Uma Teia de Famílias


BRÁS Gonçalves [Parents] was born on 3 Feb 1730 in Lombo do Salão na Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 19 Feb 1730 in Igreja do Espírito Santo da Calheta. He died after 1796 in Lombo do Lameiro no Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married ANTONIA MARIA DE JESUS Taveira on 3 Aug 1758 in Paróquia de Nossa Senhora da Graça do Estreito da Calheta.

Batismo (L9 f30) # Em os 19 dias do mez de fevereiro de 1730 annos nesta igreja eu o cura Manoel de Nobrega baptizei e puz os santos oleos a BRAS que nasceo em 3 do dito mez filho de FRANCISCO GONÇALVES XUMBO e de sua molher MARIA DO NASCIMENTO neto por parte paterna de MANOEL GONÇALVEZ XUMBO e de sua molher MARIA RODRIGUES e por parte materna neto MATHEUS GONÇALVES e de sua molher isabel gonçalves de canha digo IZABEL RODRIGUES foi padrinho Francisco Manoel da Silva que comigo asignou de que mandei fazer este termo hoje era ut supra \\ Francisco Manoel da Silva \\ O cura Manoel de Nobrega.

Casamento (L1063 81v) # Em os três dias do mês de agosto de mil e sete centos, e sencoenta e oyto annos, eu o padre Phelippe Rodrigues Jardim cura desta igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito da Calheta asisti ao matrimonio que entre si contrahiraõ sem empedimento algum, depois de corridos os banhos BRAS GONÇALVES filho legitimo de FRANCISCO GONÇALVES de sua molher MARIA DO NASCIMENTO neto paterno de MANOEL GONÇALVES de MARIA RODRIGUES e materno de MATHEUS GONÇALVES e de ISABEL RODRIGUES. Com ANTONIA MARIA filha de JOÃO TAVEIRA e de MARIA DE AGRELA neta paterna de DIOGO TAVEIRA e de MARIA FERNANDES: e materna de MANOEL FERNANDES e de MARIA DE AGRELA; estes todos naturais desta freguesia do Estreito da Calheta e aqueles naturais da freguesia do Espirito Santo da villa da Calheta. Forão testemunhas o reverendo vigario Francisco João de Crasto e Antonio Gonçalves Taveira (?) que comigo asignaraõ. Era ut supra. O cura Phillipe Rodrigues Jardim. \\ Vigario Francisco João de Crasto. \\ Antonio Gonçalves Taveira (?).

ANTONIA MARIA DE JESUS Taveira [Parents] was born on 15 Jan 1731 in Lombo dos Reis no Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 21 Jan 1731 in Igreja de NS da Graça do Estreito da Calheta. She died after 1796 in Lombo do Lameiro no Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married BRÁS Gonçalves on 3 Aug 1758 in Paróquia de Nossa Senhora da Graça do Estreito da Calheta.

Batismo (L9 f11v) # Em os vinte e hú dias do mez de janeiro de mil sette centos e trinta e hú annos na parochial igreja desta freguezia fiz os exorcismos, baptizei, e puz os santos oleos a MARIA filha de JOAÕ TAVEIRA e sua molher MARIA DE AGRELLA do Lombo dos Reis netta pela parte paterna de DIOGO TAVEIRA e sua molher MARIA FERNANDES, e pella materna de MANOEL FERNANDES GALEGO e sua molher MARIA DE AGRELLA desta freguezia nasceo em 15 do corrente foi madrinha Hyacinta filha de Manoel Sardinha do Lameiro e padrinho Manoel Sardinha Netto que comigo asignou este termo \\ De Manoel + Sardinha Netto \\ O cura Antonio da Sylva.

They had the following children:

  F i Maria Gonçalves was born on 18 Apr 1762 in Lombo do Lameiro no Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 22 Apr 1762 in Igreja de NS da Graça do Estreito da Calheta.

Batismo (L11 f108v) # Em os vinte e dous dias do mez de abril de mil e sette centos e secenta e dous annos, eu o padre Antonio Joze Teyxeira cura nesta igreja parochial de Nossa Senhora da Graça do Estreito da Calheta, fiz os exorcismos, baptizei, e naõ pus os santos oleos por naõ os haver a MARIA que nasçeo em dezoito do corrente, filha legitima de BRAS GONÇALVES, e de sua molher ANTONIA MARIA, nepta paterna de FRANCISCO GONÇALVES e de sua molher MARIA DO NASCIMENTO estes saõ naturais da vila da Calheta, e materna de JOAÕ TAVEIRA e de sua molher MARIA DE AGRELA; naturais desta freguezia os pais da ditta saõ meos freguezes moradores no Lombo do Lameiro fou padrinho o reverendo padre Joze Liandro de Vasconcellos e madrinha Jozepha Pereira que comigo asignou este termo \\ O cura Antonio Joze Teyxeyra \\ O padre Joze Leandro de Vasconcellos.
  M ii JOSÉ Gonçalves Moleiro
  F iii Joséfa Gonçalves was born on 1 Nov 1766 in Lombo do Lameiro no Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 7 Nov 1766 in Igreja de NS da Graça do Estreito da Calheta.

Batismo (L12 f6) # Em os sete dias do mez de 9bro de mil, e sete centos e secenta, e seis annos: eu vicevigario d'esta parochiál igreja de Nóssa Senhóra da Graça do Estreito da Calheta, fiz os éxorcimos, baptizei, e pús os santos óleos, a JOZEFA que nasceo em primeiro do dito mez, filha ligitima de BRÁS GONÇALVES, naturál da freguezia do Espirito Santo, e de súa mulher ANTONIA MARIA, naturál d'esta freguezia, e moradores no Lombo do Lameiro: foi padrinho Francisco Luis Pereira, e madrinha Jozefa da Sylva: de que commígo asingóu o dito padrinho: de que fiz este termo. \\ O vigario Domingos da Costa Jardim \\ Francisco Luiz + Pereira.
  F iv Joséfa Gonçalves was born on 7 Nov 1768 in Lombo do Lameiro no Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 12 Nov 1768 in Igreja de NS da Graça do Estreito da Calheta.

Batismo (L12 f34v) # Em os doze dias do mez de 9bro de mil sete cento, e secenta, e oúto annos: eú vigario désta parochiál igreja de Nossa Senhóra da Graça do Estreito da Calheta, nella fizo os exórcismos, baptizéi, digo, e púz os santos ólleos a JOZEFA que nasceo em os sete dias do mez de novembro déste dito mez: filho legitimo de BRAS GONÇALVES naturál da villa da Calheta e de sua mulher ANTONIA MARIA naturál désta dita freguezia e moradores no Lombo do Lameiro: foi padrinho Antonio Pereira da Camara que commigo asignóu este termo, e madrinha, Jozefa Maria éra út supra. \\ O vigario Domingos da Costa Jardim \\ Antonio + Pereira.
  M v Francisco Gonçalves was born on 6 Oct 1772 in Lombo do Lameiro no Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 9 Oct 1772 in Igreja de NS da Graça do Estreito da Calheta.

Batismo (L12 f 81v) # Em os nove dias do mez de 8bro de mil e sete sentos e setenta e dous annos eu o padre Manoel da Nobrega vigario nesta igreja parochial de Nossa Senhora da Graça do Estreito da Calheta nella baptizei, fiz os exorcismos, e puz os santos oleos a FRANCISCO, que nasceu aos seis dias do dito mes filho legitimo de BRAS GONÇALVES e de sua mulher ANTONIA MARIA, elle natural da freguezia da Calheta, e ella natural do Estreito da Calheta, e agora ambos moradores nesta do Estreito no Lombo do Lameiro foi padrinho Jozé Lopes solteiro que comigo asignou este termo era ut supra \\ O vigario Manoel da Nobrega \\ De Joze + Lopes.

ANTONIO Gomes Barbio [Parents] was born on 18 Nov 1705 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 23 Nov 1705 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died before 1807 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married Antonia Maria Muniz on 18 Aug 1777 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Other marriages:
Francisca, Maria
Rodrigues Bello, MARIA DOS RAMOS

Batizado (L2 f440) # Enos vinte e três dias do mês de novembro de mil sete sentos e sinco annos eu o padre Antonio Lopes Maciel de licensa do reverendo vigário Bento Gomes Ferreira e em sua ausência baptizei a ANTÓNI(O) (*) filh(o) de DOMINGOS GOMES e de LUISA DE FLORENÇA e nasceu a dezoito do dito mês, foi seu padrinho Manoel Rastolho que comigo asignou era ut supra // o padre Antonio Lopes Maciel // Manoel Rastolho huma cruz// o vigário Bento Gomes Ferreira.

(*) No texto está Antonia, mas como se trata de uma cópia de um original, pode ter havido uma confusão de gênero.

