Uma Teia de Família


Miguel Riscado da Motta [Parents] was born in 1757/1758 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. He died before 1853 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. He married Caetana Maria de Jesus de Itaboraí in 1777/1783 in Igreja de São João Batista de Itaboraí.

Caetana Maria de Jesus de Itaboraí was born in 1755/1760 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She died before 1853 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She married Miguel Riscado da Motta in 1777/1783 in Igreja de São João Batista de Itaboraí.

They had the following children:

  M i Miguel Riscado da Motta
  M ii Manoel Riscado da Motta
  M iii João Francisco da Motta

Manoel Riscado da Motta [Parents] was born in 1790/1795 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. He married Ana Joaquina do Nascimento de Sousa in 1810/1815 in (Igreja de São João Batista de Itaboraí).

Ana Joaquina do Nascimento de Sousa [Parents] was born in 1785/1790 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She married Manoel Riscado da Motta in 1810/1815 in (Igreja de São João Batista de Itaboraí).

They had the following children:

  M i Manoel Riscado da Motta was born in 1827 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. He was christened on 17 Sep 1827 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Batismo (L3 f324) # Aos dezasete de setembro de mil oito centos, e vinte sete nesta freguezia do Rio Bonito baptizei, e púz os santos oleos ao innocente MANOEL filho legitimo de MANOEL RISCADO DA MOTTA, natural e batizado na freguezia de Itaborai, e de ANNA JOAQUINA DO NASCIMENTO, natural, e batizada na mesma: neto paterno de MIGUEL RISCADO DA MOTTA, e de CAETANA MARIA DE JEZÚS; e materna de MANOEL DE SOUZA CAMPOS, e de JOANNA VIEIRA; foraõ padrinhos o major Manoel Lourenço de Araujo, e Fortunata Matildes Gomes de Sá, de q(ue) fiz este termo eu \\ O vig(a)r(i)o Ant(oni)o M(ari)a Ribas Sandim.

Talvez seja o mesmo citado no Almanak Laemmert (1865, pg 84) como proprietário de uma casa de Secos e Molhados em Rio Bonito.

Miguel Riscado da Motta [Parents] was born in 1780/1785 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. He died in 1838/1839 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. He married Ana Joaquina de Jesus de Sousa in 1803/1806 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Creio que Miguel deveria ser filho de seu homônimo e de Caetana.

Ana Joaquina de Jesus de Sousa [Parents] was born on 15 Dec 1779 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. She was christened on 09 Feb 1780 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito. She died in 1838/1839 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. She married Miguel Riscado da Motta in 1803/1806 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Batismo (L1 f83v) # Aos nove dias de fevereiro de mil sete centos e oitenta nesta igreja de Nossa Senhora da Conceiçaõ do Rio Bonito baptizei solemnemente sub condition, a ANNA nascida a quinze de dezembro proximo passado, filha legitima de JOZE LUIZ DE LEMOS, baptizado na freguezia do Espirito Santo de Aveiro do bispado de Coimbra, e de sua mulher MARIA CAETANA DO SACRAMENTO baptizada na freguezia de Saõ Joaõ de Itaboray do pado do Rio de Janeiro; neta paterna de DOMINGOS LUIS baptizado na freguezia de Saõ Pedro de Aradas, e de sua mulher ROZA MARIA DE LEMOS baptizada na freguezia do Espirito Santo de Aveiro, ambos do bispado de Coimbra, e pela materna de MIGUEL RISCADO DA MOTTA baptizado na freguezia de Cabo Frio bispado do Rio de Janeiro; e de sua molher JOZEFA EUGENIA DE SANTA CLARA baptizada na freguezia da villa de Saõ Sebastiaõ da Ilha Terceira, bispado de Angra: Foraõ padrinhos Francisco Pereira dos Santos, e madrinha Anna Maria de Jezus filha (...) de Miguel Luiz de Lemos de que fiz este assento. O vig(a)r(i)o Marcello Correa de Macedo.

O surgimento do sobrenome de Lemos em um dos filhos de Ana Joaquina pode ser indicativo de que ela foi filha de José Luís de Lemos. Sendo assim, Ana teria se casado com seu primo Miguel.

They had the following children:

  M i Joaquim José de Sousa Motta
  M ii Antonio Francisco de Sousa
  M iii Miguel Luís de Lemos
  F iv Teresa Maria de Jesus de Sousa Motta
  M v Francisco José Maurício de Sousa Motta
  F vi Ana Carolina de Jesus de Sousa Motta
  F vii Gertrudes de Sousa Motta was born in 1822 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She was christened on 29 Mar 1822 in Igreja de São João Batista de Itaboraí.

