Uma Teia de Famílias


DOMINGOS Martins de Bulhão was born about 1210 in Albergaria, Distrito de Aveiro,Portugal. He married ALDONÇA Martins de Xira.

Foi Senhor de Albergaria. Fim de Linha.

ALDONÇA Martins de Xira [Parents] was born about 1215 in Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. She married DOMINGOS Martins de Bulhão.

Foi a Quinta Senhora de Albergaria e São Mateus.

They had the following children:

  F i DÓRDIA Martins de Bulhão
  F ii SANCHA Martins de Bulhão

FERNANDO Ermiges was born in 1150 in Reino de Leão, Espanha. He died about 1210 in Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, Portugal. He married FRUILHE Ermiges about 1099.

Other marriages:
Paes, MARIA

Fernando Ermiges uniu-se, em primeiras núpcias, com a viúva de Xira Rolim, Maria Paes. Viúvo em 1192, casou-se com sua prima Fruilhe Ermiges (Riba Douro *1182). Em 1206 recebeu de Sancho I as «hereditate» que este rei tinha em Cira. Em 1212, esta mesma D. Fruile Ermiges, juntamente com seu filho menor João Fernandes, deram foral à vila e concelho de Xira, onde eram senhores, e a vizinha povoação de Vila Franca de Xira. Diz o foral: (...) mandamos que morem os moradores de Xira ensembra com os de vila franca nosa poboraçon (...).Em 1218 a dita D. Fruilhe Ermiges doou à Ordem do Templo todas as suas «hereditatem de Cira», portanto as que Sancho I lhe doara. Além disso, doou o que ainda tinha (ou viesse a ter), em Portugal ou em Leão e Castela. Diz que o fez por sua alma, a de seu marido e a de seus filhos e parentes. Infelizmente não nomeia nem o marido nem os filhos.
Na época, ela foi casada com um Fernando, dado o patronímico do filho, e a referência ao que tinha em Leão e Castela, é muito provável que possamos identificar esta D. Fruilhe Ermiges com a homónima filha de D. Ermigio Mendez de Ribadouro, governador de Penafiel, que o Livro Velho diz que casou com um leonês e se documenta que teve pelo menos uma filha, D. Maria Fernandes, falecida antes dela e sepultada em Vila Boa do Bispo, o que, pelo patronímico da filha, nos revela que esta D. Fruilhe também casou com um Fernando. Tendo em conta que Xira Rolim foi o fundador da terra de Xira, não sendo normal que o senhorio tenha saído da família, e que não existe nenhuma doação a D. Fruile (a doação de D. Sancho foi das herdades que ele aí possuia) ou a quem quer que seja, é de admitir que haja alguma relação familiar entre Xira Rolim e D. Fruilhe Ermiges, expressa pelo seu casamento com Fernando Ermiges (de Baião), viúvo de Maria Paes, e que já era viúva de Xira. As segundas núpcias se deu por volta de 1198. Fernando Ermiges veio a falecer em 1204/12 e, com sua morte, sua viúva D. Fruilhe e seu filho João Fernandes, que então seria menor, ficaram na posse do senhorio de Xira. (fonte: Manuel Abranches Soveral).

FRUILHE Ermiges [Parents] was born in 1182 in Ribadouro em Baião, Distrito do Porto, Portugal. She died in Albergaria, Distrito de Aveiro,Portugal. She married FERNANDO Ermiges about 1099.

They had the following children:

  M i ERMIGIO Fernandes

FERNÃO Mendes [Parents] was born in 1095 in Bragança, Distrito de Bragança, Portugal. He died in 1160 in Bragança, Distrito de Bragança, Portugal. He married TERESA Soares.

Fernão Mendes foi senhor de Chaves e tennes de Bragança entre 1128 e 1145. Descendia, por seu pai, de Fernando I de Leão e Carlos Magno e por sua mãe de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova. Casou-se com Teresa Soares da Maia de ascendencia desconhecida. (fonte: wikipedia.org)

TERESA Soares was born about 1100 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She died before 1147 in Bragança, Distrito de Bragança, Portugal. She married FERNÃO Mendes.

Fim de Linha.

They had the following children:

  M i PEDRO Fernandes

FERNÃO Mendes [Parents] was born about 1075 in Bragança, Distrito de Bragança, Portugal. He married SANCHA Viegas.