Segundo casamento (L1032 f230 ) # Em os dezoyto dias do mez de agosto de mil sete centos, e setenta, e sete annos nesta igreja paroquial de Saõ Braz do Arco da Calheta eu vigario Manoel do Nascimento assiti ao matrimonio, que corridos os banhos, e sem haver impedimento algum contrahio ANTONIO GOMES, viuvo de MARIA FRANCISCA, natural da freguesia de Camara de Lobos, filho de DOMINGOS GOMES e de sua mulher LUIZA DE FLORENÇA com ANTONIA MARIA, filha de ANTONIO MONIZ, e de sua mulher MARIA DOS RAMOS, naturais desta freguesia e moradores na Cova do Arco, aos quaes dey as bençõens matrimoniais, prezentes testemunhas Jozé Gonçalves Pulgueyra e Manoel de Andrada, que este termo asignaraõ, era ut supra. \\ Vigario Manoel do Nascimento \\ de Jozé + Gonçalves Pulgueyra \\ de Manoel + de Andrada

Deste casamento não houve geração.

Terceiro casamento (L1033 f14v) # Eno primeiro dia do mês de julho de mil sette centos oytenta e dois annos, nesta igreja parochial de S. Brás do Arco da Calheta assistio o vig(a)r(i)o cura Antonio Correa da Sylva ao matrimonio que f(oi) corrido os bannos, e sem haver impedimentos algum contrario, ANTONIO GOMES, viúvo de ANTONIA MARIA, filho de DOMINGOS GOMES e de sua mulher LUISA DE FLORENÇA, com MARIA DOS RAMOS, filha (de) JOÃO RODRIGUES BELLO e de sua m(olh)er ANTONIA DOS RAMOS, todos naturais desta freg(uesi)a e moradores na Lombada do Loretto, aos quaes dei as bênçãos matrimoniais presente de testemunhas o re(veren)do p(adr)e Antonio Pyres Serrão e André Vicente [Eimoral do Calafa], que este assignarão. Era ut supra. O vig(a)r(i)o Antonio Correa da Sylva. O p(adr)e Antonio Pyres. André Vicente [Eimoral do Calafa].\\

Nota: Não há registro de óbito de Antonio no Arco da Calheta (14/09/2017).

Pelos idos de 1787, Antonio trabalhava como Porteiro, assim como surge no assento de batismo de seu filho Paulo.
Origem da alcunha Barbio Com Antonio surgiu esta alcunha que acompanha a família até os dias de hoje. A sua etmologia e motivação para o uso deve estar calcada em uma das três hipóteses abaixo, sendo a probalidade de certeza crescer da primeira para a última:
1) Pela presença do Pinus Pinaster (Pinheiro Bravo) nas regiões elevadas da freguesia onde Antonio morava.
2) Barbio seria uma corruptela do nome Barbeito, usado por uma outra família de relativa importância na ilha da Madeira. Barbeito, segundo o Dicionário Português Online: Masculino: Primeira lavra de um terreno, para o deixar de alqueive. Provincianismo minhoto: Terreno que produz apenas pastagens fracas. Antônimo de Vale: Cômoro que divide uma propriedade de outra e a resguarda (lat. vervactum).
Esta última hipótese é condizente com o fato de Antonio ter vivido na Lombada do Loreto, um cômoro que divide o Arco da Calheta com a freguesia vizinha Calheta. Certamente, a ele foi dado esta alcunha para diferencia-lo de algum homônimo contemporâneo, algo comum de ocorrer em pequenos vilarejos repletos de nomes e sobrenomes indênticos. No século XIX o sobrenome Barbio foi novamente modificado para Bravio e que permaneceu sendo usado por alguns descendentes de Antonio até os dias de hoje. Outra variante do nome é Brabio que surgiu esporadicamente no Brasil.

Antonia Maria Muniz [Parents] was born on 15 Feb 1735 in Cova do Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 22 Feb 1735 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died in 1779/1780 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO Gomes Barbio on 18 Aug 1777 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f151v) # Em os vinte e dois dias do mes de fevereiro do anno de mil sete sentos e trinta e sinco eu o cura Antonio Francisco de Torres nesta igreja de Saõ Bras do Arco nella baptizei e puz os santos oleos a ANTONIA que naseo em quinze do ditto mes filha de ANTONIO MUNIZ e de MARIA DOS REIS neta paterna de JOAO MONIZ e de MARIA DE LIRA e neta materna de FRANCISCO GONÇALVES TEIXEIRA e de MARIA DOS REIS desta freguezia naturais foi seu padrinho Domingos Gonçalves Teixeira que comigo asignou este termo dia e mes anno ut supra \\ O Cura Antonio Francisco de Torres \\ De Domingos + Gonçalves Teixeira

Nota: Não há registro de óbito de Antonia no Arco da Calheta (14/09/2017).


ANTONIO Gomes Barbio [Parents] was born on 18 Nov 1705 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 23 Nov 1705 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died before 1807 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married Maria Francisca.

Other marriages:
Muniz, Antonia Maria
Rodrigues Bello, MARIA DOS RAMOS

Batizado (L2 f440) # Enos vinte e três dias do mês de novembro de mil sete sentos e sinco annos eu o padre Antonio Lopes Maciel de licensa do reverendo vigário Bento Gomes Ferreira e em sua ausência baptizei a ANTÓNI(O) (*) filh(o) de DOMINGOS GOMES e de LUISA DE FLORENÇA e nasceu a dezoito do dito mês, foi seu padrinho Manoel Rastolho que comigo asignou era ut supra // o padre Antonio Lopes Maciel // Manoel Rastolho huma cruz// o vigário Bento Gomes Ferreira.

(*) No texto está Antonia, mas como se trata de uma cópia de um original, pode ter havido uma confusão de gênero.

Segundo casamento (L1032 f230 ) # Em os dezoyto dias do mez de agosto de mil sete centos, e setenta, e sete annos nesta igreja paroquial de Saõ Braz do Arco da Calheta eu vigario Manoel do Nascimento assiti ao matrimonio, que corridos os banhos, e sem haver impedimento algum contrahio ANTONIO GOMES, viuvo de MARIA FRANCISCA, natural da freguesia de Camara de Lobos, filho de DOMINGOS GOMES e de sua mulher LUIZA DE FLORENÇA com ANTONIA MARIA, filha de ANTONIO MONIZ, e de sua mulher MARIA DOS RAMOS, naturais desta freguesia e moradores na Cova do Arco, aos quaes dey as bençõens matrimoniais, prezentes testemunhas Jozé Gonçalves Pulgueyra e Manoel de Andrada, que este termo asignaraõ, era ut supra. \\ Vigario Manoel do Nascimento \\ de Jozé + Gonçalves Pulgueyra \\ de Manoel + de Andrada

Deste casamento não houve geração.

Terceiro casamento (L1033 f14v) # Eno primeiro dia do mês de julho de mil sette centos oytenta e dois annos, nesta igreja parochial de S. Brás do Arco da Calheta assistio o vig(a)r(i)o cura Antonio Correa da Sylva ao matrimonio que f(oi) corrido os bannos, e sem haver impedimentos algum contrario, ANTONIO GOMES, viúvo de ANTONIA MARIA, filho de DOMINGOS GOMES e de sua mulher LUISA DE FLORENÇA, com MARIA DOS RAMOS, filha (de) JOÃO RODRIGUES BELLO e de sua m(olh)er ANTONIA DOS RAMOS, todos naturais desta freg(uesi)a e moradores na Lombada do Loretto, aos quaes dei as bênçãos matrimoniais presente de testemunhas o re(veren)do p(adr)e Antonio Pyres Serrão e André Vicente [Eimoral do Calafa], que este assignarão. Era ut supra. O vig(a)r(i)o Antonio Correa da Sylva. O p(adr)e Antonio Pyres. André Vicente [Eimoral do Calafa].\\

Nota: Não há registro de óbito de Antonio no Arco da Calheta (14/09/2017).

Pelos idos de 1787, Antonio trabalhava como Porteiro, assim como surge no assento de batismo de seu filho Paulo.
Origem da alcunha Barbio Com Antonio surgiu esta alcunha que acompanha a família até os dias de hoje. A sua etmologia e motivação para o uso deve estar calcada em uma das três hipóteses abaixo, sendo a probalidade de certeza crescer da primeira para a última:
1) Pela presença do Pinus Pinaster (Pinheiro Bravo) nas regiões elevadas da freguesia onde Antonio morava.
2) Barbio seria uma corruptela do nome Barbeito, usado por uma outra família de relativa importância na ilha da Madeira. Barbeito, segundo o Dicionário Português Online: Masculino: Primeira lavra de um terreno, para o deixar de alqueive. Provincianismo minhoto: Terreno que produz apenas pastagens fracas. Antônimo de Vale: Cômoro que divide uma propriedade de outra e a resguarda (lat. vervactum).
Esta última hipótese é condizente com o fato de Antonio ter vivido na Lombada do Loreto, um cômoro que divide o Arco da Calheta com a freguesia vizinha Calheta. Certamente, a ele foi dado esta alcunha para diferencia-lo de algum homônimo contemporâneo, algo comum de ocorrer em pequenos vilarejos repletos de nomes e sobrenomes indênticos. No século XIX o sobrenome Barbio foi novamente modificado para Bravio e que permaneceu sendo usado por alguns descendentes de Antonio até os dias de hoje. Outra variante do nome é Brabio que surgiu esporadicamente no Brasil.

