, naõ fez testamento, por que dice que seo marido faria por ella o que ella lhe merecia de que fiz este termo. Arco da Calheta era ut supra. \\ O vigario Jozé de Freitas Souza.

They had the following children:

  F i Antonia Gonçalves do Pinheiro was born on 15 Feb 1703 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 24 Feb 1703 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte e quatro dias do mês de fevereiro do anno de mil sete sentos e tres eu, digo, padre cura Joam Ribeiro Serram baptizei a ANTONIA filha de LUIS GONÇALVES e de sua mulher ÂNGELA DE SOUSA e nasceu esta menina em dezassete de fevereiro do dito mes foi seo padrinho o padre vigário Bento Gomes Ferreira que asignou dia mês e anno ut supra. // cura Joam Ribeiro Serram // O vigário Bento Gomes Ferreira.
  F ii Ângela de Sousa was born on 12 May 1707 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 18 May 1707 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos dezoito dias do mês de mayo do anno de mil sete sentos e sete eu o padre Joam Ribeiro Serram cura desta desta igreja de Sam Bras do Arco baptizei a ANGELLA filha de LUIS GONÇALVES DO PINHEIRO e de sua mulher ÂNGELA DE SOUSA e nasceu em douze do dito mês foi seo padrinho o reverendo vigário Bento Gomes Ferreira que comigo asignou hoje, dia, mês e anno ut supra. // O vigário Bento Gomes Ferreira // o cura Joam Ribeiro Serram.
  M iii Antonio Gonçalves do Pinheiro was born on 30 Apr 1709 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 05 May 1709 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos sinco dias do mês de mayo do anno de mil sete sentos e nove eu Bento Gomes Ferreira vigario desta igreja baptizei a ANTONIO filho de LUIS GONÇALVES e de sua mulher ÂNGELA DE SOUSA e nasceu este menino em trinta de abril do dito anno e foi seo padrinho Pedro Gonçalves Sanqueiro que comigo asignou dia mês e anno ut supra. vigário Bento Gomes Ferreira de Pedro Gonçalves Sanqueiro // cura.
  M iv Manoel Gonçalves do Pinheiro was born on 06 Oct 1711 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 11 Oct 1711 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos onze do mês de outubro de mil sete sentos e onze eu o Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja de Sam Bras baptizei a MANOEL filho de LUIS GONÇALVES e de ANGELLA DE SOUSA e nasceu este menino em seis do dito mes foi seo padrinho Antonio Correa Henriques que comigo asignou dia, mês e anno ut supra // Antonio Correra Henriques // vigário Bento Gomes Ferreira.
  M v JOÃO Gonçalves do Pinheiro
  F vi Isabel de Sousa

PEDRO Gonçalves de Freitas [Parents] was born in 1673 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 07 Aug 1673 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died on 14 Oct 1741 in (Tanque no) Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA DA CONCEIÇÃO Barbosa on 03 Sep 1706 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos sete dias do mês de agosto de mil seisentos e setenta e três annos, eu doutor Amaro Gomes Correa vigário desta igreja de São Bras do Arco, baptizei a PEDRO sub-conditione filho de MANOEL DIAS DE FREITAS, e de sua molher ANNA GONÇALVES, foi padrinho Luiz Tell(es) de Meneses que comigo asignou este termo era ut supra. O doutor Amaro Gomes Correa.

Casamento (L1031 f11) # Enos 3 dias do mês de 7bro do anno de 1706 depois de corridos os banhos na forma do sagrado conc(íli)o recebi e dei os banhos a MARIA DA CONCEIÇÃO f(ilh)a de MANOEL PE(REY)RA e de sua m(olh)er MARIA GOMES, defunta, com P(EDR)O G(ONÇA)L(VE)S DE FREITAS f(ilh)o de M(ANO)EL G(ONÇA)L(VE)S DE FREITAS e de sua m(olh)er ANNA G(ONÇA)L(VE)S, defunta, forão test(emunh)a o capp(i)tam cabo Phellipe da Cam(a)ra Leme e Luis de Albuquerque q(ue) comigo asignarão dia, mês e anno supra asignado. O vig(a)r(i)o Bento Gomes. Phellipe da Câmara Leme. Luis de Albuquerque e Freitas.

