Uma Teia de Família


JOSÉ Gomes de Gouveia [Parents] was born in 1686 in São Pedro, Distrito do Faro (Algarve), Portugal. He was christened on 10 Nov 1686 in Igreja de São Pedro. He died on 16 Aug 1731 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. He married MARIA Nunes de Siqueira on 16 Aug 1716 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

José Gomes de Gouveia chegou ao Brasil por volta de 1712. Em Abril de 1716 se justificou diante o Juízo Eclesiástico de São Paulo de que ainda era solteiro para se casar. Suas testemunhas foram inquiridas em Parati (RJ), onde declararam que ele havia mais ou menos quatro anos chegado do Reino de Portugal para o Rio de Janeiro. O depoente afirmou ter de 25 a 26 anos. Ele se estabeleceu na atual Cunha, antiga Vila do Facão, onde seria um de seus fundadores. Ele recebeu as terras que foram de Domingos Velho Cabral em Cunha, como herança de sua cunhada Maria Velho do Rosário. Isto se deu na década de 1720. Nesta propriedade, José ergueu uma capela dedicada à NS da Conceição (1731) no lugar da atual matriz de Cunha (De Oliveira Veloso, A História de Cunha, 2010 pp 106ss, 232; Marcondes de Moura, Os Galvão de França, v2, 1973, pp 573).

O testamento de José Gomes de Gouveia foi aberto em Guaratinguetá em 16.VIII.1731 como testamenteiros Rafael da Fonseca, André de Sampaio e o Sargento-mór Domingos Rodrigue de Carvalho. Declarou que seu corpo seria sepultado na Matriz de Pindamonhangaba, na capela mor, em hábito de São Francisco e todos os terceiros, confrarias, sacerdotes e irmandade que houver na dita matriz acompanharão o seu corpo do que lhe darão esmolas costumadas. Determinou missas por todos os sacerdotes que se acharem e mais um ofício de corpo presente. Pelas pessoas com quem teve contas, deixou 100 missas. Declarou algumas dividas: a Marcos Gonçalves Terra, morador em Guaratinguetá, ao sargento mor Domingos Rodrigues de Carvalho e outros. Declarou ser natural da cidade de Faro, no Algarves, filho legítimo de Manoel Gomes e Francisca Pires, que era casado em face da igreja com Maria Nunes de Siqueira, natural de São Paulo, filha legítima de José Nunes de Siqueira e Ana Luísa Monteiro, de quem tinha 8 filhos, seis machos e duas fêmeas, a saber: Manoel, José, João, Ildefonso, Fêlix, Gabriel, Zeferina e Catarina, todos seus herdeiros e sucessores. Que possuía um sítio no caminho do mar chamado Facam (Facão=Cunha), com uma légua de estrada o que na verdade se achar na sesmaria e escritura, com casas de taipa de mão coberta de telha com quatro lances com 50 cabeças de gado ou o que na verdade se achar. Na vila de Guaratinguetá, casas de taipa de pilão cobertas de telhas de dois lances para a banda do Ribeirão; em ouro lavrado sessenta ou oitenta oitavas pouco mais ou menos, prata lavrada, etc. Possuia 21 escravos, e declarou mais algumas dívidas. Seu irmão João Mendonça Peçanha levou para o Rio de Janeiro dois cordões de ouro, que seus testamenteiros procurarão ajustar com ele o pagamento de 60$000 ou o que ele disser. Era fiador por um crédito de seu irmão João de Mendonça. Deixou por sua alma as capelas de 400 missas, duas ao santo de seu nome, duas o anjo da guarda, uma à Nossa Senhora do Rosário, uma à Ns Sr da Conceição e duas pelas almas. Deixou à sua mãe Francisca Pires, na cidade de Faro, 200$000 reis, sendo ela falecida, ficaria para o seu irmão Estevão Gomes, para ajuda do dote de sua filhas. Ele tinha na Ouvidoria Geral uma contenda com Maria Velho do Rosário e se acaso ela vencer queria que o resultado fosse ao monte, e se desse 100$00 réis ao Santíssimo Sacramento de Guaratinguetá. Declarou que no seu sítio do Facam tinha uma capela dedicada a Ns Sr da Conceição e tudo que há nela pertencia a dita Sr. e assim mais como o dote de 500 braças de terra no fim do sertão do sítio do Jacuí, e ao mestre que fez a dita capela, José Luís de Aguiar, que se lhe abatessem 20$000 réis da maior conta que deve como consta no crédito e obrigação. Declarou que a administração da capela ficaria para sua esposa. O testamento foi aprovado e aberto em 16 de Agosto de 1731 (transcrito de De Oliveira Veloso, A História de Cunha, 2010, pp119ss)