Maria Francisca was born about 1715 in Câmara de Lobos, Ilha da Madeira, Portugal. She died on 1 Aug 1776 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO Gomes Barbio.

Óbito (L4 f 227v) # Em o primeiro dia do mez de agosto de mil sete centos e setenta e seis annos faleceo MARIA FRANCISCA mulher de ANTONIO GOMES com os sacramentos, quae moribundis conferi solemnemente. Foy sepultada nesta igreja em cova de fabrica, era, ut, supra \\ O vigario Manoel do Nascimento.


DOMINGOS Gomes [Parents] was born in 1682 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 20 Dec 1682 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died after 1726 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married LUÍSA de Florença on 17 Nov 1704 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f96v) # Enos vinte dias do mês de dezembro de mil seisentos e oitenta e dois annos nesta igreja de Sam Bras do Arco eu o Vicevigário Bentho Gomes Ferreira baptizei a DOMINGOS, filho de DOMINGOS GOMES e de sua molher MARIA DE JESUS foi seo padrinho Manoel (...) que comigo assignou dia, mês, e anno ut supra. O vicevigário Bentho Gomes Ferreira // De Manoel (...) huma cruz.

Casamento (L1031 f3v) # Enos 17 dias do mes 9bro do anno de 1704, eu Bento Gomes Ferreira vig(a)r(i)o desta igreja de São Brás do Arco depois de corridos os banhos na forma da i(gre)ja recebi e dei as bênçãos sem impedimento algum a DOMINGOS GOMES f(ilh)o de DOMINGOS GOMES e de sua m(olh)er M(ARI)A DE JESUS, defunta, com LUISA DE FL(ORENÇ)A f(ilh)a de FRAN(CISC)O DE FL(ORENÇ)A e de sua m(olh)er BEATRIZ P(EREYR)A foram t(estemunh)as João Ro(dr)i(gue)s da Silva [alferes] e Manoel Ro(dr)i(gue)s da Silva (que) a assignarão comigo dia mês e hora. vig(a)r(i)o Bento Gomes. João Ro(dr)i(gue)s da Silva. Ma(o)el Ro(dr)i(gue)s da Silva.

LUÍSA de Florença [Parents] was born in 1685 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 9 Jan 1685 in Igreja de St. Maria Madalena. She died after 1726 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married DOMINGOS Gomes on 17 Nov 1704 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L4 f 13v) # Em os 9 dias do mez de janeiro de 1685 eu Andre Moniz de Menezes vigario nesta igreja de Santa Maria Magdalena Baptizei e pus os santos oleos a LUIZA filha de FRANCISCO DE FLORENÇA e de sua molher BREATIZ PEREIRA meus freguezes foraõ padrinhos Antonio Gonçalves Panasco e madrinha Aldonza Rodrigues desta freguezia cõ padrinho asigno comiguo de que fiz este termo. oje era asima \\ O vigario Andre Moniz de Menezes \\ Antonio + Gonçalves.

They had the following children:

  M i ANTONIO Gomes Barbio
  F ii Maria Gomes was born on 7 Mar 1708 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 9 Mar 1708 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos nove dias do mês de Marso de mil sete sentos e oito eu o padre Joam Ribeiro Serram cura desta igreja de Sam Bras do Arco baptizei a MARIA filha de DOMINGOS GOMES, o moço, e de sua mulher LUSIA DE FLORENÇA nasceu a sette do dito mês foi padrinho Francisco Rodrigues Monteiro que comigo asignou hoje dia mês anno ut supra // Francisco Rodrigues Monteiro // o cura Joam Ribeiro Serram.
  F iii Luzia Gomes was born on 16 Feb 1711 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 22 Feb 1711 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos vinte dous de fevereiro de mil sete sentos e onze eu o Bento Gomes Ferreira vigário baptizei a LUSIA subconditione filha de DOMINGOS GOMES e de sua mulher LUISA DE FLORENÇA e nasceu esta menina em dezasseis do dito mês e foi seo padrinho Francisco Ferreira Ramos que comigo asignou dia, mês e anno ut supra // o vigário Bento Gomes Ferreira // Francisco Ferreira Ramos.
  F iv Luisa de Jesus Gomes
  M v Manoel Gomes was born on 7 May 1716 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 13 May 1716 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos trese de mayo de mil sete sentos e dezasseis eu o Antonio Ferreira vigário nesta parochial de Sam Bras do Arco da Calheta baptizei e nam pos os santos óleos pelos nam haver a MANOEL que nasceo em sete do mesmo mês filho de DOMINGOS GOMES, o mosso, e de LUISA DE FLORENÇA foi padrinho Antonio Lourenço e madrinha sua filha Maria do Rozário de que fiz este termo que comigo asignou o padrinho era ut supra // o vigário Antonio Ferreira Rezenda // do padrinho Antonio Lourenço hum signal de cruz.
  F vi Isabel de Jesus Gomes was born on 14 Mar 1719 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 22 Mar 1719 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos vinte dous dias do mês de março de mil sete sentos e dezanove eu o padre Antonio Ferreira Resenda o vigário nesta parochial de Sam Bras do Arco da Calheta baptizei e pus os santo óleos a ISABEL que nasceu em quatorze dias do mesmo mês filha de DOMINGOS GOMES e de sua mulher LUISA DE FLORENÇA meos fregueses foi padrinho o reverendo padre Amaro Dias Pereira que comigo asignou era ut supra // de Antonio Ferreira Resenda // o padrinho Amaro Dias Pereira.
  F vii Ana Gomes was born on 31 Oct 1722 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 9 Nov 1722 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died before 1726 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal.

Batismo # Enos nove dias do mês de novembro de mil sete sentos e vinte e dous eu o padre Manoel Dias Ramos cura desta igreja de Sam Bras do Arco da Calheta baptizei e pus os Santo óleos a ANNA que nasceu em trinta e hum dias do mês próximo pasado de Outubro filha de DOMINGOS GOMES e de sua mulher LUISA DE FLORENÇA meos fregueses moradores hoje nos Florenças, foi seo padrinho o reverendo padre Salvador Pereira Bernardes que asignou este termo comigo reverendo padre cura e comigo dia, mês e anno ut supra // o vigário Antonio Ferreira Resenda // o padre Salvador Pereira Bernardes // o padre Manoel Dias Ramos.
  F viii Ana Gomes was born on 19 Mar 1726 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 23 Mar 1726 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos 23 do mês de março do anno de 1726 eu o cura Ant(oni)o Franc(isc)o de Torres, nesta ig(rej)a de S(ão) Bras do Arco nella baptizey, pus os santos oleos a ANNA e Quitéria, gemeas, que nascerão em 19 do mesmo dia f(ilh)as de DOMINGOS GOMES e de sua m(olh)er LUISA DE FL(OREN)ÇA, foi seu padr(inh)o o r(everen)do vig(a)r(i)o Manoel Vasc(oncelos) da Costa (...) que comigo assignou este termo ut supra. O cura Ant(oni)o Franc(isc)o de Torres.
  F ix Quitéria Gomes was born on 19 Mar 1726 in Florenças no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 23 Mar 1726 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos 23 do mês de março do anno de 1726 eu o cura Ant(oni)o Franc(isc)o de Torres, nesta ig(rej)a de S(ão) Bras do Arco nella baptizey, pus os santos oleos a Anna e QUITÉRIA, gemeas, que nascerão em 19 do mesmo dia f(ilh)as de DOMINGOS GOMES e de sua m(olh)er LUISA DE FL(OREN)ÇA, foi seu padr(inh)o o r(everen)do vig(a)r(i)o Manoel Vasc(oncelos) da Costa (...) que comigo assignou este termo ut supra. O cura Ant(oni)o Franc(isc)o de Torres.

JOÃO Rodrigues Bello [Parents] was born on 10 May 1719 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 25 May 1719 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died after 1782 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married ANTONIA DOS RAMOS Ferreira on 21 Feb 1745 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte e sinco dias do mês de mayo de mil sete centos e dezanove annos, eu o padre Joam Barbeito Padram cura nesta parochia de Sam Bras do Arco da Calheta nella baptizei a nam pus os santos óleos por nam haver ainda a JOAM que nasceu em dez do mesmo mês presente de mayo filho de ANTONIO PEREIRA BELLO e de sua mulher MARIA DOS SANTOS, meos fregueses, foi padrinho o reverendo padre Joam Mendes Araujo que comigo asignou era ut supra // o padre Joam Mendes Araújo // O cura Joam Barbeito Padram.

