Uma Teia de Famílias


GONÇALO Aires Ferreira [Parents] was born in 1395/1399 in Paços de Ferreira, Distrito do Porto, Portugal. He died after 1450 in Santa Clara no Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. He was buried in Convento de Freiras de St. Clara. He married ISABEL Pereira in 1427/1433 in Porto.

Gonçalos Aires Ferreira nasceu no Paços de Ferreira, e pertenceu a uma tradicional família do Porto, cujos ancestrais avançam até o passado remoto no Hedjaz na península Arábica. Em 1418 saiu com outro grande aventureiro João Gonçalves Zarco, descobridor da Ilha da Madeira. O Nobiliário da Ilha da Madeira diz o seguinte sobre este aventureiro ancestral:

Gonçalo Ayres Ferreira, filho de Gomes Ferreira, e de Izabel Pereira de Lacerda, em título de Ferreiras d’o Morgado d’os Cavalleiros, em Portugal; foi Escudeiro d’o Infante D. Henrique, e se achou n’o descobrimento d’esta Ilha n’o anno de 1419 por companheiro de João Gonçalves Zargo, e foi o primeiro que saltou ná Ribeira que de então conserva o nome de Gonçalves juncto a esta Cidade, e a mesma lhe serviu de Marco á grande fazenda que n’esta Ilha teve até a outra: Ribeira de João Gomes, que tambem tomou o nome de seu genro, o Trovador. Jaz sepultado em Nossa Senhora d’a Conceição de Cima, hoje Convento de Freiras de St. Clara, n’a mesma sepultura de João Gonçalves Zargo.
Veio casado de Portugal, segundo computo d’a tradição commum e memorias d’aquelle tempo de que foi o primeiro homem que n’esta nova Ilha teve filhos; em memoria d’o que lhes chamou Adão e Eva. De sua mulher não temos noticia quem fosse, mas houve d'ella filhos


Descende do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

ISABEL Pereira was born in 1400/1405 in Distrito do Porto, Portugal. She died after 1450 in Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. She married GONÇALO Aires Ferreira in 1427/1433 in Porto.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i ADÃO Gonçalves Ferreira
  F ii Eva Gomes Ferreira
  M iii Gaspar Gonçalves Ferreira
  M iv Belquior Gonçalves Ferreira
  F v GUIOMAR Ferreira
  F vi ISABEL Gonçalves Ferreira

PEDRO Anes was born about 1440 in Portugal. He married ISABEL Gonçalves Ferreira about 1475 in Igreja de NS da Conceição do Funchal.

Foi Contador dos Contos na Ilha da Madeira.

ISABEL Gonçalves Ferreira [Parents] was born in 1448/1452 in Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. She married PEDRO Anes about 1475 in Igreja de NS da Conceição do Funchal.

Descende, por via paterna, do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Leão, Carlos Magno, Ramiro II Rei de Leão, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

They had the following children:

  F i BEATRIZ Gonçalves Ferreira

HENRIQUE de Bettencourt [Parents] "O Francês" was born in 1435/1440 in Héricourt-en-Caux, Normandia, França. He died about 1500 in Ribeira Brava, Ilha da Madeira, Portugal. He married ISABEL Fernandes Tavares in 1467/1472 in Igreja de São Bento de Ribeira Brava.

Passou com seu irmão Gaspar em cia de seu tio e avô Maciot a esta ilha, onde viveu muito afazendado no lugar da Ribeira Brava; onde chamão a banda de alêm, que houve de semarias. Morreu pelos anos 1500 (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts). Descende de Carlos Magno, de Hugo Capeto e William I da Inglaterra, o Conquistador.

ISABEL Fernandes Tavares [Parents] was born in 1440/1445 in Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1480 in Ribeira Brava, Ilha da Madeira, Portugal. She married HENRIQUE de Bettencourt in 1467/1472 in Igreja de São Bento de Ribeira Brava.

Other marriages:
Mendes de Brito, Joane

They had the following children:

  M i JOÃO de Bettencourt
  F ii Catarina de Bettencourt
  M iii João de Bettencourt
  M iv Gaspar de Bettencourt was born in 1472/1477 in Ribeira Brava, Ilha da Madeira, Portugal.