MARIA Nunes de Siqueira [Parents] was born in 1698 in São Paulo, São Paulo, Brasil. She was christened on 05 Oct 1698 in Fazenda dos Padres da Cia. de Jesus em Santana. She died on 01 Mar 1773 in Cunha, São Paulo, Brasil. She married JOSÉ Gomes de Gouveia on 16 Aug 1716 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

Other marriages:
de Mendonça Cavaco, Francisco

O seu batisante foi o Frei Pedro da Conceição, religioso de São Francisco, e padrinhos o Capitão Tomás da Costa e Paula da Costa (Marcondes de Moura, Os Galvão de França, v2, 1973, pp 573)

They had the following children:

  M i José Gomes de Gouveia e Silva
  M ii Manoel Gomes de Siqueira
  M iii João Gomes de Siqueira
  F iv ZEFERINA FRANCISCA de Gouveia
  M v Ildefonso Gomes de Siqueira
  F vi CATARINA Gomes de Siqueira
  M vii Gabriel Gomes de Siqueira
  M viii FÉLIX Gomes de Siqueira

Manoel Monteiro Ferraz de Barros [Parents] was born in 1765/1770 in Parati, Rio de Janeiro, Brasil. He died in 1792/1796 in Cunha, São Paulo, Brasil. He married Ana Galvão de Siqueira França on 07 Jan 1788 in Igreja Matriz de Cunha.

Casamento (L2 f37) # MANUEL MONTEIRO FERRAZ DE BARROS, n. na vila de Paraty, fº de Jerônimo de Sousa Barros, natural de Paraty e de Teodora Francisca de Oliveira, n. em Cunha; n.p. de Francisco de Barros Veloso, n. na Europa, e de Ana de Sousa Caldas, n. na Europa; n.m. de João Monteiro Ferraz, europeu, e de Ana Gomes de Sousa, n. em Paraty, com ANA GALVÃO DE SIQUEIRA FRANÇA, n. em Cunha, fª do Alferes Félix Gomes de Siqueira e de Ana Joaquina França, n. em Guaratinguetá; n.p. de José Gomes de Gouveia, n. no Algarve, e de Maria Nunes de Siqueira, n. em São Paulo; n.m. do Cap. Mor Antônio Galvão de França e de Isabel Leite de Barros. Tt.: Cap. José Gomes de Siqueira e o Cap. Manuel Galvão de França. Vigário Antônio Benedito da Assunção.

Ana Galvão de Siqueira França [Parents] was born in 1770 in Cunha, São Paulo, Brasil. She died on 15 Dec 1811 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. She married Manoel Monteiro Ferraz de Barros on 07 Jan 1788 in Igreja Matriz de Cunha.

Other marriages:
Gonçalves da Silva, Antonio

Deixou testamento (10.XII.1810) em Guaratinguetá. (fonte: Marcondes de Moura 1972 pp. 163)

They had the following children:

  M i Manoel Monteiro França

Antonio Gonçalves da Silva [Parents] was born in 1770 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. He died in 1807 in Cunha, São Paulo, Brasil. He married Ana Galvão de Siqueira França on 28 May 1802 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

Foi Alferes em Cunha (Marcondes de Moura, Os Galvão de França, v2, 1973, pp 524).

