Uma Teia de Famílias


João de Agrela Nascimento was born in 1865/1875 in (...), Ilha da Madeira, Portugal. He married Maria de Jesus Gomes Barbio on 11 Feb 1893 in Paróquia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo.

Casamento (L3 59v).

Maria de Jesus Gomes Barbio [Parents] was born on 5 Jan 1873 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She was christened on 5 Jan 1873 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. She married João de Agrela Nascimento on 11 Feb 1893 in Paróquia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo.

batismo (L14 f2) # O presbytero Ricardo José de França Doria, vigário collado na egreja parochial de São Braz do Arco da Calheta, diocese de Funchal, P(ortug)al. Certifico in verbo sacerdotis que no livro decimo quarto dos baptisados do novo registro parochial desta egreja a folhas duas se acha o termo do theor seguinte: Aos cinco dias do mes de janeiro do ano de mil oito centos e setenta e três, n´esta egreja parochial de São Brás do Arco da Calheta, concelho da Calheta, diocese do Funchal, baptizei solemnemente um individuo do sexo feminino a quem dei o nome de MARIA, que nasceu n´esta freguesia às duas horas da tarde do dia vinte e oito do mes de Dezembro, próximo findo do anno de mil oito centos e setenta e dois, filha legítima, a primeira d´este nome, de FRANCISCO GOMES BRABIO, e de RITA DE JESUS, agriculttores, naturaes d´esta freguesia onde forão recebidos, parochianos da mesma e moradores no sítio do Pinheiro, neta paterna de FRANCISCO GOMES BRABIO e de ROSA DE JESUS, e materna d´AVÔ INCOGNITO e de JOANNA DE JESUS. Foi padrinho Francisco d´Andrade, lavrador, e madrinha Maria de Jesus, governo de sua casa, casados e moradores na Chada os quaes sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo o não assignarão por não saberem escrever. vigário Ricardo José de França Doria. Nada mais contem o referido termo a cujo original me reporto. Arco da Calheta, 30 de junho de 1886. vigário Ricardo José de França Dória. Reconheço a assignatura supra do reverendo Vigario Ricardo José de França Doria. Calheta, um de julho de mil oito centos e oitenta e seis. Este Test(emunh)o F(eit)o é M(en)são de verdade. O Tabelião Interino Francisco Cezar de Maciel e Silva. Recebí 40$;


Francisco Gomes Barbio Junior [Parents] was born on 17 Oct 1874 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 25 Oct 1874 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died in 1914/1917 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Vitória Pereira Sousa on 8 Aug 1896 in Cordeiro.

Batismo (L14 f27v) # O presbytero Ricardo José de França Doria, vigário collado na egreja parochial de São Braz do Arco da Calheta, diocese de Funchal, P(ortug)al. Certifico in verbo sacerdotis que no livro décimo quinto dos baptisados do novo registro parochial desta egreja a folhas trinta e sete verso se acha o termo do theor seguinte: Em os vinte e cinco dias do mes d´outubro do ano de mil oito centos e setenta e quatro, n´esta egreja parochial de São Brás do Arco da Calheta, concelho da Calheta, diocese do Funchal, baptizei solemnemente um individuo do sexo masculino a quem dei o nome de FRANCISCO, que nasceu n´esta freguesia a uma hora da manhã do dia desesete do corrente mes e anno, filho legítimo, primeiro deste nome, de FRANCISCO GOMES BRABIO, e de RITA DE JESUS, agriculttores, naturaes d´esta freguesia onde forão recebidos, parochianos da mesma e moradores no sítio do Pinheiro, neto paterno de FRANCISCO GOMES BRABIO e de ROSA DE JESUS, e materno d´AVO INCOGNITO e de JOANNA DE JESUS. Foi padrinho Francisco d´Andrade, lavrador, e madrinha Maria Rosa, governo de sua casa, casados e moradores na Chada os quaes sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo o não assignarão por não saberem escrever. vigário Ricardo José de França Doria. Nada mais contem o referido termo a cujo original me reporto. Arco da Calheta, 30 de junho de 1886. vigário Ricardo José de França Dória. Reconheço a assignatura supra do reverendo Vigario Ricardo José de França Doria. Calheta, um de julho de mil oito centos e oitenta e seis. Este Test(emunh)o F(eit)o é M(en)são de verdade. O Tabelião Interino Francisco Cezar de Maciel e Silva. Recebí 40$