Batismo (L2 f48v) # Aos nove dias do mes de março de mil e oito centos e vinte e dous annos nesta freguezia d'Itaborahy de licença do reverendo vigario Francisco Xavier Pina, baptizou e pos os santos oleos o reverendo Joze dos Sanctos Teixeira a innocente GERTRUDES, filha legitima de MIGUEL RISCADO DA MOTTA, e ANNA JOAQUINA DO NASCIMENTO; naturaes desta freguezia: foraõ padrinhos Joze Paulo da Roza, e Anna Joaquina de Jesus; de que fiz este assento que assignei. \\ O coadj(uto)r Luiz Ant(oni)o Fer(rei)ra de Menezes.
  F viii Benigna de Sousa Motta was born in 1824 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She was christened on 24 Oct 1824 in Igreja de São João Batista de Itaboraí.

Batismo (L2 f193v) # Aos vinte e quatro dias do mes de outubro de mil oito centos e vinte e quatro nesta freguezia de Itaborahy de licença do reverendo vigario Francisco Xavier Pina baptizou e pus os sanctos oleos o reverendo Joze dos Santos Teixeira a innocente BENIGNA filha legitima de MIGUEL RISCADO DA MOTTA e de ANNA JOAQUINA DE JESUS ambos naturais desta freguezia foraõ padrinhos o sargento mór Cosme B[o]t[e]lho, e d(onna) Maria Querubina Vellasco Mollina de que fiz este assento que assignei. O codj(ut)or Joze Gregorio de Carvalho.
  M ix Albino Riscado da Motta was born in 1829 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. He was christened in 1829 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Batismo (L4 f372) # Registro de batismo desaparecido. Data de nascimento estimada.

Felipe José de Andrade [Parents] was born about 1815 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. He married Teresa Maria de Jesus de Sousa Motta on 18 Feb 1837 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Casamento (L2 f050) # Aos dezoito dias do mez de fevereiro de mil oito centos e trinta e sete; nesta freguezia do Rio Bonito; pelas duas horas da tarde, // Filippe Joze de Andrade, filho legitimo do capitaõ Joze Joaquim de Andrade, e Maria Joaquina de Jezus, já falecida, natural, e baptizado nesta freguezia do Rio Bonito; com Thereza Maria de Jezus, filha legitima de Miguel Riscado da Motta, e Anna Joaquina de Jezus, natural, e baptizado na freguezia de Saõ Joaõ de Itaborahy; e de prezente fregueza e moradora nesta do Rio Bonito; // Jozé Joaquim de Santa Anna. Como testemunha Joaquim Luis de Andrade.

Teresa Maria de Jesus de Sousa Motta [Parents] was born in 1815/1818 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She married Felipe José de Andrade on 18 Feb 1837 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.


José Joaquim de Andrade died after 1837 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. He married Maria Joaquina de Jesus de Rio Bonito.

Foi capitão em Rio Bonito.

Maria Joaquina de Jesus de Rio Bonito died before 1837 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. She married José Joaquim de Andrade.

They had the following children:

  M i Felipe José de Andrade

Antonio Luís dos Santos [Parents] was born in 1815/1820 in Capivary (Silva Jardim), Rio de Janeiro, Brasil. He married Ana Carolina de Jesus de Sousa Motta on 19 May 1840 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Casamento (L2 f97v) # Aos dezanove // de maio de mil oito centos e quarenta, pelas onze horas do dia, em minha prezença, e das testemunhas Americo Joze de Marins Coutinho, e Manoel Jozé Martins, // Antonio Luiz dos Santos, filho legitimo de Salvadôr dos Santos Guarda, já fallecido, e de Maria Joaquina do Carmo, natural, e baptizado na freguezia de Nossa Senhora da Lapa de Capivary, e nella morador, com Anna Carolina de Jezus, filha legitima de Miguel Riscado da Motta, e Anna Joaquina de Jezus, ambos fallecidos, natural, e baptizada, na freguezia de Saõ Joaõ de Itaborahy, e de prezente moradora nesta freguezia do Rio Bonito // O vigario encomendado Bernardo Antonio de Lima de Velasco.

Ana Carolina de Jesus de Sousa Motta [Parents] was born in 1819/1820 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She married Antonio Luís dos Santos on 19 May 1840 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

They had the following children:

  F i Elena dos Santos was born in 1851 in Capivary (Silva Jardim), Rio de Janeiro, Brasil. She was christened on 25 Nov 1851 in Igreja de Nossa Senhora da Lapa.

