Uma Teia de Famílias


SAMUELE Cometopoulos [Parents] was born about 940 in Bulgária. He married AGATA Chryselia.

AGATA Chryselia was born about 950 in Bulgária. She married SAMUELE Cometopoulos.

Fim de Linha.

They had the following children:

  F i KATUN Tátony

MIHÁLY "Miguel" Magiar [Parents] was born about 960 in Bacia do Carpatos, Romênia. He died in 995/997 in Ducado de Nitra, Eslováquia. He married ADELAIDE Polska.

Príncipe hungario que teria herdado o ducado de Nitra (Eslováquia) de seu irmão mais velho, o Príncipe Géza, evento não universalmente aceito pelos historiadores. Foi batizado por volta de 972 quando ainda era uma criança, onde recebeu o nome do Arcanjo Miguel, podendo o seu nome original ter sido Bela, nome este usado por vários de seus decendentes. O destino de Miguel é desconhecido, podendo ter falecido antes de 997, ou antes, possivelmente a mando de seu irmão, já que o filho deste, o rei István I (Santo Estéfano da Húngria), herdou o ducado do tio. (fonte: wikipedia.org: Michael of Hungary)

ADELAIDE Polska [Parents] was born about 960 in Polônia. She died in Ducado de Nitra, Eslováquia. She married MIHÁLY "Miguel" Magiar.

They had the following children:

  M i VAZUL "Vászoly" Magiar

TAKSONY Magiar [Parents] was born about 925 in Bacia do Carpatos, Romênia. He died in 970/975 in Bacia do Carpatos, Romênia.

Nobre da tribo hungara que comandou de c955 até o início da década de 970. Em 947 comandou um raid contra a Itália, ainda durante o governo de seu pai. Combateu no Batalha de Lechfeld (10.VIII.955) quando o Imperador Otto I devastou a armada húngara, matando 8000 soldados. Esta derrota teria precipitado a abadicação de seu pai em seu favor, fato não comprovado. Após esta derrota, os húngaros pararam de atacar a Europa ocidental, se fixando entre os rios Enns e Traisen, e concentrando seus esforços em direção ao Império Bizantino. Casou-se com uma mulher da terra dos Cumans (Gesta Hungarorum) (fonte: wikipedia.org: Taksony of Hungary)

He had the following children:

  M i MIHÁLY "Miguel" Magiar

ZOLTAN Magiar [Parents] was born about 893 in Norte do Mar Negro, Ucrânia. He died in 958 in Bacia do Carpatos, Romênia.

Nobre da tribo hungara cujo nome é citado na Gesta Hungarorum (texto apócrifo do séc. XII) como tendo sucedido a seu pai, algo contestado por historiadores modernos. No Gesta, Zoltan teria conquistado da Bacia do Cárpatos (norte da Romênia), território final dos modernos hungaros. Zoltan teria derrotado Menumorut (cuja existencia é questionada), casando-se com a filha deste. Com a morte de Menumorut, Zoltan teria herdado as terras de seu sogro. Por ter sido o terceiro filho de seu pai, acredita-se que dificilmente Zoltan pode ter sido algum dia chefe dos húngaros, mas foi sua descendencia que fundou a antiga monarquia daquele povo. Teria abdicado em favor de seu filho possivelmente após a desastrosa derrota de Lechfled (10.VIII.955), morrendo no terceiro ano de governo deste. (fonte: wikipedia.org: Zoltán of Hungary)

He had the following children:

  M i TAKSONY Magiar

ÁRPÁD Magiar [Parents] was born about 845 in Norte do Mar Negro, Ucrânia. He died in 903/907 in Fehéregyháza (Albesti), Romênia.

