Uma Teia de Família


GUTERRE Ermegildes [Parents] was born in 810 in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal. He died in 875 in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal. He married ELVIRA Anzures.

Conde de Coimbra.

ELVIRA Anzures died in Coimbra, Distrito de Coimbra, Portugal. She married GUTERRE Ermegildes.

They had the following children:

  M i HERMENEGILDO Guterres
  M ii GUTERRE Osores

GATON Ramires died in Bierzo, Província de Leão, Espanha.

Conde de Vierzo e de Egilona.

He had the following children:

  F i ERMESINDA Gatones de Vierzo

5° Emir de Córdoba MUHAMMAD I ibn Abd al-Rahman [Parents] was born in 823 in Córdoba, Espanha. He died on 04 Aug 886 in Córdoba, Espanha. He married ISHAR de Córdoba.

Nota: Foi quinto Emir de Córdoba (852-886) em Al-Andalus e enfrentou diversas revoltas entre os muladi (muçulmanos com origem étnica ibérica), liderados pela família Banu Qasi, e os moçárabes (cristãos nos territórios muçulmanos). (fonte: wikipedia.org)

ISHAR de Córdoba was born about 835 in Córdoba, Espanha. She died in Córdoba, Espanha. She married 5° Emir de Córdoba MUHAMMAD I ibn Abd al-Rahman.

They had the following children:

  M i 7° Emir de Córdoba ABDALLAH I ibn Muhammad

4° Emir de Córdoba ABD AL-RAHMAN II ibn al-Hakam [Parents] was born in Oct 792 in Toledo, Espanha. He died on 22 Sep 852 in Córdoba, Espanha. He married AL-SHIFA AL-RABI de Córdoba.

Nota: Foi o Quarto Emir de Córdoba (822-852). Durante o seu reinado esteve em permanente conflito contra Alfonso II das Astúrias, cujo avanço meridional conseguiu barrar. Em 837 esmagou uma revolta judaico-cristã e em 884 repeliu um ataque Viking, que haviam desembarcado em Cadiz e conquistado Sevilha. Auxiliou Guillaumme de Septimânia contra CARLOS II, o Calvo. Foi poeta talentoso e elegante, escreveu os Anais da Espanha e fomentou as artes, as ciências e a agricultura. Dotou a Córdoba de águas, banhos públicos, escolas e excelentes vias, embelezando-a com formosos monumentos. (fonte: Wikipedia.org)

AL-SHIFA AL-RABI de Córdoba was born about 800 in Córdoba, Espanha. She married 4° Emir de Córdoba ABD AL-RAHMAN II ibn al-Hakam.

They had the following children:

  M i 5° Emir de Córdoba MUHAMMAD I ibn Abd al-Rahman

3° Emir de Córdoba AL HAKAM I ibn Hisham [Parents] was born in 771 in Córdoba, Espanha. He died on 21 May 822 in Córdoba, Espanha. He married HALAWAH de Córdoba.

Nota: Foi o Terceiro Emir de Córdoba (786-822). Ao suceder seu pai Hisham I foi desafiado por seus tios Sulayman e Abdallah, filhos de seu avô Abd al-Rahman I, que atacaram Córdoba enquanto Al-Hakam estava em Aix-la-Chapelle pedindo o apoio de Carlos Magno. Subjulgado seus tios, ainda teve de enfrentar revoltas em Toledo, Saragossa e Mérida. Em 805 conseguiu debelar um golpe de Estado, mandando crucificar os nobres revoltados. Em 818 esmagou outra revolta liderada pelos clérigos no subúrbio de al-Ribad na margem sul do Guadalquivir. Cerca de 300 nobres foram capturados e crucificados, enquanto que o resto da população da região foi exilada. Alguns se mudaram para Alexandria (Egito), e outros para Fez (Marrocos) e Creta (Grécia). O restante se juntou aos piratas do Levante. (fonte: wikipedia.org)

HALAWAH de Córdoba was born about 775 in Córdoba, Espanha. She married 3° Emir de Córdoba AL HAKAM I ibn Hisham.

They had the following children:

  M i 4° Emir de Córdoba ABD AL-RAHMAN II ibn al-Hakam

2° Emir de Córdoba HISHAM I ibn Abd al-Rahman [Parents] was born in 756 in Córdoba, Espanha. He died in 796 in Córdoba, Espanha. He married ZOKHROUF de Córdoba.

Nota: Foi o Segundo Emir de Córdoba (788-796), que teve de enfrentar a rebelião de seus irmãos Sulimão, governador de Toledo, e Abd Allah, a quem derrotou, com a ajuda do convertido Musa Ben Fortun. Em 792 conclamou os mulçumanos de todo mundo árabe para ajuda-lo contra os cristãos do Reino das Astúrias e do Condado de Toledo (793), onde foi derrotado por Guillaume de Gellone. Foi um grande construtor de mesquistas e adepto da vida simples conforme os ensinamentos do Coran. (fonte: Wikipedia.org)

ZOKHROUF de Córdoba died in Córdoba, Espanha. She married 2° Emir de Córdoba HISHAM I ibn Abd al-Rahman.

They had the following children:

  M i 3° Emir de Córdoba AL HAKAM I ibn Hisham

1° Emir de Córdoba ABD AL-RAHMAN I ibn Mu'awiya [Parents] was born in Mar 731 in Damasco, Síria. He died on 30 Sep 780 in Córdoba, Espanha. He married KHAZRAF al-Dimashqi.