Certidão negativa para a emissão do passaporte de Francisco # Diz FRANCISCO GOMES BRAVIO, natural do sítio do Pinheiro da freguesia do Arco da Calheta filho de FRANCISCO GOMES BRAVIO e de RITTA DE JESUS, que g(uar)da bem de seu direito, precisa mostrar a que a seu respeito constar do registro criminal dþesta Comarca da Ponta do Sol. Passe nos termos legaes. P(onta) do Sol, 5 de julho de 1886. P(eço) a v(ossa) ex(celen)cia d(outo)r Juiz de Direito que lhe deu foro. Arogo: o Solicitado. Roque Spinola do Amaral.

Attesto que dos boletins archivados nos registros criminaes dþesta comarca, nada consta contra o requerente FRANCISCO GOMES BRAVIO, filho de FRANCISCO GOMES BRAVIO e de RITTA DE JESUS, natural da Freguesia do Arco da Calheta. Registro criminal da comarca da Ponta do Sol, aos cinco de julho de mil oitocentos oitenta e seis. O escrivão interino encarregado do registro criminal. Jayme Cesar de Castro Pereira. Deste 300 reis que recebi. J. de C. Pereira.

Casamento # Aos oito dias do mez de Agosto de mil oitocentos e noventa e seis, neste districto de paz de Cordeiro no termo da comarca de Cantagallo, em a sala da junta districtal as onze horas da manhã presentes o primeiro juiz de paz e cidadão Luis Americo do Brasil Moraes commigo Cyriano Schweiger, escrivão ad hoc nomeado e as testemunhas João Figueira de Souza e José da Silva Coelho, lavradores residentes neste districto de Cordeiro; depois de haver o presidente lido o artigo sétimo e seus paragraphos e de haver perguntado aos contrahentes se algum delles tem algum dos impedimentos do referido no dito artigo, tendo recebido resposta negativa, recebem-se me matrimonio FRANCISCO GOMES BARBIO JUNIOR, de 21 anos de idade, portuguez, solteiro, residente neste districto, filho legitimo de FRANCISCO GOMES BARBIO e de RITA DE JESUS, portugueses, residentes neste districto, e VICTORIA PEREIRA DE JESUS, de 19 annos de idade, brasileira, natural do estado do Rio de Janeiro, solteira residente neste districto, filha legitima de JOÃO DE SOUZA COSTA, portuguez, fallecido e de MARIA PEREIRA DE JESUS, portugueza, residente neste districto; os quaes declararão neste acto que não são parentes entre si, e que não tem outro qualquer impedimento que os inhiba de casar-se um com o outro. Declararão mais que se casão sob o regimem commum de bens. Em firmeza do que eu escrivão ad hoc nomeado Cyriano Schweiger, lavro este termo que vai por todos assignado, sendo que assigna a rogo dos contrahentes que declararão não saber escrever João Drummond Junior, e a rogo da testemunha João Teixeira de Souza pelo mesmo motivo Manoel Matheus de Macedo, e a rogo da testemunha José da Silva Coelho pelo mesmo motivo Manoel da Matta. Eu Cypriano Shveitger escrivão nomeado que escrevi. O nome da 10 tes, digo, primeira testemunha é João Figueira de Souza e não João Teixeira de Souza. Eu Cyriano Schweiger, escrivão ad hoc noemado que escrevi. Luis Americo do Brasil Moraes. João Drummond Junior. M(ano)el de M. de Macedo. Manoel da Matta. Cyriano Schweiger, escrivão.

Vitória Pereira Sousa [Parents] was born in 1878/1879 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died after 1926 in Cordeiro (?), Rio de Janeiro, Brasil. She married Francisco Gomes Barbio Junior on 8 Aug 1896 in Cordeiro.

They had the following children:

  F i Rufina Gomes Barbio was born on 13 Oct 1900 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died in Rio de Janeiro (?), Brasil.
  F ii Virginia Gomes Barbio was born on 23 Jan 1903 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died on 9 Feb 1903 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She was buried on 10 Feb 1903 in Cemitério de Cordeiro.
  F iii Francisca Gomes Barbio was born on 8 Mar 1904 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died on 25 May 1909 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. The cause of death was Infecção Intestinal. She was buried on 26 May 1909 in Cemitério de Cordeiro.
  F iv Silvina Gomes Barbio
  M v João Gomes Barbio was born on 8 Oct 1908 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died in Rio de Janeiro (?), Brasil.
  M vi José Gomes Barbio was born on 12 May 1911 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died in Rio de Janeiro (?), Brasil.

