Uma Teia de Famílias


Francisca de Cairos [Parents] was born in 1540 in Caniço , Ilha Madeira, Portugal. He was christened on 8 Feb 1540 in Igreja de Santo Antão de Caniço. He married Mendo Anes on 8 Aug 1568 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Batismo (L1 f10v Cópia) # Digo eu frey Antonio Pires Cabral capelaõ do senhor cardeal infante, vigario, que sou da igreja do [Ca]niso, que eu bautizei huma filha de FRANCISCO BRAZ, e de JUL[IANA DE CAYROS] sua mulher moradores no dito lugra do Caniço, a [creança] se chama FRANCISCA, bautizei-a na igreja de Santo Antaõ do dito lugar: foraõ padrinhos Afonso de Vianna, e Francisco Martins filho de Duarte Martins; madrinha Maria (...) mulher de Bertholomeu Vicente, e Luzia Martins mulher solteira, filha de Afonso Fernandes do Palheiro do Ferreiro, todos moradores no dito lugar do Caniço, aqui al FRANCISCA bautizei aos outo dias do mez de fevereiro da era de mil, e quinhentos, e quarenta e por todo assim passar em verdade, asignei aqui com os padrinhos, e pai da sobredita creança, dia, e mez, e anno ut supra \\ Frey Antonio Pires Cabral \\ Afonso de Vianna \\ Francisco Braz

Mendo Anes was born in 1535/1540 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. She married Francisca de Cairos on 8 Aug 1568 in Igreja de Santo Antão de Caniço.


Francisca de Cairos [Parents] was born in 1592 in Caniço , Ilha Madeira, Portugal. He was christened on 11 Oct 1592 in Igreja de Santo Antão de Caniço. He married Pedro Mendes on 2 Jan 1621 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Batismo (L2 f74v) # Aos onze dias do mez de outubro da era asima [1592] dita, baptizei FRANCISCA filha de FRANCISCO DE CAIROS da Camacha, e de sua mulher INEZ DE VIANA; e forão padrinhos Mendo Anes, e madrinha Caterina Lopes, irmam de Manuel Lopes beneficiado nesta igrejas, em fe do qual fiz, e assinei este termo somente por o padrinho naõ saber escrever, em o dia, mez, e era ut supra \\ Melchior Mourato.

Pedro Mendes [Parents] was born in 1590/1595 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. She married Francisca de Cairos on 2 Jan 1621 in Igreja de Santo Antão de Caniço.


Manoel Viana de Cairos [Parents] was born in 1602 in Caniço , Ilha Madeira, Portugal. He was christened on 20 Apr 1602 in Igreja de Santo Antão de Caniço. He married Antonia de Sá on 8 Aug 1632 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Batismo (L2 f148v) # Aos vinte dias do mez de abril asima dito [1602], e da mesma era baptizei MANOEL filho de FRANCISCO DE CAIRO D'ORTA e de sua mulher INEZ DE VIANNA, e foi padrinho João de Freitas da Camacha, e madrinha Maria Godinha filha de Simão Fernandes do Rego, em fe do qual fiz este termo, e asinei somente por o padrinho nao saber escrever, e no dia, mez, e anno ut supra \\ Melchior Mourato.

Casamento (L915a f100v) # Em os oito dias do mez (...) (*) de mil, e seiscentos, trinta e dois annos em a igreja de Santo Antão exlicentia parochi recebi eu Francisco de Souza de SA beneficiado nesta igreja a MANOEL DE VIANNA, filho de FRANCISCO DE CAIROS D´ORTA defunto, e de sua mulher INEZ DE VIANNA, com ANTONIA DE SA, filha de THOME DE BURGOS defunto, e de sua mulher PELLONIA DE SOUZA, o qual recebimento fiz na forma do sagrado concillio tridentino prezentes muitas pessoas, das quaes assinaraõ aqui comigo o reverendo padre vigario Jeronio Teixeira de Goes, e Manoel Ribeiro d´Andrade, dia, mez, e era ut supra \\ Francisco de Souza de Sa \\ Manoel Ribeiro d´Andrade, Jeronimo Gomes \\ Jeronimo Teixeira de Gois \\ Pedro Gonçalves Salgado \\

(*) O mes do casamento tanto por ser agosto, setembro, outubro ou novembro.

