Uma Teia de Família


José Pedroso de Morais [Parents] was born in 1844/1847 in Caçapava, São Paulo, Brasil. He married Maria Joaquina de Jesus de Caçapava on 24 Sep 1865 in Igreja de Nossa Senhora da Ajuda de Caçapava.

Casamento (L3 f49).

Maria Joaquina de Jesus de Caçapava [Parents] was born in 1845/1850 in Caçapava, São Paulo, Brasil. She married José Pedroso de Morais on 24 Sep 1865 in Igreja de Nossa Senhora da Ajuda de Caçapava.


Joaquina de Jesus de Caçapava died after 1865 in Caçapava, São Paulo, Brasil.

She had the following children:

  F i Maria Joaquina de Jesus de Caçapava

Vantuil Gomes Barbio [Parents] was born in 1930/1931 in Serrinha em Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro, Brasil. He died in 1989 in Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. The cause of death was Traumatismo por atropelamento.

He had the following children:

  M i Living

Living [Parents]

LUZIA Barbosa de Lima [Parents] was born on 26 Feb 1954 in Silveiras, São Paulo, Brasil. She died on 01 Jun 2009 in São José dos Campos, São Paulo, Brasil. The cause of death was Neoplasia. She married Living on 18 Sep 1976 in Igreja de Santo Antonio de Cachoeira Paulista.

They had the following children:

  F i Living
  F ii Living
  F iii Living

LUÍS Barbosa de Lima [Parents] was born on 25 Mar 1917 in Silveiras, São Paulo, Brasil. He died on 29 Jun 1999 in Cachoeira Paulista, São Paulo, Brasil. The cause of death was neoplasia da face. He married MARIA Batista de Oliveira on 12 Oct 1946 in Cartório de Silveiras.

Casamento (L8 f154v #413) # Certifico que, sob o n° 413 a fls 154v° 155v° do livro n° oito de registro de casamentos, encontra-se o assento do matrimônio de LUIZ BARBOSA DE LIMA e MARIA BATISTA DE OLIVEIRA realizado aos 12 de Outubro de 1946, neste cartorio, ás 9 horas, perante o Juiz de Paz e de Casamentos Ernani Rodrigues dos Santos e as testemunhas Joze de Souza Lopes e Benedito Joze dos Santos, ele nascido neste municipio aos 25 de março de 1917, com 29 anos de idade, profissão lavrador filho de JOÃO BARBOSA DE LIMA e de dona OLINDA MARIA DA CONCEIÇÃO. Ela, nascida em Areias deste estado aos 12 de junho de 1915, com 31 anos de idade, profisão domestica filha de PEDRO BATISTA DE OLIVEIRA, e de dona MARIA FRANCISCA RIBEIRO, a qual passou a assinar-se MARIA BATISTA DE LIMA como tudo se vê do ato lavrado e assinado no livro copetente, ao qual me reporto e dou fé. Silveiras, 4 de março de 1953.
Era branco e faleceu na Associação Beneficente São José as 06h da manhão do dia 29. Vivia a R. Antonio de Barros, n 40 em Cachoeira Paulista/SP no Bairro São José. Foi casado no Cartório de Silveiras (L8 f154v #413) em 1946.

MARIA Batista de Oliveira [Parents] was born on 12 Jun 1915 in Itagaçaba em Areias, São Paulo, Brasil. She died in 2002/2003 in Cachoeira Paulista, São Paulo, Brasil. She married LUÍS Barbosa de Lima on 12 Oct 1946 in Cartório de Silveiras.

Foi irmã gêmea de José.

They had the following children:

  M i Living
  M ii Living
  F iii LUZIA Barbosa de Lima

JOÃO Barbosa de Lima [Parents] was born in 1884 in Silveiras, São Paulo, Brasil. He died after 1946 in Silveiras, São Paulo, Brasil. He married OLINDA MARIA DA CONCEIÇÃO Pinto da Silva on 20 Sep 1904 in Cartório de Silveiras.

Casamento (L2 f158) # Aos vinte dias do mez de setembro de mil nove centos e quatro, nesta cidade de Silveiras em meu cartorio prezente o juiz de paz, em exercicio o cidadaõ Benedicto Barboza dos Santos com migo escrivão de seu cargo abaixo nomeado, e as testemunhas, Francisco Jose Espindola, e Antonio Miguel do Nascimento, ambos lavradores, rezidentes neste municipio. E ahi receberam-se em matrimonio os contrahentes JOÃO BARBOZA DE LIMA, e OLINDA MARIA DA CONCEIÇÃO. Ainda esta solteira com dezesete annos de edade natural e rezidente neste municipio, filha legitima de ANTONIO PINTO DA SILVA, ja fallecido, e de ANNA MARIA DA CONCEIÇÃO. E aquelle tambem solteiro com vinte annos de edade, tambem natural e rezidente neste municipio, filho de MANUEL BARBOZA DE LIMA, ja fallecido, e de EDUARDA LOPES DE CARVALHO. E para constar e que chegue ao conhecimento de todos lavrei o prezente que vai assignado pelo juiz, contrahente, e testemunhas. Assignando a rogo do contrahentes por não saberem escrever Francisco Pimentel Junior, e Joze Ferreira de Mello. Eu Augusto Guedes, escrivão o escrevi. \\ Benedicto Barboza dos Santos \\ Francisco Pimentel Junior \\ Jose Ferreira de Mello \\ Antonio Miguel do Nascimento \\ Francisco Jose Espindola.