Antonio Gomes Barbio Sobrinho [Parents] was born on 30 Aug 1880 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He was christened on 7 Sep 1880 in Igreja de São Brás do Arco da Calheta. He died in 1950/1954 in Riograndina em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. He married Maria dos Santos Silva on 30 Sep 1905 in Igreja da Santíssima Trindade de Cantagalo.

Other marriages:
Pereira, Maria dos Santos

Batismo (L21 f22v) # O presbytero Ricardo José de França Doria, vigário collado na egreja parochial de São Braz do Arco da Calheta, diocese de Funchal, P(ortug)al. Certifico in verbo sacerdotis que no livro vinte e um dos baptisados do novo registro parochial desta egreja a folhas vinte e duas verso se acha o termo do theor seguinte: Aos sete dias do mes de Septembro do ano de mil oito centos e oitenta, n´esta egreja parochial de São Brás do Arco da Calheta, concelho da Calheta, diocese do Funchal, baptizei solemnemente um individuo do sexo masculino a quem dei o nome d´ANTONIO, que nasceu n´esta freguesia às seis horas da tarde do dia trinta do mes d´Agosto, próximo findo do corrente anno, filho legítimo, segundo deste nome, d´Antonio, digo no termo, de FRANCISCO GOMES BRABIO, e de RITA DE JESUS, agriculttores, naturaes d´esta freguesia onde forão recebidos, parochianos da mesma e moradores no sítio do Pinheiro, neto paterno de FRANCISCO GOMES BRABIO e de ROSA DE JESUS, e materno d´AVÔ INCOGNITO e de JOANNA DE JESUS. Foi padrinho Antonio Gonsalves Ribeiro, lavrador, e madrinha Joanna de Jesus, governo doméstico, ambos casados e moradores no Pinheiro aos quaes sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo o não assignarão por não saberem escrever. vigário Ricardo José de França Doria. Nada mais contem o referido termo a cujo original me reporto. Arco da Calheta, 30 de junho de 1886. vigário Ricardo José de França Dória. Reconheço a assignatura supra do reverendo Vigario Ricardo José de França Doria. Calheta, um de julho de mil oito centos e oitenta e seis. Este Test(emunh)o F(eit)o é M(en)são de verdade. O Tabelião Interino Francisco Cezar de Maciel e Silva. Recebí 40$.

Primeiro casamento (L3 f176) # Aos trinta e um dias do mez de janeiro de mil novecentos e trez, neste Districto de Paz de Cordeiro, termo de Cantagallo, Estado do Rio de Janeiro, ao meio dia na sala da junta Districtal, ahi presentes o juiz de Paz o cidadão José Francisco Teixeira de Siqueira commigo Escrivão de seu cargo e as testemunhas João Fernandes da Silva e Daniel Rodrigues Arraiol. Depois de haver o presidente lido o artigo sétimo e seus paragraphos do decreto de vinte e quatro de janeiro de mil oitocentos e noventa e de haver perguntado aos contrahentes principiando pela mulher se algum delles tem algum dos impedimentos dos referidos no dito artigo e tendo recebido resposta negativa receberão-se em matrimonio ANTONIO GOMES BRABIO SOBRINHO, português, solteiro, residente neste Districto, filho legitimo de FRANCISCO GOMES BRABIO, português, já fallecido e RITA DE JESUS BRABIO, portugueza residente neste Districto e MARIA DOS SANTOS, portuguesa, de vinte e quatro annos de edade, solteira, residente neste Districto em companhia de seu tio JOAQUIM PEREIRA, filha legitima de FRANCISCO PEREIRA e MARIA DE JESUS, portugueses, já fallecidos. Dos quais declararão neste acto que não são parentes entre si e que não tem nenhum outro impedimento que os inhiba de cazar-se um com o outro na forma da lei. Declararão mais que se cazão sob regimem commum de bens. Em firmeza do que eu Antonio Pires Veloso, Escrivão de Paz e Official do Registro Civil lavro este termo que vai assignado por todos e pelas pessoas presentes. Sendo que assigna a rogo dos contrahentes por terem declarado neste acto não saberem ler nem escrever João Pereira. Eu Antonio Pires Velloso, Official do Registro Civil que escrevi. Jose Francisco Teixeira de Siqueira. João Pereyra. João Fernandes da Silva de 45 annos de idade lavrador morador do distrito. Daniel Rodrigues Arraiol 26 annos de hidade lavrador e morador neste distrito. Euclides d`Almeida. Joao Fernandes da Silva. Antonio Pires Vellosa.