Antonia de Sá [Parents] was born in 1600/1605 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. She married Manoel Viana de Cairos on 8 Aug 1632 in Igreja de Santo Antão de Caniço.


Francisco Nunes was born in 1555/1560 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. He married Juliana de Cairos on 20 Jan 1586 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Juliana de Cairos [Parents] was born in 1560 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 29 Jul 1560 in Igreja de Santo Antão de Caniço. She married Francisco Nunes on 20 Jan 1586 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Não encontrei o batismo de Juliana.


BRÁS Afonso was born about 1470 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. He died on 24 Nov 1539 in Caniço , Ilha Madeira, Portugal.

Óbito (L1 f1v) # Aos vinte e quatro dias do mez de novembro era de mil e quinhentos trinta nove fallesceo BRAS AFONCO, morador no Caniço de Ssima e jás (...) igreja de Santo Antaõ di ante da porta traveça que asim na mesma igreja, morreu abintestado: esta fazenda que tinha deixou, digo, que tinha ficou aos filhos do sobredito defunto, a JOAÕ BRÁS e FRANCISCO BRÁS e a BREATIZ VÁZ; e por que tudo isto hé verdade assignei este por minha maõ no dia (...) sobredito \\ Frei Antonio Peres Cabral \\

He had the following children:

  F i Beatriz Vaz
  M ii João Brás was born about 1505 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal.
  M iii FRANCISCO Brás

DIOGO de Orta was born about 1485 in Camacha, Ilha da Madeira, Portugal. He died in 1539/1553 in Camacha, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA de Cairos in 1508/1511 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Do Livro da Vereações da Câmara Municipal de Santa Cruz (ADF f 18v) e datado de 15 de Dezembro de 1515 (in Menezes Vaz, 1964, termo de Cairos de Orta): Despacharã hum (fecto) dos rendeiros do verde com DIOGO DE ORTA, o quall fica em meu poder e eu Gomez de Ponte escrivã e escrevi.

MARIA de Cairos was born about 1485 in Camacha, Ilha da Madeira, Portugal. She died in 1554 in Camacha, Ilha da Madeira, Portugal. She married DIOGO de Orta in 1508/1511 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Testamento cujo teor encontra-se transcrito em Menezes Vaz (1964, pg. 385):

