Uma Teia de Família


Francisco de Oliveira Vargas was born about 1605 in (...), Rio de Janeiro, Brasil. He died on 04 Feb 1664 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Grácia da Costa.

Foi capitão no RJ (Carlos G. Rheingantz, Primeiras Famílias do Rio de Janeiro, 1965, V1, pp 8).

Óbito (L4 f54) # Aos coatro dias do dito (mes de fevereiro de 1664) faleceo o cappitam Francisco de Oliveira Vargas recebo os santos sacramentos fez seu testamento en elle instituio por seu testamenteiro o seu genro Domingos Pereira e os seus filhos o licenciado Ignacio de Oliveira, e o seu compadre o licenciado Joaõ Alvero (?) de Figueiredo, o qual declarou ser viuvo, e so hüa vez cazara com Gracia da Costa, de cuio matrimonio viera oito filhos a saber o licenciado Ignacio de Oliveira, Estevaõ de Oliveira, Balthezar, Joseph estes saõ os machos, as femeas Andrea de Souza, Maria de Oliveira, Veronica, e Jeronima, os quais todos declarou eraõ seus herdeiros foçados.
Declarou que seu corpo fosse enterrado no colleio aonde minha hüa sepultura, amortalhado no habito de Saõ Francisco, acompanharaõ seu corpo os religiosos de Nossa Senhora do Carmo, e dez clerigos, e o vigario, dez cruzes o que tudo declarou se dece esmola custumada.
Declarou que seus testamenteiros lhe mandacem dizer sem (??) missas aos quais mandariaõ dizer quanto pudecem e naõ o poderiaõ desobrigar a que os mandacem dizer (...) as deixar a consciencia de seus testetamenteiros.
Declarou que er irmaõ da casa da misericordia e cuios irmaõ (...) quizesem a companhar seu corpo, e por a tumba deixara de esmola dous cruzados.
Declarou que naõ desponha legados, por sua a(...) por ser o cazaraõ (??) pouca que deixava aos seus filhos, so pedia lhe mandacem dizer quando que decem dez missas pella alma de sua mulher Gracia da Costa e cinco por sua sogra.
Não diz mais o ditto testamento so declara paguar dividas que lha devem, e elle deve no dia de seu enterro se lhe fez hü officio solemne com cama (??) de orgam e missa cantada naõ diz mais.

Grácia da Costa was born about 1605 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died on 01 Jan 1657 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married Francisco de Oliveira Vargas.

Óbito (L3 f17v) # Ao primeiro dia do mes de janeiro faleceo Gracia da Costa molher do cappitam Francisco de Oliveira Vargas, reçebeo todos sacramentos fez seu testamento nella deixou os seus testamenteiros ao ditto seu marido, a Francisco da Costa Barros seu irmaõ, ao Padre Gaspar da Costa, a seu filho Ignacio de Oliveira, ao Cappitam Rodrigo da Veiga, a seu cunhado Manoel de Bairo de Melo.
Declarou que seu corpo fara amortalhar no habito de Nossa Senhora do Carmo e enterrado na Igreja da ditta e no tocante a seu acompanhamento e enterro dos (...) e sua alma deixava tudo a desposissaõ do ditto seu marido.
Declarou que o ditto seu marido se mandasse dizer hua capella de missas pellas almas do fogo do purgatorio e desse de esmola oito mil reis e dira esta capella os acordos que passou o seu marido.
Declarou mais (...) sinco missas ao anjo da goarda, e sico a Santo Antonio, sinco a Santo Ignacio e sinco a Saõ Francisco Xavier para que todos rogue a Nossa Senhora por ella.
Deixou a sua prima Joanna de Sousa filha de Joaõ de Sousa que se fassam quatro lansoes de pano ordinario e duas duzias de lousa fina de (...)a.
Declarou que tinha oito filho quatro machos e quatro femeas os quais saõ seos (...) e deixa o remanescente de sua (...) ao ditto seu marido para prover o neceçario por sua filhas femeas com o lhe possue e não diz mais o ditto testamento.
Vai a margem: fesse hü officio de que (...)oes solene (...) missas no officio.

