Uma Teia de Família


ANDRONIKOS DOUKAS Angelus [Parents] was born about 1130 in Lídia, Síria. He died in 1183/1185 in Acre, Israel. He married EUPHROSYNA Kastamonitissa.

Foi um general bizantino que combateu os Seljúcidas que haviam tomado a Capadócia. Após três anos de combates, Andronikos abandonou o campo de batalha e voltou para Constantinopla. Como castigo, o Imperador Manuel I Commeno o obrigou se vestir de mulher e caminhar pelas ruas da cidade de Constantinopla. Depois e perdoado, combateu novamente em 1118. Por questões dinasticas, fugiu com sua família para o lado inimigo e faleceu em Acre, na Palestina (wikipedia.org verbete Andronic Doukas Ange)

EUPHROSYNA Kastamonitissa [Parents] was born about 1130 in Turquia. She died in 1195 in Acre, Israel. She married ANDRONIKOS DOUKAS Angelus.

They had the following children:

  M i Basileus ISAAKIOS II Angelus

THEODOROS Kastamonites died in 1099 in Turquia.

Fim de Linha.

He had the following children:

  F i EUPHROSYNA Kastamonitissa

KONSTANTINOS Angelus [Parents] was born about 1093 in Filadélfia, Turquia. He died in 1165/1167 in Sérvia. He married THEODORA Komnena.

Foi um aristocrata bizantino que casou-se com uma membro da dinastia comnena e serviu como comandante militar sob Manuel I Comneno (r1147–+1180), servindo no ocidente e no norte e oeste dos Bálcãs como almirante contra os normandos. Foi o fundador da dinastia Ângelo, que governou o Império Bizantino em 1185–1204 e fundou e governou o Despotado do Epiro (1205–1318) e o Império de Salonica (1224–1242/1246). Seria filho do patrício Manuel Angelus (wikipedia.org verbete Constantino Ângelo)

THEODORA Komnena [Parents] was born in 1097 in Constantinopla (Istambul), Turquia. She married KONSTANTINOS Angelus.

They had the following children:

  M i ANDRONIKOS DOUKAS Angelus

MANUEL Angelus was born about 1070 in Filadélfia, Turquia. He died after 1100 in Filadélfia, Turquia.

Foi um patrício do Império Bizantino, cujas propriedades próximo de Serres (Macedônia, Grécia) foram confirmadas por uma bula dourada do imperador Nicéforo III (r1078–1081). Fim de Linha.

He had the following children:

  M i KONSTANTINOS Angelus

Basileus ALEXIOS I Komneno [Parents] was born in 1048 in Constantinopla (Istambul), Turquia. He died on 15 Aug 1118 in Constantinopla (Istambul), Turquia. The cause of death was Edema Pulmonar, Insuficiência Cárdiaca. He married EIRENE Doukaina.

ALEXIOS I foi Basileus (1081-1118), tendo servido sob 4 Basileus anterirores, sendo o último Nicéforas III Botainates. A família deste invejava a família Komneno e tentou afasta-los do poder, mas acabou sendo derrotados, com Nicéforas forçado a abdicar e se retirar para um mosteiro. Entre 1081-85 sofreu ataques dos Normandos liderados por Robert Guiscard, que tomou Dyrrhachium (atual Durrës) e Corfu na Albânia e sitiou Larissa na grega Tessália. Entre 1085-94 sofreu com as invasões dos turcos Seldjucidas e com as ameaças Petechengues (1086-91). Em 1096 viu-se com o extorvo da Primeira Cruzada, dita a Popular, conduzida por Pedro o Eremita, e que sabiamente despachou para o interior da Ásia onde foi massacrada pelos turcos (1095-96). A Segunda (1097-99), liderada por cavaleiros, também foi conduzida para a Ásia Menor, mas conseguiu conquistar várias cidades. A contragosto teve de aceitar a criação do Principado de Antioquia que ficaram sob sua tutela nominal (Tratado de Devol, 1108). Os anos de 1110-17 foram marcados por perseguições religiosas contra a heresia dos paulicianos e dos bogomilos e pela renovação das guerras contra os turcos. Durante todo seu reinado por guiado pelos conselhos de sua mãe Ana, intitulada Imperatriz Augusta, título que deveria ser de sua esposa Eirene (*1066,+19.II.1123/33). Faleceu em virtude de um pdema pulmonar e uma insuficiência cardíaca. (fonte: wikipedia.org)

EIRENE Doukaina [Parents] was born in 1066 in Constantinopla (Istambul), Turquia. She died on 19 Feb 1123/1133 in Constantinopla (Istambul), Turquia. She married Basileus ALEXIOS I Komneno.