Em nome de Deos Padre e do Filho e do Espírito Sancto he a Santcissima Trindade três Pesoas hu soo Deos (...) e asy o creio verdadeiramente.
Este he o testamento que eu MARIA DE QAIROS dona viúva molher que fuy de DIOGO DE ORTA morador na Qamacha freguesia do Caniço da egreja de Santo Antão termo de Santa Cruz faço com todo o siso e entedimento que me Deos Noso Senhor deu estando em cas de meu genro FRANCISCO BRAS morador no dito logar do Caniço (...).
Prymeiramente emcomendo minha allma ha Deos que a fes e formou do nda a sua semelhança que Ele pela sua sancta misericordia a queira librar das penas perpetuas infrenais e asy a encomendo ha Bemaventurada Virge Maria Nosa Senhora que ella com todas as virgens rrogem ao seu Bento Filho Noso Senhor Jhesus Christo que pella sua paixam e morte por mum e por todos hos pecadores padeceo se queira amercear della e asy rogo a todos os sanctos da Corte do Ceo e asy a todos os apostollos e martires e confessores todos juntamente rogem ao Senhor Deos por a dita minha alma.
Item mando que quando me Deos llevar desta vida presente mando que me enterrem na egreja de Sancto Antão na cova em que enterraram meu filho Daniell de Quairos que Deos tem e se ao tempo que me enterrarem nella não for pagua mando que se pague da minha terça.
Item mando que ao dia que me fizerem ho enterramento digam por minha allma tres missas rrezadas e hua cantada com seu noturno e lladainha e mando que (...) de oferta qoatro allqueires de trigo e hun barril de vinho e meia duzia de peixes seqos.
Mando que ao ano me façam por minha allma outro oficio semelhante a este com outra tall oferta.
Item mando que dem de esmolla a cõofraria do Sancto Sacramento hum cruzado e quando pedirem allguas vellas ou tochas para meus oficios se fazerem (...) mordomos que as dem.
Hordeno e constituo ao sõr Francisco Gonçalves da Camara por meo testamenteiro ao quall peço o rogo muito por mim que o queira aceitar e tomar este trabalho por amor de mim e me queira fazer todo isto acima com ho mais adiante.
Item mando que paguem a meu genrro FRANCISCO BRAS todo ho conteudo em hum conhecimento que lhe fes meu marido DIOGO DE ORTA que Deos tem certo dinheiro que lhe emprestou e quanto he a minha parte mando que se lhe page.
Item mando que corridos e acabados os oficios e esmollas que mando dar e fazer que todo o remanescente de toda a minha terça que aja minha filha CATARINA DE QUAIROS molhe de DIOGO RODRIGUES, por quanto me servio sempre e alegrou em minha vilhice e asy a meu pai que Deos aja e todo isto que lhe couber de sobejo de minha terça mando que lho dem e o aja pellos moveis de casa ou em outra quallquer (...) que ella quiser desa fazenda que tenho e possuio.
Mando que nenhum dos meus herdeiros vaa contra o que mando.
Diogo e declaro que minha filha VITORIA DE QAIROS não tenho dado nada sallvo as cousas seguintes dous lençois que bem valliam mill e quinhentos r(ei)s mais treveseiros camissa e fronha (...) e duas toalhas hua de ollanda que ainda não era acabada de (espigar) e outra llavrada de (...) três camissas dellgadas llavradas duas beatilhas de bergalla.
Devo do resto de hua conta de certo dinheiro que devia a JOHÃ DE LAMEGO meu genrro marido da sobre dita VITORIA DE QAIROS minha filha lhe devo dous tostois.
Item digo e declaro que meu filho DANIELL DE QUAIROS que Deos aja quando em minha casa e de seu pai que Deos aja (...) de baixo de noso mando comprou tres quinhois da sserra de agoa sendo solteiro os grangeou sempre esses quinhoes sam tres e sameou os ditos allguns anos com nosos bois e homens e com ho noso (...) e com a nosa ajuda e com o que elle avia comprou os outros quinhois e por asy ser verdade o decraro aqui para descargo de minha conciencia (...).
Item digo que quando ha o dinheiro que se devia a FRANCISCO BRAS meu genrro decraro que he verdade que sendo casado com nosa filha JULIANA DE CAIROS em começo de sua vida elle FRANCISCO BRAS sameou certos anos em nosas terras (...) sameou ho prymeiro ano (...) alqueires o sempre em cada ano aumentava a sementeira em tall maneira que ho derradeiro ano sameava trinta allqueires (...) cinco moios e valleo aquelle ano ho allqueire aquelle ano deradeiro ao menosa cem r(ei)s (...) isto para descargo de minha conciencia que se for direito descontar se lhe a divida que lhe he divida que lhe desconte.
Item mando que se achar ter a sobre dita MARIA DE QUAIROS feito outro testamento pubriqo ou raso ou outra cedola ou condisilho que algum vigor tenha de testamento que nenhum delles valha sallvo este presente e todos hos (...) por revogados e de nenhum vigor (...).
Mando que se cumpra tudo ho conteudo nelle por que esta he a minha derradeira e ultima conteudo nelle por que esta he a minha derradeira e ultima vontade e por asy ser verdade mandey rogar ha frey Antonio Cabrall vigario das egrejas do dito lugar que me fizesse este testamento e asy lhe roguei que o a (...) por mim por eu ser molher e não (...) ho quall elle sobre dito vigario fes e asinou por mim aos XIIII dias do mes de maio de mill e qinhentos e cinqoenta e quatro anos.

They had the following children:

  F i JULIANA de Cairos
  M ii Daniel de Cairos
  F iii VITÓRIA de Cairos
  F iv Catarina de Cairos

JOÃO de Lamego [Parents] was born in 1514/1519 in São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1562 in São Roque, Ilha Madeira, Portugal. He married VITÓRIA de Cairos in 1539 in Igreja de Santo Antão do Caniço.

João de Lamego viveu em São Roque onde nasceu no início do século XVI. Casou-se com Vitória de Cairos, natural da Camacha, e irmã de Juliana de Cairos. O casamento se deu no Caniço em 1539, mas o assento desapareceu, apesar de ser citado por Meneses Vaz (1964, tto Cairos Orta).

VITÓRIA de Cairos [Parents] was born in 1514/1517 in Camacha, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1562 in São Roque, Ilha Madeira, Portugal. She married JOÃO de Lamego in 1539 in Igreja de Santo Antão do Caniço.