Óbito (L3 f149v) # Em os quatorze dias do mes de octubro de mil sete sentos e quarenta e hum annos faleceu com todos os sacramentos de bem morrer PEDRO GONÇALVES DE FREITAS viuvo meu freguez, esta sepultado nesta igreja em cova de fabrica: Fez seo testamento aprovado pelo tabaliam de notas da Villa da Calheta Manoel de Souza, e Aragaõ com que dispoem o seguinte; Meu corpo sera amortalhado em hum lesol de linho e sepultado na igreja de Sam Braz donde sou freguez em cova de fabrica, e se lhe dara a esmola costumada: Eme acompanhara o meu reverendo vigario e cura, e mais quatro padres, e se lhe dara a esmola costumada dexxo se me digaõ por minha alma as tres missas da Rainha Santa no dia do meu falecimento sendo horas, e nam sendo horas no dia seguinte pela esmola constumada, e me acompanharaõ a confraria do Senhor Jezus de que sou irmaõ e se lhe dara de esmola duzentos reis, e a confraria das almas, e se lhe dara de esmola sento e sicoenta a confraria de Nossa Senhora do Carmo e de Sam Braz, e de se lhe dara a cada húa sento e sincoenta; O meu testamenteiro me mandara fazer que minha alma hum officio de hum Nocturno offertado com as esmolas costumada; deicho por minha alma tres trintarios de missas, hum dito no altar do Santissimo Sacramento da minha igreja pela esmola que o meu testamenteiro poder conchavar, e os dous hum dito no altar de Nossa Senhora do Carmo, e outro no altar de Sam Braz ambos pela esmola costumada, e pelos padres que o meu testamenteiro lhe parecer; Deicho mais duas missas por minha mulher MARIA DA CONCEISAÕ BARBOSA; Deicho mais duas missa húa pela alma de meu pai e outra por minha may. Deicho húa missa pela alma de meu sogro MANOEL PEREIRA GARRIDO ditos esta missas hua da vez rezadas e pelos padres que meu testamenteiro (...) declaro que tenho seis filhos de legitimo matrimonio MANOEL DE FREITAS, THOME DE FREITAS, e ANTONIO DE FREITAS, MARIA DA CONSEISAÕ FERREIRA do habito de Nossa Senhora do Carmo, e QUITERIA, e ANTONIA os quaes minhas ditas tres filhas lhes deicho a tersa de todos os meos bens as almas (...), e de mais depois de pagas minhas dividas e legados e morrendo algum dellos e sem herdeira passara a parte da dita terça que tiver herdado a húa a outra, e por morte de ultima nam tendo filhos se repartira digo nam tendo herdeiros se repartira a dita minha tersa com os meus filhos que vivos forem ao tempo de a chegarem a herdar, e mandaraõ dizer cada hum delles húa missa rezada húa so vez por minha alma; Declaro que as minhas filhas me madaraõ dizer duas missas rezadas ditas hua so vez por minha alma que com esta pesam lhe deicho a minha dita tersa, deicho que se me digaõ, e cumpram este meus legado em anno, e meyo depois de meu falecimento: Declaro que eu me pessuho huos bem feitorios de vinho, e moledos, e arvores de fruto e na fazenda em que moro do Capitam Luís de Albuquerque e Freitas os quaes bem feitorios a minha filha terceira os avia comprado, o meu filho THOME DE FREITAS, e he minha vontade que se lhe entreguem os ditos bem feitorios pelo valor que constar da carta de partilhas do dito meu filho THOME DE FREYTAS, pois que a dita minha filha os comprou com seu dinheiro depois de seu citado, e nam tendo que entender os demais meus filhos com ella pe(...) saõ outras suas: O meu filho ANTONIO tem grangeado algua cousa com a sua argencia (?) seus officios, e mayor monte com as tendas, lhe tem (...) de sua magestade, e dellos ainda esta devendo algum dizimo, e nunca me arredeou de meus bens couza algua antes de seu argenceo me estava fazendo e peço os meos filhos como abe(...)tes com elle intenda (...)tra de que (...) fiz seu (...) descorrego de minha (...) assimo declaro, e pelo bem serviço que sempre me fez em tratos de mim lhe deicho tudo (...) que for, e no caso que algum dos meos filhos naõp queira estar pelo que aqui deicho, e (...) entender como lhe que venha para monte este (...) seraõ destratados do meos bens por serem forem da minha (...), e que petiçaõ que (...) da minha rezidencia assim deicho, e o dito meu filho ANTONIO me mandara dizer hua missa rezada a dita hua so vez por minha alma; Deicho pelo muyto amor que tenho a minha filha ANDREZA maya corta de terra no Ribeiro de entre as paredes na fazenda que foy de Ignacio Cezar de Andrada, a qual fazenda e terra lhe deicho em descorrego de minha consciencia, e legado e seos irmaõs e meos filhos naõ teraõ que entender nellas, e rogo que tomar entregue della memo (...) dize húa missa rezada dita húa e so vez declaro que o dicer húa conta com o Capitam Miguel da Camara Leme, e nam esta ajustada e me (...)ia pelo o que lhe tenho dado estaria ja pago e o dito Capitaõ me dizia que naõ era ja nada: Deicho que se mande dizer húa missa rezada e dita hua so vez pela alma de minha nora PHELIPA DE JESUS: Deicho que me acompanhe a confraira do Santissimo Sacramento de que sou irmaõ com suas (...) as costumadas: Peso e rogo o meu filho ANTONIO DE FREITAS pelo (...) lhe queira ser meu testamenteiro, e (...) comprimento desta minha disposisaõ: (...) meu filho, e testamenteiro se lhe (...), e se (...) se recebem o (...)lho (...) testamenteiro o que lhes fez julgado e he costume se pagar a qualquer testamenteiro, (...) que naõ (...) conthem mais dito testamento nem aproz(...) e que (...) este termo. Arco da Calheta, era ut supra \\ O vigario Antonio (...).

