Uma Teia de Famílias


Living

Living [Parents]

They had the following children:

  M i Living

Living [Parents]

Living

They had the following children:

  F i Living
  F ii Living

Manoel Gomes Barbio [Parents] was born on 3 Nov 1892 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died in 1984 in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. He married Maria Cortês Campos in 1917/1918 in (Distrito de Serrinha).

Registro de nascimento # Aos quatro dias do mez de dezembro do anno mil oitocentos e noventa e dois, neste districto de Joam de Cordeiro do termo e commarca de Cantagalo em meu cartório compareceu MANOEL GOMES BARBIO, natural da freguesia do Arco da Calheta na ilha da madeira, analphabeto, lavrador, rezidente na fazenda Ribeirão Dourado neste distrito, filho legitimo de FRANCISCO GOMES BARBIO e RITTA DE JESUS rezidente neste mesmo districto, cazado na cidade de Cantagalo com MARIA DE JESUS natural da dita freguesia e ilha acima dita, analphabeta, rezidente neste districto em companhia do declarante, filha legitima de ANTONIO RODRIGUES ARRAIOL rezidente neste districto e FRANCISCA DE JESUS já falecida, e declarou que sua mulher deu a luz no dia trez do corrente (anterior) a meia noite uma criança do sexo masculino que se chamará MANOEL GOMES BARBIO. Do que para constar lavrou este termo que vai assignar por João Frederico de Figueiredo a rogo do declarante por ser analphabeto. Leu José Gritter Junior escrivão de Paz que escreveu. José Gritter Junior. João Frederico de Figueiredo. Firmino Vieira Rangel J(uni)or. (Geronimo) Ferreira de Moura.

Manoel casou-se com Maria Cortês Campos, em Serrinha, e foi morar em Resplendor. Nos anos 1950, foi morar em Belo Horizonte, onde faleceu com noventa e dois anos, em 1984.

Maria Cortês Campos was born about 1890 in Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro, Brasil. She married Manoel Gomes Barbio in 1917/1918 in (Distrito de Serrinha).

They had the following children:

  F i Irêne Gomes Balbio was born in 1919/1920 in Independência (Boa Esperança) em Resplendor, Minas Gerais, Brasil. She died after 1980 in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  M ii Ilton Gomes Balbio was born in 1922/1923 in Independência (Boa Esperança) em Resplendor, Minas Gerais, Brasil. He died in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  F iii Living
  F iv Iraci Gomes Balbio was born in 1926 in Independência (Boa Esperança) em Resplendor, Minas Gerais, Brasil. She died on 28 Jun 2004 in Independência (Boa Esperança) em Resplendor, Minas Gerais, Brasil.
  F v Living
  F vi Living

José Pimentel da Silva [Parents] was born in 1882 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died before 1947 in (Cantagalo), Rio de Janeiro, Brasil. He married Maria de Jesus Gomes Barbio on 16 Mar 1914 in Cartório de Cantagalo.

Other marriages:
da Silva, Eugênia Augusta

Primeiro Casamento (L5 f158v #192), teve por testemunhas Manoel Lourenço Pontes, Joaquim Antonio de Freitas Neto. Nesta certidão, José consta com tendo 26 anos de idade.

imagem (https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-69C9-6X9?i=163&cc=1582573)