Batismo (L3 f15v) # Aos vinte e cinco de 9bro de mil oito centos e cicoenta e hú nesta igr(ej)a de Capivary baptizei solemn(emen)te e puz os s(anc)tos ollios a inocente HELENA f(ilh)a legitima de ANT(ONI)O LUIZ DOS S(ANC)TOS e de ANNA CAROLINA DE JEZUS neta paterna de SALVADOR DOS S(ANC)TOS GUARDA e de d(onna) M(ARI)A DO CARMO materna de MIGUEL RISCADO DA MOTTA e de ANNA JOAQ(UI)NA DE JEZUS padr(inh)os Fr(ancis)co Ro(dr)i(gue)s Fern(ande)s e Gertrudes M(ari)a dos S(anc)tos e para constar fiz este acento em que assigno. \\ O p(adr)e Ant(oni)o Per(erei)ra S(anc)tos.
  F ii Caetana dos Santos was born in 1854 in Capivary (Silva Jardim), Rio de Janeiro, Brasil. She was christened on 18 Feb 1854 in Igreja de Nossa Senhora da Lapa.

Batismo (L2 f64) # Aos 18 de fev(erei)ro de 1854 batizei sol(emnemen)te a in(nocent)e CAETANA filha leg(i)t(im)a de ANTONIO LUIS DOS SANCTOS e de ANNA CAROLINA DE JEZUS: neta paterna de SALVADOR DOS S(ANC)TOS GUARDA, e de MARIA JOAQUINA DO CARMO; e materna de MIGUEL RISCADO DA MOTTA e de ANNA JOAQUINA DE JEZÚS. Padrinho Francisco J(oz)e da S(ilv)a \\ O p(adr)e Antonio P(ereir)ra S(anc)tos.
  M iii Manoel dos Santos was born in 1856 in Capivary (Silva Jardim), Rio de Janeiro, Brasil. He was christened on 28 Jun 1856 in Igreja de Nossa Senhora da Lapa.

Batismo (L2 f 116v) # Aos vinte e oito dias do mez de junho de mil oito centos cincoenta e seis annos nesta parochial igreja de N(ossa) Sen(ho)ra de Lapa da villa de Capivary, baptizei solemnemente e pús os santos oleos ao innocente MANOEL branco filho legitimo de ANTONIO LUIS DOS SANTOS, natural desta e ANNA CAROLINA DE JEZÚS natural de Itaborahy. Avós pat(ern)os SALVADOR DOS SANTOS GUARDA e MARIA JOAQUINA DO CARMO, n(atura)es desta. Avós mat(ernos) MIGUEL RISCADO DA MOTTA e ANNA JOAQUINA DE JEZÚS, naturais de Itaborahy. Padr(inh)o Antonio Gomes Ferreira Pinto e N(ossa) Sen(hor)a. O que para constar mandei fazer este termo que assigno. \\ O c(ura) p(adr)e Gabriel Evaristo de Oliv(ei)ra Freitas.

Salvador dos Santos Guarda died before 1856 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Maria Joaquina do Carmo.

Maria Joaquina do Carmo died after 1856 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married Salvador dos Santos Guarda.

They had the following children:

  F i Luiza Joaquina do Carmo dos Santos
  M ii Antonio Luís dos Santos

Antonio Francisco de Sousa [Parents] was born in 1808/1813 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. He married Carolina Antonia Ribeiro on 13 Jan 1843 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Casamento (L2 134) # Aos treze de janeiro de mil oito centos e quarenta e trez, pelas onze horas do dia, // testemunhas o alferes Theódoro de Souza Soares, e Americo Jozé de Marins Coutinho, depois de despensados do impedimento de 2° gráo de consanguinidade na linha collateral, // Antonio Francisco de Souza, filho legitimo de Miguel Riscado da Motta, e Anna Joaquina de Souza, já fallecidos, naturál, baptizado na freguezia de Saõ Joaõ de Itaborahy, e de prezente morador nesta freguezia //, com Carolina Antonio Ribeiro, filha legitima de Joaquim Antonio Ribeiro, e Catharina Maria do Espirito Santo, naturál, baptizada, e moradora nesta mesma freguezia do Rio Bonito. //

Carolina Antonia Ribeiro [Parents] was born in 1810/1815 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. She married Antonio Francisco de Sousa on 13 Jan 1843 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.


Joaquim Antonio Ribeiro died after 1843 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. He married Catarina Maria do Espírito Santo.

Catarina Maria do Espírito Santo died after 1843 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. She married Joaquim Antonio Ribeiro.

They had the following children:

  F i Carolina Antonia Ribeiro

Manoel Machado da Motta [Parents] was born in 1744 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. He was christened on 23 Aug 1744 in Capela de Nossa Senhora da Conceição na Fazenda do Alferes Cosme de Azevedo Coutinho. He died after 1782 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. He married Francisca Barbosa in 1770/1771 in Igreja de São João Batista de Itaboraí.

Batismo (L- f39) # Aos vinte e tres dias do mez de aguosto de mil sete centos e quarenta e quatro na capela de Nossa Senhora da Conceição da fazenda do alferes Cosme de Azevedo Coutinho baptizou o padre pedro Vilela e poz os santos olios a MANOEL filho de MIGUEL RISCADO e de sua molher JOZEPHA EUGENIA foram padrinhos o alferes Cosme de Azevedo Coutinho e Marina Riscado Oliveira e pera bastar fiz este que asignei \\ O vig(ai)ro Jozé Rodrigues Teixeira.