DATA: 28-05-1802:15h LOCAL: Igreja de St. Antônio LIVRO: L5 f062v NOIVOS: Alf. Antônio Gonçalves da Silva, nat. de Guaratinguetá, e Ana Galvão de Siqueira França, nat. de Cunha (SP) PAIS DO NOIVO: Manoel Gonçalves Franco e Ana Rosa da Silva Ramos PAIS DA NOIVA: NCT NOTA: NCI de 3º de consanguinidade. O noivo n.p. de Manoel Alves Franco e Margarida Pedroso e n.m. de Inácio Correia Leite e Rosa da Silva Ramos. A noiva é viúva de Manoel Monteiro de Barros (L2 f037 1788 Cunha).

Ana Galvão de Siqueira França [Parents] was born in 1770 in Cunha, São Paulo, Brasil. She died on 15 Dec 1811 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. She married Antonio Gonçalves da Silva on 28 May 1802 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

Other marriages:
Monteiro Ferraz de Barros, Manoel

Deixou testamento (10.XII.1810) em Guaratinguetá. (fonte: Marcondes de Moura 1972 pp. 163)

They had the following children:

  M i Antonio Galvão de França was born in 1799 in Cunha, São Paulo, Brasil. He died after 1850 in Silveiras, São Paulo, Brasil.
  M ii João Galvão de França
  F iii Ana Galvão de França was born in 1801 in Cunha, São Paulo, Brasil.

Foi freira em Guaratinguetá.
  M iv Francisco Galvão de França was born in 1806 in Cunha, São Paulo, Brasil.
  M v José Galvão de França

JOÃO Martins dos Santos [Parents] was born in 1770/1775 in Parati, Rio de Janeiro, Brasil. He died before 1818 in Cunha, São Paulo, Brasil. He married MARIA ESTUARDA Galvão de França on 28 Sep 1795 in Igreja de NS da Conceição de Cunha.

Casamento (L2 f 58) # JOSÉ MARTINS DOS SANTOS, n. em Paraty, fº de Antônio Martins dos Santos, n. em Portugal, e de Maria Leite de Araújo, n. em Paraty, com MARIA ESTUARDA GALVÃO DE SIQUEIRA FRANÇA, n. e bat. em Cunha, fª do Alferes Félix Gomes de Siqueira e de Ana França, n. em Guaratinguetá; n.p. de José Gomes de Gouveia e de Maria Nunes; n.m. do Capitão Mor Antônio Galvão de França, n. em Portugal, e de Isabel Leite Barros, n. em Guaratinguetá. Tt.: Sargento Mor Antônio José de Macedo e o Ajudante Manuel Rodrigues Correia. Vigário José de Faria Couto. 28-SET-1795.

Foi sitiante na 2 Cia. de Ordenanças de Cunha em 1801, com lavoura e três escravos (Marcondes de Moura, Os Galvão de França, 1973, V1, 213).

MARIA ESTUARDA Galvão de França [Parents] was born in 1775 in Cunha, São Paulo, Brasil. She married JOÃO Martins dos Santos on 28 Sep 1795 in Igreja de NS da Conceição de Cunha.

Other marriages:
Ferreira, José Faustino

Censo de 1789 (Maços de População, Arquivo do Estado de São Paulo, Cunha, 1789, pp 73). O nome Maria Estuarda ou Unistarda vem de uma homenagem a rainha da Escócia Mary Stuart I.

Descende do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

They had the following children:

  M i FELISBERTO Galvão dos Santos
  F ii MARIA TOMÁSIA Galvão de França

ANTÔNIO Martins dos Santos was born about 1740 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. He married MARIA Leite de Araújo.

MARIA Leite de Araújo was born about 1740 in Parati, Rio de Janeiro, Brasil. She married ANTÔNIO Martins dos Santos.