Segundo Casamento (L6 f142v #168) # Aos dezeseis dias do mez de março do anno de mil novecentos e quatorze, n'esta cidade de Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, em cartorio, as dez horas da manhã, prezente o segundo juiz de paz, capitão Januario Pinto de Freitas Junior, commigo, escrivão do cargo, abaixo, nomeado; ahi, pelo dito juiz foi lido em acta reza o artigo setimo e seus paragraphos do decreto numero cento e oitenta e hum, de vinte e quatro de janeiro de mil oitocentos e noventa e sendo consultado aos nubentes, principiando pela mulher, se tinhão algum impedimento parentesco ou constrangimento, sobre o casamento, respondendo ambos negativamente, receberam-se em matrimonio pelo regimen commum JOSÉ PIMENTEL DA SILVA e MARIA GOMES BRABIO, ambos naturaes deste Estado e rezidentes neste districto; o primeiro tendo vinte e oito anno de idade lavrador viuvo de EUGENIA AUGUSTA DA SILVA, brazileira, fallecida no Districto de Cordeiro, deste municipio filho de ANTONIO PIMENTEL DE CARVALHO, portuguez, fallecido, e de MARIA JULIA DA SILVA, portugueza, rezidente no districto de Cordeiro; a segunda tendo vinte e dois annos de idade, do serviço domestico, solteira, filha de MANOEL GOMES BRABIO e de MARIA DE JESUS, portuguezes, residentes no Districto de Cordeiro. Achavam prezentes as testimunhas João Dias da Silva, e José Manoel de Assis, ambos brazileiros, cazados, lavradores e residentes neste municipio. De que para constar lavrei este termo que, depois de lido assignão todos; sendo a rogo da nubente, por não saber ler e nem escrever o cidadão Anibal Francisco Lima. Eu, Guilherme de Faria Salgado, escrivão, que escrevei. \\ Januário Pinto de Freitas Junior \\ José Pimentel da Silva \\ Annibal Francisco Lima \\ João Dias da Silva, brazileiro 54 annos cazado lavrador rezidente neste districto \\ José Manoel de Assis brazileiro, 39 annos casado lavrador rizidente no districto de Cordeiro.

Imagem (https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-69C9-4KZ?i=145&cc=1582573)

Maria de Jesus Gomes Barbio [Parents] was born on 5 May 1891 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died before 1947 in (Cantagalo), Rio de Janeiro, Brasil. She married José Pimentel da Silva on 16 Mar 1914 in Cartório de Cantagalo.

Nascimento # Aos cinco dias do mez de maio de mil oitocentos e noventa e um nesta villa de Cordeiro e Districto do mesmo nome, Estado do Rio de Janeiro em meu cartorio compareceu MANOEL GOMES BRABIO, natural da freguesia do Arco da Calheta, ilha da Madeira, Reino de Portugal, lavrador, analphabeto e rezidente neste Municipio; filho legitimo de FRANCISCO GOMES BRABIO e RITTA DE JESUS, rezidente neste municipio de Cordeiro, cazado com MARIA DE JESUS, natural da mesma freguesia e ilha acima dito (...) é analphabeta e rezidente em companhia de seu marido, filha legitima de ANTONIO RODRIGUES ARRAYOL, e FRANCISCA DE JESUS, já falecida na mesma ilha; declarou que sua espoza deu a luz a uma criança do sexo feminino no dia cinco do corrente e que se chamará MARIA DE JESUS. Do que para constar lavrei o prezente termo em que assigna o declarante sendo a seu rogo por não saber ler nem escrever, Arthur Leão Soares Teixeira commigo e as testimunha prezentes.E, eu José Gritter Junior escrivão do Registro Civil que escrevi e assigno. José Gritter Junior. Arthur Leão Soares Teixeira. (....) José Baptista. Augusto Pires da Silveira.

Das poucas histórias que sei, conta-se que teria expulsado a filha Maria de Jesus, chamada de Mana pelos mais velhos. Segundo o que me foi dito, Maria teria sido expulsa de casa por estar namorando um homem que Manoel não aprovava. Sei agora que ela se casou com José Pimentel da Silva em 1914 e permaneceu morando na região de Cordeiro. Segundo Dejanira (tia Dêja), a última notícia dela se deu quando do inventário feito por ocasião da morte do pai, em 1920, quando ela apareceu para receber sua parte na partilha. Ela não sabia o nome do marido de Mana, somente o sobrenomo: Pimentel. Depois do inventário, Mana voltou para Cordeiro e a família, pelos menos, os sobrinhos e sobrinhos netos dela se esqueceram. A informação passada por tia Dêja foi em 2010. Já em 2018, finalmente localizei a certidão de casamento de Mana em Cordeiro, além de casamentos de seus filhos ocorridos no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias na Baixada Fluminense. Tanto Mana quando o seu marido já eram falecidos em 1947 quando um dos filhos se casou. Não sei ao certo o local do óbito, pode ter sido em Cantagalo.

They had the following children:

  M i Living
  F ii Living

Antônio Gomes Barbio [Parents] was born on 26 Oct 1894 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died on 26 May 1982 in São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. The cause of death was septicemia, pneumonia e acidente cardiovascular celebral. He was buried on 27 May 1982 in Cemitério de São Miguel em São Gonçalo. He married Conceição Maria de Sousa in 1915/1920.

