Uma Teia de Famílias


FLORENTINO Tomás da Silva was born about 1810 in Estado do Rio de Janeiro, Brasil. He died after 1875 in Estado do Rio de Janeiro ou Minas Gerais, Brasil. He married ROSA MARIA da Conceição.

Viveu em Santo Antônio de Pádua no RJ, onde registrou uma fazenda:

(L80 1854-1757 f7v # 23) # Abaixo asignado FLORENTINO THOMAS DA SILVA em observancia do artigo 11 do Decreto no 1318 de 30 de Janeiro de 1857 declara que possue nesta freguesia de Santo Antonio de Padua no lugar denominado Serra Bonita (1), uma fazenda denominada Lage, a qual devide pelo lado de baixo João José de Sousa Lima e pelo lado de cima com João Gonsalves de Moraes e Jose Antonio da Silva o qual aqui descripta e confrontada faz parte da Fazenda do abaixo asignado. Freguesia de Santo Antonio 15 de Dezembro de 1855. Arogo de FLORENTINO THOMAS DA SILVA Jose Gonsalves Barroso Junior \\ O vigario Joaquim Pereira Carvalho.

Esta é a declaração dos vizinhos de Florentino e que dão mais dados sobre a fazenda que possuia:

(L80 1854-1757 f18v # 78) # Eu abaixo asignado Joaõ Gonsalves de Moraes em observancia do artigo 11 do Decreto no 1318 de 30 de janeiro de 1854 declaro que possuo nesta Freguesia de Santo Antonio de Padua no lugar denominado Ribeiraõ do Bom Retiro uma Fazenda denominada Lage aqual devide Vallaõ abaixo com FLORENTINO THOMAZ DA SILVA athe alto da serra e portraz da dita serra com terras dos herdeiros do finado Feliciano Rodrigues da Silva seguindo vallão do Bom Jardim, acima com Antonio Jose de Abreu, Jose Ribeiro de Almeida, Joaquim da Cunha Motta, Francisco Jose da Conceição, e ainda com Joaquim da Cunha Motta seguindo a divisa a encontra com a devisa do Alf. Miguel José de Farias, pelo alto da serra com Francisco Ilhéo e Jose Gonsalves Barroso Junior, segue atravessar o ditto vallão do Bom Retiro a encontrar com a divisa de Jose Antonio da Silva segue se encontrar com a divisa de FLORENTINO THOMAS DA SILVA a qual aqui descripta e confrontada por parte da fazenda do abaixo asignado a Fazenda da Lage 16 de Abril de 1856. Por João Gonsalves de Moraes Francisco de Paula da Encarnaçaõ.

Como se lê nos dois registros, a Fazenda Lage pertencia a vários donos, além do Florentino, havia João José de Sousa Lima, João Gonçalves de Morais e Jose Antônio da Silva. A referencia à fazenda não existe mais, conforme mostra a Carta Topográfica do IBGE 1:50.000 denominada de Recreio (Ct-IBGE). As descrições dos limítrofes são um tando quanto vagas para permitir uma delimitação segura do sítio de posse de Florentino. Da descrição feita pelo Alf. Miguel José de Faria, sua fazenda seria a atual Faz. Bom Jardim na Ct-IBGE. Já a de José Gonçalves Barroso Jr. chamava-se Faz. Bom Retiro, e que pode ser a Faz. Retiro no mesmo mapa. A Faz. Bom Retiro fazia limite pela parte de “baixo”, i.e. rio abaixo, com as terras de João Gonçalves de Morais, portanto a Faz. Lage, e na “parte de cima por vertente” com a Faz. Bom Jardim. Esta descrição parece confirmar que a atual fazenda Retiro seja a antiga Bom Retiro.
Então, o Valão do Bom Retiro seria o riacho que passa em frente à sede da Faz. Retiro na Ct-IBGE. E a fazenda da Lage ficaria na margem oposta indo deste riacho, passando pelo val do Ribeirão do Bom Jardim e subindo a Serra do Bom Jardim na fronteira com MG. O limiar ficaria no topo do morro com cota de 350 metros no lugar nomeado Bom Jardim no mesmo mapa No lado oposto ficaria as terras dos herdeiros de Feliciano Rodrigues da Silva.

