Uma Teia de Família


JOHN Chandos was born about 1320 in Radbourne Hall, Derbyshire, Inglaterra. He died on 31 Dec 1369 in Castelo de Morthemer, Poitou, França.

John Chantos (+31.XII.1369) foi um cavaleiro inglês e amigo de Eduardo, o Príncipe Negro e membro fundador e décimo nono cavaleiro da Ordem da Jarreteira em 1348. Chandos era um cavaleiro por nascimento, mas jamais ganhou um título de nobreza. Durante a Batalha de Crécy, liderou um exército de soldados de 16 anos de idade. Foi Chefe de Gabinete de Eduardo, e desenhou a estratégia que levou a vitória na Batalha de Poitiers em 1356. Em 29 de setembro de 1364, Chandos levou as forças do duque João de Montfort para a vitória na Batalha de Auray, ganhando a Guerra da Sucessão da Bretanha, que possibilitou a Montfort se tornar João V, Duque da Bretanha. Em recompensa pelos seus serviços, Chandos foi elevado a tenente da França, vice-chamberlain da Inglaterra e recebeu o viscondado de Saint-Sauveur no Cotentin. Durante a Guerra dos Cem Anos, tornou-se oficial condestável da Aquitânia e Senescal de Poitou. Mais tarde, porém, depois de discordar de Eduardo sobre a forma como Guyennois deveria ser tributado, ele se retirou para sua propriedade na Normandia. Chandos também participou da Guerra Civil de Castela. Durante um combate noturno em Lussac-les-Châteaux em Poitou, ele tropeçou em sua roupa, caiu ao chão congelado, dando oportunidade ao seu oponente, James de St. Martin, que o atingiu na face com a espada. Faleceu no castelo de Morthemer. Os seus descendentes se espalharam pela Galícia e por Portugal, dando origem aos Canto da Ilha da Madeira e dos Açores.

He had the following children:

  M i AFONSO Anes do Canto

JOÃO de Canha was born about 1420 in Portugal. He married NNN Pires.

Foi escudeiro do Duque de Viseu (Clode, Registro Genealógico ..., 1952).

NNN Pires was born about 1420 in Portugal. She married JOÃO de Canha.

They had the following children:

  M i RUI Pires de Canha

TERESA Rodrigues died in Ponta do Sol, Ilha da Madeira, Portugal.

Fim de Linha.

She had the following children:

  F i LEONOR Rodrigues

PEDRO Álvares Nieto [Parents] was born about 1395 in Salamanca, Espanha. He married ALDONÇA Dias.

Foi Senhor da Cubo (Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira in BGL, 1942, tto Neto Calaça)

ALDONÇA Dias was born about 1395 in Salamanca, Espanha. She married PEDRO Álvares Nieto.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i FERNAN Nieto

FERNÃO Martins Nieto was born about 1370 in Salamanca, Espanha. He married INÊS Álvares.

Noronha o chama de Fernão Álvares Neto que foi Senhor de Cubo (Nobiliario da Ilha da Madeira in BGL, 1942, Netos Calaça)

INÊS Álvares was born about 1370 in Salamanca, Espanha. She married FERNÃO Martins Nieto.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i PEDRO Álvares Nieto

NUNO Calaça [Parents] was born about 1425 in Elvas, Distrito de Portoalegre, Portugal. He died after 1484 in Elvas, Distrito de Portoalegre, Portugal. He married MARIA Lopes.

Foi escudeiro do Duque de Viseu D. Diogo, irmão do Rel D. Manuel I (*1469,r1495,+1521), como consta de uma escritura celebrada entre ele e Constança Rodrigues de Sá, viúva do Cap. Zarco e datada de 24 de Abril de 1484 (Clode, Registro Genealógico de Famílias ..., 1952; Meneses Vaz, Famílias da Madeira e Porto Santo, 1964, p 396; Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira in BGL, 1942, tto Netos Calaças).

MARIA Lopes was born about 1425 in Elvas, Distrito de Portoalegre, Portugal. She married NUNO Calaça.

Fim de Linha.

They had the following children:

  F i BEATRIZ Rodrigues Calaça
  M ii Rui Calaça de Viveiros

Rui Calaça de Viveiros [Parents] was born about 1450 in Elvas, Distrito de Portoalegre, Portugal. He married Ana Ferreira in 1477 in Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Porto Santo.

Passo para Porto Santo em data desconhecida, onde se casou e foi cabeça de linhagem nas Ilhas de Porto Santo e Madeira (Meneses Vaz, Famílias da Madeira e Porto Santo, 1964, p 396)

Ana Ferreira was born about 1450 in Porto Santo, Ilha de Porto Santo, Portugal. She married Rui Calaça de Viveiros in 1477 in Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Porto Santo.

They had the following children:

  F i Catarina Calaça
  F ii Ana Calaça

NUNO Calaça [Parents] was born about 1390 in Elvas, Distrito de Portoalegre, Portugal. He died in 1473/1474 in Elvas, Distrito de Portoalegre, Portugal. He was buried in Igreja de Santa Maria de Alcáçova em Elvas. He married BEATRIZ Martins.