They had the following children:

  M i Inácio de Oliveira Vargas
  F ii Andreia de Sousa was born in 1639/1640 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  F iii Maria de Oliveira
  M iv Estevão de Oliveira was born in 1644/1647 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  M v Baltasar de Oliveira was born in 1647/1650 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  F vi Verônica de Oliveira was born in 1650/1653 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  M vii José de Oliveira was born in 1653/1655 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  F viii Jerônima de Oliveira

José Correia Salema [Parents] was born in 1660/1665 in Itambí em Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. He married Grácia da Costa on 14 Feb 1695 in Igreja de São José do RJ.

Grácia da Costa [Parents] was born in Nov 1669 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She was christened on 26 Nov 1669 in Igreja do Santissimo Sacramento do Rio de Janeiro. She died on 01 Dec 1716 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married José Correia Salema on 14 Feb 1695 in Igreja de São José do RJ.

They had the following children:

  F i Joana de Abreu Rangel

Gonçalo Teixeira Tibau was born about 1635 in (...), Rio de Janeiro, Brasil. He married Maria de Marins.

Foi capitão (Carlos G. Rheingantz, Primeiras Famílias do Rio de Janeiro, 1965, V1, pp 8)

Maria de Marins was born about 1635 in (...), Rio de Janeiro, Brasil. She married Gonçalo Teixeira Tibau.

They had the following children:

  M i José Correia Salema

João Torres Quintanilha was born in 1695/1700 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Joana de Abreu Rangel.

Joana de Abreu Rangel [Parents] was born in 1696/1699 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married João Torres Quintanilha.

They had the following children:

  F i Maria de Abreu Rangel
  F ii Jerônima Teresa de Abreu Rangel

Francisco da Costa Albernaz was born in 1725/1730 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died after 1775 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Maria de Abreu Rangel.

Maria de Abreu Rangel [Parents] was born in 1725/1730 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She died after 1775 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married Francisco da Costa Albernaz.

They had the following children:

  M i Francisco Maurício de Abreu Rangel

Francisco Maurício de Abreu Rangel [Parents] was born in 1750/1755 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. He married Francisca Maria Cardeira on 30 Nov 1775 in Igreja de Santo Antonio de Sá em Itaboraí.

L2A f158v # LT: Francisco Maurício com Francisca Maria Cordeira \\ CP: Aos trinta dias do mes de novembro de mil e sette centos e satenta e sinco annos, pellas dez horas da manham, por huma provizam de sua excelencia reverendissima o senhor dom Jozé Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelbranco bispo deste bispado, e por comissam minha se receberam em matrimonio na prezensa do reverendo Pedro Marques Xavier capellam de Sam Jozé do Goapiasú desta por palavras de prezente Francisco Maurício de Abreo Rangel filho ligitimo de Francisco da Costa de Albernaz e de sua molher donna Marîa de Abreu Rangel natural e baptizado na freguezia de Sam Joaõ de Itaborahy, com donna Francisca Marîa Cardeira filha ligitima de Manoel Cardeira Penedo e de sua molher donna Jozepha Luiza de Marins, e baptizada na freguezia da Candelaria da cidade e freguezes desta asistentes no lugar do Goapiasú tudo por huma provizam do muito reverendo doutor Francicos Gomes Villas Boas vigario geral e juiz de cazamentos deste bispado tuod por sua excelencia reverendissima e logo lhes deo as bensas e foram conffeçados, o que tudo me constou pella certidam que passou o padre Pedro Marques Xavier foram testemunhas o capitam [Custodio] Nunes da Roza freguez de Sam José de Itaborahy, o capitam Ignacio de Veiga de Barbuda desta freguezia tudo na capella dos religisos de Nossa Senhora do Carmo, de que fiz este assento era ut supra. \\ O vigario Jozê Pereira Bravo

Francisca Maria Cardeira [Parents] was born in 1760/1761 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married Francisco Maurício de Abreu Rangel on 30 Nov 1775 in Igreja de Santo Antonio de Sá em Itaboraí.