Casamento (L1032 f12) # Enos vinte e hum dias do mês de fevereiro de mil sette centos e quarenta e cinco annos, eu o vig(a)r(i)o José de Freytas Sousa nesta freg(uesi)a de São Brás do Arco da Calheta, nella corridos os banhos na forma do sag(rado) conc(ílio) trid(entino) e const(ituiç)ão do b(is)p(a)do e sem impedimento algum excepto o ter feito primeiro esponsaes com outro, os quaes se disolverão como consta da sentença que na forma presentarão ao dito r(everen)do thezoureiro mor e d(out)or provizor e vig(a)r(i)o geral com a data de treze de Fevereiro, asesti ao matrimonio que entre si contrahirão JOÃO RO(DR)I(GUE)S BELLO, f(ilh)o legítimo de ANT(ONI)O P(EREYR)A BELLO, natural da freg(uesi)a de N(oss)a Senhora da Graça do Estreito da Calheta, e de sua mulher, M(ARI)A DOS SANTOS, neto paterno de ANT(ONI)O P(EREYR)A BELLO e de sua m(olh)er ANNA DIAS, naturaes da freg(uesi)a do Estreito, neto materno de M(ANO)EL RO(DRIGUE)S BRIANDO, e de sua m(olh)er CATHERINA RO(DRIGUE)S. Com AN(TONI)A DOS RAMOS f(ilh)a legitima de FRAN(CIS)CO F(E)RR(EIR)A e de sua m(olh)er ANNA DOS RAMOS. Neta paterna de FRAN(CIS)CO F(E)RR(EIR)A e de sua m(olh)er M(ARI)A RO(DRIGUE)S, neta materna de FRAN(CIS)CO PIRES, e de sua m(olh)er M(ARI)A NUNES, todos naturaes desta freg(uesi)a, e lhes dei as bênçãos na forma costumada forão testemunhas, além de outras que estavão presentes o r(everen)do p(a)dre Salvador da Lira Maciel, e Ant(oni)o de Amil Barreto de quem fiz este termo q(ue) comigo asignarão. Arco da Calheta. Era ut supra. O Vig(ario) José de Freytas Sousa. O p(a)dre Salvador da Lira Maciel.

ANTONIA DOS RAMOS Ferreira [Parents] was born in 1723/1724 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died on 3 Aug 1781 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married JOÃO Rodrigues Bello on 21 Feb 1745 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Óbito (L 5 f40) # Em os trez dias do mez de agosto de mil setecentos e oytenta, e hum annos faleceu ANTONIA DOS RAMOS, molher de JOAÕ RODRIGUES BELLO com os sacramentos, que moribundis conferi solenemente: foy sepultada nesta igreja em cova de fabrica: era ut supra // O vigario Manoel do Nascimento.

They had the following children:

  M i José Rodrigues Bello was born on 26 Jul 1745 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 31 Oct 1745 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos trinta e hum dias do mês de outubro de mil sete centos e quarenta e sinco eu o cura Antonio Pestana baptizei, puz os santos óleos e fiz os mais exorcismos a JOSÉ, que nasceu em os vinte e seys do dito mês de julho legitimo de JOAM RO(DR)I(GUE)S BELLO, e de sua mulher ANTONIA DOS SANTOS, moradores na Lombada do Loreto, neto paterno de ANT(ONI)O PE(REY)RA BELLO natural de Nossa Senhora da Graça do Estreito da Calheta e de sua mulher MARIA DOS SANTOS, e materno de FRANCISCO FERREYRA e de sua mulher ANNA DOS RAMOS, todos naturaes desta freguesia de S(ão) Bras do Arco da Calheta, foy seo padrinho o reverendo padre Sebastião de Lira Maciel de que fiz este termo que comigo assignou. Arco da Calheta era ut supra. O c(ur)a Antonio Pestana. Do p(adr)e Sebastião de Lira Maciel.
  M ii Joséfa Rodrigues Bello was born on 24 Dec 1748 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 31 Dec 1748 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos trinta e hum dias do mês de dezembro de mil sette centos e quarenta e oyto annos nesta parochial igreja de São Brás do Arco da Calheta, eu o cura Domingos Gomes da Cruz nella baptizey, pus os santos óleos, e fiz os exorcismos a JOSEPHA, nascida em vinte e quatro do dito filha legítima de JOÃO RODRIGUES BELLO, e de ANTONIA DOS RAMOS, moradores onde chamam a Lombada do Loretto, nepta parterna de ANTONIO PEREYRA BELLO e de MARIA DOS SANTOS e materna de FRANCISCO FERREYRA e de ANNA DOS RAMOS, todos naturais desta freguesia: foi padrinho o reverendo padre Sebastião de Lira Maciel, q(ue) comigo asignou este termo. Era ut supra. cura Domingos Gomes da Cruz. p(a)dre Salvador de Lira Maciel.
  F iii Antonia Rodrigues Bello was born on 22 Mar 1751 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 28 Mar 1751 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Battizado # Enos vinte e outo dias do mês de março de mil sete centos e cincoenta e hum annos eu vig(a)r(i)o José de Freytas Sousa baptizei pus os santos óleos, e fiz os mais exorcismos a ANTONIA q(ue) nasceo a vinte e dous do d(i)to mês f(ilh)a legítima de Antonio Pereira Bello, o moço \+ f(ilho) de JOÃO RO(DR)I(GUE)S BELO/, e de sua m(olh)er ANT(ÓNI)A DOS RAMOS moradores na Lombada do Loreto; netta paterna de ANT(ONI)O PE(REY)RA BELLO, natural da freg(uesi)a de N(oss)a Senhora da Graça do Estreito da Calheta e de sua m(olh)er MARIA DOS SANTOS, neta materna de FRANC(ISC)O F(E)R(REIR)A, e de sua m(olh)er ANNA DOS RAMOS, todos naturais desta freg(uesi)a: foy padr(inh)o José Pe(rey)ra Bello, e madrinha Ant(oni)a Maria q(ue) fiz este termo q(ue) comigo assignou a padrinho. Arco da Calheta. Era ut supra. Vig(ario) José de Freytas Sousa. De José + Pe(rey)ra Bello.
  M iv Pedro Rodrigues Bello was born on 23 Jun 1753 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 29 Jun 1753 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte e nove dias do mês de junho de mil sette centos e cincoenta e tres annos nesta parochial igreja de São Brás do Arco da Calheta, baptizey, e pus os santos óleos a PEDRO, nascido em vinte e tres do dito mês f(ilh)o legítimo de JOÃO RODRIGUES BELLO, e de sua m(olh)er ANTONIA DOS RAMOS, naturais desta freg(uesi)a e moradores na Lombada do Loretto, neto parterno de ANTONIO PEREYRA BELLO e de sua m(olh)er MARIA DOS SANTOS naturais elle do Est(rei)to da Calheta, e ella desta freg(uesi)a e moradores na Lombada, e materno de FRANCISCO FERREYRA e de sua m(olh)er ANNA DOS RAMOS, naturais desta freg(uesi)a e moradores na Lombada: foy padrinho Ignacio Ferreyra, que este comigo asignou este. Era ut supra. Vig(ario) Manoel do Nascimento. Ignacio Ferreyra.
  M v Antonio Rodrigues Bello was born on 10 Mar 1755 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 12 Mar 1755 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos doze de março de mil sette centos e sincoenta e sinco, nesta igreja de S(ão) Brás do Arco da Calheta, baptizey eu vig(a)r(i)o abaixo asignado, e puz os santos óleos à ANTONIO, nascido em dez do d(it)o mês f(ilh)o de JOÃO RODRIGUES BELLO e de sua m(olh)er ANTONIA DOS RAMOS, naturais, desta freg(uesi)a e moradores na Lombada, neto paterno de ANTONIO PEREYRA BELLO e de sua m(olh)er MARIA DOS RAMOS, e materno de FRANCISCO FERREYRA e de sua m(olh)er ANNA DOS RAMOS, naturais todos desta freg(uesi)a: foy padrinho Antonio Sebastião de Lira Maciel que este comigo asignou. Era ut supra. vig(a)r(i)o Manoel dos Nascimento. Pa(drinho) Antonio Sebastião Lira Maciel.
  F vi MARIA DOS RAMOS Rodrigues Bello
  F vii Isabel Rodrigues Bello was born on 20 Jun 1760 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 5 Jul 1760 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died before 1763 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal.

