Uma Teia de Família


Simão Gonçalves da Câmara [Parents] was born in 1463 in Distrito do Porto, Portugal. He died in 1530 in Matosinhos, Distrito do Porto, Portugal. He married Joana Valente.

Other marriages:
Escórcio, Guiomar
da Silva, Isabel

Sucedeu na casa de seu pai e foi o Terceiro Capitão Donatário do Funchal. Foi chamado de Magnífico pelo generoso do animo, foi varias vezes com socorros à África em vida de seu pai e depois no tempo de seu governo, no qual fez mercê D. Manoel I de fazer pelos seus serviços, Cidade do Funchal a esta que até então foi vila, isto no ano de 1508. Chamou-se Simão de Noronha, porém D. João II lhe fez mudar o apelido Noronha no seu pai. Faleceu em 1530 em Matosinhos, e foram seus despojos transportados para igreja de NS da Conceição do Convento de St. Clara do Funchal. Viveu 67 anos (Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Camaras).

Joana Valente [Parents] was born about 1460 in Distrito do Porto, Portugal. She married Simão Gonçalves da Câmara.

They had the following children:

  M i João Gonçalves da Câmara
  F ii Felipe de Noronha was born in 1490/1493 in Distrito do Porto, Portugal.
  M iii Manoel de Noronha
  M iv João Rodrigues de Noronha

Antonio Gonçalves da Câmara [Parents] was born about 1500 in Distrito do Porto, Portugal. He died in 1567 in Distrito do Porto, Portugal. He married Isabel de Abreu in 1531 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

Other marriages:
de Noronha, Margarida

Foi Caçador Mor de D. João III. Era primo do primeiro marido de Isabel. Para se casar com esta, consta que retirou-a violentamente da casa de sua irmã Agueda de Abreu, que se queixou ao Corregedor e gerou um processo. De seu segundo casamento veem os Marqueses de Trosifal em Castela (De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, ttos Andradas do Arco; Aguiares; Câmaras). Consta em De Noronha que também foi pai de Pedro Gonçalves da Câmara (já nesta genealogia) esposo de D. Lourença de Faria, mas a cronologia não permite tal ligação.

Isabel de Abreu [Parents] was born in 1494/1497 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died on 28 Oct 1545 in Distrito do Porto, Portugal. She married Antonio Gonçalves da Câmara in 1531 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

Other marriages:
Rodrigues de Noronha, João

Após enviuvar, o primo de seu marido, Antonio Gonçalves da Câmara, tentou casar-se a força com ela, o que gerou um grave disturbio em 1531 no Arco da Calheta. O casamento acabou por se realizar em bons termos, mas não houve geração. Deixou seu morgado a seu sobrinho D. Gonçalo Henriques (Meneses Vaz, Famílias da Madeira e Porto Santo, 1964, tto Andradas do Arco)


Rui Gonçalves da Câmara [Parents] was born in 1415/1416 in Distrito do Porto, Portugal. He died on 27 Nov 1497 in Vila Franca, Ilha de S. Miguel dos Açores, Portugal. He married Maria de Bettencourt.

Other marriages:
Gonçalves, Catarina
Unknown

Rui Gonçalves da Câmara, que foi proprietário da atual Lombada dos Esmeraldos em Ponta do Sol, mas que vendeu a João Esmeraldo (28.I.1493), o Flamengo, com obrigação de pagar perpetuamente 15$000 reis de juro por dia de S. João Batista. Comprou a capitania da Ilha de São Miguel (onde foi o 3º capitão donatário, 10/03/1474) a João Soares de Albergaria, o Velho, capitão de Santa Maria, onde foi viver com sua mulher. Era cavaleiro da casa do Duque de Viseu e proprietário das saboarias da Madeira, que lhe deu D. Fernando em recompensa do juro de 20$000 que ele havia herdado do sogro e este tivera do Infante D. Henrique, a quem vendera a Ilha de Lançarote. Serviu na África por várias vezes. D. João II em 2/10/1483 confirmou tal venda. De Rui vem a Casa de Vila Franca e Ribeira Grande (De Agrela, Famílias da Madeira e Porto Santo, 1930). (Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Camaras; wikipedia.org. verbete Rui Gonçalves da Câmara).

Maria de Bettencourt [Parents] was born about 1416 in Reino da Normandia, França. She died in 1491 in Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. She was buried in 1491 in Capela dos Martires em S. Francisco da cidade. She married Rui Gonçalves da Câmara.

