Uma Teia de Família


SOEIRO Fernandes [Parents] was born in 1220 in Albergaria, Distrito de Aveiro,Portugal. He married SANCHA Martins de Bulhão.

Soeiro Fernandes foi Senhor de Albergaria e fundador de uma nova linhagem os Soares de Albergaria, de onde o seu nome é o patronímico. (fonte: Manuel Abranches Soveral). Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela e Leão, de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

SANCHA Martins de Bulhão [Parents] was born in 1246 in Albergaria, Distrito de Aveiro,Portugal. She married SOEIRO Fernandes.

Foi Sexta Senhora de Albergaria e São Mateus.

They had the following children:

  M i ESTÊVÃO Soares

ERMIGIO Fernandes [Parents] was born about 1200 in Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal.

Ermigio Fernandes (Vila Franca de Xira 1199/201) foi, segundo ma é o chamado Livro de Linhagens do conde D. Pedro (1340-1344), foi bom cavaleiro e esteve com seu irmão na batalha de Azinhaga, perto de Santarém. Por sua mãe foi descendente de Fernando I de Leão, Carlos Magno, Ramiro II de Leão e Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova. (fonte: wikipedia.org)

He had the following children:

  M i SOEIRO Fernandes

ERMIGIO Mendes was born in 1132 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. He married SANCHA Peres.

Foi Governador de Penafiel.

SANCHA Peres [Parents] was born in 1166 in Bragança, Distrito de Bragança, Portugal. She died in Riba Douro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. She married ERMIGIO Mendes.

Descendia, por seu pai, de Fernando I de Leão e Carlos Magno e de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova e por sua mãe de Henrique de Borgonha, que foi descendente dos dois primeiros soberanos.

They had the following children:

  F i FRUILHE Ermiges

Francisco de Bettencourt Correia [Parents] was born in 1580/1583 in São Pedro, Ilha da Madeira, Portugal. He married Maria da Câmara.

(De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Bettencourts Sás).

Maria da Câmara [Parents] was born about 1580 in Funchal, Ilha Madeira, Portugal. She married Francisco de Bettencourt Correia.

They had the following children:

  F i Ana de Aguiar

JORGE de Bettencourt Correia [Parents] was born in 1546/1551 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He died on 03 Jun 1598 in São Pedro, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA Vieira Neto on 29 Jul 1573 in Igreja da Sé do Funchal.

Casamento (L6 f8v) # Recebimento de Jorge Correa filho de Antonio Correa, o grande, de Camara de Lobos e de Dona Isabel de Bitancour, com com Dona Maria filha de Miguel Rodrigues Netto e de Isabel Vieira sua molher. Em os vynte e nove dias do mês de jullo de 1573 anos recebeo o padre (...) de JORGE CORREA natural de camara de lobos filho de ANTONIO CORREA e de dona ISABEL DE BETANCOUR que (...) defuntos com dona MARIA VIEIRA filha de MIGUEL RODRIGUES NETO e de sua molher ISABEL VYEIRA e foraõ pretocolados testemunhas e muytas ? e naõ sayo nenhu (...) e que foram presentes camara de lobos e naõ sayo algü impidimento (...) testemunhas o senhor capitam Simam Gonçalves e Manuel Viera juiz e almoxarife (...).

(De Noronha, H. H., Nobiliario da Ilha da Madeira (1700) in BGL, 1947, tto Correas; Nettos).

Descende do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

MARIA Vieira Neto [Parents] was born in Dec 1543 in Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 01 Jan 1544 in Igreja de NS da Conceição do Funchal. She died on 23 Jul 1592 in São Pedro, Ilha da Madeira, Portugal. She married JORGE de Bettencourt Correia on 29 Jul 1573 in Igreja da Sé do Funchal.

Batismo (L2 f35) # em ho primeiro de janeiro de 1544 bautizei Gaspar da Palma vigairo a MARIA filha de MYGUELL RODRIGUES e de sau molher IZABEL VYEIRA forã xrimada (?) no mesmo por Pero dOrnellas e madrinha Antonia filha dAnriqui Moniz \\ Gaspar da Palma \\ Pero dOrnellas dAbreu.

Descende do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

They had the following children:

  M i JOÃO de Bettencourt Correia
  M ii Antonio de Bettencourt Correia was born in 1578/1580 in São Pedro, Ilha da Madeira, Portugal.
  M iii Francisco de Bettencourt Correia

FERNANDO Ermiges was born in 1150 in Reino de Leão, Espanha. He died about 1210 in Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. He married MARIA Paes about 1183.

