Uma Teia de Famílias


GASPAR de Freitas [Parents] was born on 12 Feb 1705 in Engenho em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 18 Feb 1705 in Igreja de São Martinho. He died on 7 Nov 1744 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He married QUITÉRIA da Silva on 14 Nov 1736 in Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos.

Batismo (L3 f167) # Em os doze dias do mez de fever(ei)ro de mil e sete centos e sinquo annos nasceo GASPAR f(ilh)o de M(ANO)EL DE FREITAS e de sua molher MARIANNA DE FREITAS a quem eu o p(adr)e Fran(cis)co Manoel P(erei)ra baptizei e puz os sanctos oleos em os dezoito dias do d(it)to anno, foi seo padrinho dom Bartholomeu de Sá Machado da freg(uezi)a da Sancta Se q(ue) comigo asignou este termo era ut supra \\ O vig(a)r(i)o Fran(cis)co M(ano)el P(erei)ra \\ Dom Bartholomeo de Sá Machado.

Casamento (L312 f42v) # Em 14 de novembro de 1736 nesta collegiada de Sao Sebastião do Logar de Camara dos Lobos, eu o cura Jozeph de Freitas Souza, nella corridos os banhos na forma consumada, e sem impedimento algum dei as benções, e assesti ao matrimonio que entre si contrahirão GASPAR DE FREITAS filho legitimo de MANOEL DE FREITAS e de sua molher MARIANA DE FREITAS, todos naturais da freguesia de São Martinho; neto paterno de JOÃO PEREIRA DE AGUIAR, e de sua molher MARIA DE FREITAS, naturais da villa de Machico, neto materno de ANDRE DE FREITAS, e de sua molher IZABEL DA COSTA, naturais da freguesia de São Martinho: com QUITERIA DA SILVA, filha legitima de MIGUEL DA SILVA, e de sua molher LIONOR DE ARAUJO; neta paterna de MIGUEL DA SILVA PINTO, e de sua molher CATHERINA GONÇALVES; e materna de DOMINGOS FERNANDES DA COSTA, e de sua molher MARIA DE ARAUJO, todos naturais desta freguesia: forão testemunhas alem de outra que estavão prezentes Clemente Ferreira de Andrada, e Pedro Antonio de Betencurt todos desta freguesia, que comigo asignarão. Câmara de Lobos era ut supra. O cura Jozeph de Freitas Souza. Clemente Ferreira de Andrada. Pedro Antonio Bencurt.

Óbito (L4 f333) # Ennos sete de novembro de mil sete centos e quarenta e quatro faleceu com todos os sacramentos GASPAR DE FREITAS homem cazado naõ fez testamento enterrou se em cova de fabrica de que fiz este termo em que me asignei hoje dia mez e anno ut supra // O vigario Manoel Alvares da Costa Barreto

QUITÉRIA da Silva [Parents] was born in 1709/1710 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She died on 7 Jun 1770 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She married GASPAR de Freitas on 14 Nov 1736 in Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos.

Other marriages:
Serrão, Manoel Francisco

Óbito (L5 f108) Em os sete do mez de junho de mil e sete sentos e setenta faleceo QUITERIA DA SILV molher de MANOEL FRANCISCO da Saraiva esta sepultada na Capela da Ordem 3° com esmolla a ditta capela de dez tostoins amortalhada em habito de saial acompanhado com todos os religiosos, e a cruz, por cabessa, e todos os religiosos sacerdottis dira missas de corpo presente e que o seo reverendo capelaõ (?) acompanhe, a sepultura e se digam missas de corpo prezente e todos os mais padres da freguezia o acompanhe e digaõ missas de corpo prezente quer que os religiosos lhe fassaõ hum officio de corpo prezente na dita Capela da Ordem 3° quer que seo reverendo capelaõ (?) lhe fassa hum officio de nove lissoins de honrros (?), quer que para sua alma sedigaõ dez trintarios de missas, a saber no con(...)do (...) trintarios e na sua igreja seis trintarios, hum trintario no altar de Jezus da Seé quer que se lhe digam doze missas pelas almas do purgatorio, mais doze missas pellas almas dos Irmaos do Carmo, e pellas almas dos Irmaõs de Saõ Francisco coatro missas, e pella alma de seo pay hum trintario de missas, e pella alma de sua may hum trintario, e pella alma de seo marido GASPAR DE FREYTAS hum trintario de missas, e pellas almas de soes avos hum trintario, e pellas almas de seos sogros e sogras hum trintario todos rezados e pagos por sua (...) que as missas por sua alma seraõ dittos dentro em hú anno, e as de mais no segundo anno e deixa que seo testamento seo marido MANOEL FRANCISCO e nada mais declara que se deva aqui trasladar de que fiz este termo por d(...)a dos reverendos P(...) que asignei era ut supra \\ O economo prezidente (?) Joze Joaquim Homem d'ElRey.

They had the following children:

  M i Manoel da Silva de Freitas was born on 11 Oct 1737 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 17 Oct 1737 in Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos.

Batismo (L8 f21v) # Em os dezasete dias do mez de 8bro do anno de mil setecentos e trinta e sete na collegiada de Saõ Sebastiaõ de Camara de Lobos, eu o vigario della o padre Manoel Alvarez da Costa Barreto baptizei e puz os santos oleos a MANOEL, que nasceo a onze do dito mez, filho de GASPAR DE FREITAS, e sua mulher QUITERIA DA SILVA netto pela parte paterna de MANOEL DE FREITAS, e de sua mulher MARIANA DE FREITAS da freguezia de Saõ Martinho, e pela parte materna de MIGUEL DA SYLVA PINTO, e de sua mulher LEONOR DE ARAUJO desta freguezia, foi padrinho Manoel Rodrigues Deniz, e madrinha Izabel Ma(...), (...) a dita creança de que fiz este termo em que me asignou o padrinho. Hoje era ut supra \\ O vigario Manoel Alvarez da Costa Barreto \\ De Manoel Rodrigues + Deniz
  M ii Silvestre da Silva de Freitas was born on 31 Dec 1738 in Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos. He was christened on 6 Jan 1739 in Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos.

Batismo (L8 f44v) # Em os seis dias do mez de janeiro de mil e setecentos e trinta e nove eu o padre Manoel Alverez da Costa Barreto desta collegiada de Saõ Sebastião da Camara de Lobos nella baptizei, e puz os santos oleos a SILVESTRE que nasceo no ultimo de Dezembro do anno proximo passado, filho de GASPAR DE FREITAS, e sua muher QUITERIA DA SYLVA, netto pela parte paterna de MANOEL DE FREITAS, e de sua mulher MARIANA DE FREITAS da freguezia de Saõ Martinho, e pela parte materna de MIGUEL DA SYLVA PINTO, e de sua mulher LEONOR DE ARAUJO desta freguezia, foi padrinho Manoel da Silva, que comigo asignou este que (...) asignei era ut supra \\ O vigario Manoel (...) da Costa Barreto \\ Manoel da Sylva
  M iii MIGUEL da Silva de Freitas
  M iv Francisco da Silva de Freitas was born on 12 Nov 1742 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 22 Nov 1742 in Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos.