Batizado # Enos sinco dias do mês de julho de mil sette centos e sessenta annos, nesta igreja paroquial de São Brás do Arco da Calheta, eu vig(a)r(i)o Manoel do Nascimento baptizey e pus os santos óleos a ISABEL, nascida em vinte e no nove do mês de junho do dito anno, f(ilh)a de JOÃO RO(DR)I(GUE)S BELLO, e de sua m(olh)er ANTONIA DOS RAMOS, naturais desta freguesia e moradores na Lombada, neta paterna de ANTONIO PEREYRA BELLO, e de sua m(olh)er MARIA DOS SANTOS, naturais, elle, da freg(uesi)a do Estreyto da Calheta, e ella desta freguesia, e materna de FRANCISCO FERREYRA e de sua m(olh)er ANNA DOS RAMOS, naturais desta freg(uesi)a: foy padrinho Francisco Pereyra Bello, que este comigo asignou. Era ut supra. O vig(a)r(i)o Manoel dos Nascimento. Do pa(drinh)o Francisco + Pereyra Bello.
  F viii Isabel Rodrigues Bello was born on 24 Apr 1763 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 30 Apr 1763 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos trinta dias do mês de abril de mil sete centos sessenta e três anos, nesta igreja paroquial de S(ão) Brás do Arco da Calheta, baptizei e pus os santos óleos a ISABEL, nascida em vinte e quatro do dito mês, f(ilha) de JOAM RO(DR)I(GUE)S BELLO, e de sua m(olh)er ANTONIA DOS RAMOS, naturais desta freg(uesi)a e moradores na Lombada: foy padrinho Francysco de Freytas Sousa q(ue) este comigo asignou. Era ut supra. vig(a)r(i)o Manoel dos Nascimento. Francysco de Freytas Sousa.
  F ix Ana Rodrigues Bello was born on 6 Jun 1766 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 14 Jul 1766 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos quatorze dias do mês de julho de mil sette centos e sessenta e seis annos, nesta igreja paroquial de São Brás do Arco da Calheta, baptizou o p(ad)re cura Francysco Vieyra Jardim, e poz os santos óleos a ANNA, nascida em seis do dito mês f(ilh)a de JOÃO RODRIGUES BELLO, e de sua m(olh)er ANTONIA MARIA DOS RAMOS, naturais desta freguesia e moradores na Lombada: foy padrinho Francisco Pyres Serrão, que este comigo asignou, e o p(adr)e cura. Era ut supra. O vig(a)r(i)o Manoel dos Nascimento. Pa(drinho) Francisco Pyres Serrão.

MANOEL Gonçalves Serrão [Parents] was born on 25 Dec 1715 in Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 31 Dec 1715 in Igreja do Espírito Santo da Calheta. He died on 23 Oct 1778 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. He married ANTONIA MARIA Fernandes Órfão on 23 Aug 1739 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L8 f103) # Em os 31 de dezembro de 1715 annos nesta igreja baptizei, e pus os sanctos oleos a MANOEL que nasceo em 25 do dito mez filho de JOZEPH SERRAM e de ANNA SERRAM foy padrinho o pare Manoel Gonçalves Serraõ que se asignou hoje dia e era ut supra \\ O cura Manoel da Nobrega \\ O padre Manoel Gonçalves Serraõ.

Casamento (L1031 f125) # Enos vinte e três dias do mês de agosto de mil setecentos e (trinta) e nove annos, eu o vig(a)r(i)o José de Freytas de Sousa nesta freg(uesi)a de Sam Bras do Arco da Calheta na Ermida de N(oss)a S(enho)ra da Consulação q(ue) hoje (serve) de parochia nella corridos os banhos na forma do sag(rado) conc(ílio) trid(entino) e const(itui)cão do bis(pa)do e sem empedim(en)to algum, / excepto o de parentesco em terceiro e quarto grao de consanguinidade em q(ue) forão despensados pello ex(celentíssi)mo e am(abilíssim)o s(e)n(h)or b(isp)o por breve pontifício q(ue) tem para isso como consta da sentença q(ue) ma prezentou do m(eritíssim)o r(everen)do d(out)or provizor e vig(a)r(i)o geral Bernardo Ro(dr)i(gue)s Nog(uei)ra, juiz comissário ad causam dada em vinte e hu(m) de julho de mil sete cento e trinta e nove / a este matrimonio q(ue) entre si contrahirão M(ano)el G(onça)l(ve)s Serram, f(ilh)o legítimo de JOSÉ G(ONÇA)L(VE)S SERRAM, e de sua m(olh)er ANNA SERRAM; neto paterno de P(ED)RO G(ONÇA)L(VE)S BORRAGEIRO, e de sua m(olh)er MARIA DOS ANJOS, neto materno de ANT(ONI)O F(E)R(NANDE)S, e de sua m(olh)er M(ARI)A PAULOS, natural do Estreito da Calheta, e todos os mais naturais da freg(uesi)a do Espírito Santo da villa da Calheta: com A(N)T(ONI)A MARIA, f(ilh)a legítima de D(OMING)OS F(E)R(NANDE)S ORFAM, natural da freguezia do Espírito Santo da sitada villa, e de sua m(olh)er MARIA PASCHOA, natural desta freg(uesi)a: neta materna de P(ED)RO V(IEI)RA e de sua m(olh)er ISABEL G(ONÇA)L(VE)S; neta paterna de P(ED)RO F(E)R(NANDE)S ORFAM, e de sua m(olh)er AGUEDA DE SOUSA naturais da freg(uesi)a do Espírito Santo da sitada villa, e os mais naturais dessa freg(uesi)a; forão testemunhas além de outras q(ue) estavão presentes, Ant(oni)o Splanger da Câmara, Jorge Ant(oni)o Bitancurt lhe dei as bênçãos na forma costumada de q(ue) fiz este termo q(ue) comigo assignarão. Arco da Calheta, era ut supra. Test(emunha) Jorge de Bett(encourt) e Attougia. Ant(onio) Splanger da Câmara. vig(a)r(i)o José de Freitas Sousa.

Óbito (L5 f19) # Em os vinte, e trez dias do mez de outubro de mil, sete cento, e setenta, e oyto annos faleceu MANOEL GONÇALVES SERRAÕ com os sacramentos, quae moribundis conferi, solenemente, foy sepultado nesta igreja em cova de fabrica: era ut supra \\ O vigario Manoel do Nascimento. \\ Declaro que o dito MANOEL GONÇALVES fez apontamento, cuja disposiçaõ pia hé a seguinte: Quero ser involuto em lençol, e sepultado nesta igreja, e que o acompanhem dois padres, e os confrades das Almas, e Carmo, e que delegaõ pela sua alma as tres missas da Payxaõ, e pela alma de sua mulher huá missa, e outra pelas almas dos seus defuntos, e outra ao Anjo da sua Guarda, e Santo de seu nome e pela sua alma trinitario, e meyo de missoes, ditas em dois annos, e que seus seus filhos solteyros lhe mandem dizer huá missa, e nomeya por testamenteyro a seu filho MANOEL SERRAÕ: era ut supra. \\ O Vigario Manoel do Nascimento.

ANTONIA MARIA Fernandes Órfão [Parents] was born on 5 Jun 1717 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. She was christened on 10 Jun 1717 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died in 1769/1777 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. She married MANOEL Gonçalves Serrão on 23 Aug 1739 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos dez dias do mês de junho de mil sete sento e dezassete annos eu Joam Barbeito Padram cura nesta parochial de Sam Bras do Arco da Calheta nella baptizei e nam pus os santos óleos pello nam haver ainda a ANTONIA MARIA que nasceu em cinco do mesmo mês presente filha de DOMINGOS FERNANDES ORFAM e de sua mulher MARIA PASCHOA todos desta freguesia foi padrinho o reverendo padre Francisco Homem de el Rey de que fiz este termo que comigo asignou o padrinho era ut supra // o cura Joam Barbeito Padram // o padrinho Francisco Homem de el Rey.

They had the following children:

  F i Maria Gonçalves Serrão was born on 21 May 1740 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. She was christened on 26 May 1740 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte e seis dias do mês de mayo de mil sete sentos e quarenta, eu o vig(a)r(i)o José de Freitas Sousa baptizei, pus os santos óleos a MARIA q(ue) nasceu a vinte e hum do d(i)to mês f(ilh)a leg(ítim)a de MANOEL G(ONÇA)L(VE)S SERRÃO, e de sua m(olh)er ANT(ONI)A MARIA, natural desta freg(uesi)a: neta paterna de JOSÉ G(ONÇA)L(VE)S SERRÃO, e de sua m(olh)er ANNA SERRAM, neta materna de DOMINGOS F(E)R(NANDE)S ÓRFÃO e de sua m(olh)er MARIA PASCHOA, natural desta freg(uesi)a e todos os mais naturais do Espírito Santo da villa da Calheta; foy padr(inh)o Balthasar de Sousa da freg(uesi)a da Calheta. Arco da Calheta era ut supra. O vig(a)r(i)o José de Freitas Sousa. De Balthasar + de Sousa.
  M ii MANOEL Gonçalves Serrão
  M iii Antonio Gonçalves Serrão was born on 23 Jan 1747 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. He was christened on 27 Jan 1747 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte dias do mês de janeyro de mil sete sentos quarenta e sete, eu o r(everen)do p(adr)e Ant(oni)o Franc(isc)o de Torres de m(inh)a licença, baptizei, pus os santos óleos e fiz os mais exorcismos à ANTONIO, q(ue) nasceo a vinte e três do d(i)to mês, f(ilh)o legítimo de M(ANO)EL G(ONÇA)L(VE)S SERRÃO, e de sua m(olh)er ANTONIA MARIA, natural desta desta freg(uesi)a, e moradores nos Florenças, neto parterno de JOSÉ G(ONÇA)L(VE)S SERRÃO, e de sua m(olh)er ANNA SERRAM; neto materno de DOMINGOS F(E)R(NANDE)S HÓRFÃO e de sua m(olh)er M(ARI)A PASCHOA, natural desta freg(uesi)a e os mais todos naturais do Esp(írito) S(anct)o da villa da Calheta; foy padrinho Antonio Caetano Homem del Rey q(ue) este comigo asignou. Era ut supra. Arco da Calheta. O vig(a)r(i)o José de Freitas Sousa. Antonio Caetano Homem del Rey.
  M iv Vitorino Gonçalves Serrão was born on 2 Nov 1750 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. He was christened on 6 Nov 1750 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos seis dias do mês de novembro de mil sette centos e cincoenta annos eu o padre Domingos Gomes da Cruz cura desta parochial igreja de São Bras do Arco da Calheta, nella baptizey, pus os santos óleos, e fiz os mais exorcysmos a VICTORINO nascido a dois do dito mes, filho legitimo de MANOEL GONÇALVES SERRÃO e de ANTONIA MARIA, moradores nos Florenças, filho, digo netto paterno de JOSEPH GONÇALVES SERRÃO e de ANNA SERRAM, e materno de DOMINGOS FERNANDES ORPHÃO e de MARIA PASCHOA, Pay e avos paternos e avou materno naturais de freguesia do Espírito Santo da villa da Calheta, e os mais desta freguesia, foy padrinho o reverendo Antonio Homem de Mendonça Furtado que comigo asignou este termo. Arco da Calheta era ut supra. O c(ur)a Domingos Gomes da Cruz. O p(adr)e Ant(oni)o Homem de Mendonça Furtado.