OLINDA MARIA DA CONCEIÇÃO Pinto da Silva [Parents] was born in 1887 in Silveiras, São Paulo, Brasil. She died after 1946 in Silveiras, São Paulo, Brasil. She married JOÃO Barbosa de Lima on 20 Sep 1904 in Cartório de Silveiras.

They had the following children:

  M i LUÍS Barbosa de Lima
  M ii Living

FERNÃO Mendes de Gundar [Parents] was born about 1175 in Gundar, Distrito do Porto, Portugal. He married MARIA Anes.

Foi um dos mais valorosos cavalheiros do seu tempo ao Rei D. Afonso Henriques acompanhou na Batalha de Campo de Ourique, e outras (Nobiliario de Familia de Portugal Gayo tto Motas § 1 N2). Foi Senhor da Terra do Olo, no antigo Concelho de Gestaçô (Madalena do Amarante, Distrito do Porto).

MARIA Anes was born about 1180 in (...), Portugal. She married FERNÃO Mendes de Gundar.

They had the following children:

  M i LOURENÇO Fernandes de Gundar
  M ii Gomes Fernandes de Gundar

Gomes Fernandes de Gundar [Parents] was born about 1200 in Gundar, Distrito do Porto, Portugal. He married Teresa Moniz.

Viveu na terra de Olo, freguesia de Sampaio de Olo, antigo Concelho de Gestaço (atual freguesia de Madalena em Amarante, Distrito do Porto).

Teresa Moniz [Parents] was born about 1200 in (...), Portugal. She married Gomes Fernandes de Gundar.

They had the following children:

  M i Rui Gomes de Gundar

Moninho Dolo was born about 1170 in (...), Portugal.

Foi alcaide de Celórico de Basto.

He had the following children:

  F i Teresa Moniz

Rui Gomes de Gundar [Parents] "O da Mota" was born about 1230 in Gundar, Distrito do Porto, Portugal. He married Mór Afonso.

Senhor de grandes posses, Rui fundou a “Quinta da Motta”, no termo de Vilela (Concelho de Paredes, Distrito do Porto) (Nobiliário de Famílias de Portugal (NFP) Gayo tto Motas § 1 N4). Já Miguel Calmon du Pin e Almeida (Marquês de Abrantes) aceita a versão de que Motta vem da Quinta em Fervença (Concelho de Celórico de Basto, Distrito de Braga) e de propriedade dos sogros de Rui (ibid.). Ainda segundo o NFP diz ser o Solar de Rui na freguesia de S. Martinho do Campo (Concelho de St. Tirso, Distrito do Porto) onde chamam a Casa da Motta com ruínas de uma Torre no nível das casas. Rui teve propriedades na freguesia de Lanhoso (Concelho de Póvoa de Lanhoso, Distrito de Braga), às margens do rio Ave. Casou-se com D. Mor Afonso, filha de Afonso Sanches Maravilha e de D. Teresa Rodrigues de Moreira, e teve geração de que proveio a linhagem “dos Mottas” (Extraído do Periódico “O Mossoroense" por Tomislav Femenick 20/01/2007). Rui achou por bem acrescentar o nome “Mota” ao sobrenome, tornando-se o primeiro a dar início à família com essa denominação toponímica. Casou-se com D. Mor Afonso, filha de Afonso Sanches Maravilha e de D. Teresa Rodrigues de Moreira, e teve geração de que proveio a linhagem dos Motas.

As armas dos Mottas: Verde com cinco flores-de-lis de oiro. Timbre: Uma flor-de-lis de oiro, entre duas plumas, de verde, picadas de oiro. Por vezes, o timbre é indicado como sendo: aspa, de verde, carregada de três flores-de-lis, em santor.

Mór Afonso [Parents] was born about 1230 in Fervença em Celórico de Basto, Distrito de Braga, Portugal. She married Rui Gomes de Gundar.

They had the following children:

  M i Estevão Rodrigues da Mota was born about 1250 in Distritos do Porto ou Braga, Portugal.
  F ii Joana Rodrigues
  M iii Gomes Fernandes da Motta
  F iv Mór Rodrigues
  M v Afonso Rodrigues da Motta was born about 1259 in Distritos do Porto ou Braga, Portugal.
  F vi Berigeira Rodrigues
  F vii Isabel Rodrigues was born about 1265 in Distritos do Porto ou Braga, Portugal.

No Nobiliário de Famílias de Portugal (NFP) Gayo tto Motas § 10 N5, consta que Isabel foi casada com Pedro Veloso e que seu filho João Veloso da Motta foi Sr. da Quita da Motta por uma provisão de D. Afonso V em 19/03/1450, ou seja, quase 200 anos após o nascimento aproximado de sua mãe. O mesmo autor cita que o filho deste João, Álvaro Veloso da Motta faleceu na Índia, algo que seguramente só poderia ter ocorrido no séc. XVI. Logo, como não tenho dúvidas que Isabel e seus pais viveram no séc. XIII, creio que Gayo cometeu um erro crasso de identificação. Certamente João descende de Rui Gomes de Gundar, mas não seria seu neto.

D. Isabel Rodrigues foi Senhora da Quinta e Torre da Motta que fora de seu pai (ibid.).

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index