Nobre da tribo hungara, Árpád foi chefe da confederação das tribos húngaras e seu nome derivaria do nome trigo (Árpa) em húngaro. Em 894/95 teria recebido Nicetas Scleros, enviado do Imperador Bizantino Leo VI, o Sábio, que dejesava que os húngaros atacassem o Império Bulgaro. Neste tempo, havia dois lideres, Árpád e Kurszán. Os húngaros atacaram o e derrotaram o bulgaros. Mas no ano seguinte, estes juntamente com os Pechenegs ivadiram o antigo território húngaro (As estepes da região do Mar Negro), obrigando a que estes migrassem para a Bacia dos Cárpatos (norte da Romênia). Nesta migração forçada, o pai de Árpád teria sido morto em Erdelw (Transivânia, Romênia) (Crônicas Iluminadas), deixando a cargo de Árpád a conquista da Panonia. Árpád teria falecido em 907 (Gesta Hungarorum), ou um pouco depois de 900. Segundo a Gesta, teria sido enterrado na nascente de um pequeno rio que corre em direção a cidade de Átila o Huno, na atual cidade de Fehéregyháza (atual Albesti na Romenia). (fonte: wikipedia.org: Árpád)

He had the following children:

  M i ZOLTAN Magiar

ALMOS Magiar [Parents] was born about 820 in Norte do Mar Negro, Ucrânia. He died in 896 in Erdelw, Trânsilvania, Romênia.

Álmos foi chefe húngaro, talvez um Kende (Chefe Sagrado) ou um simples Gyula (Chefe Militar) e esteve sob o domínio dos Khanato de Khazar durante os primeiros anos de seu governo. Segundo a Gesta Hungarorum (texto apócrifo do séc. XII), Álmos seria filho de Emese, filha de um príncipe eunedubeliano. Segundo a Gesta, seria filho de Ügyek, mas segundo as Crônicas Iluminadas seria filho de Elõd e neto do primeiro. Possivelmente ambos os nomes são míticos, já que o primeiro pode ser traduzido como Santo e o segundo como Ancestral. A partir da Gesta, deriva-se que teria nascido em 820. Comandou federação das sete tribos húngaras a partir de c850. Em 894 aceitou, a pedido de um enviado do Imperador Bizantino, atacar o Império Búlgaro. Foi derrotado e no ano seguindo sofreu um forte ataque dos bulgaros e pechenegs. Este ataque o obrigou aos húngaros a migrarem para a Bacia do Carpatos onde Álmos teria morrido em Erdelw (Transivânia, Romênia) isto segundo a Crônica. (fonte: wikipedia.org: Álmos).

He had the following children:

  M i ÁRPÁD Magiar

ÜGYEK Magiar [Parents] died in Norte do Mar Negro, Ucrânia. He married EMESE Magiar.

Chefe dos Magiares que viveu no norte do Mar Negro. Foi casado com Emese. Os principes Magiares poderiam ser descendentes dos hunos, ou de algum povo turco, podendo sua ancestralidade chegar a algum imperador chines. (fonte: wikipedia.org: Ügyek)

EMESE Magiar [Parents] died in Norte do Mar Negro, Ucrânia. She married ÜGYEK Magiar.

They had the following children:

  M i ALMOS Magiar

ÖNEDBELIA de Dentümoger died in Região do rio Donets, Ucrânia.

Príncipe de Dentümoger. O Gesta Hungarorum (texto apócrifo do séc. XII)nomeia um lugar chamado Dentümoger onde os antigos Magiares viviam antes de migrarem para bacia que os Cárpatos formam, e agora no norte da Romenia. Segundo o Gesta, os magiares descendem de Citas que seguiram o curso do Volga via Kiev até chegarem ao atual território da Hungria. Ali se separaram em hungáros e magiares. A etimologia de Dentümoger é incerta, podendo significar Pequeno Don (Donets atual rio da Hungria) dos Magiares. Ele vem da versão alana do nome do rio Den (Don) + o diminutivo hungaro tu + a palavra Moger (Magiar).

He had the following children:

  F i EMESE Magiar

VEGET Magiar died in Norte do Mar Negro, Ucrânia.

Chefe dos Magiares.

He had the following children:

  M i ÜGYEK Magiar

ORDULF von Sachsen [Parents] was born about 1020 in Sachsen (Saxônia), Alemanha. He died on 28 Mar 1072 in Sachsen (Saxônia), Alemanha. He married WULFHILDE av Norge.

Foi Herzog de Sachsen. Descende de Carlos Magno.

WULFHILDE av Norge [Parents] died in 1070 in Sachsen (Saxônia), Alemanha. She married ORDULF von Sachsen.

They had the following children:

  M i MAGNUS von Sachsen

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index