Possivelmente ainda viviam quando do falecimento de sua filha Zeferina por volta de 1875. Certamente se mudaram de St. Antônio de Pádua algum momento após a filha Zeferina ter falecido, pois não encontrei o óbito deles para o período de 1842 a 1901. Como o neto do casal, Francisco, viveu um tempo em Recreio, talvez tenham se mudado para lá, onde faleceram.

(1) Esta Serra é limítrofe entre o RJ (município de St. Antônio de Pádua) e MG (municípios de Recreio, Pirapetinga e Palma).

Poderia ser parente de José Tomás da Silva cc Ana Maria, nat. de MG. Esta família foi estudada por Marco Polo T. Dutra P. Silva: http://marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/fam_itaoc_rj.shtml

ROSA MARIA da Conceição was born about 1810 in Estado do Rio de Janeiro, Brasil. She died after 1875 in Estado do Rio de Janeiro ou Minas Gerais, Brasil. She married FLORENTINO Tomás da Silva.

Houve uma Rosa Maria da Conceição fa João Bernardo Pinto Homem cc Joana Francisca da Conceição por volta de 1800. Esta Rosa teve terras herdadas dos pais em São Fidelis, na região dos Dois Rios. Mas esta Rosa faleceu solteira em S. Fidélis em 16/08/1859.

They had the following children:

  F i ZEFERINA MARIA DA CONCEIÇÃO da Silva
  M ii José Tomás da Silva was born in 1848 in St. Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil. He was christened on 27 Aug 1848 in Igreja de St. Antônio de Pádua.

Batimos (L.A2 33v)

Felicíssimo Vital de Morais Junior [Parents] was born about 1830 in Conceição da Boa Vista em Recreio, Minas Gerais, Brasil. He married CAROLINA JACINTA de Jesus on 7 Mar 1906 in Igreja de NS da Conceição da Boa Vista em Recreio.

Casamento (L4A f122) (e-mail: Nilza Cantonia - 06/05/2020).

CAROLINA JACINTA de Jesus was born in 1849 in Sumidouro, Rio de Janeiro, Brasil. She died after 1906 in Conceição da Boa Vista em Recreio, Minas Gerais, Brasil. She married Felicíssimo Vital de Morais Junior on 7 Mar 1906 in Igreja de NS da Conceição da Boa Vista em Recreio.

Other marriages:
Viveiros Branco, JOSÉ

Carolina seguramente se casou ainda em tenra idade. No registro de seu segundo casamento, ocorrido em 1906, porém já unida a seu segundo marido pelo menos desde 1881, consta que ela nasceu em 1849 em Sumidouro/RJ. (e-mail: Nilza Cantonia - 06/05/2020).

Filiação sugerida.

They had the following children:

  F i Querina Inácia de Jesus Vital de Morais was born in 1880/1881 in Conceição da Boa Vista em Recreio, Minas Gerais, Brasil.

Casou-se em 1911 em Conceição da Boa Vista em Recreio (e-mail: Nilza Cantonia - 06/05/2020).

Felicíssimo Vital de Morais was born about 1800 in Estado de Minas Gerais, Brasil.

He had the following children:

  M i Felicíssimo Vital de Morais Junior

Otacílio Zeferino Marquês [Parents] was born on 24 Jan 1929 in Mimoso do Sul, Espírito Santo, Brasil. He died in 2017 in Estado do Espírito Santo, Brasil. He married Living.