Não casou. S.g. Recebeu armas em 1/04/1505 (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts).
  M v Henrique de Bettencourt
  F vi Maria de Bettencourt

VASCO Esteves was born about 1410 in Portugal. He died about 1460 in Ribeira Brava, Ilha da Madeira, Portugal. He married JOANA Tavares about 1435.

(Moniz de Bettencourt, Os Bettencourts 1993; De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Britos de Oliveira).

JOANA Tavares was born about 1415 in Portugal. She died about 1460 in Ribeira Brava, Ilha da Madeira, Portugal. She married VASCO Esteves about 1435.

They had the following children:

  F i ISABEL Fernandes Tavares
  F ii Catarina Vaz Tavares was born in 1445/1450 in (Ribeira Brava, Ilha da Madeira), Portugal.

HENRI de Bettencourt [Parents] was born in 1381/1384 in Héricourt-en-Caux, Normandia, França. He died after 1440 in Penas d'Água de Mel em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARGUERITE de Bettencourt.

Henri de Bettencourt nasceu no vilarejo de Héricourt-en-Caux, na Normandia, lar ancestral de sua família. Foi sobrinho de Jean de Bettencourt (*1362,+1425), o “rei” das Canárias, que tomou posse destas ilhas em 1402, sob o mando dos reis de Castela. Com a morte deste, em 1425, e sem filhos oficiais, a herança das Canárias passou aos sobrinhos de seu pai: Maciot e Henri. Falecendo Maciot, pai de sua esposa Marguerite de Bettencourt, Henri vendeu suas terras ao Infante D. Henrique de Portugal, cognominado o navegador, e partiu para a Ilha da Madeira, onde se fixou e foi proprietário de saboarias no morgado de Pena d`Água de Mel em São Pedro. Casou-se com sua sobrinha (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts).

Descende de Carlos Magno, de Hugo Capeto e William I da Inglaterra, o Conquistador.

MARGUERITE de Bettencourt [Parents] was born about 1413 in Reino da Normandia, França. She died after 1440 in Penas d'Água de Mel em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She married HENRI de Bettencourt.

Descende de Carlos Magno, de Hugo Capeto e William I da Inglaterra, o Conquistador.

They had the following children:

  M i GASPAR de Bettencourt
  M ii HENRIQUE de Bettencourt
  M iii Maciot de Bettencourt

MACIOT de Bettencourt [Parents] was born in 1375/1378 in Héricourt-en-Caux, Normandia, França. He died in 1455 in Héricourt-en-Caux, Normandia, França. He married TEGUISE de España.

Maciot recebeu a herança de seu tio, Jean de Bettencourt, o “rei das Canárias”, em 1425. Teve uma filha, Marguerite de Bettencourt, que se casou com seu tio Henri. Faleceu em 1455. Segundo Clode (1952), a esposa de Maciot foi Luisa Guanartème, mas segundo Moniz de Bettencourt (Os Betttencourt, 1993), esta Luisa ou Lessina foi esposa de outro Maciot, filho de Henri e Marguerite. De (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts): "(...) substituiu seu tio Jean III de Bettencourt no senhorio das Ilhas Canárias, as quais vendeu a D. Henrique de Niebla, e a Ilha de Lançarote ao Infante D. Henrique, filho do rei D. João I de Portugal, e por ela lhe deu vinte mil reis de juro na Ilha da Madeira, os quais depois trocou o infante D. Fernando com seu genro Rui Gonçalves da Câmara pelas saboarias da mesma Ilha; para onde se passou com seus sobrinhos Henrique e Gaspar filhos de seu irmão Henri de Bettencourt, como veremos no Livro 2; dizem que foi Cavaleiro de S. João de Malta; o que duvido, e entendo que havia casado na França."

Descende de Carlos Magno, de Hugo Capeto e William I da Inglaterra, o Conquistador.

TEGUISE de España was born in 1390/1395 in Espanha. She died after 1430 in Héricourt-en-Caux, Normandia, França. She married MACIOT de Bettencourt.

They had the following children:

  M i Rodrigo de Bettencourt was born about 1410 in Reino da Normandia, França.

Morreu moço solteiro. S.g. (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts)
  F ii MARGUERITE de Bettencourt
  F iii Maria de Bettencourt
  F iv Leonor de Bettencourt

REGNAULT IV de Bettencourt [Parents] "O Moreno (Morelet/Moreau/Monaut/Moreht)" was born in 1360/1363 in Héricourt-en-Caux, Normandia, França. He died in 1443 in Bettencourt, Reino da Normandia, França. He married PHILLIPPOTE de Fayel on 14 Jul 1422 in uma igreja de Paris.