Nota: Foi o Primeiro Emir de Córdoba (756-788) que fugiu da matança, perpetrada pelo califa Abássida Marwan II, do clã Umayyah (Omíada) que governara os mulçumanos por mais de um século a partir de Damasco (Síria). Após um longa peripécia de seis anos, Abd al-Rahman conseguiu se estabelecer em Córdoba (Espanha) fundando uma dinastia mulçumana que iria mudar a cara da Europa medieval e influenciar toda a cultura ibérica. Com reflexos até o mundo contemporâneo. Segundo consta, era ruivo e alto. Seu longo reinado foi marcado por conflitos internos e por uma tentavia de retomada do controle do território por parte dos Abássidas (763). Foi também um grande construtor tendo aberto estradas, erguido aquedutos e inalgurado a nova mesquita (786, atual Catedral de Córdoba). No final da vida ficou paranóico, se isolando em seu palácio. (fonte: wikipedia.org)

KHAZRAF al-Dimashqi died in Córdoba, Espanha. She married 1° Emir de Córdoba ABD AL-RAHMAN I ibn Mu'awiya.

They had the following children:

  M i 2° Emir de Córdoba HISHAM I ibn Abd al-Rahman

MU'AWIYA ibn Hisham [Parents] was born in 715 in Damasco, Síria. He died in 736 in Damasco, Síria. The cause of death was Traumatismo. He married RAHA al-Dimashqi.

Nota: Foi um general omíada, notório por ter conduzido a invasão de Chipre (725, batalha naval de Maymun ibn Mihra) e atacado a Anatólia Central. Em 727 comandou outra expedição a Anatólia, conquistando Grangra (atual Çankırı) e a fortaleza de Ateous, chegando até Nicéia (atual İznik) e que não conquistou. Em 728 liderou uma expedição ao sul da Ásia Menor, mas sem sucesso. Em 732 consegui atingir a cidade Akroinon (bizantina Nicópolis, atual Afyonkarahisar). A partir de 733 invadiu a Paflagonia sistematicamente em busca de saques, chegando até Sardes. Faleceu em 737 durante uma expedição ao sul da Anatólia após ter caído do cavalo. (fonte: wikipedia.org)

RAHA al-Dimashqi "A Bérbere" was born about 715. She married MU'AWIYA ibn Hisham.

They had the following children:

  M i 1° Emir de Córdoba ABD AL-RAHMAN I ibn Mu'awiya

10° Califa de Damasco HISHAM ibn Abd al-Malik [Parents] was born in 691 in Damasco, Síria. He died on 06 Feb 743 in Damasco, Síria. The cause of death was Difteria.

Nota: Foi o Décimo Califa de Damasco (723-743) que sofreu com invasões bizantinas e uma revolta do Bérberes no norte da África (740-741). Na Espanha, ele eliminou conflitos internos, graças ao empenho do governador Abd ar Rahman ibn Abdallah. Este montou um grande exército e invadiu o Reino dos Francos, sendo barrado por Carlos Martel na famosa Batalha de Poitiers (732). Este ataque marcou o limite da conquista árabe na Europa Ocidental. Durante o seu governo, os Abássidas do Iraque gradativamente ganharam força, o que culminaria pela eliminação de sua dinastia poucos anos depois. Hisham foi um patrono das artes, estimulando a tradução de diversas obras primas da literatura e da ciência grega para o árabe. Ele também foi um defensor da educação e construiu muitas escolas. Faleceu de difteria. (fonte: wikipedia.org)

He had the following children:

  M i MU'AWIYA ibn Hisham

5° Califa de Damasco ABD AL-MALIK ibn Marwan [Parents] was born in 646 in Makkah, Arábia Saudíta. He died in 705 in Al-Sinnabra (atual tell Khirbat al-Karak), Israel.

Nota: Foi o Quinto Califa de Damasco (685-705), tendo sido criado em Medina. Foi um governante competente e culto, ordenou a tradução de diversos livros e cunhou a primeira moeda do mundo islâmico, o que levou a guerra contra o imperador bizantino Justiniano II (Batalha de Sebastópolis, 692). Abd al-Malik reorganizou o império, retomando o controle de Basra (Iraque). Em 692 iniciou a reconquista do Hedjaz, culminando na retomada de Makkah (Meca), após um longo cerco (7 meses). A cartáse se deu em Outubro de 692 numa encarniçada luta que se deu em torno da Caaba. Os exércitos de Abd al-Malik combateram no Iraque (699-701) e no Turquestão. Em 686 os seus exércitos conseguiram capturar Kairouan, capital do Magrebe (norte da África). Em 695 capturou Cartago, chegando até os montes Atlas, mas perdida após um contrataque de bizâncio. Em 698 ele retomou Cartago, para nunca mais perder. Apesar de algumas fortes resistências internas, o mulçumanos conseguiram se estabelecer no norte da África, onde fundaram uma nova cidade (Tunis). Abd al-Malik tornou o árabe a língua do estado e organizou um serviço postal regular. Foi um grande construtor e o responsável pelo erguimento da maravilhosa mesquita do Domo da Rocha, que ainda embeleza Jerusalém. (fonte: wikipedia.org)

He had the following children:

  M i 10° Califa de Damasco HISHAM ibn Abd al-Malik

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index