Living


Manoel Monteiro França [Parents] was born in 1791 in Cunha, São Paulo, Brasil. He married Teodora Miquelina de Jesus Gonçalves Cruz on 18 Jun 1825 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

DATA: 18-06-1825:20h LOCAL: Igreja de St. Antônio LIVRO: L8 f048v NOIVOS: Alf. Manoel Monteiro França, nat. de Cunha (SP), e Teodora Miquelina de Jesus, nat. de Guaratinguetá PAIS DO NOIVO: Manoel Monteiro Ferraz de Barros (++) e Ana Galvão França (++) PAIS DA NOIVA: NCT [Cap. João Gonçalves Cruz e Teodora Gonçalves] NOTA: A noiva é viúva do Alf. Bento José Marques (L6 f063 1809), sepultado na Igr. de S. Francisco de Paula na Côrte do Rio de Janeiro.

Teodora Miquelina de Jesus Gonçalves Cruz [Parents] was born in 1790/1795 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. She married Manoel Monteiro França on 18 Jun 1825 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

Other marriages:
Marques, Bento José


Bento José Marques [Parents] was born in 1785/1790 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. He died before 1825 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Teodora Miquelina de Jesus Gonçalves Cruz on 26 Jan 1809 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

DATA: 26-01-1809:14h LOCAL: Na residência do Cap. João de Meireles Freire LIVRO: L6 f063 NOIVOS: Alf. Bento José Marques, nat. de S. José (MG), e Teodora Gonçalves, nat. de Guaratinguetá PAIS DO NOIVO: Cap. Antônio Marques e Ana Tomásia da Motta PAIS DA NOIVA: Cap. João Gonçalves Cruz e Teodora Gonçalves NOTA: Teodora casou uma segunda vez em 1825 (L8 f048v).

Teodora Miquelina de Jesus Gonçalves Cruz [Parents] was born in 1790/1795 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. She married Bento José Marques on 26 Jan 1809 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

Other marriages:
Monteiro França, Manoel


Antônio Marques was born about 1760 in Estado de São Paulo, Brasil. He married Ana Tomásia da Motta.

Foi Capitão em Guaratinguetá.

Ana Tomásia da Motta was born about 1760 in Estado de São Paulo, Brasil. She married Antônio Marques.

They had the following children:

  M i Bento José Marques

Salvador Monteiro was born about 1760 in Estado de São Paulo, Brasil. He married Ana Francisca.

Ana Francisca was born about 1760 in Estado de São Paulo, Brasil. She married Salvador Monteiro.

They had the following children:

  M i João Monteiro Alves

Manoel Joaquim de Morais was born about 1790 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. He died before 1825 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. He married FRANCISCA DE PAULA de Andrade.

FRANCISCA DE PAULA de Andrade was born in 1795/1800 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. She died after 1865 in Silveiras, São Paulo, Brasil. She married Manoel Joaquim de Morais.

Other marriages:
Barbosa de Lima, ANTÔNIO


José Barbosa de Lima [Parents] was born in 1777/1782 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. He married Ana Francisca da Conceição Bettencourt on 14 May 1802 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

DATA: 14-05-1802:10h LOCAL: Igreja de St. Antônio LIVRO: L5 f061v NOIVOS: José Barbosa de Lima, nat. de Guaratinguetá, e Ana Francisca da Conceição, nat. de Pindamonhangaba (SP) PAIS DO NOIVO: José Barbosa de Lima (++) e Maria Josefa de Jesus, nts. de Guaratinguetá PAIS DA NOIVA: Ângelo José Bettencourt (++) e Helena Soares Leite (++) NOTA: NCI de 3º de consanguinidade. O noivo n.p. de Onofre Jorge de Lima e Catarina de Sene e n.m. de Manoel da Costa Vilasboas (++) e Maria Josefa de Jesus (++). A noiva n.p. de Manoel José Bettencourt (++) e Ana do Rego (++) e n.m. de Sebastião Machado (++) e Quitéria (++).

Ana Francisca da Conceição Bettencourt [Parents] was born in 1777/1782 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. She died before 1802 in Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. She married José Barbosa de Lima on 14 May 1802 in Igreja de St. Antonio de Guaratinguetá.

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index