Batismo (L8 f123v) # Em os vinte e dois dias do mez de novembro de mil setecentos e quarenta e dois eu o padre Manoel Alverez da Costa Barreto vigario nesta collegiada de Saõ Sebastião de Camara de Lobos baptizei, e puz os santos oleos a FRANCISCO, que nasceo a doze do ditto mez, filho de GASPAR DE FREYTAS e de sua mulher QUITERIA DA SYLVA, netto pela parte paterna de MANOEL DE FREITAS, e de sua mulher MARIANA DE FREITAS da freguezia de Saõ Martinho, e pela parte materna netto de MIGUEL DA SYLVA, e de sua mulher LEONOR DE ARAUJO desta freguezia, foi padrinho Francisco da Costa de Faria,que comigo asignou neste termo. Hoje dia e anno ut supra \\ O vigario Manoel Alvarez da Costa Barreto \\ Francisco da Costa de Faria.

ANTONIO da Silva Santana [Parents] was born in 1730 in Ponta do Sol, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1787 in Lombada do Engenho na Ponta do Sol, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA dos Santos on 30 Jan 1759 in Igreja de Nossa Senhora da Luz da Ponta do Sol.

Possivelmente nasceu entre Abril de 1729 e Abril de 1731, anos que foram perdidos do final do Livro 6 de batismos de Ponta do Sol.

Casamento (L458 f64v) # Enos vinte e dois dias do mês de Janeyro de mil sette centos sincoenta e nove nesta collegiada de Nossa Senhora da Lux da villa da Ponta do Sol sendo eu Antonio Joam da Sylva Teyxeira reverendo nella, com licença do reverendo vigario o doutor Pedro Teyxeira Brazam, asysti ao matrimonio, que corridos os banhos sem que ouve-lhe impedimento algum, na forma do sagrado concillio tridentino e constituição do bispado tendo lha confessado e comungado, contrahio ANTONIO DA SYLVA SANTANA, filho legitimo de MANOEL FERNANDES SANTANA e de sua molher MARIA RODRIGUES; Netto paterno de ANTONIO FERNANDES SANTANA, natural da freguesia de Santa Anna, e de sua molher MARIA TEYXEIRA: e materno netto de MANOEL MARTINS PAÚ; e de sua molher JOANNA RODRIGUES: com MARIA DOS SANTOS filha legitima de JOSÉ FERNANDES FASOL e de sua molher MARIA DOS SANTOS; netta paterna de JOSÉ FERNANDES; natural de Ponta Delgada, e de sua molher MARGARIDA CORREA, e materna netta de ANTONIO RODRIGUES CASANOVA e de sua molher MARIA COELHA, todos naturais e moradores nesta freguesia foram testemunhas o reverendo vigario e o padre Antonio (...) da Sylva, que comigo asignaram e de que fiz este termo que (...). O vigario Pedro Teyxeira Brazam. O padre Antonio (...) da Sylva (...). O padre Antonio Joam da Sylva Teixeira.

MARIA dos Santos [Parents] was born on 22 Oct 1740 in Lombada do Engenho na Ponta do Sol, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 28 Oct 1740 in Igreja de Nossa Senhora da Luz da Ponta do Sol. She died after 1787 in Lombada do Engenho na Ponta do Sol, Ilha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO da Silva Santana on 30 Jan 1759 in Igreja de Nossa Senhora da Luz da Ponta do Sol.

Batismo (L7 f123) # Em os vinte, e outo dias do mez de outubro de mil, e sette centos e quarenta annos nesta collegiada de Nossa Senhora da Luz da villa de Ponta do Sol eu o cura nella fiz os exorcismos, baptizei e puz os santos oleos a MARIA nascida em vinte e dois do prezente mez, filha de JOZEPH FERNANDES e de sua molher MARIA DOS SANTOS netta paterna de JOZEPH FERNANDES, e de sua molher MARGARIDA CORREA, e materna netta de ANTONIO RODRIGUES CAZA NOVA, e de sua molher MARIA COELHA todos desta freguezia. foi padrinho Joaõ Rodrigues Teixeira que comigo asignou, e madrinha Izabel de Nis. Coelha, que veio à guia tocar a criança, de que fiz este termo, que asignou era ut supra \\ O cura Manoel das Neves \\ Joaõ Rodrigues + Teixeira.

They had the following children:

  F i Ana da Silva Santana was born on 3 Jun 1760 in Lombada do Engenho na Ponta do Sol, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 9 Jun 1760 in Igreja de NS da Luz de Ponta do Sol.

Batismo (L9 f330v) # Em os nove dias do mez de junho de mil sete centos e secenta, nesta igreja collegiada de Nossa Senhora da Luz da villa de Ponta do Sol, sendo eu Manoel Alexandre Souto e Lira cura, nella fiz os exorcismos, puz os santos oleos e baptizei a ANNA que nasceo em trez do corrente mez filha ligitima de ANTONIO DA SILVA SANTANNA e de sua molher MARIA DOS SANTOS, neta paterna de MANOEL FERNANDES SANTANNA e de sua molher MARIA RODRIGUES, e materna de JOZÉ FERNANDES do Ingenho, e de sua molher MARIA DOS SANTOS moradores nesta freguezia, foy padrinho Antonio Gomes de Sam Pedro que comigo asignou e foi madrinha Antonia da (...) de que fiz este termo era ut supra \\ O cura Manoel Alexandre Souto e Lira \\ Antonio Gomes de Sam Pedro.
  F ii ANA MARIA dos Santos
  M iii Antonio da Silva Santana was born on 22 Apr 1764 in Lombada do Engenho na Ponta do Sol, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 29 Apr 1764 in Igreja de NS da Luz de Ponta do Sol.

Batismo (L10 f47v) # Em os vinte e nove dias do mez de abril de mil sete centos secenta e quatro nesta igreja collegiada de Nossa Senhora da Luz da villa de Ponta do Sol eu o cura nela fiz os exorcismos e baptizei a ANTONIO ao qual naõ puz os santos oleos por naõ haver, filho ligitimo de ANTONIO DA SILVA SANTANA e de sua molher, MARIA DOS SANTOS naturais e moradores nesta freguezia foi padrinho Antonio Gonsalves que comigo asignou de que fiz este termo era ut supra. Declaro que esta criança nasceo a vinte e dois do prezente mez \\ O cura Manoel Alexandre Souto e Lira \\ De Pedro Antonio + Gonsalves.
  F iv Antonia da Silva Santana was born on 23 Sep 1765 in Lombada do Engenho na Ponta do Sol, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 29 Sep 1765 in Igreja de NS da Luz de Ponta do Sol.

Batismo (L10 f83v) # Em os vinte e nove dias do mez de setembro de mil sete centos secenta, e sinco, nesta igreja collegiada de Nossa Senhora da Luz da villa de Ponta do Sol eu o cura nella fiz os exorcismos, puz os santos oleos, e baptizei a ANTONIA que nasceo a vinte e trez do corrente mez, filha ligitima de ANTONIO FERNANDES SANTANA, e de sua molher MARIA DOS SANTOS, naturais e moradores nesta freguezia na Lombada foi padrinho Antonio Gonsalves que comigo asignou e madrinha que veio a pia Maria da Silva de que fiz este termo era ut supra \\ O cura Manoel Alexandre Soutto Lira \\ Do padrinho Antonio + Gonsalves.