ANTONIO Fernandes Medeiros [Parents] was born on 16 Nov 1709 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. He was christened on 20 Nov 1709 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died after 1768 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. He married MARIA DE JESUS Gonçalves Canivete on 5 Oct 1733 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos vinte do mês de novembro de mil sete sentos e nove eu o Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja de Sam Bras baptizei a ANTONIO filho de MANOEL FERNANDES MIDEIROS e de sua mulher CATHERINA DE FLORENÇA e nasceu este menino em dezasseis do dito mes foi seo padrinho o Capittam Antonio Splanger da Camara que comigo vigário asignou dia, mês e anno ut supra // Antonio Splanger da Camara // o vigário Bento Gomes Ferreira.

Casamento (L1031 f90) # Enos 5 dias do mês de 8bro de 1733 nesta igr(ej)a de S(ão) Bras do Arco da Calheta, o cura vig(a)r(i)o desta igr(ej)a depois de corridos os banhos, em (...) e não haver impedim(em)to recebi a ANTONIO F(E)R(NANDE)S MEDEIRO f(ilh)o de MANOEL F(E)R(NANDE)S MEDEIROS, e de sua m(olh)er CATHERINA G(ONÇA)L(VE)S, netto pella parte paterna de MANOEL F(E)R(NANDE)S MIDEIROS e de sua m(olh)er MARIA RO(DR)I(GUE)S DOMINGUES e netto pella parte materna de ANT(ONI)O DE FLORENÇA, e DOMINGAS F(E)R(NANDE)S com MARIA DE JESUS, f(ilh)a de SEBASTIÃO G(ONÇA)L(VE)S CAMNIVETTE, e de sua m(olh)er BEATRIZ F(E)R(NANDE)S, netta pella parte patterna de FRAN(CISC)O G(ONÇA)L(VE)S CAMNIVETTE e de sua m(olh)er MARIA DOS REYS, netta pella parte materna de D(OMING)OS F(E)R(NANDE)S e de sua m(olh)er BEATRIZ F(E)R(NANDE)S, forão testemunhas o r(everen)do p(adr)e Fran(cisc)o Homem Vicente, e o cappitam Caetano Homem del Reys, q(ue) comigo o asignarão a este termo. vig(a)r(i)o M(anu)el Dias Ramos da Silva. Francisco Homem Vicente. Caetano Homem del Reys.

MARIA DE JESUS Gonçalves Canivete [Parents] was born on 29 Mar 1707 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. She was christened on 3 Apr 1707 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died after 1768 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO Fernandes Medeiros on 5 Oct 1733 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos tres do mês de abril de mil sete sentos e sete eu o Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja de Sam Bras baptizei a MARIA filha de SEBASTIAM GONÇALVES CANIVETE e de sua mulher BRITES FERNANDES e nasceu esta menina em vinte e nove de março e foi seo padrinho o José Teixeira que comigo vigário asignou dia, mês e anno ut supra // o vigário Bento Gomes Ferreira // José Teixeira.

They had the following children:

  F i Maria Fernandes Medeiros was born on 17 May 1738 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. She was christened on 23 May 1738 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died in 1739/1745 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal.

Batizado # Enos vinte e três dias do mês de mayo de mil sete centos e trinta e outo annos, eu o vig(a)r(i)o José de Freytas Sousa baptizei sub condicione por ser baptizado em caza pella parteira por nascer fraca, e não ter certeza do baptismo a MARIA, q(ue) nasceu a dezassete do dito mês, f(ilh)a legítima de ANT(ONI)O F(E)R(NANDE)S MIDEIROS e de sua m(olh)er MARIA DE JESUS; netta paterna de M(ANO)EL F(E)R(NANDE)S MIDEIROS, todos naturais desta freg(uesi)a; e de sua m(olh)er CATHERINA DE JESUS, natural da freg(uesi)a de Santa Maria Magdalena do Mar, netta materna de SEBASTIÃO G(ONÇA)L(VE)S CAMNIVETTE, e de sua m(olh)er BEATRIZ F(E)R(NANDE)S naturais desta freg(uesi)a, foi padrinho Marcos G(onça)l(ve)s Roccio, de q(ue) fiz este termo q(ue) comigo asignou. Arco da Calheta, era ut supra. O vig(a)r(i)o José de Freytas Sousa. Marcos G(onça)l(ve)s Roccio.
  M ii Antonio Fernandes Medeiros was born on 29 Apr 1742 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. He was christened on 4 May 1742 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizada # Enos quatro dias do mês de maio de mil sete centos e quarenta e dois, eu o vig(a)r(i)o José de Freytas Sousa baptizei, pus os santos óleos, e fiz os mais exorcismos a ANT(ONI)O, q(ue) nasceu a vinte e nove do mês de abril, f(ilh)o legítimo de ANT(ONI)O F(E)R(NANDE)S MIDEIROS e de sua m(olh)er MARIA DE JESUS; neto paterno de M(ANO)EL F(E)R(NANDE)S MIDEIROS, e de sua m(olh)er CATHERINA DE JESUS, natural da freg(uesi)a de Santa Maria Magdalena do Mar, neto materno de SEBASTIÃO G(ONÇA)L(VE)S CAMNIVETTE, e de sua m(olh)er BEATRIZ F(E)R(NANDE)S todos naturais desta freg(uesi)a, foi padrinho João de Barros da Camara, de q(ue) fiz este termo q(ue) comigo asignou. Arco da Calheta, era ut supra. João de Barros da Camara.O vig(a)r(i)o José de Freytas Sousa.
  F iii ISABEL DE JESUS Fernandes Medeiros
  F iv Maria Fernandes Medeiros was born on 6 Apr 1746 in Florenças no Arco da Calheta, Iha da Madeira, Portugal. She was christened on 10 Aug 1746 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos des dias do mês de agosto de mil sete centos e quarenta e seis annos, eu o vig(a)r(i)o José de Freytas Sousa baptizei, pus os santos óleos, e fiz os mais exorcismos a MARIA, q(ue) nasceu a seis do dito mês, f(ilh)a legítima de ANT(ONI)O F(E)R(NANDE)S MIDEIROS e de sua m(olh)er MARIA DE JESUS, moradores nos Florenças; neta paterna de M(ANO)EL F(E)R(NANDE)S MIDEIROS, e de sua m(olh)er CATHERINA DE JESUS, natural da freg(uesi)a de Santa Maria Magdalena do Mar, neta materna de SEBASTIÃO G(ONÇA)L(VE)S CAMNIVETTE, e de sua m(olh)er BEATRIZ F(E)R(NANDE)S todos naturais desta freg(uesi)a, foi padrinho Franc(isc)o G(onça)l(ve)s e madrinha Joanna Maria, de q(ue) fiz esse termo q(ue) comigo asignou o padr(inh)o. Arco da Calheta, era ut supra. O vig(a)r(i)o José de Freytas Sousa. De Franc(isc)o + G(onça)l(ve)s.

DOMINGOS Gomes [Parents] was born in 1652 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 18 Jul 1652 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died in 1717/1719 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA DE JESUS do Arco in 1675/1676 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Other marriages:
do Arco, Maria da Neves

Batismo (L2-A f100v) # Enos dezoito dias do mês de Julho de mil seisentos e cincoenta e dois annos, eu Francisco de Almeida vigário baptizei a DOMINGOS, filho de JOAM GOMES e de sua molher ISABEL RODRIGUES, foi padrinho Antonio Dias, que comigo vigário asignou este termo; era acima // Francisco de Almeida, Antonio + Dias.