They had the following children:

  F i Maria de Lamego was born in 1540 in São Roque, Ilha Madeira, Portugal. She was christened on 15 Oct 1540 in Igreja de NS da Conceição do Funchal.

Batismo (L3 f103) # Em os quinze dias de outubro bautizei eu Francisco Guomez vigairo nomeado (?) huma filha de JOAÕ DE LAMEGUO e de VICTORIA DE CAIROS da quall filha por nome MARIA e foraõ comadres Ilaria (?) Rodrigues (?) e Maria de Cairos (?) e compadre Lourenso Fernandes (?) e Heronimo Gomez (?) e por verdade assinaraõ se era de 540.
  F ii ANDRESA Ferreira
  F iii Domingas de Cairos
  F iv Joana de Lamego was born in 1555 in São Roque, Ilha Madeira, Portugal. She was christened on 28 Oct 1555 in Igreja de NS da Conceição do Funchal.

Batismo (L4 f185) # Em os vinte e oito dias do mez de outubro de 1555 annos bautizei eu Yoam Guomez cura nesta Se a JOANNA filha de JOAM DE LAMEGO e de sua molher VICTORIA DI CAIRO foraõ padrinhos Joaõ de (...) \\ Yoam Guomez \\ (...)
  F v Joana de Lamego was born in 1558 in São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 19 Oct 1558 in Igreja de NS da Conceição do Funchal.

Batismo (L5 f135) # Em dezanove dias do mez de outubro de 1558 annos bautizei eu Joaõ Guomez cura desta See a JOANNA filha de JOAÕ DE LAMEGO e de sau molher VITORIA DE CAIROS e foraõ padrinhos Pero (?) Rodrigues e Manoel Fernandes e madrinha Ilena Gonsalves \\ Yoam Gomez \\ Manoel Fernandes \\ Pero (?) Rodrigues.
  F vi Joana de Lamego was born in 1562 in São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 29 Aug 1562 in Igreja de NS da Conceição do Funchal.

Batismo (L7 f25) # Em 29 dias de agosto era de 1562 anos bautizei eu Custodio Nunês cura desta See a JOANIA filha de JOAÕ DE LAMEGO, e de sua molher VITORIA DE CAIROS moradores em Saõ Roque, foraõ padrinhos Luiz Lopes mercador, e Petronilha Gonsalves molher de Diogo Fernandes escrivaõ, e Maria Rebella molher de Gonçalo Rodrigues caboeiro \\ Custodio Nunês \\ Luis Lopes.
  M vii João de Lamego "O velho" was born in 1565 in São Roque, Ilha Madeira, Portugal. He was christened on 27 Jun 1565 in Igreja de NS da Conceição do Funchal.

Batismo (L8 f2) # Em 27 vinte e sete dias do mez de junho de 1565 anos bautizei eu Joaõ Guomez cura desta See JOANE filho de JOAÕ DE LAMEGO e de sua molher VITORIA DE CAIROS e foraõ padrinhos Louis da Guarda e Joaõ Fernandes e Isabel Gonsalves (?) \\ Yoam Guomez \\ Louis da Guarda.

Francisco de Cairos Ribeiro [Parents] was born in 1560/1565 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. He married Catarina Rodrigues Fernandes on 5 Oct 1581 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Catarina Rodrigues Fernandes [Parents] was born in 1562 in Caniço , Ilha Madeira, Portugal. She was christened on 21 Apr 1562 in Igreja de Santo Antão de Caniço. She married Francisco de Cairos Ribeiro on 5 Oct 1581 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Não encontrei o batismo de Catarina.


Nicolau Mendes was born in Dec 1548 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. He died in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. He married Grácia de Castro on 18 Nov 1573 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Grácia de Castro was born in Jan 1550 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. She died in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. She married Nicolau Mendes on 18 Nov 1573 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

They had the following children:

  F i Pedro Mendes

Manoel Tavares [Parents] was born in 1557/1562 in Caniço, Ilha da Madeira, Portugal. He married Aldonça Godinho on 11 Feb 1582 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Aldonça Godinho [Parents] was born in 1557/1562 in Caniço , Ilha Madeira, Portugal. She married Manoel Tavares on 11 Feb 1582 in Igreja de Santo Antão de Caniço.

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index