Registro de nascimento (#129) # Aos vinte e sete dias do mez de Outubro do anno de mil oitocentos e noventa e quatro, n`este districto de Cordeiro, termo e comarca de Cantagallo, estado do Rio de Janeiro, em meu cartório, compareceu MANOEL GOMES BARBIO, portuguez, lavrador, residente em terras da fazenda do Ribeirão Dourado, n`este districto, filho legitimo de FRANCISCO GOMES BARBIO e de RITA DE JESUS, portuguezes, casado em Cantagallo com MARIA DE JESUS de nacionalidade portugueza, mora em companhia de seu marido, filha legitima de ANTONIO RODRIGUES ARRAIOL e de FRANCISCA DE JESUS, e declarou: Que sua mulher deu a luz no dia vinte e seis do corrente, as duas horas da noite uma criança do sexo masculino que terá o nome de ANTONIO: Do que para constar lavrei este termo que vai por mim assignado, pelo declarante e as testemunhas presentes. Eu João Frederico de Figueiredo, escrivão interino que escreveu. João Frederico de Figueiredo. Manoel Gomes Barbio. João Pereira de Lemos. José Procópio (....).

Antônio era o terceiro mais velho dos filhos, ele nasceu em 1894 e casou-se com Conceição Maria de Sousa em Serrinha. Após a morte do pai, mudou-se com os irmãos para Resplendor, em Minas Gerais, onde permaneceu até 1958, mudando-se para Colatina (Espírito Santo), para morar próximo ao irmão João. Mas logo em seguida foi para São Gonçalo, no bairro do Gradim, onde veio a falecer na em 25 de Maio de 1982 no Hospital de São Gonçalo, em consequência de uma septicemia, pneumonia e acidente vascular cerebral

Óbito # Aos vinte e sete de Maio de mil novecentos e oitenta e dois (1982) nesta Cidade e Comarca de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro em meu Cartório Compareceu José Gomes Fernandes, brasileiro, desquitado, Eletricista - Macremeir - 18 - Columb digo, Columbandê, n/d apresentou um atestado de óbito firmado: Dr. Cures de Azevedo declarou que em conseqüência de Septicemia, pneumonia, acidente vascular cerebral no dia 26-05-1982 a 16:00 horas em Pronto Socorro Municipal de São Gonçalo - n/d faleceu ANTONIO GOMES BARBIO natural deste Estado do sexo masculino de cor - profissão lavrador Estado Civil solteiro residente na rua Cremia 18 - Colubandê com 82 anos de idade filho de MANOEL GOMES BARBIO e MARIA DE JESUS. O falecido não deixou bens a enventariar e deixou quatro filhos maiores. O sepultamento será feito no cemitério de São Miguel. Observações --. Nada mais declarou lido e achado conforme assinam [ilegivel] José Gomes Fernandes.

Conceição Maria de Sousa was born about 1895 in Estado do Rio de Janeiro, Brasil. She died before 1982 in Estado do Rio de Janeiro, Brasil. She married Antônio Gomes Barbio in 1915/1920.

They had the following children:

  M i Living
  F ii Maria Gomes Balbio
  M iii José Gomes Balbio was born in 1926 in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. He died on 2 Mar 2004 in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  M iv Living
  M v Ary Gomes Balbio

José Emídio was born about 1940 in Estado do Rio de Janeiro, Brasil. He died about 2005 in Estado do Espírito Santo, Brasil. He married Living.

Living [Parents]


Manoel Pereira [Parents] "Maneco" was born in 1896/1897 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died in May 1963 in São Paulo, São Paulo, Brasil. He married Cristina de Jesus Gomes Barbio in 1930/1935 in Distrito de Serrinha.

Nota: Faleceu enquanto visitava sua filha em São Paulo.

Cristina de Jesus Gomes Barbio [Parents] was born on 10 May 1902 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died on 1 Jun 1990 in Inhauma no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married Manoel Pereira in 1930/1935 in Distrito de Serrinha.