JOÃO Rodrigues Bettencourt [Parents] was born on 21 Dec 1734 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 26 Dec 1734 in Igreja de São Martinho. He died after 1789 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA DOS PASSOS da Silva on 5 Jun 1758 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L4 f86v) # Em os 26 dias do mez de dezembro de 1734 eu o p(adr)e Joam Ro(dr)i(gue)s de Aguiar vig(a)r(i)o desta parochial de S(aõ) Mart(inh)o baptizei e puz os sanctos oelos a JOAM que nasceo em 21 do corrente f(ilh)o de M(ANO)EL RO(DR)I(GUE)S BITENCOR e de sua m(olh)er MARIA DE FREITAS neto paterno de M(ANO)EL RO(DR)I(GUE)S e de sua m(olh)er MARIA DE BITENCOR e materno de PEDRO FERREIRA e de sua m(olh)er VICENCIA DE FREITAS todos desta freguezia foi padrinho Joam Gomes da Silva m(orad)or na ci(da)de de que fiz este termo que comigo asignou era ut supra \\ O vig(a)r(i)o Joam Ro(dr)i(gue)s de Aguiar \\ Joam Gomes da Silva.

Casamento (L251 f41v) # Em sinco de junho de mil sette centos cincoenta e outo eu o p(adr)e Manoel Joam Barreto vig(a)r(i)o nesta parochial de São Martt(inho) asesty ao matrimonio q(ue) com palavras de presente in facie contrahio JOAM RO(DR)I(GUE)S BETHENCORT n(atur)al desta freg(uesi)a morador na Lombada f(ilh)o de MANOEL RO(DR)I(GUE)S BETHENCORT e de sua m(olh)er MARIA DE FREITAS Netto patt(ern)o de MANOEL RO(DR)I(GUE)S, e de sua m(olh)er M(ARI)A DE BETHENCORT, e matt(ern)o de PEDRO F(E)R(REI)RA e de sua m(olh)er VICENCIA DE FREITAS todos naturais desta freg(uesi)a. Com MARIA DOS PASSOS DA SYLVA f(ilh)a de MANOEL DE FARIA n(atur)al da freg(uesi)a de São Brás do Campanário, e de sua m(olh)er PAULINA DA SYLVA netta paterna de ANTONIO DE FARIA e de sua m(olh)er IGNES DA ROSA naturais do Campanário, e matt(ern)a de PEDRO FERNANDES e de sua m(olh)er FRAN(CIS)CA DA SYLVA naturais desta freg(uesi)a. E lhes dei as benções matrimoniais sendo lhes corridos os banhos na forma do sagrado concilio e const(ituiçã) do Bisp(ad)o foram (...) foram testemunhas entre outras Jose de Faria e Antonio de Faria q(ue) este comigo asignaram era supra. O vig(a)r(i)o Manoel Joao Barreto. De Jose + de Faria. De Antonio + de Faria.

Descende do Rei dos Reis Dario I da Pérsia, de Fernando I de Castela, Carlos Magno, Ramiro II das Asturias, de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova, Hugo Capeto, William I o Conquistador da Inglaterra, Afonso Henriques.

MARIA DOS PASSOS da Silva [Parents] was born on 28 Feb 1733 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 6 Mar 1733 in Igreja de São Martinho. She died after 1789 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She married JOÃO Rodrigues Bettencourt on 5 Jun 1758 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L4 f76v) # Em os 6 dias do mez de m(ar)ço de 1733 eu o p(adr)e Joam Ro(dr)i(gue)s de Aguiar vig(a)r(i)o nesta parochial de S(aõ) Mart(inh)o baptizei e puz os sanctos olios a M(ARI)A DOS PASSOS que nasceo em 28 do mez passado f(ilh)a de M(ANO)EL DE FARIA e de sua m(olh)er PAULINA DA SILVA neta paterna de ANT(ONI)O DE FARIA e de sua m(olh)er IGNES G(ONÇA)L(VE)S da freg(uezi)a de S(aõ) Bras do Campanario, e materna de PEDRO F(E)R(NANDE)S QUEIRÓS e de sua m(olh)er FRAN(CIS)CA DA SILVA desta freg(uezi)a: foi padrinho Ant(oni)o Gomes Camacha f(ilh)o de Jozeph Gomes da [R(och)a] de que fiz este termo que comigo asignou dia mes e anno ut supra \\ Antonio Gomes Camacho \\ O vig(a)r(i)o Joam Ro(dr)i(gue)s de Aguiar.

They had the following children:

  F i Maria da Silva was born on 1 Apr 1759 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 6 Apr 1759 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L5 f130v) # Em os seis de abril de mil sette centos e sincoenta e nove eu o p(adr)e Manoel Joaõ Barretto vig(a)r(i)o nesta parochial de Sam Mart(inh)o baptizei e puz os sanctos oleos a MARIA q(ue) nasceo em o prim(ei)ro desta f(ilh)a de JOAÕ RO(DR)I(GUE)S BITHENCORT e de sua m(olh)er MARIA DOS PASSOS, naturais desta freg(uezi)a moradores na Lombada, netta patt(er)na de M(ANO)EL RO(DR)I(GUE)S BETHENCOURT e de sua m(olh)er MARIA DE FREITAS, e matt(er)na de MANOEL DE FARIA na(tur)al do Campanario e de sua m(olh)er PAULINA DA SILVA todos naturais desta freg(uezi)a foi padr(inh)o Joaõ Gomes Romano e madr(inh)a Luzia Maria q(ue) este comigo asignou era supra \\ O vig(a)r(i)o Manoel Joaõ Barretto \\ Do padr(inh)o Joaõ + Gomes Romano.
  F ii Ana da Silva was born on 25 Oct 1760 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 30 Oct 1760 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L5 f140) # Em trinta e de outubro de mil sette centos sesenta annos, eu o p(adr)e Manoel Joam Barretto vig(a)r(i)o nesta igr(ej)a parochial de Sam Mart(inh)o baptizei solemnemente e puz os sanctos oleos a ANNA q(ue) nasceo em vinte e sinco do corrente f(ilh)a de JOAM RO(DR)I(GUE)S BITTENCOUR e de sua m(olh)er MARIA DOS PASSOS naturais desta freg(uezi)a moradores no sítio da Lombada foi padr(inh)o Antonio de Farias q(ue) comigo asignou ut supra \\ O vig(a)r(i)o Manoel Joaõ Barretto \\ Do padr(inh)o Antonio de Farias.
  M iii ANTONIO Rodrigues Bettencourt
  F iv Antonia da Silva was born on 9 Sep 1764 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 16 Sep 1764 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L5 f165v) # Em os deza seis de setembro de mil sette centos e sesenta e quatro eu o vig(a)r(i)o Manoel Joam Barretto nesta igr(ej)a parochial de Sam Mart(in)ho baptizei solemnemente e puz os sanctos ollios a ANTONIA que nasceo em nove do corrente f(ilh)a de JOAM RODRIGUES BETHENCORT e de sua m(olh)er MARIA SILVA naturais desta freg(uezi)a e moradores na Lombada foi padr(inh)o Antonio Ro(dr)i(gue)s Fig(uei)ra que este comigo asignou era supra \\ O vig(a)r(i)o Manoel Joam Barretto \\ Do padr(inh)o Ant(oni)o + Ro(dr)i(gue)s.

INÁCIO Rodrigues Figueira [Parents] was born in 1728/1730 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1789 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He married FRANCISCA Teles on 14 Sep 1763 in Igreja de São Martinho.