Regnault IV de Bettencourt foi Duque de Borgonha e Lord Chamberlain (1400/1) e atuou como embaixador na Espanha. Em 1385 recebeu como dote familiar a propriedade de Grand Quesnay e terras de Huqueleu e Mauquenchy. Em 1402 foi a Espanha para dissuadir o rei espanhol a prestar obediência ao Papa de Avignon. Em Fevereiro de 1405 visitou seu irmão Jean, o “rei” das Canárias em Grainville-la-Teintuière quando este tinha retornado de uma visita as ilhas Canárias. Em 1410 era responsável pelo abastecimento de pão a cidade de Paris. Em 1411 foi nomeado capitão da guarda do castelo de Longueville. Em 1412 recebeu um casa em Paris por ter excutado estes serviços. Em 1417 doou algumas terras ao seu irmão Jean. Em 1419 ele prestou vassalagem ao Henrique V da Inglaterra depois que este conquistou boa parte da Normandia. Em 11.V.1421 ele recebeu bens presenteados por seu irmão.
Apesar de já ter filhos com Phillipote de Fayel, ou de Troyes/Froyes, desde a década de 1370, só veio a se casar com ela em 14.VI.1422 em Paris, quando ambos já eram idosos (Moniz de Bettencourt 1993). Ela ainda foi Tesoureiro Chefe da Normandia (1423) e Comandante da segurança noturna das ruas de Paris (1424), posto que ele perdeu quando esta voltou para o mando do rei francês. Com a morte de seu irmão em 1425, ele herdou todos os bens deste. Em 6.IV.1426 a ele foi dado a suzerania de Bettencourt, assim como 500 Libras dos lucros advindos das terras de Granville. Em 1428 Regnauld cedeu as terras de Bettencourt ao seu sobrinho homônimo e faleceu em 1443.
De (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts): "Este Senhor de Bettencourt era tambem Senhor de Gainville, e Tintureira em Caux, que é uma terra sujeita ao Ducado de Longueville, que depois passou à Casa de Braquemont, e dela à Rouville, e foi Camareiro do rei Carlos VI, e de Filipe Duque de Borgonha, como parece por uma carta deste rei no ano 1400. A fortaleza de Gainville, sendo arrasada, o mesmo rei lhe concedeu reedifica-la e fortifica-la no ano 1388, como se vê no Tesouro de Chartres. Também se acha como seu bisavô e seu pai morreram na guerra em serviçõ do rei; e que era homem nobre, de boa vida e nome, e tinha bem servido ao rei nessas guerras, o qual tinha vendido a sua terra de Bettencourt e Grainville a Roberto de Braquemont em 1425, seu parente, pela aparencia, foi para fazer esta viagem, vito que todos os historiadores espanhois e franceses dizem que fez os gastos á sua custa, e por isso vendeu suas terras, ous as empenhou naquele tempo, e ao depois verão pleito entre os de Bettencourt, e de Rouville por uma escritura do ano 1426, com o dito Pedro de Rouville e Aldonça de Braquemont sua mulher, por lhe terem dotado a terra de Gainville em casamento de seu pai Roberto, e o Senhor Raynaldo (Regnault) de Bettencourt, chamado Monaut, ou Moreht, herdeiro de João (Jean) seu irmão; e sobre o pleito que tiveram entre eles pelas terras de Gainville e Bettencourt se contrataram que a dita terra de Gainville ficaria ao dito Rouville e a de Bettencourt ao dito Raynaldo; (...)". "Este Raynaldo, chamado Cavaleiro Grão Mestre da Casa de João Duque de Borgonha, e Cavaleiro da Guarda em Paris no tempo que era dos ingleses, casou-se primeira vez com Maria de Breante, Senhora de Rovray, Verneuil; e a segunda vez se casou com Filippota de Froyes, natural de Paris, a qual de eu primeiro marido teve três filhas casadas na Inglaterra; de onde sairam os Senhores de Galet, de Haudelot, e Sommeroi, e outros tanto na Inglaterra, como em Flandres e França."

Descende de Carlos Magno, de Hugo Capeto e William I da Inglaterra, o Conquistador.