Other marriages:
Ermiges, FRUILHE

Fernando Ermiges uniu-se, em primeiras núpcias, com a viúva de Xira Rolim, Maria Paes. Viúvo em 1192, casou-se com sua prima Fruilhe Ermiges (Riba Douro *1182). Em 1206 recebeu de Sancho I as «hereditate» que este rei tinha em Cira. Em 1212, esta mesma D. Fruile Ermiges, juntamente com seu filho menor João Fernandes, deram foral à vila e concelho de Xira, onde eram senhores, e a vizinha povoação de Vila Franca de Xira. Diz o foral: (...) mandamos que morem os moradores de Xira ensembra com os de vila franca nosa poboraçon (...).Em 1218 a dita D. Fruilhe Ermiges doou à Ordem do Templo todas as suas «hereditatem de Cira», portanto as que Sancho I lhe doara. Além disso, doou o que ainda tinha (ou viesse a ter), em Portugal ou em Leão e Castela. Diz que o fez por sua alma, a de seu marido e a de seus filhos e parentes. Infelizmente não nomeia nem o marido nem os filhos.
Na época, ela foi casada com um Fernando, dado o patronímico do filho, e a referência ao que tinha em Leão e Castela, é muito provável que possamos identificar esta D. Fruilhe Ermiges com a homónima filha de D. Ermigio Mendez de Ribadouro, governador de Penafiel, que o Livro Velho diz que casou com um leonês e se documenta que teve pelo menos uma filha, D. Maria Fernandes, falecida antes dela e sepultada em Vila Boa do Bispo, o que, pelo patronímico da filha, nos revela que esta D. Fruilhe também casou com um Fernando. Tendo em conta que Xira Rolim foi o fundador da terra de Xira, não sendo normal que o senhorio tenha saído da família, e que não existe nenhuma doação a D. Fruile (a doação de D. Sancho foi das herdades que ele aí possuia) ou a quem quer que seja, é de admitir que haja alguma relação familiar entre Xira Rolim e D. Fruilhe Ermiges, expressa pelo seu casamento com Fernando Ermiges (de Baião), viúvo de Maria Paes, e que já era viúva de Xira. As segundas núpcias se deu por volta de 1198. Fernando Ermiges veio a falecer em 1204/12 e, com sua morte, sua viúva D. Fruilhe e seu filho João Fernandes, que então seria menor, ficaram na posse do senhorio de Xira. (fonte: Manuel Abranches Soveral).

MARIA Paes [Parents] was born about 1150 in Albergaria, Distrito de Aveiro,Portugal. She died about 1192 in Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. She married FERNANDO Ermiges about 1183.

Other marriages:
Rolim, XIRA


MARTIM Xira [Parents] was born about 1170 in Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. He married ALDONÇA Fernandes Brandão.

Martim Xira foi Senhor de Vila Franca do Ribatejo e que foi rebatizada de Franca de Xira em sua homenagem. Também foi o Quarto administrador da Albergaria de São Mateus, fundado pelo avô paterno da sua mãe, Paio Delgado. (fonte: wikipedia.org)

ALDONÇA Fernandes Brandão was born about 1190. She married MARTIM Xira.

Fim de Linha.

They had the following children:

  F i ALDONÇA Martins de Xira
  F ii Teresa Martins de Xira

XIRA Rolim was born about 1145 in Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. He died before 1192 in Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. He married MARIA Paes.

Xira Rolim foi o fundador de Xira e da Vila Franca de Xira, casou-se com Maria Paes (Albergaria *1150/55, Vila Franca de Xira +1190/4) filha do famoso Pero Pais. Por morte de Xira, com os filhos menores, D. Maria Paes ficou certamente na posse de Azambuja e Xira, senhorios que compartilhou com seu segundo marido D. Fernardo Ermiges, com quem se casou por volta de 1182. Sem aparentemente ter tido geração, pelo menos masculina, deste casamento, D. Maria Paes faleceu por volta de 1192 com cerca de 40 anos. Então, seus filhos já eram maiores e fizeram a partilha de bens da seguinte forma: O mais velho, D. Rolim, com Azambuja, o mais novo, Martim Xira, com o morgado da Albergaria de São Mateus, e o viúvo D. Fernando Ermiges com Xira. (Fonte: Manuel Abranches Soveral).

MARIA Paes [Parents] was born about 1150 in Albergaria, Distrito de Aveiro,Portugal. She died about 1192 in Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. She married XIRA Rolim.

Other marriages:
Ermiges, FERNANDO

They had the following children:

  M i MARTIM Xira

Fernão de Morais e Vasconcelos died in Concelho do Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. He married Maria da Câmara on 15 Apr 1561 in Igreja da Sé do Funchal.

Maria da Câmara died in Concelho do Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. She married Fernão de Morais e Vasconcelos on 15 Apr 1561 in Igreja da Sé do Funchal.

They had the following children:

  F i Maria da Câmara

PEDRO Fernandes [Parents] was born about 1125 in Bragança, Distrito de Bragança, Portugal. He died after 1180 in Bragança, Distrito de Bragança, Portugal. He married FRUILHE Sanches about 1150.

Senhor de Bragança Dom Pedro Fernandes foi um cavaleiro medieval do reino de Portugal e mordomo-mor de Afonso Henriques de Borgonha entre 1169 e 1175. Doou a freguesia de Vilarelhos (Concelho de Alfândega da Fé), situada na margem esquerda da Ribeira da Vilariça. Na segunda metade do século XII herda a administração das localidades de Torre de Dona Chama (Concelho de Mirandela) e vizinhas. A freguesia Algeriz é mencionada nas inquirições de 1258, de Afonso III de Portugal, onde é informado que a mesma é uma “povoação honrada, pertença de filhos e netos de D. Pedro Fernandes de Bragança”, bem como da Ordem do Hospital, a quem pertencia igualmente o mosteiro de Pombeiro em Felgueiras. (fonte: wikipedia.org). Descende de Carlos Magno, Fernando I de Leão, Ramiro II de Leão e Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

FRUILHE Sanches [Parents] was born about 1130 in Celanova, Reino de Galícia, Espanha. She died after 1180 in Bragança, Distrito de Bragança, Portugal. She married PEDRO Fernandes about 1150.

Descende de Carlos Magno.

They had the following children:

  M i Fernão Peres was born in 1152/1153 in Bragança, Distrito de Bragança, Portugal.

Descende de Carlos Magno, Fernando I de Leão, Ramiro II de Leão e Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.
  M ii GARCIA Peres
  M iii VASCO Peres
  F iv SANCHA Peres
  F v TERESA Peres
  M vi NUNO Peres

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index