Viveu nos reinados de D. João I (*1357,r1385,+1433), D. Duarte (*1391,r1433,+1438) e D. Afonso V (*1432,r1438,+1481). Fez testamento em 20 de Abril de 1473 (Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira in BGL, 1942, tto Netos Calaças; Meneses Vaz, Famílias da Madeira e Porto Santo, 1964, tto Calaças).

BEATRIZ Martins [Parents] was born about 1390 in Elvas, Distrito de Portoalegre, Portugal. She married NUNO Calaça.

They had the following children:

  M i NUNO Calaça

RUI Calaça was born about 1370 in Elvas, Distrito de Portoalegre, Portugal.

Origem do Nome Calaça: Sobrenome, primitivamente alcunha. Do ant. subst. calaça, que sign. «costela de porco, ou banda», ou de um provincianismo de Portugal que sig. "preguiça, homem preguiçoso, calaceiro" (Antenor Nascentes, II, 56, 337).

Houve uma antiga família, procedente dos antigos Rodrigues Calaça, que passou à Ilha da Madeira, onde vivia João Rodrigues Neto Calaça, cujo inventário foi feito em 1531. Deixou numerosa descendência (Noronha, Nobiliário da Ilha da Madeira, III, 412).

Brasil: Família de Alagoas estabelecida no Rio de Janeiro, para onde passou Dr. Aristides Ambrosino Gomes Calaça [c.1854, Água Branca, AL - 1924, RJ], filho do Major Manuel José Gomes Calaça e de Isabel Gomes de Sá. Deixou geração (seis filhos) do seu casamento, no Rio, em 1879, com Henriqueta Elisiária de Castro Ferrão, natural do Rio, filha do capitão-tenente João Francisco de Macedo Ferrão. Família estabelecida no Espírito Santo, à qual pertence Gastão Rodrigues Calaça, falecido antes de 1825, que deixou geração do seu casamento com Ana Maria da Penha. Foram pais de Alexandre, Francisco, José, Vitória e Catarina (Rheingantz, TC-2).

Cristãos Novos: Sobrenome também adotado por judeus, desde o batismo forçado à religião Cristã, a partir de 1497. No Rio de Janeiro, registra-se João Rodrigues Calassa [1645, Elvas, Portugal- ?], «cristão novo», senhor de engenho, sentenciado no auto-de-fé de 1713, condenado à abjuração em forma, cárcere e hábito perpétuo. Deixou geração do seu casamento com Madalena Peres (Wolff, Dic., I, 31). Heráldica: um escudo em campo azul, um leão de ouro armado de vermelho. Timbre: o mesmo leão (Sanches Baena, II, 37). Portugal - um escudo em campo azul, com nove vieiras de prata, postas 3, 3 e 3.

Timbre: um chapéu de romeiro azul, com a aba levantada à direita e carregada de uma vieira de prata. CALAÇAS Família estabelecida na Bahia, à qual pertence Manuel Pedro de Souza Calaças, Coletor de Rendas Provincial na Comarca de Geremoabo, em 1881. Calaça. É apelido dos primeiros povoadores do arquipélago da Ilha da Madeira, especialmente no Porto Santo. A oeste do Ribeiro Seco e junto ao mar, há um prédio rústico e urbano que tem o nome de Quinta do Calaça. Calaça - Procede de João Rodrigues Neto Calaça, filho de Rodrigo Alves Neto (dos Netos, do Algarve, Portugal) e de Beatriz Rodrigues Calaça (dos Calaças. de Portugal). Casou-se com Maior de Cunha, filha de João de Cunha, Escudeiro do Duque de Viseu, D.Diogo, e fez assento no Porto Santo onde deixou geração. Seu filho edificou "grandes e nobres casas" na Rua dos Netos do Funchal.

Descendem deste tronco o General Daniel Telo Simões Soares, Coronel João Alfredo de Alencastre, D.Estevão de Alencastre, Bispo de Hawaí, falecido a 9 de Novembro de 1940, e outros. (Dicionário das Famílias Brasileiras, Barata e Cunha Bueno, 1999, 2Vols)

He had the following children:

  M i NUNO Calaça

JOÃO Gomes "O Trovador" was born about 1435 in Portugal. He died in 1495 in Ribeira de João Gomes no Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. He married GUIOMAR Ferreira.

João Gomes, o Trovador, foi um personagem famoso em Portugal continental por suas composições e que lhe grangearam o título de O Trovador. Foi pagem e escudeiro do Infante D. Henrique (*1390,+1460). Passou para a ilha da Madeira onde se fixou numa ribeira em Funchal e que hoje leva o seu nome. Neste lugar teve grandes casas e muita fazenda (Clode 1952). A sua filiação é desconhecida, mas presume-se que foi um parente próximo de outro famoso trovador da corte portuguesa: João Gonçalves de Abreu. Casou-se com Guiomar Ferreira, cujo pai foi um dos primeiros colonizadores da ilha e grande amigo de Zargo. Em vida fizeram morgado a seu filho Barbosa e tiveram por cabeça a Capela de Nossa Senhora da Graça na Igreja de São Francisco. João faleceu em 1495 em sua Ribeira.

GUIOMAR Ferreira [Parents] was born in 1443/1448 in Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1480 in Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. She married JOÃO Gomes.

Descende, por via materna, do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

They had the following children:

  F i BÁRBARA Gomes Ferreira
  M ii Barbosa Gomes Ferreira
  F iii Guiomar Ferreira

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index