Registro de nascimento (#10) # Aos vinte dias do mez de maio de mil novecentos e dous, neste districto de paz de Cordeiro, termo de Cantagallo, estado do Rio de Janeiro, neste cartório compareceu MANOEL GOMES BRABIO, portuguez, residente na fazenda Ribeirão Dourado, neste distrito, filho legitimo de FRANCISCO GOMES BRABIO, já fallecido e RITA DE JESUS, portugueza, rezidente neste districto, cazado em Cantagallo com MARIA DE JESUS, portuguezes, filha legitima de ANTONIO RODRIGUES ARRAIOL, portuguez rezidente neste districto e FRANCISCA GOMES DE JESUS, portugueza, já fallecida, cazado digo fallecida e declarou que sua mulher dia dezasses do corrente mez, às nona horas da manhã deu á luz a uma criança do sexo feminino que se chamará CHRISTINA DE JESUS. Do que para constar lavrou este termo que assigna commigo o declarante as presentes testemunhas. Eu Antonio Pires Velloso, escrivão que escrevi. Antonio Pires Velloso. Manoel Barbio digo Manoel Gomes Barbio.Antonio Ribeiro (....).

Cristina casou-se com Manoel Pereira, filho de José Januário Pereira, meu bisavô, em Serrinha, distrito de Bom Jesus do Itabapoana. Ela foi para Belo Horizonte, mas também deve ter morado em São Paulo e no Espírito Santo. Ela teve três filhas: Maria José (N1); Maria da Penha (N2); Abigail (N3). Tia Cristina, que tive a sorte de conhecer, veio a falecer na cidade em Inhaúma no Rio de Janeiro em 01 de junho de 1990. Quando da morte de tio Daniel, eu, meus pais e tio Chico fomos informá-la da morte do irmão. Na ocasião, ela me contou que se lembrava que, na porta de sua casa em Serrinha, havia um caramanchão de flores muito bonito e que ela adorava. Uma simples lembrança que agora fica aqui registrada para sempre. Quando tia Cristina e tio Chico se despediram choraram a morte do irmão, recuperando velhas memórias que só eles compartilhavam.

They had the following children:

  F i Living
  F ii Living
  F iii Living

Joaquim Pereira [Parents] was born in 1898/1899 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died in 1960/1970 in São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. He married Palmira Gomes Barbio about 1935 in Distrito de Boa Esperança (?).

Palmira Gomes Barbio [Parents] was born on 19 Jan 1914 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died in 2005 in Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. She married Joaquim Pereira about 1935 in Distrito de Boa Esperança (?).

Registro de nascimento # Aos dezanove dias do mez de janeiro de mil novecentos e quatorze neste districto de Cordeiro, em o meu cartório compareceu MANOEL GOMES BRABIO, português, lavrador, proprietário, residente na sede deste districto, filho legitimo de FRANCISCO GOMES BRABIO e de RITA DE JESUS, portugueses, o primeiro fallecido e a segunda rezidente neste districto cazado com MARIA DE JESUS, portuguesa, filha legitima de ANTONIO RODRIGUES ARAIOLA e de FRANCISCA DE JESUS, portugueses fallecidos e declarou que sua mulher no dia de hoje as vinte e três horas deu a luz a uma criança de cor branca do sexo feminino que se chamará PALMYRA de que fará constar faço este termo que assigna commigo as testemunhas presentes e a rogo do declarante por não saber ler nem escrever Ranulpho Guimarães. Eu João Bellieni Salgado Official do registro civil que escrevi.. João Bellieni Salgado. Ranulpho Guimaraes. João Gouvêa de Magalhães. Antonio [Lameirinha].

Palmira casou-se com outro Pereira, Joaquim, em meados dos anos 1930 em Resplendor. Na década de 1940 também se mudou para São Gonçalo. Tia Palmira volta e meia ia à casa de minha mãe visitar os meus avôs. Ela morou bastante tempo no bairro de Santa Isabel, em São Gonçalo, junto de Maria. Posteriormente, nos anos 1980, ela mudou-se para Governador Valadares, em Minas Gerais, onde veio a falecer em 2005.

They had the following children:

  M i Living
  F ii Living
  F iii Living

João Gomes Barbio [Parents] was born on 4 Dec 1909 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died on 16 Apr 1996 in Colatina, Espírito Santo, Brasil. He married Living on 16 Apr 1942 in Igreja de Santa Teresinha no Distrito de Boa Esperança.