They had the following children:

  M i JOÃO Martins dos Santos

FELISBERTO Galvão dos Santos [Parents] was born in 1803 in Parati, Rio de Janeiro, Brasil. He died before 1853 in Silveiras, São Paulo, Brasil. He married MARIA JACINTA Galvão de França.

Foi lavrador em Itagaçaba, distrito de Silveiras, onde vendeu em 2/05/1824 seu sítio a Nuno de Sousa Nunes Quintanilha. Em 1830 foi recenseado onde declarou possuir lavoura de café e 10 escravos (Marcondes de Moura, Os Galvão de França, 1973, V1, 213).

Descende do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

MARIA JACINTA Galvão de França was born in 1805/1810 in Cunha, São Paulo, Brasil. She died after 1858 in Silveiras, São Paulo, Brasil. She married FELISBERTO Galvão dos Santos.

Other marriages:
Lavra Jr., Bento José

Era prima de Felisberto.

They had the following children:

  F i TERESA Galvão de França
  F ii Maria Galvão da Conceição

JOSÉ Gomes de Siqueira [Parents] was born in 1798 in Cunha, São Paulo, Brasil. He died after 1858 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. He married MARIA TOMÁSIA Galvão de França on 04 Aug 1819 in Igreja de Santo Antonio de Guaratinguetá.

Em 1798 foi recenseado em Cunha (Maços de População, Arquivo do Estado de São Paulo, Cunha, 1798, pp 1) quando estava ausente em Minas Gerais. Em sua companhia e de sua esposa vivia Gertrudes de oito anos, exposta em sua fazenda. Viveu no Bairro do Putim (Aparecida) no ano de 1836 (Marcondes de Moura, Os Galvão de França, 1973, v1, 213).

Casamento (L7 f57) # Aos quatro de agosto de mil oito centos e dezanove annos nesta villa de Guaratingueta, dond a contrahente he fregueza, feitas as denunciaçoins na forma do concillio tridentino, sem impedimento mais do que o de 3° grao de consanguinidade do qual foram dispensados por mim como delegado de seua excelencia reverendissima, e com provizam de licença em prezença do reverendo coadjutor Victorianno Joze dos Santos Dias, e das testemunhas abaicho assignadas por palavras de prezente se receberam em matrimonio, pellas dez horas da tarde JOZE GOMES DE SIQUEIRA filho ligitimo do Guarda Mor MANUEL LOPES DE SIQUEIRA, e de Donna MARIA JACINTA DE SIQUEIRA, natural, e baptizado na villa de Cunha; e Donna MARIA THOMAZIA GALVOA FRANÇA filha ligitima de JOÃO MARTINS DOS SANTOS, e Donna MARIA ONISTARDA GALVOA, natural e baptizada na villa de Parathy. E llogo receberam as bençoins nupciais, de que para constar fiz este assento, que assignei com as testemunhas. O vigario collado Manoel da Costa Pinto. Manoel José da Costa. Antonio Galvão de França.

MARIA TOMÁSIA Galvão de França [Parents] was born in 1804 in Parati, Rio de Janeiro, Brasil. She died in 1846 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. She married JOSÉ Gomes de Siqueira on 04 Aug 1819 in Igreja de Santo Antonio de Guaratinguetá.

Descende do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

They had the following children:

  F i Ana Jacinta Galvão de França
  F ii Maria Galvão de França
  M iii Antonio Galvão de França was born in 1824 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil.
  M iv José Gomes de França was born in 1826 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil.
  F v Maria Gomes de Siqueira was born in 1827 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil.
  F vi Jesuína Tomásia Galvão de França
  M vii JOÃO Galvão dos Santos
  M viii Manoel Galvão de França was born in 1832 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil.