Casamento (L251 f52v) # Enos quatorze de setembro de mil sette centos e secenta e três eu o vig(a)r(i)o Manoel Joao Barreto vig(a)r(i)o nesta parochial de São Martt(inho) asesty ao matrimonio q(ue) com palavras de presente in facie eclesia contrahio IGNACIO RO(DR)I(GUE)S FIG(UEI)RA f(ilh)o de JOSE RODRIGUES FIG(UEI)RA e de sua m(olh)er JOSEFA PEREYRA com FRAN(CIS)CA TELLES f(ilh)a de ANTONIO P(EREI)RA RABELO e de sua m(olh)er MARIA TELLO todos naturais desta freg(uesi)a e moradores e lhes dei as benções matrimoniais sendo lhes corridos os banhos na forma do sagrado concilio e const(ituiçã) do bisp(ad)o (...) foram testemunhas Jose Rabelo e Antonio P(erei)ra Rabelo q(ue) comigo este era supra. O vig(a)r(i)o Manoel João Barreto. De Jose + Rabelo De Ant(oni)o + P(erei)ra Rabelo.

FRANCISCA Teles [Parents] was born on 18 Jul 1745 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 25 Jul 1745 in Igreja de São Martinho. She died after 1789 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She married INÁCIO Rodrigues Figueira on 14 Sep 1763 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L5 f f29) # Em os vinte e sinco dias do mez de julho de mil e sette centos e quarenta e sinco nesta parochial de S(aõ) Martinho eu o vig(a)r(i)o Manoel Simaõ de Gouveia vig(a)r(i)o della baptizei a FRANCISCA, q(ue) nasceo em dezoito do corrente f(ilh)a de ANTONIO RABELLO e de sua m(olh)er MARIA TELLO nepta paterna de MANOEL RABELLO e de sua m(olh)er CORDULA M(ART)I(N)S materna de JOZÉ DE VIANA e de sua m(olh)er FRANCISCA DE FREITAS todos desta freg(uezi)a foi padr(inh)o (...) e foi madr(inh)a (...) de q(ue) fiz este termo q(ue) asignei com o padr(inh)o era ut s(upr)a \\ O vig(ari)o M(ano)el Simaõ de Gouveia \\ De (...).

Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela, de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  F i Maria Rodrigues Figueira was born on 5 Mar 1764 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 11 Mar 1764 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L5 f161) # Em os onze dias do mez de março de mil sete centos e secenta e quatro, eu o vig(a)r(i)o Manoel Joam Barretto desta igr(ej)a parochial de Sam Mart(in)ho baptizei solemnemente e puz os sanctos ollios a MARIA q(ue) nasceo em sinco do corrente f(ilh)a de IGNACIO RO(DR)I(GUE)S e de sua m(olh)er FRANCISCA TELLO naturais desta freg(uezi)a e m(orador)es na Lombada foi seo padr(inh)o Manoel Rabello e madr(inh)a (...) de q(ue) fiz este termo q(ue) comigo asignou era ut supra \\ O vig(a)r(i)o Manoel Joam Barretto \\ De Manoel + Rabello.
  F ii ANA DA ENCARNAÇÃO Rodrigues Figueira
  M iii Antonio Rodrigues Figueira was born on 13 Dec 1782 in Sítio da Lombada em São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 19 Dec 1782 in Igreja de S. Martinho.

Batismo (L7 f13v) # Enos dezanove dias do mez de Dezembro do ano de mil sette centos e oitenta e dois nesta igreja de São Martinho eu o vigario della João Leandro Affonso fiz os exorcismos baptizei administrei os santos oleos a ANTONIO nascido em treze do dito mes filho de IGNACIO RODRIGUES DO TIL e de sua molher FRANCISCA TELLES naturaes desta freguezia e moradores na Lombada; foi padrinho Jose Rabelo tio materno do baptizado que comigo asignou este assento, era ut supra. \\ O vigario João Leandro Affonso \\ Do padrinho Jozé + Rabelo.

ANTONIO JOÃO Pereira [Parents] was born in 1726/1728 in Lombada de São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1802 in Lombada de São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He married ANTONIA MARIA Silveira Pimenta on 28 Aug 1771 in Igreja de Santo Antonio.

Casamento (L213 f19v) # Em os vinte e oito dias do mez de agosto de mil setecentos e setenta e hum eu o vigário desta igr(ej)a assesti ao matrimonio q(ue) entre si selebrarão conforme o sagrado conc(ílio) trid(entino) e const(ituiç)ão do bisp(ad)o ANT(ONI)O JOAO P(EREI)RA f(ilh)o de MANOEL P(EREI)RA DA MATTA e de sua m(olh)er M(ARI)A DE CRASTO, já defuntos, todos naturais da freguesia de S(aõ) Mart(inho), ANTONIA MARIA, f(ilh)a de MANOEL SYLVEYRA PIM(EN)TA e de sua m(olh)er M(ARI)A FRAN(CIS)CA desta freg(uesi)a não houve impedimento algum e logo receberão as bensoins matrimoniais forao testemunhas Vitoriano Ro(dr)i(gue)s Pim(en)ta e Joao Rodrigues Pim(en)ta de q(ue) fiz este termo q(ue) comigo assignarao dia era ut supra. O vig(a)r(i)o Ant(oni)o Pereira Borges. Vitorino Ro(dr)i(gue)s Pimenta. João Ro(dr)i(gue)s Pim(en)tas.

ANTONIA MARIA Silveira Pimenta [Parents] was born on 14 May 1738 in Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 19 May 1738 in Igreja de Santo Antonio. She died after 1802 in Lombada de São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO JOÃO Pereira on 28 Aug 1771 in Igreja de Santo Antonio.

Batismo (L7 f47) # Em os 19 dias do mes de mayo de 1738 eu o vig(ai)ro Ant(oni)o P(erei)ra Borges baptizei e puz os santos oleos e fiz os mais exorcismos da igr(ej)a a M(ARI)A q(ue) nasceo a 14 do d(itt)o mes f(ilh)a legitima de M(ANO)EL DA SILVEIRA PIMENTA e de sua m(olh)er M(ARI)A FRAN(CIS)CA netta pella p(ar)te paterna de ANT(ONI)O R(ODR)I(GUE)S PIMENTA e de IGNACIA DA SILV(EI)RA e pella materna de M(ANO)EL F(E)R(NANDE)S e de sua m(olh)er GERONIMA F(E)R(NANDE)S todos desta freg(uesi)a foi padr(inh)o o r(everen)do d(out)or Ambrozio Joze de Franca de Ataide e mad(rin)ha Caetana da Silv(ei)ra de q(ue) fiz este termo q(ue) comigo asignou o padr(inh)o era ut supra. O vig(ai)ro Ant(oni)o P(erei)ra Borges. Ambrozio Joze de Franca de Ataide.