MARIA DE JESUS do Arco was born in 1653/1655 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She died in 1700/1702 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married DOMINGOS Gomes in 1675/1676 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

They had the following children:

  M i Manoel Gomes was born in 1677 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 26 Sep 1677 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f56) # Enos vinte e seis dias do mês de Setembro de mil seisentos e setenta e sette annos eu o o doutor Amaro Gomes Correa vigário desta igreja de Sam Bras baptizei a MANOEL, filho de DOMINGOS GOMES e de sua molher MARIA (DE JESUS) foi padrinho Manoel Restoillo que comigo assignou este termo era ut supra. O doutor Amaro Gomes Correa // De Manoel Restoillo huma cruz.
  M ii DOMINGOS Gomes
  F iii Maria Gomes was born in 1685 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 8 Apr 1685 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died before 1690 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f121) # Enos outo dias do mês de abril de mil seisentos e oitenta e sinco annos nesta igreja de Sam Bras do Arco eu o vicevigario Bentto Gomes Ferreira baptizei a MARIA, filha de DOMINGOS GOMES e de sua molher MARIA DE JESUS foi seo padrinho Manoel Rodrigues Filho que comigo assignou dia, mês, e anno ut supra. O vicevigario Bentto Gomes Ferreira.
  F iv Catarina Gomes was born in 1687 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 9 Nov 1687 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f148v) # Enos nove dias do mês de novembro do anno de seisentos e oitenta e sete annos nesta igreja de Sam Bras do Arco eu o vicevigario Bentto Gomes Ferreira baptizei a CATHARINA, filha de DOMINGOS GOMES e de sua molher MARIA DE JESUS foi seo padrinho o cappitam Francisco Câmara e madrinha Dona Catharina de Moura Rolim que comigo assignou dia, mês, e anno ut supra. Eu o vicevigario Bentto Gomes Ferreira // Dona Catharina de Moura Rolim.
  F v Maria Gomes was born in 1690 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 28 Sep 1690 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f 179) # Enos vinte e outo dias do mês de setembro do anno de (mil) seisentos e noventa annos nesta igreja de Sam Bras do Arco eu o vigário Bentho Gomes Ferreira baptizei a MARIA, filha de DOMINGOS GOMES e de sua molher MARIA DE JESUS foi seo padrinho o Manoel Rastoillo que comigo assignou dia, mês, e anno ut supra. O vigário Bentho Gomes Ferreira // Manoel + Rastoillo.
  F vi Elena Gomes was born in 1692 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 11 Dec 1692 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f198v) # Enos onse dias do mês de dezembro de mil seisentos e noventa dous annos eu Bentto Gomes Ferreira vigário nesta igreja de Sam Bras do Arco baptizei a ELENA, filha de DOMINGOS GOMES e de sua molher MARIA DE JESUS foi seo padrinho o Joam de Couto Cardoso que comigo assignou dia, mês, e anno ut supra. O vigário Bentto Gomes Ferreira // Joam de Couto Cardoso.
  M vii Luís Gomes was born in 1695 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 1 Dec 1695 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L3 f217v) # Eno primeiro dia do mês de dezembro do anno de (mil) seisentos e noventa sinco eu Bentto Gomes Ferreira vigário nesta igreja de Sam Bras do Arco baptizei a LUIS, filho de DOMINGOS GOMES e de sua molher MARIA DE JESUS foi seo padrinho o capitam Luis Tello de Meneses que comigo assignou dia, mês, e anno ut supra. O vigário Bentto Gomes Ferreira // Luis Tello de Meneses.
  F viii Antonia Gomes was born on 22 Apr 1700 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 26 Apr 1700 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo (L4 f--) # Enos vinte e seis dias do mês de abril de mil sete sentos eu Bento Gomes Ferreira Vigaro desta igreja de Sam Bras do Arco da Calheta baptizei a ANTONIA filha DOMINGOS GOMES e de sua mulher MARIA DE JESUS e nasceu esta menina em vinte e dous do dito mês foi seu padrinho Antonio Sardinha o mosso que comigo asignou dia, mês e anno ut supra // o vigário Bento Gomes Ferreira // Antonio Sardinha.

FRANCISCO de Florença was born in 1655/1660 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. He died after 1704 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. He married BEATRIZ Pereira in 1678 in Igreja de St. Maria Madalena.

BEATRIZ Pereira was born in 1655/1660 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. She died after 1704 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. She married FRANCISCO de Florença in 1678 in Igreja de St. Maria Madalena.

They had the following children:

  F i Maria de Florença was born in 1679 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 7 Dec 1679 in Igreja de St. Maria Madalena.

Batismo (L3 f40v) # Em os 7 dias do mez de dezembro de 1679 annos eu Andre Moniz de Menezes vigario nesta igreja de Santa Maria Magdalena Baptizei e pus os santos oleos a MARIA filha de FRANCISCO DE FLORENÇA e de sua molher BREATIZ PEREIRA meus freguezes foraõ padrinhos Domingos de Abreu e madrinha Maria Pereira ambos desta freguezia cõ padrinho asigno comiguo de que fiz este termo. oje era asima \\ O vigario Andre Moniz de Menezes \\ Domingos + de Abreu.
  F ii Maria de Florença was born in 1682 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 21 May 1682 in Igreja de St. Maria Madalena.

Batismo (L4 f 7) # Em os 21 dias do mez de maio de 1682 annos nesta igreja de Sancta Maria Magadalena de auzencia do reverendo vigario desta igreja Andre Moniz de Menezes por estar doente eu Sebastiaõ Marques vigario da freguezia dos Canhas baptizei, e fiz os exorcismos, e naõ pus os santos oleos pellos naõ aver à MARIA filha de FRANCISCO DE FLORENÇA, e de sua molher BREATIZ PEREIRA foi padrinho Joam Rodrigues da Silva todos desta freguezia, de que fiz este termo em que me asignei cõ o dito padrinho, era, ut supra \\ O vigario Sebastiao Marques \\ Joaõ Rodrigues da Silva.
  F iii LUÍSA de Florença
  M iv Manoel de Florença was born in 1687 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 17 Apr 1687 in Igreja de St. Maria Madalena.

Batismo (L4 f21) # Em os 17 dias do mez de abril de 687 eu Antonio do Couto que de prezente faço a officio do parocho por ordem do meritissimo reverendo vigario nesta igreja de Sancta Maria Magdalena baptizei e naõ puz os sanctos oleos a MANOEL filho de FRANCISCO DE FLORENÇA, e de sua molher BEATRIZ PEREIRA foi padrinho Domingos de Florença, que comigo assignou, e madrinha Francisca de Almeida. Dia, mes, e anno ut supra \\ O padre Antonio do Couto \\ Domingos de Florença.
  M v Matias de Florença was born in 1689 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 9 Nov 1689 in Igreja de St. Maria Madalena.

Batismo (L4 f26v) # Em os 9 dias o mez de novembro de 1689 annos eu Antonio de Freytas Teixeira vigario nesta igreja de Sancta Maria Magdalena baptizei e puz os sanctos oleos a MATHIAS filho de FRANCISCO DE FLORENÇA e de sua molher BREITIZ PEREIRA meos freguezes: foi padrinho Manoel Gomes Graces (...) que comigo asignou este dia e era ut supra \\ O vigario Antonio de Freytas.
  F vi Brásia de Florença was born in 1693 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 8 Feb 1693 in Igreja de St. Maria Madalena.

Batismo (L4 f35v) # Em os 8 dias do mes de fevereiro de 1693 annos eu Antonio de Freytas Teixeira vigario nesta igreja de Sancta Maria Magdalena baptizey, e pus os sanctos olios a BRAZIA filha de FRANCISCO DE FLORENÇA, e sua molher BEATRIZ PEREIRA meos freguezes: foy padrinho Lourenço da Silva filho de João Rodrigues da Sylva tambem freguez de que fiz este que asigney hoje era ut supra \\ O vigario Antonio de Freytas Teixeira \\ Lourenço da Silva.
  F vii Antonia de Florença was born in 1696 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 1 Oct 1696 in Igreja de St. Maria Madalena.

Batismo (L4 f48) # Em o primeiro de outubro de 1696 annos em auzencia derradeira do vigairo Antonio de Freytas Teixeira nesta igreja de Sancta Maria Magdalena eu o padre Amaro de Britto de Velloza bautizei e pus os sanctos olios a ANTONIA filha de FRANCISCO DE FLORENÇA e BREITIZ PEREIRA sua molher foy padrinho o douctor Antonio Correia Barboza, que comigo asignou era asima \\ O padre Amaro de Britto de Velloza \\ Antonio Correia Barboza.
  F viii Dionísia de Florença was born in 1699 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 28 Apr 1699 in Igreja de St. Maria Madalena.