PHILLIPPOTE de Fayel [Parents] was born in 1340/1345 in Paris, France. She died in 1425 in Bettencourt, Reino da Normandia, França. She married REGNAULT IV de Bettencourt on 14 Jul 1422 in uma igreja de Paris.

Ao se casar com Regnault, Philippote já era viúva e mãe de três moças, casadas na Inglaterra. Com ela, ele teve três filhos e uma filha, mas só veio se casar em 1422, quando ambos já eram idosos. HH Noronha faz dela, que ele apenas chama de "uma mulher da Casa do Fayel", esposa de seu sogro (Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts) afirma que o casal (i.e. João III e a Senhora de Fayel) não teve filhos e que ao morrer, suponho ela, em 1425, a herança de seu marido teria passado para Regnault IV. Mas vemos que história foi um pouco diferente.

They had the following children:

  M i Jean IV de Bettencourt
  M ii MACIOT de Bettencourt
  F iii Inês de Bettencourt
  M iv Jorge de Bettencourt
  M v HENRI de Bettencourt

JEAN III de Bettencourt [Parents] was born in 1339 in Bettencourt, Normandia, França. He died in 1364 in Cocherel, Normandia, França. He married MARIE de Braquemont in 1358 in Viscondado de Longueville.

Foi Senhor de Bettencourt e Granville. Faleceu na Jornada de Cocherel em 1364 na cia. do Senhor Bernardo de Guischin (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts). O mesmo HH Noronha o chama de João II. "(...) João III de Bettencourt, nosso Conquistador, e o Senhor Raynaldo (Regnault) de Bettencourt, chamado Morelet, ou Moreau; João foi Senhor de Grainville, a Tintureira, e de outras terras nomeadas nesta historia, e este chamado Senhor de Bettencourt, Grainville, S. Sivi, Licourt, Rivilli, do Grande Quisnay e Huqueleu, de São Martinho."

Descende de Carlos Magno, de Hugo Capeto e William I da Inglaterra, o Conquistador.

MARIE de Braquemont [Parents] was born in 1340/1345 in Braquemont, Normandia, França. She married JEAN III de Bettencourt in 1358 in Viscondado de Longueville.

HH Noronha (Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts) diz ser ela filha do Senhor Raynaldo de Braquemont, Cavaleiro Senhor de Traversain na Normandia, como aparece pela escritura de casamento feita no viscondado de Longueville no ano de 1358. Foi Dama de Florenville e Sedan.

They had the following children:

  M i REGNAULT IV de Bettencourt

IT de Braquemont was born about 1300 in Braquemont, Normandia, França. He died on 13 Mar 1364 in Seine-et-Marne, Normandia, França.

Senhor de Florenville e Sedan. Fim de Linha.

He had the following children:

  F i MARIE de Braquemont

JEAN II de Bettencourt [Parents] was born about 1300 in Bettencourt, Normandia, França. He died in 1357 in Honfleur, Normandia, França. He married ISABEAU de Clermont in 1338.

Faleceu em Honfleur em cia. do Mariscal de Clermonte (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts). HH Noronha trata este como sendo o primeiro João e faz filho de seu atual avô: "Este João I (sic) morreu em Honnepleur em companhia do Mariscal de Clermonte o anno de 1357, e Isabel de São Martinho (sic), sua viuva se casou com um Matheus de Braquemont."

ISABEAU de Clermont [Parents] was born about 1300 in Clermont-en-Beauvaisis, Oise, França. She married JEAN II de Bettencourt in 1338.

Também conhecida como Isabel de S. Martinho (Isabeau de Sain Martin), por ser senhora da Casa de S. Martinho. Este Casa teve origem no Cavaleiro Gautier de S. Martinho, irmão do Guilherme Martel, filhos de Guilherme de Bagueville e da segunda filha de Her Saud, irmão da Duquesa Gonor que foi mulher de Ricardo I, Duque da Normandia, e mãe do Duque Ricardo II chamado o Sem Pavor, e por isso foi chamado Gonnoride, filho de Gonor. Este Gonor se diz na história que saiu de uma nobre casa de Danois (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts).
Descende de Carlos Magno, de Hugo Capeto e William I da Inglaterra, o Conquistador.

They had the following children:

  M i JEAN III de Bettencourt

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index