They had the following children:

  F i Maria Pereira was born on 8 Sep 1767 in Lombada de São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 14 Sep 1767 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L6 f58) # Em os quatorze dias do mez de settembro de mil sette centos e settenta, e dois annos eu o vig(a)r(i)o desta parochial igreja do senhor Saõ Martinho nella fiz os exorcismos, baptizei, e puz os sanctos olleos a MARIA que nasçeo em os outto do ditto mez, filha ligitima de ANTONIO JOAÕ PEREIRA natural desta ditta freguezia e de sua mulher ANTONIA MARIA naturál da freguezia de Sancto Antonio, e moradores nesta mesma freguezia no bayro da Lombada foi padrinho Nicolláo Ro(dr)i(gue)s Pimenta, que comigo asignoú este termo, e madrinha Quitéria de Crasto, de que fiz este termo, dia, mez, era út supra \\ O vig(a)r(i)o Domingos da Costa Jardim \\ Do padr(inh)o Nicolao Ro(dr)i(gue)s Pimenta.
  M ii VICENTE Pereira
  M iii Antonio Pereira was born on 1 Jan 1779 in Lombada de São Martinho, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 7 Jan 1779 in Igreja de São Martinho.

Batismo (L6 f160v) # Em os sette dias do mez de janeiro do anno de mil sette centos e setenta e nove nesta igr(ej)a de S(aõ) Mart(in)ho eu o vig(a)r(i)o della Joaõ Leandro Affonso fiz os exorcismos, bautizei e administrei os s(anc)tos oleos a ANTONIO nascido em o primeiro dia do d(it)to mez f(ilh)o de ANT(ONI)O JOAÕ PEREIRA, n(atur)al desta freg(uezi)a de S(anc)to Ant(oni)o moradores na Lombada desta de S(aõ) Mart(inh)o foi padrinho Ant(oni)o Ro(dr)i(gue)s Pimenta da freg(uezi)a de S(anc)to Ant(oni)o e madrinha Mariana f(ilh)a de Anna de Souza da Lombada de que fiz este assento que comigo asignou o padr(inh)o era ut supra. \\ O vig(a)r(i)o Joaõ Leandro Affonso \\ Do padr(inh)o + Ant(oni)o Ro(dr)i(gue)s Pimenta.

ANTONIO Gomes Rabelo [Parents] was born on 23 Jan 1739 in Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 30 Jan 1739 in Igreja de Santo Antonio. He died after 1802 in Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. He married QUITÉRIA DE JESUS de Freitas on 19 Jul 1769 in Igreja de Santo António.

Batismo (L7 f53) # Em os 30 dias do mes de jan(ei)ro de 1739 eu o vig(ai)ro Ant(oni)o P(erei)ra Borges baptizei e puz os santos oleos e fiz os mais exorcismos da igr(ej)a a ANT(ONI)O q(ue) nasceo aos 23 do d(itt)o mes f(ilh)o legitimo de JOAÕ GOMES RABELLO e de sua m(olh)er M(ARI)A GOMES DA SYLVA nepto paterno de IGNACIO RABELLO, e de sua m(olh)er ANT(ONI)A F(E)R(REI)RA e materno de M(ANO)EL GOMES da Casa Branca e de sua m(olh)er ANT(ONI)A DA SYLVA todos desta freg(uezi)a foi padr(inh)o Thome de Freytas da freg(uezi)a de S(aõ) Mart(inh)o de que fiz este termo q(ue) comigo asignou o padr(inh)o era ut supra. Thome de Freytas. O vig(ai)ro Ant(oni)o P(erei)ra Borges.

Casamento (L213 f3v) # Em os dezanove dias do mês de julho de mil setecentos e sessenta e nove eu o vig(a)r(i)o desta igr(ej)a assysti ao matrimonio, que entre si selebrarão conforme o sagrado conc(ílio) trid(entino) e const(ituiç)ão do bisp(ad)o ANT(ONI)O GOMES RABELO f(ilh)o de JOÃO GOMES RABELO, e de sua m(olh)er M(ARI)A GOMES, e QUITERIA DE FREYTAS f(ilh)a de MANOEL RIB(EI)RO DE BARÇELLOS e de sua m(olh)er M(ARI)A GOMES todos desta freg(uesi)a não houve impedimento, e logo receberão as bensoins matrimoniais: forão testemunhas o vig(a)r(i)o p(adr)e Manoel João P(erei)ra de Souza, e o ajudante João da Sylva Brazão de q(ue) fiz este termo q(ue) comigo asignarão dia ut supra. O vig(a)r(i)o Ant(oni)o P(erei)ra Borges. João da Sylva Brazão. O vig(a)r(i)o Manoel João P(erei)ra de Souza.

Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela, de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

QUITÉRIA DE JESUS de Freitas [Parents] was born on 26 Feb 1749 in Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 4 Mar 1749 in Igreja de Santo Antonio. She died after 1802 in Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO Gomes Rabelo on 19 Jul 1769 in Igreja de Santo António.

Batismo (L6 f222v) # Em os quatro dias do mes de março de mil e setecentos e quarenta e nove eu o p(adr)e Ant(oni)o P(erei)ra Borges vig(ai)ro nesta parochial de S(anto) Ant(oni)o baptizei a puz os santos oleos a QUITERIA e Ant(oni)a que nasceraõ a vinte e seis de f(everei)ro f(ilh)as de M(ANO)EL RIB(EI)RO n(atur)al da freg(uezi)a de S(aõ) Mart(inh)o e de sua m(olh)er M(ARI)A GOMES desta freg(uezi)a netta paterna de JOAÕ RIB(EI)RO e de sua m(olh)er SEB(ASTIA)NA DE FREITAS e materna de FRAN(CIS)CO DE FREITAS e de sua m(olh)er JACINTA GOMES todos desta freg(uezi)a foraõ padrinhos Ant(oni)o Mendes Gravetto e Joze Gomes Camacho de q(ue) fiz este termo q(ue) comigo asignaraõ dia ut supra. O vig(ai)ro Ant(oni)o P(erei)ra Borges. Joze Gomes + Camacho. Ant(oni)o + Mendes.

Descende de Carlos Magno, de Fernando I de Castela, de Ramiro II Rei de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

They had the following children:

  F i Antonia Gomes Rabelo was born on 2 May 1770 in Alecrins em Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 7 May 1770 in Igreja de St. Antonio.

Batismo (L9 f100) # Em os sete dias do mez de mayo de mil e sete çentos e setenta eu o vigario desta igreja baptizei e puz os santos oleos a ANTONIA que nasçeo a dois do ditto mez filha de ANTONIO GOMES RABELLO e de sua mulher QUITERIA DE FREYTAS desta freguezia: foy padrinho Manoel Ribeiro de Barcellos de que fiz este termo que comigo asignou dia ut supra. O vigario Antonio Ba. Borges \\ Manoel + Ribeiro.
  F ii Maria Gomes Rabelo was born on 8 Jan 1773 in Alecrins em Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 13 Jan 1773 in Igreja de St. Antonio.

Batismo (L9 f140v) # Em os treze dias do mez de janeiro de mil sette centos e setenta e tres annos eu o padre Joaõ Paulo Berenguer beneficiado do collado na colegial igreja de Nossa Senhora da Conceição da Villa de Machico, e vigario nesta parochial de Santo Antonio fiz os exorcismos, baptizei, e puz os santos olleos a MARIA nascida aos outo do prezente mez filha legitima de ANTONIO GOMES RABELLO, e de sua mulher QUITÉRIA DE FREITAS naturaes da freguezia de Santo Antonio desta igreja foi padrinho Manoel Ribeiro avos da baptizada que comigo asingou este termo no dia supra. O vigario João Paulo Berenguer \\ do padrinho Manoel + Ribeiro.
  F iii QUITÉRIA DA ASSUNÇÃO Gomes Rabelo
  F iv Francisca Gomes Rabelo was born on 9 Oct 1779 in Alecrins em Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 14 Oct 1779 in Igreja de St. Antonio.