MANOEL Lopes Monteiro [Parents] was born in 1749 in Cunha, São Paulo, Brasil. He died on 14 Feb 1807 in Cunha, São Paulo, Brasil. He married MARIA JACINTA de Siqueira in 1768/1769 in Igreja Matriz de Cunha.

Foi Guarda-mór em Cunha, onde fez seu testamento em 9 de Abril de 1805 e aberto em 24 de Fevereiro de 1807 (Marcondes de Moura, Os Galvão de França, v2, 1972, pp 595). Foi recenseado em 1789 (Maços de População, Arquivo do Estado de São Paulo, Cunha, 1789, pp 22) onde declarou ter "húa morada de cazas novas \\ hum citio no que colhe de milho alqueires 1500 \\ feijão alqueires 60 \\ arroz alqueires 10 \\ animais cavalares 6 \\ gado vacum cabeças 20 \\ de ventre 8 \\ que produziraõ mais 7 \\ porcos cabeças 400 \\ de ventre 20 \\ que produziraõ mais 80".

MARIA JACINTA de Siqueira [Parents] was born in 1757 in Cunha, São Paulo, Brasil. She died on 02 Mar 1818 in Cunha, São Paulo, Brasil. She married MANOEL Lopes Monteiro in 1768/1769 in Igreja Matriz de Cunha.

Com inventário no Museu Francisco Veloso (Cx 13) citada em Marcondes de Moura (Os Galvão de França, v2, 1972, pp 575)

They had the following children:

  M i Manoel Monteiro de Siqueira
  F ii Maria Monteiro de Siqueira
  F iii Mariana Francisca Monteiro
  F iv Gertrudes Monteiro Siqueira
  F v CATARINA Gomes Monteiro de Siqueira
  M vi JOSÉ Gomes de Siqueira

Manoel Lescura França [Parents] was born in 1813 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. He died after 1876 in Sapê em Cachoeira Paulista, São Paulo, Brasil. He married Maria Galvão de França in 1842/1843 in (Igreja Matriz de Guaratinguetá).

Era primo de sua esposa (fonte: Marcondes de Moura 1972 pp 110 e 214).

Maria Galvão de França [Parents] was born in 1822 in Cunha, São Paulo, Brasil. She died after 1861 in Sapê em Cachoeira Paulista, São Paulo, Brasil. She married Manoel Lescura França in 1842/1843 in (Igreja Matriz de Guaratinguetá).

They had the following children:

  F i Maria Vitória Galvão de França
  F ii Maria Teresa França
  F iii Maria Silvéria Lescura França
  F iv Maria do Carmo Lescura França

José Faustino Ferreira [Parents] was born about 1790 in Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal. He died before 1841 in Areias, São Paulo, Brasil. He married MARIA ESTUARDA Galvão de França on 23 Aug 1818 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

Foi tabelião público em Areias, casou em Cunha e depois se divorciou (Marcondes de Moura, Os Galvão de França, v2, 1973, pp 213, 550).

DATA: 23-08-1818:09h LOCAL: Igreja de St. Antônio LIVRO: L7 f033 NOIVOS: José Faustino Ferreira, nat. de Sacramento (Lisboa/Pt), e Maria Unistarda Galvão de França PAIS DO NOIVO: João Antônio Ferreira e Maria Teresa Bárbara da Luz PAIS DA NOIVA: NCT [Félix Galvão de Siqueira e Ana Joaquina Galvão de França] NOTA: A noiva viúva de João Martins dos Santos (L2 f058 1795).

MARIA ESTUARDA Galvão de França [Parents] was born in 1775 in Cunha, São Paulo, Brasil. She married José Faustino Ferreira on 23 Aug 1818 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

Other marriages:
Martins dos Santos, JOÃO

Censo de 1789 (Maços de População, Arquivo do Estado de São Paulo, Cunha, 1789, pp 73). O nome Maria Estuarda ou Unistarda vem de uma homenagem a rainha da Escócia Mary Stuart I.

Descende do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

They had the following children:

  F i Mariana Galvão de França

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index