Segundo casamento (L4 f30).

Maria dos Santos Silva [Parents] was born about 1880. She died after 1954 in Riograndina em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. She married Antonio Gomes Barbio Sobrinho on 30 Sep 1905 in Igreja da Santíssima Trindade de Cantagalo.

They had the following children:

  F i Manoel Gomes Barbio was born on 30 Jun 1906 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died in (Rio de Janeiro,) Brasil.
  F ii Adelina Gomes Barbio was born on 27 Mar 1908 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died in (Rio de Janeiro,) Brasil.
  F iii Angelina Gomes Barbio was born on 4 Apr 1910 in Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died in (Rio de Janeiro,) Brasil.
  M iv Francisco Gomes Barbio
  M v Antenor Gomes Barbio was born in Riograndina em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. He died in (Rio de Janeiro,) Brasil.
  M vi Antonio Gomes Barbio was born in Riograndina em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. He died in (Rio de Janeiro,) Brasil.
  M vii Luís Gomes Barbio was born in Riograndina em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. He died in (Rio de Janeiro,) Brasil.
  F viii Alice Gomes Barbio was born in Riograndina em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. She died in (Rio de Janeiro,) Brasil.
  M ix Valdir Gomes Barbio was born in 1920/1923 in Riograndina em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. He died in (Rio de Janeiro,) Brasil.

Daniel Rodrigues Arraiol [Parents] was born on 30 Jun 1876 in Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. He married Joana Gomes Barbio on 8 Dec 1900 in Cordeiro.

Batizado L17 f37) # O presbytero Ricardo José de França Doria, vigário collado na egreja parochial de São Bráz do Arco da Calheta, diocese de Funchal, P(ortug)al. Certifico in verbo sacerdotis que no livro decimo setimo dos baptisados d’esta parochia consta no registro parochial a folhas trinta e sete se acha o termo de theor seguinte: Aos nove dias do mes de Julho do anno de mil oitocentos e setenta e seis, n´esta egreja parochial de São Brás do Arco da Calheta, concelho da Calheta, diocese do Funchal, baptizei solennemente um indivíduo do sexo masculino, a quem dei o nome de DANIEL, que nasceu n´esta freguesia a nove hora da manhã do dia trinta do mês de junho próximo findo do corrente anno, filho legítimo d´ANTONIO RODRIGUES ARRAYOL e de JESUINA DE JESUS, agricuttores naturaes, ella de Magdalena do Mar, elle d’esta freguesia, onde forão recebidos e moradores no sítio da Chada, neto paterno de JOÃO RODRIGUES ARRAYOL e de MARIA JOAQUINA, e materno de JOSÉ FERNANDES DE SOUZA e de ISABEL DE JESUS. Foi padrinho Antonio Fernandes, e madrinha Francisca de Jesus, ambos casados, e moradores no sítio dos Molledos da freguesia de Madalena do Mar, os quaes sei serem os proprios. E para constar lavrei em duplicado este assento, que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo o não assignão por não saberem escrever. vigário Ricardo José de França Dória. Nada mais contem o referido termo a cujo original me reporto. Arco da Calheta, 11 de janeiro de 1890. O vigário Ricardo José de França Dória.

Certidão Negativa para obter o passaporte # Diz DANIEL RODRIGUES ARROYOL, digo RODRIGUES ARRAYOL, solteiro, filho de ANTONIO RODRIGUES ARRAYOL e de JESUINA DE JESUS, natural da freg(uesi)a do Arco da Calheta que o supra precisa que o escrivão encarregado do registro criminal lhe certifique o que consta a seu respeito. Deferido, não havendo inconveniente. P(on)ta do Sol, 13 de janeiro de 1890. P(eço) a V(ossa) Ex(celên)cia lhe defina. Arogo Feliciano José de Macedo F(ilh)o.