Batismo (L9 f291) # Enos catorze dias do mez de outubro de mil e sete centos e setenta e nove annos eu o padre Pedro Antonio Xavier vigario nesta igreja parochial de Santo Antonio nella fiz os exorcismos, baptizei, e puz os santos oleos a FRANCSCA que nasceo a nove do dito mez filha de ANTONIO GOMES RABELLO, e de sua mulher QUITERIA DE FREITAS naturais desta freguezia e moradores nos Alecrins; foi padrinho Joaõ Ribeiro, e madrinha Antonia de que fiz este termo que asignei com o dito padrinho era ut supra. \\ O vigario Pedro Ribeiro Xavier \\ Joam Ribeiro.
  F v Ana Gomes Rabelo was born on 11 Oct 1783 in Alecrins em Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 15 Oct 1783 in Igreja de St. Antonio.

Batismo (L10 f12v) # Em os quinze dias do mez de setembro digo do mez de outubro de mil sete cento e oitenta e tres annos nesta igreja parochial de Santo Antonio eu o cura coadjutor Manoel João Pereira de Souza fiz os exorcismos, batizei, e puz os santos oleos a ANNA que nasceo em onze do prezente mez filha de ANTONIO GOMES RABELO, e de sua mulher QUITERIA DE FREITAS todos naturais desta freguezia e nela moradores nos Alecrins. Foy padrinho Antonio Fernandes Ribeiro, e madrinha Maria Gomes de que fiz este termo que com o padrinho asignei dia ut supra. \\ O coadjutor Manoel Joaõ de Sousa \\ Antonio Fernandes Ribeiro.
  F vi Joaquina Gomes Rabelo was born on 10 Apr 1787 in Alecrins em Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 16 Apr 1787 in Igreja de St. Antonio.

Batismo (L10 f69) # Em os dezaseis dias do mez de abril de mil e sete centos, e outenta e sete annos eu o padre Pedro Antonio vigario nesta igreja parochial de Santo Antonio nela fiz os exorcismos baptizei, e naõ puz os santos oleos pellos naõ haver ainda nesta igreja a JOAQUINA que nasceu a dez do ditto mez filha de ANTONIO GOMES RABELLO, e de sua molher QUITERIA DE JESUS naturaes desta freguezia e nella moradores no sitio dos Alecrins, foi padrinho Manoel Ribeiro e madrinha Maria Gomes avos de que fiz este termo que comigo asignou o dito padrinho era ut supra. \\ O vigario Pedro Antonio Xavier (?) \\ De Manoel Ribeiro +.
  F vii Vitoria de Jesus Gomes Rabelo was born on 16 Jul 1790 in Alecrins em Santo Antonio, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 21 Jul 1790 in Igreja de St. Antonio.

Batismo (L10 f123) # Em os vinte e hum dias do mez de julho de mil sete centos e noventa annos nesta igreja parochial de Santo Antonio eu o cura Manoel Joaõ Pereira de Sousa fiz os exorcismos, batizei, e puz os santos oleos a VICTORIA que nasceo em dezaceis do prezente mez filha de ANTONIO GOMES RABELO e de sua mulher QUITERIA DE FREITAS todos naturais desta freguezia e nela moradores nos Alecrins. Fou padrinho Manoel Ribeiro e madrinha Maria Gomes de que fiz este termo, que com o padrinho asignei dia ut supra. \\ O cura Manoel Joaõ de Sousa \\ Do padrinho Manoel + Ribeiro.

Foi madrinha de batismo de seu sobrinho Manoel.

ANTONIO Sardinha was born about 1755 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1799 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married ANA DA ASSUNÇÃO da Calheta.

ANA DA ASSUNÇÃO da Calheta was born about 1755 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1799 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO Sardinha.

They had the following children:

  M i ANTONIO José Ferreira
  M ii Francisco Sardinha was born on 30 Nov 1789 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 4 Dec 1789 in Igreja do Espírito Santo da Calheta.

ANTONIO Gomes da Cruz [Parents] was born in 1730 in São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 18 Oct 1730 in Igreja de São Roque. He died after 1799 in Fraguedo em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He married JOANA de Freitas on 17 Nov 1760 in Igreja de São Roque do Funchal.

Batismo # Em os dezoito dia do mez de outubro de 1730 annos eu Diogo Lopes Card(oz)o vig(a)r(i)o nesta parochial de S(aõ) Roque nella baptizey e pus os s(ant)os oleos a ANT(ONI)O f(ilh)o de ANDRE GOMES, e de sua m(olhe)r MARIA GOMES netto pella p(art)e paterna de JOZEPH GOMES, e de sua molher M(ARI)A MENDES da freguezia do Monte, e pella materna de M(ANO)EL G(ONÇA)L(VE)S o Bispo e de sua molher IZABEL GOMES foi seo padrinho (...) G(onça)l(ve)s (...) e madrinha (...) G(onça)l(ve)s e o padrinho comigo asignou este termo era ut supra. O vig(a)r(i)o Diogo Lopes Card(oz)o. De (...) + G(onça)l(ve)s.

Casamento (L232 f15v) # Enos dezasete dias do mês de 9bro de mil e sete centos e sessenta annos corridos os banhos conforme o sagr(ado) conc(ílio) trid(entino) e const(ituição) do bisp(ad)o e não havendo impedimento assisti ao matrimonio q(ue) entre si contrahirão de manhã ANT(ONI)O GOMES DA CRUZ e JOANNA DE FR(EI)TAS naturais e moradores nesta freg(uesi)a e onde chamao o (Trago/Frago). Elle f(ilh)o de ANDRE GOMES n(atur)al da freg(uesi)a do Monte e de sua m(olh)er MARIA GOMES n(atu)ral desta freguesia e todos moradores nesta, e ella f(ilh)a de IGN(ÁCIO) MART(INS) n(atur)al desta freg(uesi)a e de sua m(olh)er ANT(ONI)A F(E)R(NANDE)S n(atur)al da freg(uesi)a de S(an)to Ant(oni)o; e moradores nesta. (...) as bençoens (...) da confissão e comunhão e exame da Doutrina. Forao test(emunh)as entre outras M(ano)el Ro(dr)i(gue)s de Gouvea desta freg(uesi)a e M(ano)el F(e)r(nande)s das [Fontes] da freg(uesi)a de S(an)to Ant(oni)o e de q(ue) fiz este termo e asignei com as sobre d(it)as test(emunh)as era ut supra. O vig(a)r(i)o João João Teixeira Sylva. Manoel Ro(dr)i(gue)s de Gouveia. De M(ano)el + F(e)r(nande)s.

JOANA de Freitas [Parents] was born in 1729 in Santana em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 5 Jun 1729 in Igreja de São Roque. She died after 1799 in São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO Gomes da Cruz on 17 Nov 1760 in Igreja de São Roque do Funchal.