Batismo (L4 f55) # Em os 28 de abril de 699 eu Daniel Gonçalves Jardim vice vigario desta igreja baptizey a DIONYZIA filha de FRANCISCO DE FLORENÇA e de sua molher BREATIZ PEREIRA, desta foram padrinhos Joaõ Rodrigues da Sylva, e Francisca do Espirito Sancto em certeza, de que me asigno este. Era dia mez, e anno ut supra \\ Joaõ Rodrigues da Silva \\ Daniel Gonçalves Jardim.
  M ix Diogo de Florença was born on 20 Oct 1702 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 22 Oct 1702 in Igreja de St. Maria Madalena.

Batismo (L4 f67) # Em os 22 dias do mez de 8bro de 1702 baptizey hum minino nascido em os 20 do ditto mez filho de FRANCISCO DE FLORENÇA e sua molher BREYTIS PEREIRA meus freguezes ao qual puz os sanctos olios, e fiz os exorcismos, pondo por nome DIOGO: foy padrinho o senhor capittam Diogo de Freytas Faria, que comigo asignou este dia, era ut supra \\ O padre Diogo de Freitas de Faria \\ O vigario Antonio de Freytas Teixeira.
  M x José de Florença was born on 2 Jun 1705 in Madalena do Mar, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 8 Jun 1705 in Igreja de St. Maria Madalena.

Batismo (L4 f76) # Em os 8 dias do mez de junho de 1705 baptizey, e pus os sanctos olios a hum minino nascido em os dous do ditto mez, filho de FRANCISCO DE FLORENÇA, e sua molher BREYTIS PEREIRA meus freguezes, o qual fiz os exorcismos pondo por nome JOZEPH: foy padrinho Jozeph da Costa e Sylva que comigo asignou era dia ano ut supra \\ O vigario Antonio de Freytas Teixeira \\ Jozeph da Costa e Silva.

ANTONIO Pereira Bello [Parents] was born in 1684 in Estreito da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 10 Dec 1684 in Igreja de Nossa Senhora da Graça do Estreito da Calheta. He died after 1745 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married MARIA DOS SANTOS Rodrigues Briam on 17 Feb 1706 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos dez dias do mês de d(ezemb)ro de mil seis sentos e oitenta e quatro annos eu o cura desta igr(ej)a baptizei e pus os s(anc)tos óleos a ANTONIO fi(lh)o de ANT(ONI)O P(EREI)RA e de sua m(olh)er ANNA RO(DR)I(GUE)S e forao padrinhos Seb(asti)am Sard(inh)a e madrinha Maria Sard(inh)a todos desta freguesia de q(ue) fiz este termo era ut supra. O cura M(ano)el F(e)r(nande)s Serão. De Sebastião Sardinha.

Casamento (L1031 f8v) # Enos 17 dias do mês de fev(erei)ro do anno de 1706, depois de corridos os banhos [tudo] na forma dos sagr(ado) conc(ílio) trid(entino) receby e dey os banhos a ANT(ONI)O PE(REY)RA f(ilh)o de ANT(ONI)O PE(REY)RA BELLO e de sua m(olh)er ANNA DIAS da freg(uesi)a [do Estreito da Calheta] com M(ARI)A DOS SANTOS f(ilh)a de M(ANO)EL RO(DR)I(GUE)S BRIANDO, e de sua m(olh)er M(ARI)A C(THERIN)A RO(DR)I(GUE)S, e foy padr(inh)o o capp(itam) Gaspar (...) q(ue) comigo asignou supra dia, mês, anno. O vig(a)r(i)o Bento Gomes. Gaspar (...).

MARIA DOS SANTOS Rodrigues Briam [Parents] was born in 1675 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 25 Apr 1675 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She died after 1745 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married ANTONIO Pereira Bello on 17 Feb 1706 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batismo # Enos vinte e sinco dias do mês de abril de mil seisentos e setenta e seis annos, baptizou em minha lisença digo baptizou subconditione em minha lisença o reverendo padre Mathias Ferreira a MARIA filha de MANOEL RODRIGUES e de sua molher MARIA RODRIGUES fui eu seu padrinho que sou reverendo vigário desta igreja que ma asignei Hera ut supra. O padre Mathias Ferreira // o doutor Amaro Gomes Correa que foi padrinho deste baptizado.

They had the following children:

  F i Ana Pereira Bello was born on 17 Oct 1706 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 5 Nov 1706 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos cinco dias do mes de novembro de mil sete sentos e seis eu Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja baptizei a ANNA filha de ANTONIO PEREYRA BELLO e de sua mulher MARIA DOS SANTOS e nasceu este menina em trinta do mês asima e foi seu padrinho Antonio Francisco que comigo asignou dia mês e anno ut supra // o vigário Bento Gomes Ferreira // Antonio Francisco de Torres.
  M ii Manoel Pereira Bello was born on 10 Feb 1710 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 19 Feb 1710 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos dezanove dias do mes de fevereiro de mil sete sentos e dez eu Bento Gomes Ferreira vigário desta igreja de Sam Bras do Arco baptizei a MANOEL filho de ANTONIO PEREIRA (BELLO) e de sua mulher MARIA DOS SANTOS e nasceu dez do dito mes foi seu padrinho o padre Amaro Linhares Maya que comigo asignou dia mês e anno ut supra // o vigário Bento Gomes Ferreira // Antonio Maya Linhares.
  M iii José Pereira Bello was born in 1712/1714 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal.

Nota: Foi padrinho de sua sobrinha Antonia (F5.N3).
  F iv Antonia Pereira Bello was born on 6 Apr 1716 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 12 Apr 1716 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos doze dias do mês de abril do anno de mil sete sentos e dezasseis eu o padre Manoel Dias Ramos nesta igreja de Sam Bras do Arco da Calheta nella baptizei ANTONIA que nasceu em seis do dito mês filha de ANTONIO PEREIRA BELLO e de sua mulher MARIA PEREIRA foi seo padrinho Francisco Rodrigues preto que comigo asignou de que fiz este termo era ut supra // o padre Manoel Dias Ramos // de Frâncico Rodrigues Preto hum signal de cruz.
  M v JOÃO Rodrigues Bello
  M vi Antonio Pereira Bello was born on 22 Oct 1723 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 1 Nov 1723 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Eno primeiro dia do mês de novembro de mil sete centos e vinte e tres annos, eu o padre Antonio Ferreira Resenda vigário desta igreja de Sam Bras do Arco da Calheta nella baptizei a pus os santos óleos a ANTONIO que nasceu em vinte dois do mesmo mês filho de ANTONIO PEREIRA BELLO e de sua mulher MARIA DOS SANTOS, meos fregueses e moradores na Lombada do Loreto foi seo padrinho Antonio de Amim Barreto que comigo asignou este termo dia, mês, e anno ut supra // o vigário Antonio Ferreira Resenda // o Antonio de Amim Barreto.
  F vii Joséfa Pereira Bello was born on 20 Mar 1727 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 25 Mar 1727 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos 25 de mar(ço) de 1727 eu o vig(a)r(i)o abayxo asignado baptizey e pus os Santo óleos a JOSEPHA que nasceo a 20 do d(i)to mês f(ilh)a de ANTONIO PE(REY)RA BELLO e de sua m(olh)er M(ARI)A DOS SANTOS, netta pela p(ar)te paterna de ANT(ONI)O PE(REY)RA BELLO e de sua m(olh)er ANNA DIAS e pela parte materna neta de M(ANO)EL RO(DR)I(GUE)S BRIANDO, e de sua m(olh)er M(ARI)A C(ATHERI)NA foi padr(inh)o Franc(isc)o Homem Vicente q(ue) comigo asignou este termo no q(ue) pus hoje era, mês, e anno ut supra. O vig(a)r(i)o p(a)dre Thomé da Costa Barretho. Francisco Homem Vicente.
  M viii Francisco Pereira Bello was born on 3 Jan 1730 in Lombada do Loreto no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 7 Jan 1730 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta.

Batizado # Enos sétimo dias do mês de jan(eiro) de mil sette sentos e trinta annos eu o vig(a)r(i)o abaixo asignado baptizei e puz os santos óleos a FRANC(ISCO), que nasceo a três do d(i)to mês f(ilho) l(egítimo) de ANT(ÓNIO) P(EREYR)A BELLO e de sua mulher M(ARI)A DOS SANTOS, netto pela parte paterna de ANT(ÓNIO) PER(REYRA) BELLO e de sua mulher ANNA DIAS, pela parte materna netto de M(ANO)EL RO(DR)I(GUE)S BRIANDO, e de M(ARI)A C(ATHERIN)A, sua m(olh)er. Foi pad(rinho) o cura Fran(cis)co Homem Vicente, M(ano)el de Freitas da Sylva testemunhou (...) asignou comigo este termo. Era ut supra. Manoel de Freitas da Sylva. Francisco Homem Vicente.

Nota: Foi padrinho de seu sobrinha Isabel (F5.N7).

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index