Registro de nascimento # Aos oito dias do mez de dezembro de mil novecentos e nove neste districto de paz de Cordeiro, Termo de Cantagallo, estado do Rio de Janeiro, neste cartório compareceu MANOEL GOMES BRABIO, portuguez, lavrador, residente neste districto filho legitimo de FRANCISCO GOMES BRABIO e RITA DE JESUS, portugueses, o primeiro fallecido e a segunda residente neste districto, casado neste Municipio com MARIA DE JESUS, portuguesa, de ocupação doméstica, filha legitima de ANTONIO RODRIGUES ARRAIOL, e FRANCISCA DE JESUS, portugueses já fallecidos e declarou que sua mulher no dia quatro do corrente às cinco horas da tarde deu a luz uma criança de cor branca do sexo masculino que se chamará JOÃO. Do que para constar faço este termo que assigna commigo o declarante e testemunhas presentes. Eu João Bellieni Salgado official do registro civil que escrevi. João Bellieni Salgado. Manoel Gomes Barbio. (....). João Magalhães.

João era muito ligado ao meu avô e a tio Chico e viviam se correspondendo. Ele se casou em Resplendor (Igreja de Santa Teresinha oo1942.IV.16) com Dejanira Martins de Oliveira (Rio de Janeiro *1924.II.17) filha de Aníbal Martins de Oliveira (Minas Gerais *1884, Resplendor +1934) e Maria Júlia de Araújo (Rio de Janeiro *~1885, Una 19--). Na década de 1960 mudou-se para Colatina, no Espírito Santo, onde nasceu a última filha e a mais nova das netas de Manoel. Com Dejanira, ele teve: Hermógenes (N1, *1943.IV.19); Senir (N2, *1946.X.24); Luzia (N3, *1948.XII.27); José (N4, *1952.I.10); Lucas (N5, *1953.X.02); Elma (N6, *1954.IX.13); Maria Augusta (N7, *1967.IX.23). Até a presente data (2010), Dejanira ainda vivia, sendo a última de sua geração. Tio João veio a falecer em 16 de abril de 1996.

Living [Parents]

They had the following children:

  M i Living
  M ii Living
  F iii Living
  M iv Living
  M v Living
  F vi Living
  F vii Living

Sebastião Santana was born in 1900/1905 in Estado de Minas Gerais, Brasil. He died in Independência (Boa Esperança) em Resplendor, Minas Gerais, Brasil. He married Carolina de Jesus Gomes Barbio in 1918/1924 in Distrito de Independência (?).

Carolina de Jesus Gomes Barbio [Parents] was born on 14 May 1905 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died in Independência (Boa Esperança) em Resplendor, Minas Gerais, Brasil. She married Sebastião Santana in 1918/1924 in Distrito de Independência (?).

Registro de nascimento (#565) # Aos vinte e dois dias do mez de maio de mil novecentos e cinco, neste districto de paz de Cordeiro termo de Cantagallo, estado do Rio de Janeiro, n`este cartório compareceu MANOEL GOMES BRABIO, português, lavrador, residente em terras da fazenda Ribeirão Dourado n`este districto, filho legítimo de FRANCISCO GOMES BRABIO, portuguez já falecido e RITA DE JESUS, portuguesa, residente neste districto, casado com MARIA DE JESUS residente em sua companhia, filha legitima de ANTONIO RODRIGUES ARRAIOL, portuguez, residente n`este districto e FRANCISCA DE JESUS, portuguesa, já falecida e declarou que sua mulher no dia quatorze do corrente mez, as duas horas do dia deu a luz uma criança de côr branca, do sexo feminino que se chamará CAROLINA DE JESUS BRABIO, do que para constar lanço este termo em que assigna comigo a rogo do declarante por não saber escrever Olympio José da Cruz e as testemunhas presentes. Eu José Candido Vieira de Souza, Escrivão de Paz e Official dos Registros Civil o escrevi.. José Candido Vieira de Souza. Olympio José de Souza. Sebastião Xavier de Lima. José Francisco (....) de Siqueira.

Carolina nasceu em 1905 em Cordeiro e se casou com Sebastião Santana, provavelmente em Resplendor. Com ele, ela teve ao menos três filhos: José (N1, *1920/5); Maria (N2, *1924/7); Florinda (N3, 1926/8). Faleceu provavelmente em Resplendor.

They had the following children:

  M i Living
  F ii Living
  F iii Living

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index