Batismo # Em os sinco dias do mez de junho de 1729 eu Diogo Lopes Card(o)zo vig(a)r(i)o nesta parochial de S(aõ) Roque nella baptizey e pus os s(an)tos oleos a JOANNA f(ilh)a de IGN(ACI)O M(ART)I(N)S, e de sua molher ANT(ONI)A F(E)R(NAND)ES netta paterna de IGN(ACI)O M(ART)I(N)S e de sua molher LUZIA DE FREITAS, e pella materna de ANT(ONI)O F(E)R(NANDE)S o Gordo e de sua m(olh)er IZABEL DE QUINTAL da freguezia de S(an)to Ant(oni)o foi padrinho Manoel Jorge, e madrinha M(ari)a (...) Clara e o padrinho comigo asignou este termo era ut s(upr)a. O vig(a)r(i)o Diogo Lopes Card(o)zo. De Manoel + Jorge.

They had the following children:

  M i Antonio de Freitas was born on 5 Dec 1761 in Fraguedo em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 10 Dec 1761 in Igreja de São Roque.

Batismo # Em os dez dias do mes de dez(em)bro de mil sette centos e secenta e hum a(nno)s baptizei, e puz os s(ant)os oleos a ANT(ONI)O, que nasceu sabbado cinco do d(it)o mes, filho de ANT(ONI)O GOMES, e de sua m(olh)er JOANNA DE FR(EI)TAS naturaes e moradores nesta freg(uezi)a aonde chamaõ Fraguedo. Foi padr(inh)o M(ano)el Ro(dr)i(gue)s de Gouvea, e madr(inh)a Maria de Fr(ei)tas todos desta freg(uezi)a, de q(ue) fiz este termo, q(ue) asigney com o padr(inh)o era ut s(upr)a. O vig(a)r(i)o Joaõ Teix(ei)ra Sylva. M(ano)el Ro(dr)i(gue)s de Gouvea.
  M ii Manoel de Freitas was born on 5 Sep 1764 in Fraguedo em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 11 Sep 1764 in Igreja de São Roque.

Batismo # Em os onze dias do mes de 9bro de mil sette centos e secenta e coatro a(nno)s baptizei, e puz os s(ant)os oleos a MANOEL, que nasceu seg(un)da f(ei)ra cinco do d(it)o mes, filho de ANT(ONI)O GOMES do Frag(ue)do, e de sua m(olh)er JOANNA DE FR(EI)TAS naturaes e moradores nesta freg(uezi)a. Foi padr(inh)o Mathias de Fr(ei)tas, e madr(inh)a Maria de Fr(ei)tas f(ilh)a de Manoel [de Abreu] todos desta freg(uezi)a, de q(ue) fiz este termo, q(ue) asigney com o padr(inh)o era ut s(upr)a. O vig(a)r(i)o Joaõ Teix(ei)ra Sylva. De Mathias + de Fr(ei)tas.

Nota: Foi padrinho de batismo de sua sobrinha Ana, filha de Francisca.
  F iii Antonia de Freitas
  F iv FRANCISCA de Freitas
  F v Mariana de Freitas was born on 16 Apr 1777 in Fraguedo em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 24 Apr 1777 in Igreja de São Roque.

Batismo # Enos vinte e quatro dias do mes de abril de mil sette centos e setenta e sete a(nno)s baptizei, e puz os s(ant)os oleos a MARIANA, que nasceu q(uin)ta f(ei)ra dezaseis do d(itt)o mez, filha de ANT(ONI)O GOMES DA CRUZ, e de sua m(olh)er JOANNA DE FR(EI)TAS naturaes e moradores nesta freg(uezi)a. Foi padr(inh)o Andre G(onça)l(ve)s da Quinta, e madr(inh)a Catharina Gomes da Cruz, todos desta freg(uezi)a, de q(ue) fiz este termo, q(ue) asigney com o padr(inh)o era ut s(upr)a. O vig(a)r(i)o Joaõ Teix(ei)ra Sylva. De Andre + G(onça)l(ve)s.

JOSÉ Rodrigues [Parents] was born on 23 Jan 1776 in Lombo de João Boeiro em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 27 Jan 1776 in Igreja de São Roque. He died after 1838 in Santana em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He married Antonia de Freitas in 1807 in Igreja de São Roque.

Other marriages:
Gomes, DIONÍSIA MARIA

Batismo # Enos vinte e sete dias do mes de jan(ei)ro de mil sette centos e setenta e seis a(nno)s baptizei, e puz os s(ant)os oleos a JOSE, que nasceu thersa f(eir)a vinte e tres do d(it)o mes, filho de JOZE RO(DR)I(GUE)S, e de sua m(olh)er MARIA DE FR(EI)TAS naturaes e moradores nesta freg(uezi)a no Joaõ Boeiro. M(ano)el Fran(cis)co da Fonte da freguezia de S(an)to Ant(oni)o [foi padr(inh)o], e madr(inh)a Maria de Andr(ad)e tia da criança, desta freg(uezi)a. De q(ue) fiz este termo, q(ue) asigney com o padr(inh)o era ut s(upr)a. O vig(a)r(i)o Joaõ Teix(ei)ra Sylva. De M(ano)el + Fran(cis)co.

Segundo casamento (L234 f15v) # Ennos quatorze dias do mez de fevereiro de mil oito centos e quatorze annos nesta igreja parochial de São Roque depois de corridos os banhos na forma do concilio tridentino e constituição do bispado não havendo impedimento algum mais que o de quarto grão de consangüinidade deste em que foram despensados pelo ex(celentíssi)mo e r(everen)do João Bispo Comome constou (....) de que me apresentarão (....) comigo, digo, muito reverendo comigo (....) d(out)or provizor João Francisco (....) Rocha depois de examinados e provados da doutrina christam (....) da penitencia (....) asesti ao matrimonio que enre si contrahirao por palavras do prezente JOZE RODRIGUES viuvo que ficou de Antonia de Freytas, filho legitimo de JOZE RODRIGUES e de sua molher MARIA DE FREYTTAS com DIONÍZIA MARIA, filha legitima de JOAO GOMES e de sua molher QUITERIA MARIA, todos naturais desta freguezia, e lhes dei as benção nupciais sendo testemunhas prezentes alem de outras que asistirao ao alto Liandro João da Silva e Antonio Fernandes de que fiz este termo que asignarao com as testemunhas, dia, era ut supra. O vig(a)r(i)o Ant(oni)o Fran(cis)co da Sylva. De Ant(oni)o + F(e)r(nande)s. Liandro João da Silva.

Descende de Carlos Magno, Fernando I de Castela e Leão, de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

Antonia de Freitas was born in 1782/1787 in São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She died about 1812 in São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She married JOSÉ Rodrigues in 1807 in Igreja de São Roque.

They had the following children:

  M i Manoel Rodrigues was born about 1810 in São Roque, Ilha da Madeira, Portugal.

Nota: Foi padrinho de batismo de seu sobrinho Manoel, filho de Ana Maria.

JOSÉ Rodrigues [Parents] was born on 2 Dec 1745 in Lombo de João Boeiro em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 8 Dec 1745 in Igreja de Nossa Senhora do Monte. He died after 1814 in Santana em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA de Freitas on 25 Sep 1773 in Igreja de Santo Antonio.

Batismo # Em os oyto de dez(em)bro de mil sete centos, e coarenta e sinco baptizei e pus os santos oleos a JOSE que nasceo a dois do ditto mez, filho de THOME RO(DR)I(GUE)S natural de S(an)to Ant(oni)o, e de sua molher M(ARI)A DE ANDR(AD)A desta freguezia, netto pat(er)nal [de BALTEZAR F(E)R(NANDE)S] e de sua m(olh)er IGNEZ DE VELLOZA [n(atur)al da freg(uezi)a de S(an)to Ant(oni)o e ella desta freg(uezi)a,] e mat(er)no de M(ANO)EL [DE ANDR(AD)A n(atur)al da freg(uezi)a de S(an)to] Ant(oni)o [e de sua m(olh)er] ANT(ONI)A [GEORGE n(atur)al e desta freg(uezi)a (...).