They had the following children:

  M i Basileus YOANNES II Komneno
  F ii THEODORA Komnena

JOANNES Komneno [Parents] was born in 1005. He died on 12 Jul 1067 in Constantinopla (Istambul), Turquia. He married ANA Dalassena.

Foi chefe militar do Império Bizantino entre 1057 e 1059.

ANA Dalassena [Parents] was born in 1025. She died in 1102 in Constantinopla (Istambul), Turquia. She married JOANNES Komneno.

Ana (*1025,+1102) foi uma nobre bizantina que exerceu um importante papel na ascenção da casa Komnenoi no século XI. Como Augusta, título dado por seu filho o Imperador de Bizäncia Alexios I, por ela ter conduzido as rédeas do governo quando de sua ausëncia em campanhas militares contra os turcos e outros invasores. Como Rainha Mãe, ela teve mais poder que sua nora, Eirene Dukaina, que ela odiava devido a intrigas com a famílias Dukas. (fonte: Wikipedia.org)

They had the following children:

  M i Basileus ALEXIOS I Komneno
  F ii THEODORA Komnena

MANUEL EROTICUS Komneno [Parents] was born in 955/960 in (Komne,) Bugária. He died in 1020 in Kastamuni, Paflagonia, Turquia.

Foi strategos autokrator do Oriente durante o reinado do Imperador Basílio II. Poderia ser originário da cidade de Komne na Bulgária. Em 978 defendeu a cidade de Nicéia contra o rebelde Bardas Skleros. Em reconhecimento, Basílio II lhe deu terras perto de Kastamuni na Paflagônia (Tuquia). No leito de morte, confiou seu dois filhos, o futuro Basileus Isaakios I Komneno e Yoannes, aos cuidados do imperador. (fonte: wikipedia.org)

He had the following children:

  M i JOANNES Komneno
  M ii Basileus ISAAKIOS I Komneno

ISAAKIOS Komneno died after 980 in (Komne,) Bugária.

Foi strategos (governador militar) da Trácia (Bulgária) e Macedônia (Grecia) durante a conquista da Bulgária pelo Basileus Ioannes I Tzimiskes. (fonte: wikipedia.org)

He had the following children:

  M i MANUEL EROTICUS Komneno

ALEXIOS Pharo "O Patrício" was born in 990.

Fim de Linha.

He had the following children:

  F i ANA Dalassena

ANDRONIKOS Doukas [Parents] died on 14 Oct 1077 in Constantinopla (Istambul), Turquia. The cause of death was Edema. He married MARIA da Bulgaria.

Adronikos foi um importante general do Império Bizantino, e comandante do exército que combateu os Seldjucidas (1071) durante o reinado de Romanos IV Diogenes. Durante a batalha de Manzikert, ele abandonou o imperador que foi capturado pelos turcos. Em 1072, depois da libertação de Romanos, Andronikos e seu irmão Constantino foram enviados pelo novo imperador, Mikhael VII, para interceptá-lo. Ele cercou Romanos na Cilicia e o capturou. Prisioneiro em Constantinopla, Andronikos se opôs que o cegassem (29.VI.1072). Em 1074, ao lado de seu pai Joannes, ele comandou um exército contra mercenários comandados por Roussel de Bailleul. Perderam a batalha e foram presos, posteriormente Andronikos foi libertado e faleceu em 1077 vítima de um edema. (fonte: wikipedia.org)

MARIA da Bulgaria [Parents] died after 1081 in Constantinopla (Istambul), Turquia. She married ANDRONIKOS Doukas.

They had the following children:

  F i EIRENE Doukaina

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index