Francisca Barbosa [Parents] was born in 1745/1750 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She died after 1782 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. She married Manoel Machado da Motta in 1770/1771 in Igreja de São João Batista de Itaboraí.

They had the following children:

  M i Antonio Machado da Motta
  M ii Joaquim Machado da Motta was born on 28 Apr 1773 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. He was christened on 18 May 1773 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Batismo (L1 f26) # Em dezoito de mayo de settecentos e trez baptizei e puz os sanctos oleos a JOAQUIM nascido a vinte e oito de março de setenta e tres filho legitimo de MANOEL MACHADO DA MOTTA baptizado em Itaborahy e de FRANCISCA BARBOZA tambem baptizada em Itaborahy: netto pela parte paterna de MIGUEL RISCADO DA MOTTA baptizado na freguezia de Cabo Frio, e de JOZEFA EUGENA baptizada na freguezia de Sam Sebastiam da Ilha Terceira e pela materna de MATHEUS CARDOZO baptizado em Tambi e de MARIA DA CUNHA baptizada em Sam Joam de Itaborahy: Foram padrinhos Francisco Vieira dos (...) e Ellena Alvim da Conceiçam viuva de Matheus de Crasto (...) desta freguezia de que fiz este assento que commigo assignou. \\ O vigario Antonio dos Santos (...).
  F iii Maria Barbosa was born on 29 Jul 1776 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. She was christened on 05 Aug 1776 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Batismo (L1 f47v) # Em sinco de agosto de setenta e seis baptizei e puz os santos oleos a MARIA innocente que nasceu a vinte e nove de julho de setenta e seis filha legitima de MANOEL MACHADO DA MOTTA e de FRANCISCA BARBOSA casados na freguezia se Sam Joam de Itaboray: neta pela paterna de MIGUEL RISCADO baptizado em Cabo Frio e de JOZEFA EUGENIA baptizada na ilha Terceira, e pela materna de MATIAS CARDOZO baptizado em Tamby, e de MARIA RODRIGUES baptizada em Itaboray: Foram padrinhos Manoel dos Santos solteiro e Magdalena de Jezus filha de Mathias da (...) desta freguezia de que fiz este assento que assignei. \\ O vigario Antonio dos Santos Ribeyro.
  F iv Isabel Barbosa was born on 28 Feb 1780 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. She was christened on 11 Mar 1780 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Batismo (L1 f86) # Aos onze dias de março de mil sete centos e oitenta nesta freguezia de Nossa Senhora da Conceiçaõ do Rio Bonito baptizei, puz os santos oleos solemnemente a IZABEL nascida a vinte e sete de fevereiro filha legitima de MANOEL MACHADO DA MOTTA, e de FRANCISCA BARBOZA ambos baptizados na freguezia de Saõ Joaõ de Itaborahy, neta paterna de MIGUEL RISCADO DA MOTTA natural de Cabo Frio, e de JOZEFA EUGENIA natural de Ilha Terceira, e pela materna de MATHIAS CARDOZO, e de MARIA RO(DR)I(GUE)S naturais deste byspado do Rio de Janeiro, ignoraõ onde foraõ baptizados, e foi padrinho Antonio Machado da Motta, de que fiz este assento. \\ O vigario Marcello Correa de Macedo.
  F v Felipa Barbosa was born on 18 May 1782 in Rio Bonito, Rio de Janeiro, Brasil. She was christened on 17 Jun 1782 in Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito.

Batismo (L1 f116) # Aos dezasete dias de junho de mil sete centos, e oitenta e tres nesta freguezia de Nossa Senhora da Conceição do Rio Bonito baptizei solemnemente a FEPIPPA nascida a dezoito de mayo, filha legitima de MANOEL MACHADO DA MOTTA, e de sua mulher FRANCISCA BARBOZA ambos naturais, e baptizados na freguezia de Saõ Joaõ de Itaboray: neta paterna de MIGUEL RISCADO DA MOTTA natural, e baptizado na freguezia de Cabo Frio; e JOZEFA EUGENIA natural da Ilha Terceira, e pela materna de MATHIAS CARDOZO, e de MARIA RO(DR)I(GUE)S naturais do Bispado do Rio de Janeiro, ignorase onde foraõ baptizados: Foraõ padrinhos Joaquim Jozé de Magalhaes solteiro, JOZEFA EUGENIA DE SANCTA CLARA, filha de MIGUEL RISCADO DA MOTTA de que fiz este assento. O vig(a)r(i)o Marcello Correa de Macedo.

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index