Manoel Cardeira Penedo [Parents] was born in 1735/1740 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died after 1775 in Itaboraí (Freg. de St. Antonio de Sá), Rio de Janeiro, Brasil. He married Joséfa Luiza Marins on 22 Sep 1759 in Igreja de Santo Antonio de Sá em Itaboraí.

(Carlos G. Rheingantz, Primeiras Famílias do Rio de Janeiro, 1965, V1, pp 8)

Joséfa Luiza Marins [Parents] was born in 1735/1740 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died after 1720 in Itaboraí (Freg. de St. Antonio de Sá), Rio de Janeiro, Brasil. She married Manoel Cardeira Penedo on 22 Sep 1759 in Igreja de Santo Antonio de Sá em Itaboraí.

L2A f045v # LT: Manoel Cardeira Penedo com Jozepha Luiza \\ CP: Aos vinte e dous dias do mes de septembro de mil e sette centos e sincoenta e nove annos, pellas tres horas da tarde, por huma pitição que fez o padre frei Jozé Jesus Maria religioso de Nossa Senhora do Carmo da cidade do Rio de Janeiro e nella com hum despacho de sua excelencia reverendissima o senhor dom frei Antonio do Desterro, na forma seguinte (...) licença dando aos contrahentes primeiro obediencia ao seo reverendo parocho e sem prejuizo de seos direitos Rio em vinte e hum de agosto de mil sette centos e sincoenta e nove bispo e por outra provizam do muito reverendo doutor Antonio Jozé dos Reis Pereira e Castro e vigario geral e juiz dos casamentos que para se receberem em matrimonio na sua matriz e se receberam na prezença do padre frei Jozé Jesus Maria, por palavras de prezente na capella de Nossa Senhora de Santa Maria Magdalena dos religiosos do Carmo Manoel Cardeira Penedo filho de Valerio Cardeira e de donna Antonia de Saõ Luiz já defuntos natural e baptizado na freguezia da Candelaria do Rio de Janeiro, com donna Jozepha Luiza filha do cappitam Balthazar de Marins Coutinho e de donna Ignez Gomes ja defuncta natural e baptizada na freguezia da Candelaria e foram despensados do impidimento que lhes sahio por copola ilicitae por sanguinidade, por sua excelencia reverendissima digo receberam as benças, e foram padrinhos Cipriano [Cardeira Penedo], e o capitam Ignacio da Veiga de Barbuda, todos freguezes desta [freguezia] e asistentes no lugar do Goapiasú de que fiz este acento era ut supra. \\ O vigario Josê Pereira Bravo.

They had the following children:

  F i Francisca Maria Cardeira

Valério Cardeira Penedo was born about 1695 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died before 1755 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Antonia de São Luís Pereira.

Antonia de São Luís Pereira was born about 1695 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died before 1755 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married Valério Cardeira Penedo.

They had the following children:

  M i Antonio Cardeira de Medeiros
  M ii Manoel Cardeira Penedo
  M iii Francisco Cardeira Penedo
  M iv Bento Cardeira Penedo
  F v Catarina Pereira de Melo

Baltazar de Marins Coutinho was born about 1700 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died after 1759 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Inês Gomes Sardinha.

Inês Gomes Sardinha was born about 1700 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died before 1759 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married Baltazar de Marins Coutinho.

They had the following children:

  F i Joséfa Luiza Marins

Carlos Correia de Siqueira Coutinho was born in 1730/1735 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Jerônima Teresa de Abreu Rangel.

(Carlos G. Rheingantz, Primeiras Famílias do Rio de Janeiro, 1965, V1, pp 8)

Jerônima Teresa de Abreu Rangel [Parents] was born in 1730/1735 in Itaboraí, Rio de Janeiro, Brasil. She married Carlos Correia de Siqueira Coutinho.

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index