Seu pai a trouxe consigo para a Ilha da Madeira, e se casou com Rui Gonçalves da Câmara. Fez morgado de seus bens que tinha na Ilha da Madeira, em Água do Mel, a quem deixou por administrador seu sobrinho Gaspar de Bettencourt De Rui vem a Casa de Vila Franca e Ribeira Grande. S.g. (De Agrela, Famílias da Madeira e Porto Santo, 1930; Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourt, Camaras). No Nobiliario ut supra diz que ela faleceu na Ilha de S. Miguel nos Açores.


Garcia Rodrigues da Câmara [Parents] was born in 1416/1418 in Distrito do Porto, Portugal. He married Violante de Freitas.

Teve o Foro de Fidalgo. (Menese Vaz, 1964, Famílias da Madeira e Porto Santo, tto Agrela).

Violante de Freitas [Parents] was born about 1435 in Lagos, Distrito do Faro, Portugal. She married Garcia Rodrigues da Câmara.


Nuno de Freitas was born about 1410 in Lagos, Distrito do Faro, Portugal.

(Clode, Registro Genealógico de Famílias ..., 1952 p 139)

He had the following children:

  F i Violante de Freitas
  M ii João Rodrigues de Freitas

Martim Mendes de Vasconcelos "O Velho" was born about 1435 in Portugal. He married Helena Gonçalves da Câmara.

(Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Camaras).

Helena Gonçalves da Câmara [Parents] was born in 1430/1435 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She married Martim Mendes de Vasconcelos.

They had the following children:

  F i Joana Gonçalves da Câmara

MANOEL Fernandes [Parents] was born in 1568/1570 in Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1637 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He married ANA Gonçalves in 1598 in Igreja da Sé do Funchal.

Casamento (L196 f112) # Em (....) de mil quinhentos e noventa e oito annos (....) MANOEL FERNANDES filho de JOAM FERNANDES (....) e de sua molher DOMINGAS LUÍS (naturais) da freguesia de San Antonio (....) com ANNA GONÇALVES filha JOAM GONÇALVES de sua molher ANNA GONÇALVES (....).

Nota: Os registros de batismo de Câmara de Lobos entre os anos de 1595 e 1633 se perderam.

ANA Gonçalves [Parents] was born in 1577/1578 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1637 in Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She married MANOEL Fernandes in 1598 in Igreja da Sé do Funchal.

They had the following children:

  M i DOMINGOS Fernandes

Francisco Gonçalves [Parents] was born in 1556/1561 in Lombo do Rui de Sousa na Calheta, Ilha Madeira, Portugal. He married Catarina Rodrigues in 1581 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

Casamento (ADF59 f30v) # Ele f(ilh)o de JOÃO GONÇALVES, defunto, e de MAIATA morador na Ribeira do Raposo, termo deste freguesia; ela f(ilh)a de GASPAR LUÍS, lavrador, e de JOANA RODRIGUES, moradores no Lombo dos Cabrais.

Catarina Rodrigues [Parents] was born in 1556/1561 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Francisco Gonçalves in 1581 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.


FRANCISCO Alves Barbusano [Parents] was born in 1535/1540 in Lombo dos Cabrais na Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He died before 1598 in Lombo dos Cabrais na Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married FELIPA Rodrigues in 1559/1561 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

Nota: Não há documentação que dê a filiação de Francisco, mas creio que ele foi filho de Antonio Alvares, cuja a alcunha de Barbusano foi a mesma que a de Francisco. Nasceu antes de 1540, quando começa os registros de batismo na Calheta. Sua neta, Beatriz Pereira, também foi casada com um escravo, o que mostra que a sombra da escravidão ainda perseguia a família.

FELIPA Rodrigues was born in 1540/1545 in Calheta, Ilha Madeira, Portugal. She died on 23 May 1598 in Lombo dos Cabrais na Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married FRANCISCO Alves Barbusano in 1559/1561 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

Óbito (L3 f34v) # A 23 do dito mez asima [maio de 98] dito faleceo PHELIPA RODRIGUES veuva molher que foi de FRANCISCO ALVËS o Barbuzano, foi enterrada nesta igreja do Spirito Santo da Calleta naõ fez testamento, mas dexou algüs beës, do que teve obrigaçaõ seos erdeiros fazer algü bë por sua alma o que certifiquo passar asi. Bento de Barcellos.

They had the following children:

  F i ANTONIA FRANCISCA Alves
  F ii MARIA FRANCISCA Alves
  M iii Domingos Rodrigues

Gaspar Luís died after 1581 in Lombo dos Cabrais na Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married Joana Rodrigues.

Joana Rodrigues died after 1581 in Lombo dos Cabrais na Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Gaspar Luís.

They had the following children:

  F i Catarina Rodrigues

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index