Resposta # Attesto que dos boletins archivados do registro criminal d´esta comarca, nada consta contra o requerente DANIEL RODRIGUES ARRAYOL, filho de ANTONIO RODRIGUES ARRAYOL e de JESUINA DE JESUS, natural do Arco da Calheta. Registro criminal da comarca da Ponta do Sol, aos 14 de janeiro de 1890. Encarregado: Francisco José (....) Pereira. Rc 300 reis. Franc(isc)o J(osé) Pereira.

Casamento (L3 164v #251) # Aos oito dias do mez de dezembro de mil novecentos, neste districto de paz de Cordeiro, termo de Cantagalo, estado do Rio de Janeiro, na sala da junta districtal a uma hora da tarde presente o juiz de paz o cidadão Luiz Americo do Brasil Moraes, comigo escrivão de seu cargo e por testemunha Augusto Pires da Silveira, Manoel Gomes Barbio; depois de haver o presidente lido o artigo sétimo e seus paragraphos e de haver perguntado aos contrahentes se algum delles tem algum dos impedimentos dos referidos nos ditos artigos; e tendo recebido resposta negativa receberão-se em matrimonio DANIEL RODRIGUES ARRAIOL, portuguez, natural da ilha da Madeira com vinte e dois annos de idade, solteiro, lavrador, residente neste districto filho legitimo de ANTONIO RODRIGUES ARRAIOL, residente neste districto e JESUÍNA DE JESUS, já falecida, e JOANNA DE JESUS, portugueza, natural da ilha da Madeira, residente n`este districto, de dezenove annos de idade, natural, filha legítima de FRANCISCO GOMES BARBIO e RITA DE JESUS residentes n`este districto. Dos quais declararão neste acto que não são parentes entre si e que não tem nenhum outro impedimento que os inhiba de cazar-se um com o outro na forma da lei. Declararão mais que se cazão sob regimem commum de bens. Em firmeza do que eu Antonio Pires Veloso, escrivão de paz e official do registro civil lavro este termo que vai assignado por todos e pelas pessoas presentes. Sendo que assigna a rogo dos contrahentes por terem declarado neste acto não saberem ler José Francisco Teixeira da Siqueira. Eu Joaquim Pires Vellosa, que comigo assignará. Luiz Americo do Brasil Moraes. Daniel Rodrigues Arraiol. José Francisco Teixeira de Siqueira. Augusto Pires da Silveira 25 annos de idade negociante residente em Cordeiro. Manoel Gomes Barbio. Joaquim Pires Vellosa.

Joana Gomes Barbio [Parents] was born on 4 Dec 1882 in Pinheiros no Arco da Calheta, Ilha da Madeira, Portugal. She married Daniel Rodrigues Arraiol on 8 Dec 1900 in Cordeiro.

They had the following children:

  F i Maria Rodrigues Arraiol was born on 11 Jan 1902 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died in (Rio de Janeiro), Brasil.
  F ii Isabel Rodrigues Arraiol was born on 14 Mar 1904 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died in (Rio de Janeiro), Brasil.
  F iii Palmira de Jesus Rodrigues Arraiol was born on 2 Sep 1906 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She died in (Rio de Janeiro), Brasil.
  M iv Manoel Rodrigues Arraiol was born on 8 Jun 1908 in Fazenda Ribeirão Dourado em Cordeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He died in (Rio de Janeiro), Brasil.

Almir Pinheiro de Azevedo [Parents] was born on 4 Mar 1938 in São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. He died on 12 May 1968 in Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. The cause of death was Traumatismo. He married Living on 1 May 1963 in Igreja de Nossa Senhora das Graças de São Gonçalo.

A data de nascimento consta como sendo de 05 de maio de 1938.

Living [Parents]

They had the following children:

  M i Living

Waldemar de Oliveira died in São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. He married Maura Joaquina da Silva.

Maura Joaquina da Silva died in São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. She married Waldemar de Oliveira.

They had the following children:

  F i Marli de Oliveira

Living [Parents]

Living [Parents]

They had the following children:

  M i Living
  M ii Adriano Barbio Machado was born on 8 Aug 1982 in São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. He died on 16 Oct 1982 in São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.

Living [Parents]

Living [Parents]

They had the following children:

  F i Living
  M ii Marcel Barbio Lorosa

Living [Parents]

Living [Parents]

They had the following children:

  F i Living
  F ii Living

Mario Machado died after 1977 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. He married Otília Muniz.

Otília Muniz died after 1977 in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. She married Mario Machado.

They had the following children:

  M i Living

Home First Previous Next Last

Surname List | Name Index