Casamento (L213 f37v) # Enos vinte e sinco dias do mês de setembro de mil setecentos e setenta e três annos assisti os banhos na forma do sagr(ado) conc(ílio) trid(entino) e const(ituiçã) do bispado e não havendo impedimento algum nesta igreja a parochial de Santo Antonio asisti o matrimonio q(ue) entre si contrahio JOSE RO(DR)I(GUE)S filho legitimo de THOME RODRIGUES e de MARIA DE ANDRADA com MARIA DE FREYTAS f(ilh)a legitima de ANTONIO GONSALVEZ e de CATHARINA DE FREYTAS naturais todos da freguesia de São Roque, e moradores nesta na Ribeyra Grande, e depois q(ue) dey as bensoens na forma costumada de q(ue) forao testemunhas alem de muitas q(ue) presentes e se acharão o Re(verendo) P(adre) Jose Camacho e R(everendo) p(adr)e Manoel João Pereyra de Souza q(ue) comigo asignarao este termo era ut supra. O vig(a)r(i)o Domingos Gomes da Cruz. O p(adr)e Fran(cis)co Jozé Camacho. O p(adr)e Manoel João P(erey)ra de Souza.

Descende de Carlos Magno, Fernando I de Castela e Leão, de Ramiro II de Leão e de Addallah ibn Muhammed Sétimo Emir de Córdova.

MARIA de Freitas [Parents] was born on 6 Apr 1747 in Lombo de João Boeiro em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 12 Apr 1747 in Igreja de Nossa Senhora do Monte. She died after 1814 in Santana em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. She married JOSÉ Rodrigues on 25 Sep 1773 in Igreja de Santo Antonio.

Batismo # Em os doze de abril de mil sette centos e coarenta e sette baptizey e puz os s(ant)os oleos a MARIA que nasceo aos seis do d(it)o mes filha de ANT(ONI)O G(ONÇA)L(VE)S, e de sua m(olh)er CATHARINA DE FREITAS moradores no citio do Lombo do Joaõ Boeiro, neta pat(er)na de DIOGO G(ONÇA)L(VE)S e de sua m(olh)er SEBBASTINA GOMES e mat(er)na de IGNACIO M(ART)I(N)S todos naturais e moradores nesta freg(uezi)a e de ANTONIA F(E)R(NANDE)S natural da freg(uezi)a de S(ant)o Ant(oni)o foi padr(inh)o Ant(oni)o Joaõ dos Reis e madr(inh)a Francisca de Freitas tia mat(er)na da criança de q(ue) fiz este termo, q(ue) asignou comigo o padr(inh)o era ut s(upr)a.. O vig(a)r(i)o Antonio Joaõ Ferreira. Ant(oni)o Joaõ dos Reis.

They had the following children:

  M i JOSÉ Rodrigues
  M ii João Rodrigues was born on 13 Jan 1780 in Lombo de João Boeiro em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 17 Jan 1780 in Igreja de São Roque.

Batismo # Enos dezasete dias do mes de jan(ei)ro de mil sette centos e outenta a(nno)s baptizei, e puz os s(ant)os oleos a JOAO, que nasceu quinta f(eir)a treze do d(it)o mes, filho de JOZE RO(DR)I(GUE)S, e de sua m(olh)er MARIA DE FR(EI)TAS naturaes e moradores nesta freg(uezi)a no lombo de Joaõ Boeiro. Foi padr(inh)o Joao Ro(dr)i(gue)s desta freguezia, e madr(inh)a Ant(oni)a de Andr(ad)e. De q(ue) fiz este termo, q(ue) asigney com o padr(inh)o era ut s(upr)a. O vig(a)r(i)o Joaõ Teix(ei)ra Sylva. De Joao + Ro(dr)i(gue)s.
  M iii Francisco Rodrigues was born on 17 Feb 1786 in Lombo de João Boeiro em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 22 Feb 1786 in Igreja de São Roque.

Batismo # Enos vinte e dous dias do mes de fevereiro de mil sette centos e outenta e seis a(nno)s nesta parochia igr(ej)a de S(aõ) Roque baptizei, e puz os s(ant)os oleos a FRANCISCO, nascido a dezasete do corrente mes, f(ilh)o de JOZE RO(DR)I(GUE)S, e de MARIA DE FR(EI)TAS ambos naturais desta freg(uezi)a. Foi padr(inh)o Antonio F(e)r(nand)es da Fonte solt(ei)ro f(ilh)o de Manoel (e)r(nand)es da Fonte da freg(uezi)a de S(an)to Ant(oni)o, e madr(inh)a Anna do Nascimento da d(itt)a freg(uezi)a. De q(ue) fiz este termo, q(ue) asigney com o padr(inh)o era ut s(upr)a. O vig(a)r(i)o Franc(isc)o Ant(oni)o dos S(ant)os. De Joao + Ro(dr)i(gue)s.
  M iv Manoel Rodrigues was born on 12 Oct 1789 in Lombo de João Boeiro em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 18 Oct 1789 in Igreja de São Roque. He died about 1790 in Lombo de João Boeiro em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal.

Batismo # Enos dezoito dias do mes de outubro de mil sette centos e outenta e nove a(nno)s eu padre Miguel Caetano Moniz vigario desta igreja de S(aõ) Roque nella feitos os exorcismos baptizei, e puz os santos oleos a MANOEL, que nasceo em os douze do corrente mes, f(ilh)o de JOZE RODRIGUES, e de sua mulher MARIA DE FREITAS ambos naturais desta freg(uezi)a, e nella moradores onde chamaõ o Joaõ Boeiro foi padr(inh)o Manoel de Freitas, e madr(inh)a Anna Rog, digo, Ana Rodrigues, de q(ue) fiz este termo, que o padr(inh)o comigo assignou era ut s(upr)a. O vig(a)r(i)o Miguel Caetano Moniz. De Manoel + de Freitas.
  M v Manoel Rodrigues was born on 7 Sep 1791 in Santana em São Roque, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 21 Sep 1791 in Capela de Nossa Senhora de Bettencourt em São Roque.

Batismo # Enos vinte e hum dias do mes de setembro de mil sette centos e noventa e hum a(nno)s nesta freg(uezi)a de S(aõ) Roque na capela de N(oss)a Sen(hor)a de Bitencourt aonde actualme(ent)e See do parochiando fiz os exorcismos baptizei, e puz os santos oleos a MANOEL, que nasceo em a sete do prez(en)te mes, f(ilh)o legitimo de JOZE RO(DR)I(GUE)S, e de sua mulher MARIA DE FREITAS naturais desta freg(uezi)a, foraõ padr(inh)os Ignacio G(onça)l(ve)s, e Maria Rodrigues, moradores no Payo do Ratizando no lombo de Joaõ Boeiro de q(ue) fiz este termo, que comigo assignou o padr(inh)o era ut s(upr)a. O vig(a)r(i)o Ant(oni)o Fran(cis)co da Silva.

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index