MARIA DA CONCEIÇÃO Barbosa [Parents] was born in 1687 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 04 Dec 1687 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died before 1741 in (Tanque no) Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married PEDRO Gonçalves de Freitas on 03 Sep 1706 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos quatro dias do mês de dezembro do anno de mil seisentos e oitenta e sete eu o vicevigário Bento Gomes Ferreira, baptizou a MARIA filha de MANOEL PEREIRA e de sua molher MARIA GOMES foi seu padrinho o reverendo padre Antonio Pereira de Abreu que comigo asignou dia, mês, e anno ut supra. O vicevigário Bento Gomes Ferreira // o padre Antonio Pereira de Abreu.

They had the following children:

  M i Manoel de Freitas was born on 28 Mar 1711 in Tanque no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 04 Apr 1711 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos quatro do mês de abril de mil sete sentos e onze eu o Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja de Sam Bras baptizei a MANOEL filho de PEDRO GONÇALVES DE FREITAS e de sua mulher MARIA DA CONCEIÇAM e nasceu em vinte e outo de março do dito anno e foi seo padrinho Pedro Luis de Albuquerque de Freitas que comigo vigário asignou dia, mês e anno ut supra // O vigário Bento Gomes Ferreira // Pedro Luis de Albuquerque de Freitas.
  F ii Maria da Conceição de Freitas was born in 1712/1713 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal.

Era freira do habito de Nossa Senhora do Carmo.
  M iii Tomé de Freitas was born in 1714/1715 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal.
  M iv Antonio de Freitas was born on 27 Jan 1717 in Tanque no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 02 Feb 1717 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos dois do mês de fevereiro de mil sete sentos e dezassete annos eu o padre Joam Mendes de Araújo com licença do reverendo vigario desta igreja de Sam Bras do Arco nella baptizei e pos os santos óleos a ANTONIO, que nasceo em vinte e sete de janeiro filho de PEDRO GONÇALVES DE FREITAS e de sua mulher MARIA DA CONCEISAM e foi seo padrinho o reverendo vigário Antonio Ferreira Rezenda que comigo asignou este termo era ut supra // O padre Joam Mendes de Araújo // o vigário Antonio Ferreira Rezenda.
  F v QUITÉRIA MARIA DA CONCEIÇÃO de Freitas
  F vi Andresa de Freitas was born on 23 Nov 1723 in Tanque no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 28 Dec 1723 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos vinte e oito dias do mês de dezembro, digo do mês de novembro de mil sete sentos e vinte e três eu o padre cura Manoel Dias Ramos nesta desta igreja de Sam Bras do Arco da Calheta nella baptizei e pus os santos óleos a ANDRESA que nasceu a vinte e três dias do mesmo mês, filha de PEDRO GONÇALVES DE FREITAS e de sua mulher MARIA DA CONCEISAM BARBOSA forão padrinhos Manoel Jardim e Madrinha Brittes da Conceisam de que fiz este termo que comigo asignou o padrinho dia, mês, e anno ut supra // O padre cura Manoel Dias Ramos // De Manoel Pereira Jardim.

Antonio Gaspar de Sousa was born in 1713/1718 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married Tomásia Maria de Sousa in 1738 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Tomásia Maria de Sousa was born in 1713/1718 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Antonio Gaspar de Sousa in 1738 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

They had the following children:

  F i Ana Maria de Sousa

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index