Uma Teia de Família


Rei da Armênia ARTASHES I da Armênia [Parents] died in 159 BC in Artashat, Armênia. He married SATENIK Alan.

Rei da Armênia a partir de 189/8aEC e que depôs Yervand IV, seu tio, sob os auspícios de Antiochus III. Fundou a cidade de Artashat, tranferindo a população da velha Yervandashat. Casou-se com Satenik da tribo nômade dos Alanos. Descende do Rei dos Reis Dario I, o Grande.

SATENIK Alan died in Armênia. She married Rei da Armênia ARTASHES I da Armênia.

They had the following children:

  M i Rei da Armênia TIGRAN I da Armênia

Rei de Sophene ABDSHARU I da Armênia [Parents] was born in Armênia. He died in 200 BC in Sophene, Turquia.

Abdsharu (i.e. Filho do Rei ?) governou o reino de Sophene, após o assassinato de seu pai, sob o mando de Antiochus III. Descende do Rei dos Reis Dario I, o Grande.

He had the following children:

  M i Rei da Armênia ARTASHES I da Armênia

Rei da Armênia SHAVARSH I da Armênia [Parents] died in 212 BC in Aršamšat (Arsamosata) em Commagene, Turquia.

Com a morte de seu pai, assumiu o governo da Commagene e de Sophene e seu irmão Yervand IV a Armênia. Em 212aEC Antiochus III invadiu o seu reino e pôs um cerco a sua capital Arsamosata. Logo em seguida ele se casou com a filha deste mesmo Antiochus, Antiochis. Mas, foi logo em seguida foi assassinado a mando do sogro.

He had the following children:

  M i Rei de Sophene ABDSHARU I da Armênia

Rei da Armênia ARSAMES I da Armênia [Parents] died in 228 BC in Arsameia, Turquia.

Com a morte consecutiva de seu avô Yervand III e seu pai Sames. Controlou os reinos de Sophene, Commagene e Armênia, fundando um pequeno império no Cáucaso. Em 234aEC fundou as cidades de Asamosata em Sophene e Arsameia (Eski Kale). Apoiou Ziaelas of Bithynia, refugiado em sua corte, quando este retornou para Bithynia para tomar posse do trono (253aEC). Apoiou Antiochus Hierax contra o irmão deste, Seleucus II Callinicus. Faleceu em sua cidade de Arsameia onde foi enterrado. Descende do Rei dos Reis Dario I, o Grande.

He had the following children:

  M i Rei da Armênia SHAVARSH I da Armênia

Rei da Armênia SAMES I da Armênia [Parents] died about 250 BC in Armênia.

Foi, inicialmente, sátrapa em Commagene (reino vizinho a Armênia) e sucedeu ao seu pai (?). Foi ele o fundador da cidade de Samosata, atualmente submersa pela Represa Atartuk. Não há certeza quando de sua morte, podendo ter ocorrido no mesmo ano que de seu pai (Richard G. Hovannisian: The Armenian People from Ancient to Modern Times) ou por volta de 240aEC (Cyrille Toumanoff: Manuel de généalogie et de chronologie pour le Caucase chrétien). Descende do Rei dos Reis Dario I, o Grande.

He had the following children:

  M i Rei da Armênia ARSAMES I da Armênia

Rei da Armênia YERVAND III da Armênia [Parents] died in 260 BC in Yervandashat (Kheyli-Begli), Armênia. The cause of death was Assassinato.

Em 302 moveu a capital do reino de Armavir para Yervandashat (Kheyli-Begli). Lutou contra Antiocus II Teos pelo controle de Sophene e que perdeu (271aEC). Sendo obrigado a pagar um pesado tributo. Morreu assassinado talvez a mando deste último. Descende do Rei dos Reis Dario I, o Grande.

He had the following children:

  M i Rei da Armênia SAMES I da Armênia

Rei da Armênia MITHRANES I da Armênia [Parents] died in 317 BC in Armênia.

Durante a batalha de Gaugamela lutou ao lado de Alexandre e contra seu pai. Com a morte de Dario III, ele foi indicado pelo macedônio como Sátrapa da Armênia. Depois da morte de Alexandre, a Armênia passou para o controle de Neoptolomeus (322-320aEC) e, com a morte deste, Mithranes voltou para seu reino natal e se declarou rei da Armênia.

He had the following children:

  M i Rei da Armênia YERVAND III da Armênia

YERVAND II da Armênia [Parents] died on 01 Oct 331 BC in Armênia.

Foi escolhido Sátrapa da Armênia em 336aEC e sucessão a seu pai. Lutou na Batalha de Gaugamela (330aEC) ao lado de Dario III comandando 40 mil soldados 7 mil cavaleiros. Descende de Dario I por sua mãe.

He had the following children:

  M i Rei da Armênia MITHRANES I da Armênia

YERVAND I da Armênia [Parents] died in 344 BC in Armênia. He married RODOGUNE da Pérsia.

Segundo Heródoto e outros foi um Sátrapa da Armênia de origem armênia cujo nome significa Grande Guerreiro, e que passou a ser um nome usado por vários de seus descendentes. Lutou na batalha de Cunaxa ao lado de Artaxerxes II que lhe deu a Sophene (Armênia) e do Mittani para administrar e sua filha como esposa. Em 361aEC enfretou um rebelião Anatolia e em 354aEC se rebelou contro Artaxerxes III.

RODOGUNE da Pérsia [Parents] was born in Apr 395 BC in Pérsia. She married YERVAND I da Armênia.

Descende do Rei dos Reis Dario I, o Grande.

They had the following children:

  M i YERVAND II da Armênia

Rei da Pérsia ARTAKHSHATHRA II (Artaxerxes II) da Pérsia [Parents] "Mnemon " was born in 420 BC. He died in 395 BC.

Para chegar ao poder, teve de enfretar o seu irmão Ciro, o Jovem, morto por Mithridates na batalha de Cunaxa (400aEC). Sofreu uma invasão de Esparta e que evitou financiando os inimigos desta (Atenas, Corinto e Tebas) a atacá-la (Batalha de Corinto). Em 385aEC fez um acordo com Esparta, que ganhou o controle da Grécia continental, enquanto a Pérsia recuperou o controle da Ionia e de Aeolis. Em 372aEC tentou reconquistar o Egito, mas fracassou. Entre 372 e 362 enfrentour uma revolta de alguns de seus sátrapas. Artaxerxes II foi um grande construtor, tendo reformando o palácio Dario I em Susa, deu, ao palácio de Ecbatana uma nova Apadana e também construíu em Persépolis.

He had the following children:

  F i RODOGUNE da Pérsia

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index