Foi Governador de Bragança e alferes do rei D. Afonso I de Portugal entre os anos de 1146 e 1147 e descendente, por sua mãe, de Fernando I de Leão e Carlos Magno.
LMP-vol. 1-pg. 241

SANCHA Viegas [Parents] was born about 1075 in Baião, Distrito do Porto, Portugal. She married FERNÃO Mendes.

Descende, por seu pai, de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  M i FERNÃO Mendes
  F ii URRACA Mendes

EGAS Gosendes [Parents] was born about 1050 in Portugal. He died after 1124 in Baião, Distrito do Porto, Portugal. He married UNISCOS Viegas.

Egas Gosendes foi um cavaleiro medieval português da casa de D. Afonso VI de Leão e Castela, rei de Castela. Aparece da documentação medieval figurando como confirmante dos anos de 1111 e 1112. Em 1124 deu foral à vila de Sernancelhe. (fonte: Wikipedia.org)

UNISCOS Viegas [Parents] was born in 1057 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. She died in 1103 in Baião, Distrito do Porto, Portugal. She married EGAS Gosendes.

Descende de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  F i SANCHA Viegas

EGAS Hermigues [Parents] "O Bravo" was born about 1015 in Reino de Leão e Castela, Espanha. He died in 1095 in Maia, Distrito do Porto, Portugal. He married GONTINHA Eriz.

Foi fundador, juntamente com sua esposa, do Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho (Freixo de Baixo), sendo, também, governador de Anégia (1037-1095). Descende, por seu pai, de RAMIRO II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed 7° Emir de Córdova.

GONTINHA Eriz [Parents] was born about 1020 in Lugo, Galícia, Espanha. She married EGAS Hermigues.

Senhora do mosteiro de Arouca.

They had the following children:

  M i GUIDO Viegas de Azevedo
  F ii UNISCOS Viegas

ERO Menendez was born about 990 in Lugo, Reino da Galícia, Espanha. He married OUROANA Soares.

Conde de Lugo.

OUROANA Soares was born about 980 in Reino da Galícia, Espanha. She married ERO Menendez.

Fim de Linha.

They had the following children:

  F i GONTINHA Eriz

GOSENDO Arnaldes was born about 1020 in Portugal. He married EGA de Baião.

Fim de Linha.

EGA de Baião was born about 1020 in Portugal. She married GOSENDO Arnaldes.

They had the following children:

  M i EGAS Gosendes

FERNÃO Mendes [Parents] "O Velho" was born about 1025 in Distrito de Bragança, Portugal. He died in Distrito de Bragança, Portugal. He married NNN Alfonso de Leão.

Sucedeu a seu pai no senhorio de Bragança, e mais terras, que eram muitas na província de Trás-os-Montes, entre Bragança e Miranda. (fonte: Wikipedia.org)

NNN Alfonso de Leão [Parents] was born about 1053 in Reino de Leão e Castela, Espanha. She died in Distrito de Bragança, Portugal. She married FERNÃO Mendes.

They had the following children:

  M i FERNÃO Mendes

Imperator totus Hispaniæ ALFONSO VI de Castela [Parents] was born in 1039 in Reino de Castela, Espanha. He died on 1 Jul 1109 in Toledo, Castela, Espanha. He was buried in Mosteiro de Sahagun em Espanha.

Other marriages:
Moniz, XIMENA
de Borgonha, CONSTANÇA

ALFONSO VI foi Rei de Leão (27.XII.1065), Rei de Castela (6.X.1072), Rei da Galícia (1073) e Imperator Totius Hispaniæ (Imperador de Toda Hispânia) desde 1077 e, finalmente, Rei de Toledo (1085). Com a morte de seu pai, Alfonso, o secundo genito, ficou com reino de Leão para si. Em 1067, com a morte da rainha mãe, o seu irmão Sancho II de Castela tentou reunificar o reino. De início diviram o reino da Galícia que fora do filho caçula de Fernando I. Depois se enfrentaram, com Alfonso sendo preso em Burgos. Logo em seguida fugiu para o reino Taifa de Toledo e só retornou com o assassinato de Sancho. Em 1076 anexou boa parte do reino de Navarra. Em 1085 tomou Toledo, mas não foi capaz de impedir a consolidação da dinastia almorávida na Andaluzia. Em 1108 sofreu uma grande derrota (Batalha de Uclés) onde foi morte o seu único filho varão. Faleceu em 1 de Julho de 1109 na cidade de Toledo, foi enterrado no Mosteiro beneditino de Sahagún. (fonte: wikipedia.org)

He had the following children:

  F i NNN Alfonso de Leão

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index